O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 1.095 Compartilhado 141 Comentários

Atualização do Google Fotos traz sugestões e bibliotecas compartilhadas

O Google Fotos evoluiu muito nos últimos anos e passou a integrar o grupo de serviços da Google que usa Inteligência Artificial (AI) para melhorar a experiência dos usuários. Durante o Google I/O 2017, os engenheiros da gigante das buscas compartilharam as principais novidades relacionadas aos recursos do Fotos. Neste artigo, você confere tudo sobre as novas funções que vão sendo aos poucos integradas ao Google Fotos depois da atualização mais recentes do aplicativo.

Destacar mudanças recentes

google io 2017 099
Google Fotos: 500 milhões de usuários ativos por mês; 1,2 bilhões de fotos adicionadas por dia / © Screenshots: AndroidPIT
Você usa o Google Fotos?

Google Fotos: atualização para a versão 3.0.0

Biblioteca compartilhada: durante o Google I/O, em maio, o Google Fotos recebeu muita atenção, em especial por causa do recurso de compartilhamento de imagens. Hoje, a gigante das buscas anunciou a chegada da função "Biblioteca compartilhada" e já é possível compartilhar automaticamente imagens com determinados contatos.

Atualizei o Google Fotos no meu smartphone e posso dizer que, caso você opte por usar este recurso, existem algumas configurações que você precisa levar em consideração antes de começar a compartilhar a sua galeria de fotos. Entre elas, permitir o acesso a pessoas específicas e determinar a partir de que dia você vai querer começar a compartilhar as imagens.

Como teste, escolhi apenas um dos meus contatos e limitei o compartilhamento das imagens para o dia de hoje. Assim, pude ter mais controle sobre o que passarei a enviar de forma automática para meus contatos. Sugiro que você faça o mesmo.

google fotos biblioteca compartilhada
As bibliotecas compartilhadas já estão disponíveis no Google Fotos / © AndroidPIT (captura de tela)

Sugestões de compartilhamento: além das bibliotecas compartilhadas, também temos as sugestões. Essa função reúne imagens com base nas pessoas que aparecem nas fotos (através do reconhecimento facial) usando o recurso de inteligência artificial da Google. Para que este recurso funcione de forma otimizada, no entanto, você terá que identificar alguns dos seus contatos previamente.

O mais bacana é que, caso os seus contatos também utilizem o Google Fotos no smartphone, poderão compartilhar as imagens dos eventos em comum e, assim, você terá uma espécie de pasta compartilhada do happy hour da empresa até a sua festa de aniversário.

Sinceramente, acho essa oferta genial, mas para evitar problemas de privacidade no futuro, recomendo limitar ao máximo suas sugestões e bibliotecas. Depois que passei a compartilhar as animações e slideshows geradas automaticamente pelo Google Fotos, muitos dos meus amigos passaram a usar o app. E você?

google fotos biblioteca compartilhada limitacoes
No início, indico limitar ao máximo o compartilhamento / © AndroidPIT (captura de tela)

Google Fotos: atualização para a versão 2.15.0

Arquivar fotos: essa função permite aos usuários do serviço arquivar fotos duplicadas e otimizar a experiência com a visualização geral da galeria do Fotos. Também é possível ocultar as fotos da galeria principal, tais como recibos, capturas de tela e notas. As fotos arquivadas continuarão visíveis na pesquisa, nos álbuns e na nova visualização Arquivo.

google fotos arquivos
Novo recurso permite arquivar imagens no Google Fotos / © AndroidPIT

Essa função já estão disponível para usuários do Android e iOS.

Marcar seu grupo de rostos: apesar da estranha tradução, este novo recurso permite que você adicione uma tag com seu nome nas fotos. Assim, você verá criações mais personalizados, por exemplo, um filme que tem fotos com você. Ou poderá fazer pesquisas pesquisas personalizadas usando "eu" para encontrar facilmente fotos em que você aparece.

Além disso, permite que seus contatos recebam sugestões para compartilhar com você. Quando seus contatos tirarem fotos suas, eles verão uma sugestão para compartilhar com você as fotos em que você aparece.

Para passar a usar este recurso no seu smartphone, será preciso selecionar o marcador de rosto "eu", assim, o Google Fotos nos dispositivos dos seus contatos passará a reconhecer o seu rosto. Para tanto, abra o Google Fotos no smartphone ou tablet e siga as seguintes instruções:

  • Toque em Menu  Configurações > Agrupar rostos semelhantes;
  • Ative a opção Agrupamento de rostos;
  • Em Nenhum rosto marcado como "Eu", toque em Escolher;
  • Selecione seu rosto. Toque em OK. Isso ativará automaticamente a opção Permitir que os contatos reconheçam seu rosto.

É claro que você também pode optar por não ser marcado. Essa função deve chegar aos poucos para usuários do Android e iOS.

Como ter a última versão do Google Fotos

Para contar com a última versão do Google Fotos no seu Android, faça o download do APK da versão mais recente do app no APK Mirror através desse link. Vale lembrar que o APK já está disponível e a assinatura de criptografia garante que o arquivo é seguro para ser instalado e que não foi adulterado de forma alguma.

Contudo, você sempre poderá esperar pelo update do app através da Google Play Store:

Google Fotos Install on Google Play

O que achou das novidades do Google Fotos? 

 


O objetivo deste artigo é reunir em um só lugar todas as informações sobre a atualização do Google Fotos. Desta forma, a atualização e republicação desta matéria se fará necessária com o tempo.

1.095 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Marcus Vinicius Rodrigues 30/set/2015

    Vc mesmo respondeu sua pergunta. Usa o Fotos quem quer integração com as nuvens. rsrs

  • Jerry Wendel há 3 meses

    Quem não usa o 'fotos' não tem a menor ideia das funcionalidades ou não tira fotos. Tamanho reduzido? Minha nossa... A qualidade é perfeita pra qualquer tamanho, até quadros de 3 metrôs, até outdoors... Sou designer gráfico e se vc não for fazer um banner do tamanho do Estado do Amazonas não tem pra que melhor. Agora se vc for trabalhar com photoshop em fotos de modelo aí tem que salvar em tamanho real, pois pra isso precisamos ter nitidez em cada poro da pele.
    Vcs não tem a menor ideia do que estão falando sobre dimensões e qualidade de foto.

  • Lucas Gonçalves de O. há 3 meses

    Nas configurações do aplicativo você pode escolher em manter a resolução original

  • Pajorve 12/mai/2016

    Esse app é o melhor...ja uso ele a muito tempo, tenho meus backups em pastas , organizados por eventos....simples e fácil com um único toque...realmente um dos mais úteis pra quem curte fotos e gosta de organiza-las.
    Muito show.

  • Daniel há 3 meses

    Pra mim que não sou perfeccionista o Google fotos me Atende muito bem, se há redução de qualidade é imperceptível.

141 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi