O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 8 Compartilhado 3 Comentários

Google Glass: realidade aumentada e polêmica

Tony Stark (Iron Man) cruza os céus em um vôo-teste para sua armadura MARK II. Para não ser atingido por nenhum avião que está sobrevoando a área, Tony depende de um sofisticado sistema que indica em seu visor quais são os vôos em questão e qual a posição das aeronaves, evitando assim um possível desastre aéreo.

Ficção científica, certo?

iron man google glass
Tony Stark e seu próprio Google Glass / © Marvel

Errado. O Google Glass, aparelho lançado pela gigante de tecnologia de Mountain View, evidencia que tal realidade pode não estar tão distante assim. GPS com navegação, conectividade Bluetooth, Internet e registro de vídeos apenas algumas das atrações anunciadas. Além disso, sistema operacional Android, aplicativos variados como o Reddit, por exemplo, e a habilidade de tirar fotos com o piscar de olhos são algumas das novidades que surgiram recentemente. Até mesmo a compatibilidade com iPhones é mencionada...

google glass sunglasses2
Google Glass / © Google

As consequências dessa tecnologia ainda não são totalmente conhecidas e o dispositivo parece colecionar admiradores e controvérsias na mesma proporção. Nos EUA, fala-se em criar novas leis para impedir o uso do produto enquanto se dirige um automóvel, por exemplo. E o próprio Eric Schmidt (CEO do Google) reconheceu que “falar com o Google Glass é muito estranho”.

Ao mesmo tempo, ter a possibilidade de acessar sua conta no Gmail, verificar o status de vôos (não como o Tony Stark, claro) e saber qual a previsão do tempo para amanhã são só o começo das fascinantes possibilidades que o Glass promete, em uma interface completamente nova com o usuário.

É claro que o tema da realidade aumentada não se refere apenas ao Google Glass, mas é inevitável que ele monopolize o assunto por estar completamente em evidência. É esperar para ver enquanto os desenvolvedores e empresas que lidam com o aparelho trabalham em novos – e interessantes – aplicativos.

Para melhor ilustrar a ideia que me remeteu a este pensamento, abaixo você confere a passagem do filme Iron Man (2008), onde o personagem Tony Stark realiza o teste de vôo.

8 Compartilhado

3 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi