O aplicativo de videochamadas do Google pode sim ofuscar o FaceTime

shu honor contest
© nextpit

O Google anunciou um aplicativo de videochamadas para Android, o Duo. Muitos usuários não entenderam qual é a estratégia da empresa com este serviço, visto que muitos outros apps, incluindo o próprio Hangouts, já realizam essa função. Pensando nisso, resolvi escrever este artigo para compartilhar com vocês a minha visão sobre o novo app e onde o Google quer chegar com ele. Me acompanhem.

Como você faz uma videochamada para outro contato usando o Android? Se você não tem o Hangouts instalado, é preciso procurar por algum app na Play Store que tenha esse recurso, como o Skype, por exemplo. O mais complicado, na maioria dos casos, é pedir para que o outro contato baixe esse novo aplicativo apenas para falar com você.

Só nesse meio tempo, além dos dados de internet que são consumidos, muitos acabam desistindo da ideia. O Hangouts não se popularizou entre o usuário comum, mas caiu no gosto das empresas como uma ferramenta poderosa para vídeo-conferências em equipe. Certamente, o Google percebeu que o Hangouts não era uma unanimidade entre os usuários da plataforma e, por isso, resolveu oferecer uma solução focada na praticidade e que mira num único alvo: o FaceTime.

O Duo será o oposto do FaceTime, mais popular e acessível

O Duo não é um app que exige um login ou que sincroniza contatos com o Google+, pelo contrário, o app é uma solução para quem quer fazer uma videochamada de maneira simples e intuitiva. Você, certamente, pode estar se perguntando: qual é a utilidade das videochamadas hoje em dia? Pois bem, saiba que esse recurso chegará em breve pelas mãos do WhatsApp e, logo, a popularização dos chats por vídeos será algo inevitável. 

Pensando nisso, o Google resolveu se antecipar lançando um app focado nesse recurso. Tendo em mente o Hangouts como uma opção comprovadamente menos popular, qual outro serviço o Android poderia competir com as videochamadas do WhatsApp? A Apple, por sua vez, tem o FaceTime, mas, o serviço da maçã é tão restrito e impopular quanto o Hangouts atualmente.

booyah app video chamadas
As videochamadas vnao chegar em breve pelo WhatsApp / © ANDROIDPIT

Fui usuário do iOS por anos e, atualmente, utilizo um Macbook que vem de fábrica com o FaceTime instalado. Consigo contar numa mão quantas foram as vezes que liguei para um contato que tinha iPhone ou Mac para fazer uma videochamada: duas vezes. O Duo tem tudo para ser mais popular, visto que o app da Google estará disponível tanto para Android quanto para iOS.

O FaceTime será um aplicativo que estará fadado ao esquecimento

Mesmo com a possível popularidade que as videochamadas terão em breve, acho pouco provável que a Apple decida abrir mão da exclusividade do FaceTime. Além de ganhar em diversidade, o Duo pode chegar com mais força apadrinhado pelas fabricantes.

Sim, num cenário bem provável, consigo ver a Samsung, a Sony e a Motorola embarcando o Duo de fábrica em suas interfaces proprietárias.

duo androidpit setting
O Duo não dependerá de contatos do Google Plus / © ANDROIDPIT

Claro, um aplicativo nativo não é sinônimo de sucesso, mas, devemos considerar que o Duo possa ser disponibilizado em meio ao 'boom' das videochamadas implementadas pelo WhatsApp. Além disso, o Google já deu sinais de que o Duo não será uma exclusividade do Android N, visto que o app será lançado em datas que divergem com o anúncio da versão final do SO. Novamente, pergunto: onde fica o FaceTime com isso?

O FaceTime será um aplicativo que estará fadado ao esquecimento, assim como outros apps que foram ofuscados no mercado por um fator muito similar: o excesso de exclusividade. O Duo será tão prático de usar quanto o FaceTime. Tem o mesmo objetivo do app da maça, mas, virá no momento mais propício, será abraçado pelas fabricantes e terá um alcance de popularidade que o FaceTime nunca se interessou em ter.

E você acha que o aplicativo do Google tornará o FaceTime ainda mais impopular? Qual sua opinião?

Ir para o comentário (53)
Bruno Salutes

Bruno Salutes
Editor

Apaixonado por dispositivos Android e uma boa xícara de café.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
53 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Daniel Cecilio 1
    Daniel Cecilio 10/07/2018 Link para o comentário

    Tenho iphone 8 plus e não veio com o facetime nem possibilidade de instalação, vou experimentar o google duo!!!


  • 6
    Conta desativada 16/08/2016 Link para o comentário

    Pode até ser!!! Mas duvido muito que o Duo, seja bem popular, pois o brasileiro não curte muito vídeo chamada. Deve-se o fato de termos uma péssima conexão 3G e 4G, creio tb que brasileiro é tímido em relação a serviços de vídeo chamadas, os de streming. Caso do Periscoupe que nos EUA chega a ter 1.000 transmissões por dia, enquanto aqui não passa de 90 dia.


  • Ash's Warken 1
    Ash's Warken 26/05/2016 Link para o comentário

    Se o novo serviço da Google for integrado ao sistema androíd pelo menos, como o "esquecido" facetime... Tenho certeza que vai ser uma bomba! Pois isso já é algo que a Apple traz em praticidade, em apenas o usuário ir em sua agenda e ter a possibilidade de usar. Amo Apple, mas estou na expectativa de bombar em multi plataforma.


  • Flavio Rampazzo 26
    Flavio Rampazzo 20/05/2016 Link para o comentário

    Com certeza será um matador de Facetime por ser multiplataforma, se a empresa de Cupertino fosse mais esperta abria logo para o Android além do Facetime o iMovies, iTunes e afins para os usuários acessem seus conteúdos independente da plataforma. Hoje vejo o Google se agigantando abrangendo várias plataformas enquanto a Apple se apequenando sob o IOS.


  • Maurício Rodrigues 25
    Maurício Rodrigues 20/05/2016 Link para o comentário

    Com a banda larga andando ao contrário duvido muito que vídeo chamadas caia no gosto do povo, conto de dedos pessoas no meu círculo que dispõe do Skype para uma vídeo chamada de qualidade.

    claudio


  • 23
    Shunsui 20/05/2016 Link para o comentário

    Nossa, só por que a vídeo chamada chegará no What'sapp o povo irá usar muito, irá se popularizar? Isso depende de cada país jovem, no Brasil isso não irá colar, não vejo por exemplo as pessoas usando a chamada de voz do What'sapp, ninguém usa direito, pois consome dados e no Brasil, a internet não ajuda, será interessante apenas lá fora.

    andré Felicori


  • Blind 40
    Blind 20/05/2016 Link para o comentário

    O Duo tem tudo pra ser um ótimo app e cair no gosto do povo. Agora esse Allo com esse nome tosco de se pronunciar. Design do app e balões beeeem toscos com cores nada a ver e limitado em opções (porém o google assist faz coisas bacanas). Gostaria deverás se isso fosse embutido no Telegram.


  • Tiago Santana 17
    Tiago Santana 20/05/2016 Link para o comentário

    Mais do mesmo! E mais, com a futura forma de cobrança da banda larga no Brasil, esses aplicativos com certeza serão sub aproveitados por aqui.


  • 15
    gleibson 20/05/2016 Link para o comentário

    claro que não né todo mundo que tem um iPhone eu mesmo tenho condições mais jamais compraria hum iPhone por vários motivos um deles é essa restrição só iPhone pra iPhone tá na hora de acabar com isso liberdade isso é o que o Android te dar


  • 73
    Jairo rios 19/05/2016 Link para o comentário

    Talvez o mais inteligente tivesse sido promover o Hangsout , e não criar mais um app mais do mesmo .

    Gar C.Felipe SantosLipe M.


  • Renato 30
    Renato 19/05/2016 Link para o comentário

    Uso e curto muito o Facetime. Se vier para multiplataformas, com certeza desbancará muito o Facetime. Ansioso pela chegada desse App.

    Bruno Salutes


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 19/05/2016 Link para o comentário

    Parece muito interessante.

    Bruno Salutes


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 19/05/2016 Link para o comentário

    tou empolgado por ele

    Bruno Salutes


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 19/05/2016 Link para o comentário

    A verdade é que vídeo chamadas nunca deslanchou, talvez quem mais use é quem tem parentes muito distantes, particularmente nunca vi ninguém no meu círculo de amigos/conhecidos falando de vídeo chamadas.

    Bernardo JúniorRenato LimaAndré V.


    • 21
      joao 19/05/2016 Link para o comentário

      Os serviços de vídeo chamada são mais usados em empresas que precisam dela para poder se comunicarem quando n estão presentes

      Gar C.


  • Rodrigo Calile 45
    Rodrigo Calile 19/05/2016 Link para o comentário

    Qlq função é sempre bem vinda...quanto menos app para baixar melhor fica..

    Davino Zolet


  • 38
    Douglas 19/05/2016 Link para o comentário

    Quase instalando o APK que vazou..kkk
    No entanto,vejo a entrada ou mesmo a disposição da Google para entrar neste nicho de mercado,de certo promissor,mas assim como os colegas daqui do site comentaram,só o serviço sendo inovador o bastante,para ganhar este mercado,que não deixa de ser interessante uma nova forma de se comunicar.

    Gar C.


    • Rafalli Lima 4
      Rafalli Lima 20/05/2016 Link para o comentário

      Consegui instalar o Duo,Google Play e o I/0. O Allo não instala,já o Duo dá um erro para inserir o telefone.


  • Ricardo Cruz 2
    Ricardo Cruz 19/05/2016 Link para o comentário

    Acho besteira falar que o Facetime (video) está fadado ao esquecimento, sou usuário da apple desde 2005 (ipod) e do iPhone e Macbook desde 2009 e do Android desde 2014, mas em muitas viagens eu, minha familia (todos tem iPhone) e ate muitos amigos usamos o Facetime pra nos comunicar (video e voz), para mostrar os lugares, quando vou ao mercado e preciso confirmar o produto para comprar, ate um primo meu fez durante o nascimento do filho, ele é simples de usar, voce acessa a agenda do iPhone e chama! Com o whatsapp, chamadas de voz ficaram mais populares entre iOS e Android, se o whatss liberar chamadas de video pode ofuscar, mas pelo menos eu nao deixaria de usar o facetime pela facilidade.
    Acredito que o Allo deveria ser integrado ao Android como o Facetime é com o iOS

    ditomBruno Salutes


    • Bruno Salutes 54
      Bruno Salutes 19/05/2016 Link para o comentário

      Ricardo, exatamente, acho que você tocou num ponto chave dessa questão. O sucesso do FaceTime está ligado ao produto e não ao software, ou seja, é preciso que um número X de usuários comprem um iPhone ou Mac para usá-lo. Isso requer um investimento. Eu usei iPhone por quatro anos e os meus contatos do iMessage e do FaceTime sempre foram os mesmos nesse período. A exclusividade do FaceTime é o ponto forte e também fraco dele. Já o Duo, está ligado ao software, ou seja, o sucesso dele dependerá da quantidade de downloads que o mesmo terá. Ele vai funcionar em conexões mais lentas independente do celular da pessoa. Como eu disse, o sucesso do Duo está ligado a estratégia de divulgação que será adotada pelo Google, e também pela boa vontade dos usuários em testá-lo.

      Felipe SantosGar C.


    • 17
      ditom 20/05/2016 Link para o comentário

      Sim. Também uso muito o FaceTime num iPad com familiares. Não tem nada mais prático.
      Já usei Hangouts também, entre aqueles que o tem instalado. Mas não é tão prático. Notei que familiares se enrolam para atender Hangouts.
      Estarei de braços abertos tanto ao Allo quanto a um FaceTime que viesse ao Android.


      • Ricardo Cruz 2
        Ricardo Cruz 20/05/2016 Link para o comentário

        A tem essa, o facetime eh compativel com os macs e ipad, aumentando as opcoes, ja o Allo deve somente rodar em android mas seria uma boa se rodar no win e osx


      • Tiago Araujo 20
        Tiago Araujo 20/05/2016 Link para o comentário

        "..SÓ com Macs, iPods e iPhone s.."

        Esse é o ponto! 😂


  • Pamella Scramin F. 32
    Pamella Scramin F. 19/05/2016 Link para o comentário

    O Allo é mais uma tentativa de entrar em competição com os mensageiros, só um catástrofe ou as autoridades globais derrubando o what'sapp para que as pessoas procurem alternativas. Quanto ao Duo, se ele for extremamente simples, como parece ser, tem boas chances de ganhar mercado.

    Gar C.


  • 30
    Lordney 19/05/2016 Link para o comentário

    A maioria dessas empresas não estão nem aí para os usuários, elas querem é boicotar as outras empresas porque não aguentam ver o sucesso e querem passar a perna e se manter no topo... De tudo! O que eu acho é que empresas como google e facebook deveriam parar de querer dominar tudo e passar a focar em seus próprios serviços. Tipo, o google que manda bem no android, youtube, gmail, buscador, maps entre outros e quer fazer o que outra empresa faz só para tomar o posto dela? Vai aperfeiçoar os seus e deixa o que está dando certo em paz. O mesmo é o facebook querendo passar a perna no snapchat, o que vai ser mais um desperdício de tempo e dinheiro numa coisa que poderia ser usada para melhorar o próprio facebook entre outros produtos da empresa. Claro que deve haver concorrência, mas não o que estamos vendo no cenário atual. Menos dominação geral e mais qualidade de serviço.

    Isabel SilveiraditomAndré V.Mr AndroidSaymon SilvaBruno Salutes


    • Bruno Salutes 54
      Bruno Salutes 19/05/2016 Link para o comentário

      Concordo!

      Lordney


    • Waldiney S. 25
      Waldiney S. 19/05/2016 Link para o comentário

      😜 não sou capaz de opinar!

      Gar C.


    • Milton Rodrigues 21
      Milton Rodrigues 19/05/2016 Link para o comentário

      No filme "A Rede Social", Sean Parker representado por Justin Timberlake, fala exatamente sobre isso. Eles querem sua ideia e vão te destruir. Não se importam com nada além disso.

      Bruno SalutesLordney


  • 33
    Luiz Henrique 19/05/2016 Link para o comentário

    Uma barreira que a Google vai ter que enfrentar para a popularização desse app é a fragmentação do Android. Considerando que a maioria está no Kitkat e quase um ano depois há pouquíssima adoção do Marshmallow imagina o Android N então. Quem comprar um celular novo terá; quem tem um celular em versão desatualizada só vai baixar se tiver interesse, sendo que muitas pessoas nem vão chegar a saber da existência do app. O "descaso" com o problema da fragmentação do OS está se virando contra a própria Google.

    ditomOtávio AugustoBruno Salutes


    • Bruno Salutes 54
      Bruno Salutes 19/05/2016 Link para o comentário

      Luiz, tudo dependerá do próprio Google para embalar esses serviços novos. Se depender só da boa vontade dos usuários, tanto o Allo quanto o Duo podem passar despercebidos.

      Conta desativadaLuiz Henrique


    • Gar C. 14
      Gar C. 19/05/2016 Link para o comentário

      Eu já tô ansioso pra que lancem. Tentei usar o hangouts, mas meus amigos pouco conferem. E não dou conta do peso do skype no smartphone, é um elefante, apesar de que uso muito no note e pc.

      Bruno Salutes


      • 33
        Luiz Henrique 20/05/2016 Link para o comentário

        Skype uso mais para fins profissionais, o Hangouts já cheguei a mexer bem pouco mas não me interessou.

        Gar C.


  • 33
    Luiz Henrique 19/05/2016 Link para o comentário

    Sinceramente eu acho a vídeo chamada meio inútil, no máximo para os pais e avós verem filhos que estão distantes e namoradas paranoicas querendo comprovar onde o namorado está. O app do Snapchat possui vídeo chamada mas não está de uma maneira intuitiva, fora que a maioria das pessoas que não são da faixa etária alvo não possuem o app.


  • Paulo Melo 15
    Paulo Melo 19/05/2016 Link para o comentário

    Caso o Hangout tiver seu fim, certamente será adotado o Allo e o Duo. Pode até concorrer com os apps rivais da Apple, mas acho difícil usuários do iPhone deixar de usar os atuais aplicativos que usam hoje. Por outro lado, vamos ver como será quando lançar o Allo e o Duo.

    Gar C.Bruno Salutes


  • Diego Machado 10
    Diego Machado 19/05/2016 Link para o comentário

    Na minha opinião acho que esse app da Google pode acabar com FaceTime, claro se ele fizer que o que os desenvolvedores prometeram.

    Gar C.Bruno Salutes


  • Brunno Honorio 29
    Brunno Honorio 19/05/2016 Link para o comentário

    quem tem IOS continuará usando o facetime e o Imessage, agora qem tem Android sim, creio que irão adotar o Allo e o Duo

    Conta desativadaBruno Salutes


    • Bruno Salutes 54
      Bruno Salutes 19/05/2016 Link para o comentário

      Não sei o Allo, já que a competitividade no campo dos mensageiros instantâneos é restrita e monopolizada pelo WhatsApp. Mas, eu aposto bastante no Duo.

      Gar C.Brunno Honorio


      • Brunno Honorio 29
        Brunno Honorio 19/05/2016 Link para o comentário

        eh, tirar o whatsapp de vez será meio difícil, o Telegram vem tentando mas tá difícil, vou testar o Duo ..

        Gar C.Mr AndroidBruno Salutes


  • Ader Marcelo 38
    Ader Marcelo 19/05/2016 Link para o comentário

    No iOS quando é criado a conta e usado pela primeira vez o facetime já funciona? Se com a google acontecer o mesmo aí acredito que pode vir a ser interessante, pois a pior coisa para um usuário básico/casual ou meio desconfiado, é ter que baixar um app pra conversar por áudio/vídeo/mensagens. Então se o Duo e o allo já se ativarem ao usar o smartphone na primeira vez, acho que seria demais e o uso de ambos podem aumentar, quem não quiser desativa ou permite, queria ver algo assim bem integrado ao sistema.

    Bruno Salutes


    • Bruno Salutes 54
      Bruno Salutes 19/05/2016 Link para o comentário

      Ader, tudo bem? Quando o usuário faz login no iCloud, os serviços da Apple são ativados automaticamente. No caso do FaceTime e do iMessage, o usuário só precisa confirmar um pop up na tela para permitir a ativação de ambos. Esse pop up alerta sobre o uso de dados de internet, no caso. O Duo funciona como o WhatsApp, basta adicionar o número do telefone que ele busca os contatos na sua agenda que possuem o Duo instalado. Não precisa de login nos serviços Google, ou melhor, é opcional.

      Gar C.


  • Luiz Nordi 3
    Luiz Nordi 19/05/2016 Link para o comentário

    Dizer que o FaceTime é tão impopular quanto o Hangouts é um equívoco, na minha opinião. Nunca vi algum usuário "comum" utilizando o serviço do Google, enquanto já vi em inúmeras ocasiões amigos usando o aplicativo da Apple, inclusive eu quando tinha iPhone. Acredito que o Allo e Duo tenham potencial sim, mas não vejo usuários comuns deixando de usar o iMessage (simples, prático e já vem com o aparelho) e Whatsapp para utilizar um aplicativo de terceiro que faz basicamente o que os outros já fazem. Estou empolgado para utilizar o Allo, vou pedir para os meus amigos instalarem, mas não acredito que eles utilizaram o aplicativo por muito tempo por uma simples questão de falta de usuários.

    Denys M.Conta desativada


    • 30
      Lordney 19/05/2016 Link para o comentário

      Também acho e sem contar que a google é a rainha em lançar coisas que quase ninguém se interessa e logo deixa de existir. Duvido que esses dois apps peguem, ainda mais precisando de um número. Se precisa de número ninguém vai deixar de usar whatsapp para colocar outro app com pouquíssimo ou nenhum usuário conhecido em seu smartphone.


    • Gar C. 14
      Gar C. 19/05/2016 Link para o comentário

      Hum... penso, ao contário disto. Tenho iPhone, e nunca usei o Facetime, e nenhum amigo que conheço o usa. Não conheço o Allo ainda, mas já conversei por video com Hangouts (achei ruinzinho pra isso). O único aplicativo não bloqueado de mensagens instantâneas dentro dos quartéis da polícia militar paranaense e bombeiros, é o hangouts, e em alguns quartéis do interior, os relatórios diários são mandados para superiores pelo hangouts e chegam tbm em forma de email do gmail, onde também abrem as planilhas de ocorrências direto na tela sem usar de aplicativos extras. Foi o uso no ambiente corporativo que popularizou o hangouts, mas eu não consegui gostar não. Mas se demorarem pra lançar o Duos, Whats app vai oferecer em breve videochamadas, daí ferrou tudo.


  • Kaique Iglesias 28
    Kaique Iglesias 19/05/2016 Link para o comentário

    Já tinha passado da hora...

    Bruno Salutes


  • Murilo Romanatto 12
    Murilo Romanatto 19/05/2016 Link para o comentário

    Acho válido!
    Pq raramente uso o próprio Skype, então se tivesse algo mais simples e acessível eu usaria sim!

    Principalmente pq os apps do google tendem a ser lever e fáceis de usar.

    Nunca usei meu facetime.

    Bruno Salutes


  • 31
    Conta desativada 19/05/2016 Link para o comentário

    Esse começo: "O mais complicado, na maioria dos casos, é pedir para que o outro contato baixe esse novo aplicativo apenas para falar com você." acabou contradizendo o final do artigo "Sim, num cenário bem provável, consigo ver a Samsung, a Sony e a Motorola embarcando o Duo de fábrica em suas interfaces proprietárias."

    Fiquei meio confuso...

    Bruno Salutes


    • Bruno Salutes 54
      Bruno Salutes 19/05/2016 Link para o comentário

      Renan, no primeiro cenário, que é o atual, você precisa baixar e o seu contato precisa ter o mesmo app, certo. No final, o segundo cenário, vejo que o app pode aparecer com uma atualização de software ou embarcado de forma nativa em novos telefones. Isso já aconteceu com alguns apps do Google e com atualizações de interfaces proprietárias. A Asus, por exemplo, removeu mais de 10 apps no Zenfone Laser com o update para o Marshmallow. O que muda entre um exemplo e o outro é a questão da praticidade. Concorda?

      Gar C.DouglasMurilo RomanattoGabriel César


      • 31
        Conta desativada 19/05/2016 Link para o comentário

        Bruno, sim, sim. Eu concordo bastante com você com relação a primeira frase, que o problema é fazer o outro baixar. Mas, na minha opinião, vendo o próprio caso do Hangouts que praticamente já vem de fábrica em boa parte das fabricantes nem é tão utilizado assim (de modo geral), isso seria um problema tanto para o Allo quanto para o Duo. O que eu vejo por aí, não somente no meu círculo, até mais fora dele do que dentro, é que as pessoas têm uma certa resistência ao novo e pra mim seria mais um caso de "Telegram" da vida. Pode ser um ótimo aplicativo, mas pra maior parte da população só existe o WhatsApp mesmo, e como ele está prestes a liberar a função de videochamadas, não vejo, POR HORA, uma chance desses apps alavancarem, entende?

        LordneyBruno Salutes


      • Bruno Salutes 54
        Bruno Salutes 19/05/2016 Link para o comentário

        Entendo, sim, Renan, e compartilho da sua opinião, tanto que eu aposto mais no Duo do que no Allo. Esse campo dos mensageiros é um tanto monopolizado e as pessoas sempre resistem ao novo. Prova disso, é o decreto do Marco Civil que proíbe a venda de planos vinculados a determinados apps, no caso, o WhatsApp. Esse decreto torna a competitividade mais saudável e abre margem para mais inovações, visto que aquelas opções que dominam as massas inovam menos por questões de comodidade. Essa informação foi mal recebida por grande parte dos usuários, provando um pouco dessa resistência. O Duo tem um certo Q de diferença, chegará quase junto com as videoschamadas do WhatsApp e, de modo geral, todo mundo vai querer experimentar. Acho que a partir daí, o Google precisa definir quais estratégias utilizará para introduzir esse produto. Acho que o Google não deu o devido valor ao Hangouts, no ponto comercial, e acredito que ele terá a chance de rever essa estratégia 'morna' com o lançamento do Duo.

        Gar C.Conta desativada


      • Waldiney S. 25
        Waldiney S. 19/05/2016 Link para o comentário

        É tanto 'achismo'...só o tempo irá dizer se será ou não viável. Só quando lançarem estes apps e forem usados pelo público, saberemos mais.


      • 31
        Conta desativada 19/05/2016 Link para o comentário

        Certo, Waldiney Santos. Fiquei tão comovido com seu comentário que a partir de agora vou esperar o tempo passar pra poder expressar minha opinião. É cada uma.


      • Waldiney S. 25
        Waldiney S. 19/05/2016 Link para o comentário

        É amigo, lembro de tantos 'acho' e que foram por água abaixo. E se tratando de Google e seu 'apps de conversas', que ficaram só na conversa mesmo. Ela é boa de pesquisa, de OS, de vídeos, de mapas, traduções, mas redes sociais e chat está engatinhando.


  • Maicon Dias 21
    Maicon Dias 19/05/2016 Link para o comentário

    Escreva um comentário:

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.