O Google quer ter maior controle sobre a linha Nexus. O que podemos esperar disso?

Nexus 6 vs Nexus 6P 1 5
© nextpit

Depois de anos de parceria, tudo indica que o Google planeja ter um maior controle sobre a produção da sua linha de smartphones e tablets Nexus. O objetivo é que o público tenha uma experiência ainda melhor com o ecossistema Android e, claro, aumentar a receita da divisão mobile da empresa. 

Segundo o site The Information, a ideia de Sundar Pichai, CEO do Google e seus principais executivos, é que a empresa tenha uma maior participação no desenvolvimento dos aparelhos, reduzindo a participação dos seus parceiros de hardware, como HTC, Samsung, LG, Huawei e Motorola. 

Ainda de acordo com a página, o objetivo do Google é ter um nível de controle do Nexus semelhante ao que a Apple tem em relação ao iPhone, tendo uma divisão mobile verticalmente integrada e competitiva. Mas o que podemos esperar dos próximos Nexus caso esse maior controle do Google seja implementado?

1. Um Nexus mais caro

Não acreditem na baboseira de que os iPhones só são caros porque a Apple quer ver seus dispositivos apenas nas mãos de uma faixa econômica mais rica, ou seja, não quer que os aparelhos sejam do “povão”. A verdade é mais simples: os iPhones são caros porque o processo de desenvolvimento e produção do smartphone está nas mãos de uma só empresa: a própria Apple. Isso encarece todo o processo e – somado ao fato de que a margem de lucro da “Maçã” na venda de um iPhone é exorbitante, além dos impostos de cada país – faz com que o telefone chegue ao consumidor final a um preço alto. 

Se a Apple optasse por vender a licença do iOS a fabricantes terceiras (as chamadas OEMs) poderíamos ver iPhones mais baratos, mas, talvez, sem a mesma qualidade do original, já que a empresa não teria tanto controle.

apple vs android
A Apple mantém a produção do seu iPhone sob rédea curta / © ANDROIDPIT

Logo, se o Google tomar esse caminho em relação ao Nexus, é bem possível que os aparelhos da linha passem a ser  mais caros. E os atuais já não são exatamente baratos. É um risco que a empresa vai correr, mas desde que esse maior controle gere aparelhos mais estáveis, seguros, com atualizações mais constantes  e recursos exclusivos, pode ser que valha a pena. 

2. Uma briga do Google com as OEMs

Sabe-se que a margem de lucro das empresas-parceiras do Google na fabricação do hardware da linha Nexus não é das maiores, mas a visibilidade gerada e o entendimento de como construir telefones Android melhores compensam o esforço. Com um maior controle do Google sobre a linha, é razoável imaginar que a empresa não queira mais as marcas das fabricantes dividindo espaço com o seu logo.  

Além disso, é bem provável que as OEMs que produzem e comercializam smartphones Android não vejam com bons olhos o fato do Google trilhar um caminho solo nesse setor, principalmente porque isso pode diminuir seu market share (leia-se lucros) de forma considerável a médio e longo prazo. Vale lembrar que a Microsoft já sofreu uma ameaça de rebelião por parte das fabricantes de PCs e notebooks quando quis criar equipamentos com a sua própria marca.

nexus 5 1 2 geracao
As fabricantes parceiras não vêem um Nexus "100 Google%" com bons olhos/ © ANDROIDPIT

Logo, das duas uma: ou o Google fecha uma parceria com uma OEM que exigirá maior participação dos lucros do Nexus em troca de não ter sua marca veiculada ao aparelho (dizem que a HTC pode topar esse papel); ou a gigante das buscas se arrisca a fabricar o hardware dos smartphones e tablets da linha por conta própria, o que envolveria uma série de outros obstáculos. Mas...

3. O que o Google entende de hardware?

Se por um lado o Chromecast teve um sucesso razoável – quase 20 milhões de unidades vendidas ao redor do mundo – do outro, o tão falado Google Glass foi um fiasco que sequer chegou às lojas e teve sua venda online suspensa em poucos meses, já que pouca gente se interessou (o preço de US$ 1,5 mil ajudou, claro). 

googleglass 1 2
O Google Glass não foi o melhor momento do Google / © ANDROIDPIT

Logo, seria uma incógnita ver como se portaria um smartphone Nexus 100% desenvolvido e fabricado pelo Google. Claro que podemos esperar um telefone com recursos interessantes (o Google reteve boa parte das patentes da Motorola, antes de revendê-la à Lenovo), mas o que esperar do hardware? O Google saberá lidar com as complexidades de produção e distribuição de telefones e tablets? Ou vai entregar isso nas mãos de quem entende?

E para promover o Nexus, quanto a empresa estaria disposta a gastar em campanhas de marketing realmente fortes, como fazem Apple e Samsung, por exemplo? E como vai lidar com os acordos com as operadoras? 
Perguntas, perguntas e mais perguntas. A seguir, cenas dos próximos capítulos. 

Você acha que o Google deve desenvolver um Nexus por conta própria ou ficar só na área de software? Deixe-nos saber sua opinião nos comentários abaixo.

Ir para o comentário (56)
Rui Maciel

Rui Maciel
Editor Sênior

Jornalista especializado em Tecnologia há mais de 10 anos, é fanático por Cinema e já "zerou" o Netflix. Mora em São Paulo e se apaixonou pela plataforma Android quando comprou seu primeiro smartphone com o sistema operacional - o Nexus S - em 2011. Mas sabe que cobrir o tema não teria a mesma graça se não fosse a rivalidade com a Apple.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
56 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Rodolfo Cristiano 28
    Rodolfo Cristiano 05/02/2016 Link para o comentário

    Se encarecer o produto já irei me desinteressar em instantes. Não sou obrigado a engolir o aumento de preço desses smarts.

    Gilmar Luiz


  • 22
    airton 05/02/2016 Link para o comentário

    Sei não, acho que são duas áreas conflitantes, fosse assim o Google não teria se desfeito da Motorola. Foi assim com a IBM, está sendo assim com Microsoft /Nokia.
    Melhor o Google ficar no software mesmo.


  • 85
    Conta desativada 04/02/2016 Link para o comentário

    Um nexus 100% by Google, ia ser demais. Uma amostra do que a Big G é capaz de construir, sem dúvida ia mexer com o mercado.


  • Deco Portella 19
    Deco Portella 04/02/2016 Link para o comentário

    Tanta desinformação e desconhecimento em uma matéria que me deu câncer.


    • Tobias 28
      Tobias 04/02/2016 Link para o comentário

      É recomendável CITAR exemplos de onde e por que vc viu uma e outro.

      (Pois dizem os oncologistas que botar p/ fora a sério aumenta grandemente as chances de cura.)


  • 15
    Fabrício😃 04/02/2016 Link para o comentário

    Que bela notícia para mais ouvidos... Quem defende a desfragmentação do Android com certeza irá gostar dessa notícia...
    Tava mais do que na hora da Big G andar com suas próprias "pernas" e não só criar os Nexus como smartphone top de linha, mais sim para os outros segmentados do mercado, principalmente nos Intermediários de Entrada, que muito têm a ganhar. Prevejo Competição acirrada e muito "mimimi" de fabricantes reclamando por ter que competir com a própria criadora do ecossistema Android...

    #fico na expectativa!!!
    =]


  • Denis 57
    Denis 03/02/2016 Link para o comentário

    A Google ainda não tem condições de produzir hardware que atenda a demanda de produzir smartphones. Ela teve essa chance quando comprou a Motorola, mas acabou vendendo-a. Isso mostra que ela não está interessada em hardware (ao menos por enquanto) e sim em software e parecerias.

    Luis Gustavo


  • 7
    sloopjohnb 03/02/2016 Link para o comentário

    É importante lembrar que a Google é uma empresa que vive de vender serviços. Atualmente uma parte grande da receita mobile dela vem da Apple pois mesmo que o mercado esteja repleto de aparelhos com Android, o mercado high-end ainda é mais lucrativo pelo perfil do usuário desse setor, tanto para quem vende aparelho como para quem vende serviço. Só olhar a quantidade enorme de apps da Google para o iOS e como esse apps são de boa qualidade e sempre atualizados. Isso acontece pois a Apple domina o mercado high-end e o desenvolvimento desses apps passa a ser estratégico para a Google. Mas e se fosse diferente? E se a Google pudesse abocanhar o mercado de serviços no setor high-end sem ter que contar com uma plataforma de outra empresa pra isso? Aí entra a nova estratégia para a linha Nexus. Inicialmente era uma linha somente para servir de 'modelo' para as OEMs e para os desenvolvedores, sem muito investimento de marketing ou operadoras em cima. Mas a oportunidade agora é outra. Se a Google conseguir fazer um hardware tão atraente como o da Apple e abocanhar parte desse setor high-end seria excelente para a empresa. Ela pode até vender esses aparelhos de ponta por um preço menor que a Apple pois esta não gera receita pelo uso de seus serviços como a Google faz, seria mais um ponto de vantagem. O Nexus 6P já caminha nessa direção. É um aparelho de ponta, com design atraente, hardware avançado, materiais premium e costa bem menos que um iPhone 6s plus.
    Alguns podem argumentar, mas isso não seria ruim para as OEMs? De certa forma sim, mas o android já é o padrão do mercado e as empresas não vão deixar de usá-lo, além disso existe todo um mercado gigantesco mid e low-end para ser explorado. E mesmo se a Google roube vendas do setor alto do mercado, é melhor perder uma venda para a Google do que para Apple, já que no primeiro caso estamos falando do mesmo ecossistema e da mesma plataforma.

    Breno


  • Pamella Scramin F. 32
    Pamella Scramin F. 03/02/2016 Link para o comentário

    Não sei se isso será tão bom ao que parece. Creio que se a isso acontecesse poderia ter uma galera que pense em andar com as próprias pernas (leia-se Samsung e seu Tizen) , isso seria ruim, pois quem mais vende Android é a Samsung. E então traríamos problemas no paraíso

    WesleyGustavo L.


  • Wrecked Machines 32
    Wrecked Machines 03/02/2016 Link para o comentário

    Acredito que se a google começar a fazer isso , tem grandes chances crescer e ate dominar o mercado , se fizer pelo menos 3 linhas de smarts , um de entrada um intermediário e um Top , isso para ser acessível a todos os grupos sociais , se ela aliar o software e conseguir construir um bom hardware , não tenho duvidas que vai ser uma briga feia , agora se isso for acontecer espero que ela nao acabe dificultando ou deixar cair a qualidade do Android para as outras Fabricantes como LG , SONY etc , pois alem de ser concorrentes ela vai querer depositar todas as suas fichas em seu próprio hardware , agora concordo bastante com a matéria , sera que eles irão conseguir fazer um hardware para competir , com câmera , corpo do smartphone etc, e com certeza os primeiros irão custar uma fortuna , por isso a minha ideia de dividir em dois ou três grupos intermediários e top de linha , justamente para participar mais do mercado, eu apoio totalmente esta iniciativa da google, porem espero que consiga trazer os smarts para o Brasil também , o que na minha opniao isso sera meio que um tanto difícil , já que como ela ira começar do zero a produzir smartphones , logo não contara com uma fabrica muito grande para suportar todo o mercado mundial , acredito que ela ira priorizar EUA e Europa, mas quem sabe um dia né. Agora so resta esperar o próximo capitulo desta novela.

    Breno


  • 8
    Matheus 03/02/2016 Link para o comentário

    Eu ainda acredito que em poucos anos, se os smartphones ainda fizerem sucesso, cada empresa terá seu próprio sistema, a Google seguiria como a Apple fechando o Android apenas para ela mesma e as outras empresas optariam a criar seus softwares com a Samsung começou com o Tizen


    • 4
      Adrian Melo 03/02/2016 Link para o comentário

      Não tem como a Google "fechar" o Android, pois ele é baseado no Linux que é um sistema open source, se não eles teriam que recriar o Android do zero...

      Wesley


      • Wesley 22
        Wesley 04/02/2016 Link para o comentário

        Concordo....


  • 24
    Flávio 03/02/2016 Link para o comentário

    Talvez tenha a ver com o fato que o Nexus 6p, apesar de ter boa performance, enganou os usuários dizendo que era um corpo só de metal mas na verdade tem uns 30% plástico e quebra com facilidade ridicula, como mostra o canal Jerryrigseverything, ficou feio pro Google colocar seu nome nisso.


    • Pamella Scramin F. 32
      Pamella Scramin F. 03/02/2016 Link para o comentário

      Todos os canais gringos que acompanham elogiaram demais o nexus 6p, apesar da fragilidade eu acho que ele está se saindo bem


  • Rafael M. 19
    Rafael M. 03/02/2016 Link para o comentário

    já vai ser bom se chegar no Brasil, ta difícil chegar Nexus aki kkk


  • 8
    Carlos Eduardo Pupin 03/02/2016 Link para o comentário

    Eu espero sim, um aumento no preço, mas acredito que ele tentará pelo menos inicialmente uma abordagem como as empresas chinesas aparelhos high end com custo beneficio otimo.


    • Rafael M. 19
      Rafael M. 03/02/2016 Link para o comentário

      Sonhaa...😝


  • Lucas Mota 15
    Lucas Mota 03/02/2016 Link para o comentário

    O Nexus é um aparelho que eu penso em ter. E se o Google ficar de fato como responsável direto, eu invisto sem medo. É o Android puro. Não tem erro. Só espero que não fique muito caro hahaha...


  • Deivis Schuman 124
    Deivis Schuman 03/02/2016 Link para o comentário

    Bem que ela poderia fazer seu próprio Smartphone com boas configurações e com um preço acessível!
    Ai rebentava a boca do balão!


  • 4
    Rodrigo B. 03/02/2016 Link para o comentário

    Queremos o "Google Phone" ou "Gphone" hehehe


  • Wallace Marques 42
    Wallace Marques 03/02/2016 Link para o comentário

    Legal, acho interessante porque as fabricantes não tem tido muito interesse em trazer o nexus. E não acedido que encareça o produto já que a google não é a apple e dividiria o mercado com outros meros mortais.


  • 99
    Conta desativada 03/02/2016 Link para o comentário

    Que o Google deveria desenvolver um Nexus


  • Faro 17
    Faro 03/02/2016 Link para o comentário

    Notícia atrasada, mas pelo menos postaram né. Que venha o Google sem medo, pois é isso que todos querem, um NEXUS de verdade.


  • 43
    Conta desativada 03/02/2016 Link para o comentário

    Vai ser muito bom se isso realmente acontecer e não sei a razão de não ter acontecido ainda, MAIS OPÇÃO no mercado Android e agora vindo com o controle total da DONA da festa kkkkkkkkkkk. Quero muito ver isso. Aí já coloco ela ao lado da LG e Samsung como melhores fabricantes de smartphones do mundo na minha lista, porque dificilmente ela vai decepcionar.


  • Anderson 22
    Anderson 03/02/2016 Link para o comentário

    pq as notícias estão chegando tão atrasadas por aqui?

    Felipe Dourado


    • Tobias 28
      Tobias 03/02/2016 Link para o comentário

      Simples: porque por aqui não se ganha ponto$ por mera produção (laudas/caracteres por dia), e sim por cuidar da qualidade editorial, o que toma tempo ao checar as fontes, ouvir os lados, cuidar de isolar especulações (chutes) de fatos, ordenar o raciocínio e até caprichar num português com estilo elegante e vocabulário preciso.

      Mas convenhamos, Anderson... não é melhor do que reciclarem ad nauseam matérias com screenshots do tempo do onça, digo, do kitkat?

      DenisTelmo FrancovictorConta desativada


      • 43
        Conta desativada 03/02/2016 Link para o comentário

        UI!


      • Faro 17
        Faro 03/02/2016 Link para o comentário

        Eita!


      • Anderson 22
        Anderson 03/02/2016 Link para o comentário

        entendi, mas so tava mim referindo a já ter visto a MESMA noticia em outro site.


      • Tobias 28
        Tobias 03/02/2016 Link para o comentário

        Entendi, Anderson, mas foi vc mesmo que perguntou "por quê".

        O que me lembra um singelo ditado norte-americano: Cuidado com o que vc pede; vai que vem... ("Be careful what you wish for, you may receive it.")


      • 11
        Dan Cautella 03/02/2016 Link para o comentário

        Calma lá amigo.... Quase 76% das "noticias" publicadas aqui são repetidas e quando se publica algo novo, como este, já tem um tempo de vôos altos, assim não tem nada de "qualidade" aqui, passa-se bem longe desta sua citação. Enfim, eu pelo menos não aguardo muita coisa daqui, mais as reportagens sensacionalistas que aparecem ou aquelas que metem o cacete na concorrente do Android mas nem algo novo importante é apresentado na hora, como deveria ser.....

        AndersonFlávio


      • 24
        Flávio 03/02/2016 Link para o comentário

        Concordo com o Dan. As matérias são atrasadas e muito rasas assim falta umas explicações mais técnicas que diferencie dos outros sites porque ta chegando quase a mesma noticia que nos outros canais. Subestimam a inteligência do leitor, não citam motivos nem dois lados da história.

        Anderson


      • Eduardo Rocha 37
        Eduardo Rocha 03/02/2016 Link para o comentário

        Falou tudo :-P


  • Telmo Franco 19
    Telmo Franco 03/02/2016 Link para o comentário

    Hoje vi um sony z5 por r$4290 e um iphone 6 por r$3900..levando em conta que o processo da Apple e mais caro me explica porque o lixo do z5 e mais caro..
    Me explica como o moto g tirou a motorola da merda.. E como a Oneplus..faz telefone de ponta por valores bem menos elevado que a Sammy..
    Nas Teorias da ciência da Administração isso até procede..não distribuir a produção encarece o processo..mas a realidade é que empresário é FODA..mas o Google ainda tem a faísca do entusiasmo de tecnologia..que o Jobs tinha..só que mais voltAda ao povão mesmo..
    Minha Aposta é que vão fazer um AndroidOne de "ponta"..e vão DOMINAR o mercado..O Moto G foi só um teste amiguinho!

    Diego Morales


  • 6
    Paulo 03/02/2016 Link para o comentário

    Vejo com bons olhos. Uma ótima oportunidade de desenvolver o Android tendo controle absoluto dos seus processos e interface com o hardware.
    Que essa venha o novo, novas pesquisas, desenvolvimento, aprimoramento, etc. Nós usuários só temos a ganhar com isso.


  • Blind 40
    Blind 03/02/2016 Link para o comentário

    Espero que o único acordo com a operadora seja "venda meus aparelho e pronto, não irei colocar nenhum aplicativo ou mudar minha rom por sua causa com logos e etc, serei igual a apple que n enfia nada de vcs"


  • 14
    Victor Hugo 03/02/2016 Link para o comentário

    Um nexus baseado nas patentes da Motorola.


  • Yuri Bastos 8
    Yuri Bastos 03/02/2016 Link para o comentário

    Puro sangue Gooooooooooogle! GO!


  • 15
    Márcio 03/02/2016 Link para o comentário

    E depois vende pta Le Novo né? afff


  • Tobias 28
    Tobias 03/02/2016 Link para o comentário

    "das duas uma: ou o Google fecha uma parceria com uma OEM que exigirá maior participação dos lucros do Nexus [...] ou se arrisca a fabricar o hardware [...] por conta própria, o que envolveria uma série de outros obstáculos."

    São de TRÊS uma, sem precisar viajar na maionese: veja, a própria Apple não "fabrica" iPhones e iPads, ela TERCEIRIZA a produção. É mero outsourcing ("quanto vcs cobram pra me fazer enecentas mil unidades em 3 meses?"), diferente de sinuosos acordos com OEMs: a marca da terceirizada —Foxconn, de Taiwan, c/ fábricas na China, Austrália, Turquia, Índia e... Brasil— não aparece (nem é pra aparecer) nos iPhones e iPads da vida...

    victorRui MacielJerry Wendel


    • Rui Maciel 24
      Rui Maciel 03/02/2016 Link para o comentário

      Tobias, tudo bom?

      Você tem razão. De fato, a Apple terceiriza toda a produção. Mas note que as OEMs não podem mexer em uma vírgula do projeto original dos iPhones. Elas simplesmente recebem os parâmetros de montagem e produzem. E, claro, trabalhando com empresas asiáticas, eficientes e com mão de obra barata, tudo fica mais fácil.Tanto que outras fabricantes fazem a mesma coisa. Mas essa é a ponta menos dispensiosa do processo.

      O que encarece a operação do iPhone é controlar o desenvolvimento do hardware, que é muito mais complexo que o de software e envolve uma logística gigantesca. O Google até tentou isso quando comprou a Motorola, mas viu que não levava muito jeito. Será que isso pode mudar? Aguardemos.

      Abração e obrigado pelos comentários.
      Rui Maciel - editor sênior AndroidPIT - BR

      Tobias


      • Tobias 28
        Tobias 03/02/2016 Link para o comentário

        Agradeço-lhe a réplica, Rui, e até a atenção que vc dedica aos comentários.

        Contudo, em prol da clareza de raciocínio, treplico lembrando que encomendar a terceiros a fabricação material de um projeto é fundamentalmente diferente de "se arriscar a fabricar o hardware por conta própria".

        Diferentemente de empresas altamente verticalizadas tipo Intel e Samsung, até a Qualcomm, a Nike e a Coca-Cola projetam mas não fabricam. (Falando nisso, tudo bem que é um hardware bem mais simples que o de um smartphone, mas no bem-sucedido Chromecast a Google entrou com projeto e marca, não com fabricação e "logística gigantesca", concordas?)


  • Hipopótamo Roxo do Mal 41
    Hipopótamo Roxo do Mal 03/02/2016 Link para o comentário

    Nexus 100% Google, no começo seria complicado a fabricação e distribuição dos aparelhos sem ajuda de terceiros como fazem atualmente com outras empresa, mais se tratando do Google nada é impossível somente trazer um dinossauro de volta a vida porque ai seria épico


  • Stolzes Herz 21
    Stolzes Herz 03/02/2016 Link para o comentário

    Têm de vender Nexus na Google Play.

    Jerry WendelMárcio


    • 44
      Conta desativada 03/02/2016 Link para o comentário

      A Google comercializa os Nexus na Google store. Eu comprei o meu 6P assim. O problema é que, não sei porquê, não existe Google store no Brasil, nem em nenhum país da América do Sul.


  • Carlos Felipe Araújo 41
    Carlos Felipe Araújo 03/02/2016 Link para o comentário

    OFF-TOPIC: Swiftkey foi comprado pela Microsoft :v

    Jerry Wendel


  • Tiarles N. 46
    Tiarles N. 03/02/2016 Link para o comentário

    Vindo pro nosso país tá bom...

    Acredito que isso signifique mais suporte e atenção por parte da Google

    Thays SantosFernanda Santos


  • 19
    Conta desativada 03/02/2016 Link para o comentário

    Que chegue aqui no Brasil está ótimo. Além do mais, a Google deveria ter feito isso há muito tempo. Poderia também, lançar variáveis com diferentes preços, assim como acontece no Android One.


  • 10
    Victor 02/02/2016 Link para o comentário

    Seria interessante ver um smart totalmente pensado pro sistema que roda, o que a Google faz e fez com o nexus foi colocar o Android em um smart qualquer produzido por uma empresa qualquer, se já criaram coisas como o Glass e conseguiram passar da Apple em riqueza (como Alphabet Inc.) Um segmento de smartphones é o mínimo de se esperar.


  • 25
    Conta desativada 02/02/2016 Link para o comentário

    Acho essa opção super correta. O tablet pixel C já mostrou o caminho. Grande hardware e mt qualidade de construção. Google forever!!


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 02/02/2016 Link para o comentário

    um design próprio e um controle maior no que as empresas responsáveis pelo smart fazem


  • Felipe Cassio 12
    Felipe Cassio 02/02/2016 Link para o comentário

    Mas seria óbvio e bom que a Google fabricasse seus próprios aparelhos, afinal me diz um celular que tenha um Android bom que não seja Nexus? Xiaomi? Nem parece Android, Samsung? A pior de todas. Motorola? O Android "puro" nem era puro e agora só piorou. O sistema da Google tem que rodar nos celulares da Google, e porque não a empresa mais valiosa do mundo fabricar seus próprios celulares como já faz com tablets? AKA PIXEL C. Avante Google! Rumo a desfragmentação do Android dominando esse mercado.


  • 73
    Jairo rios 02/02/2016 Link para o comentário

    Um Nexus com a HTC como OEM seria tudo de bom nos parâmetros qualidade e boas specs, pena que não chegaria por aqui por vias oficiais.


  • 26
    Johnnys 02/02/2016 Link para o comentário

    Se a google conseguir criar smartphone por conta própria, sem atrapalhar no desenvolvimento do Android, por mim está valendo.


    • 7
      Bruno 02/02/2016 Link para o comentário

      Concordo,um real Android puro,qualidade quase que 100% agora resta saber se chegara a terras brasileiras e qual o preço

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.