O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
6 min para ler 100 Compartilhado 60 Comentários

Como usar o Google Fotos: guia completo com as funções

O Google Fotos foi apresentado em 2015 durante o Google I/O, e introduziu novos recursos e possibilidades para você organizar suas imagens. O aplicativo para compartilhamento de fotos se tornou um serviço completo, que inclui backups ilimitados, versão web, e uma gama de soluções inteligentes. Para você tirar o máximo proveito do programa, resolvemos preparar um guia completo sobre como utilizar o Google Fotos.

Google Fotos: conhecendo o aplicativo a fundo

Ao instalar o Google Fotos pela primeira vez, o aplicativo irá fornecer algumas opções para backups e sincronização automática. Realize a configuração e, em seguida, aguarde até que suas imagens sejam exibidas em uma nova galeria dentro do aplicativo. O Google Fotos foi projetado para ser simples e intuitivo, portanto, o menu ao lado esquerdo do aplicativo centraliza todas as funcionalidades que o serviço oferece. Na parte debaixo estão atalhos importantes: "Assistente", "Fotos", "Álbuns" e "Compartilhar". 

No menu esquerdo você encontra atalhos para recursos mais básicos, como Pastas de Dispositivos, Arquivo e Lixeira. Mas há, sim, outros inteligentes como "Compartilhar biblioteca" (com outras pessoas), "Liberar espaço" que deleta de forma mais automática as imagens no seu dispositivo móvel, "Digitalizar fotos" que PhotoScan do Google Fotos, e por fim "Configurações", "Enviar feedback" e "Ajuda". 

google fotos configuracoes
Menu à esquerda do Google Fotos/ © AndroidPIT

A opção "Assistente" funciona de forma semelhante ao Google Now, oferecendo cartões com alertas de ajustes e ferramentas que podem ser explorados. O Assistente sugere álbuns, identifica fotos estilizadas e até cria animações. Além disso, faz propostas de uso, como o "Redescubra este dia", e destaca recursos como "Limpar a bagunça" e "Rotações sugeridas", que muda a orientação de imagens que eram para ser horizontais e estão verticais.

O item "Fotos" mostra todas as imagens no seu rolo de câmera, já em "Álbuns", você encontra sugestões de álbuns criados com a ajuda da inteligência artificial do Google. O Google Fotos é capaz de criar álbuns de "Pessoas e animais" a partir da identificação de rostos e caras de animais, "Lugares", "Variados", "Vídeos", "Colagens", "Animações", e "Filmes". Ele mostra também álbuns de fotos que estão no dispositivo: "Câmera", "Screenshoots", "WhatsApp Images", "Download", "Instagram" e vários outros, além do álbuns que você criou no aplicativo.

Por fim, o recurso "Compartilhar", que mostra os álbuns que você criou e compartilhou com pessoas e, antes disso, sugestões de compartilhamentos que o Google faz com base nas pessoas que encontra nas suas imagens. Isso pode ser um pouco assustador à primeira vista, mas convenhamos, quando é que a inteligência do Google não assusta?

google fotos menu atalhos
Google Fotos faz tudo / © AndroidPIT

Google Fotos: funcionamento via busca inteligente

Como poderíamos esperar do Google, a opção de pesquisa funciona de maneira excepcional e é nisso que reside seu poder. Toque na barra localizada na parte superior do aplicativo e realize pesquisa por lugares ou coisas, que serão identificadas em suas fotos e retornaram como resultado. Toque em qualquer uma das categorias exibidas para expandir a seleção: Vídeos, Selfies, Capturas de tela e Filmes são bons exemplos. Você também pode procurar por datas, pessoas e estabelecimentos comerciais utilizando a pesquisa. Casos suas fotos tenham nomes genéricos, digite qualquer letra ou número para que os resultados semelhantes sejam exibidos.

O Google Fotos é inteligente demais: ele consegue reconhecer lugares e até pessoas. Para deixar que mágica aconteça, experimente tocar no rosto de uma pessoa frequente na sua vida e vincular um nome de contato a essa pessoa. Todas as fotos em que ela aparece serão agrupadas. Funciona também para animais, como a Stella mostrou.

google fotos animais 3
Pombo Pi agora é uma tag/ © AndroidPIT

Google Fotos: Edição e compartilhamento

A maioria dos recursos para edição de imagens do Google+ foram transferidos para o novo Google Fotos. Selecione qualquer imagem e assim que ela abrir maior você verá dois menus, os tradicionais três pontinho na parte superior esquerda que te dá algumas opções menos utilizadas, mais tradicionais, e na parte de baixa quatro opções do que fazer com uma imagem: Compartilhar, e aí você pode digitar um nome, um número de telefone ou e-mail, ou ainda escolher uma da opções inteligentes que o Google te dá logo abaixo, tanto de pessoas quanto de aplicativos: há a opção de gerar um link, enviar por e-mail, WhatsApp, Facebook, e outros aplicativos compatíveis que estejam instalados em seu dispositivo. A opção gerar link permite que o destinatário visualize e baixe a imagem, e nada mais.

Logo depois vem Editar, onde você consegue aplicar filtros, mudar configurações de Iluminação e Cor no geral ou no detalhe, e, por fim, a Rotação da imagem, ícone que te permite cortar e girar a imagem selecionada, rotacionando a foto em diferentes ângulos. Você pode sempre cancelar todas as alterações realizadas na imagem por meio do botão "Redefinir". Os demais ícones são auto explicativos: Informações da foto e Lixeira.

google fotos edicao
Edite o Paulo Higa / © AndroidPIT

Google Fotos: Versão web

O Google Fotos possui uma versão otimizada para navegadores, que pode ser acessada através do endereço: photos.google.com. Todas as fotos sincronizadas no dispositivo são exibidas na versão web. A interface e o modo de navegação é semelhante ao aplicativo, com os mesmos contextos e disposição de informações. 

capturadogooglefotosweb
Google Fotos: versão para navegadores. / © ANDROIDPIT

A parte superior dispõe da lupa e do campo para pesquisa, que pode ser utilizada com os termos que mencionamos antes. Além disso, você poderá encontrar um botão de upload à direita da caixa de pesquisa, que permitirá o envio de fotos armazenadas em seu computador ou a partir de qualquer unidade USB conectada.

A versão web fornece acesso ao Google Drive, permitindo a criação de uma pasta do Google Fotos para que você consiga visualizá-las entre suas pastas do Drive. Você pode utilizar essa opção para sincronizar as fotos de seu computador diretamente na pasta do Google Fotos dentro do Drive, caso seja necessário. Todas as opções para edição de imagem também estão presentes na versão web.

Finalmente, e um tanto confusa, existe uma opção na versão web que permite visualizar as imagens armazenadas no Google Drive dentro do Google Fotos. Essa opção simplesmente exibe as imagens que ainda não foram transferidas para o novo serviço de fotos, sem a opção de edição. 

Google Fotos Install on Google Play

Este artigo foi escrito em parceria com David Nield, Bruno Salutes e Camila Rinaldi do AndroidPIT.com.

Você usa o Google Fotos? 

100 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

60 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi