O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

4 min para ler 40 Compartilhado 32 Comentários

Google Meu Negócio é ferramenta de criação de página para pequenas e médias empresas

Plataforma para pequenas e médias empresas (PME), o Google Meu Negócio ganhou um novo e interessante recurso para a criação de uma página de graça a partir das informações disponíveis no cadastro. É possível criar um perfil e fazer a gestão das informações do negócio nessa página, tais como, horário de funcionamento, telefone para contatos, endereço e fotos. Segundo informações do Google, os negócios com fotos recebem 40% mais cliques no botão "Como chegar", que abre o Google Maps automaticamente. 

Para criar esse site é preciso antes fazer um cadastro no Google Meu Negócio. Para isso, basta ter uma conta no Gmail ou e-mail vinculado aos serviços do Google. Depois disso, o Google entra na jogada e faz um processo de verificação, para garantir aos consumidores que a empresa existe e que aquela pessoa que fez o cadastro é o dono ou responsável. A verificação pode acontecer por meio de uma ligação telefônica, de um código enviado por Correio ou por meio da visita de um dos agentes de verificação do Google. Além dessa página, pelo Google Meu Negócio os donos de negócio conseguem gerenciar sua presença online na Busca e no Google Maps.

Google Meu Negocio Recursos do site gratis
Google Meu Negócio / © AndroidPIT (captura de tela)

A plataforma não é nova no Brasil e milhões de empresa já utilizam seus recursos, porém, a partir de agora, as páginas criadas recebem o domínio gratuito negocio.site. Antes, o domínio disponível era business.site. Aliás, o Google avisa que todas as páginas criadas com business.site se tornarão negocio.site. Ou seja, uma empresa que decida criar uma página no Google Meu Negócio se chamará garage-salgaderia.negocio.site, por exemplo. Segundo o Google, o processo de criação desse site grátis demora cerca de 10 minutos e além do domínio gratuito e personalizado, há uma otimização para smartphones. Desta forma, a página é exibida para qualquer tamanho de tela. Além disso, é possível fazer todo o processo direto do celular. 

Outro recurso que o Google Meu Negócio oferece é a ferramenta de Postagens, para que os pequenos e médios empresários compartilhem suas novidades, contem sobre atualizações e ofertas diretamente nos resultados de busca.

Captura de Tela 2017 12 03 as 15.13.23
Google Meu Negócio faz site de grátis / © AndroidPIT (captura de tela)

Google Meu Negócio: por que estamos falando disso?

Porque o Brasil é, e cada dia mais se torna, um país de pequenos e médios empresários que precisam estar no Google para alavancar seus negócios. Sabe aquela tia que faz comida para fora? Que tal ajudá-la a ter uma página na internet e não apenas no Facebook? Então, o Google Meu Negócio é para isso. Foi para entender melhor seu público que o próprio Google fez uma pesquisa com mais de 2.600 brasileiros, acima de 18 anos, de todas as classes sociais, homens e mulheres, para entender melhor como é o processo de busca deles por produtos e serviços online. 

Presença ​nos ​buscadores ​é ​fundamental
- 33% ​utilizam ​mapas ​no ​início ​do ​processo ​de ​busca
- 59% ​utilizam ​buscadores ​no ​início ​do ​processo
- 42% ​utilizam ​redes ​sociais ​no ​início ​do ​processo
- 47% consideram que os buscadores impulsionam o acesso ao website on-line do negócio
- 66% acreditam que é importante aparecer nas buscas quando a procura é por negócios ​ou ​serviços
- 80% declaram que ter o horário de funcionamento na página de resultados do buscador ​pouparia ​tempo





Focar ​nas ​informações ​básicas ​sobre ​o ​negócio
- 43% declaram ser muito mais provável visitar o negócio na presença de informações de horário, ​telefone ​e ​localização
- 41% ​afirmam ​ser ​muito ​mais ​provável ​visitar ​o ​negócio ​na ​presença ​de ​telefone
- 77% ​disseram ​que ​poder ​ligar ​diretamente ​no ​estabelecimento ​pouparia ​tempo.
- 70% escolheria outro estabelecimento/profissional se encontrasse informação errada ​na ​página ​de ​resultados ​do ​buscador
- 68% escolheria outro estabelecimento/profissional se encontrasse pouca ou nenhuma ​informação ​na ​página ​de ​resultados ​do ​buscador




Os ​mapas ​ganham ​importância
- 18% ​usam ​essa ​fonte ​no ​final ​do ​processo ​de ​compra
- 79% ​acreditam ​que ​ver ​a ​localização ​do ​negócio ​em ​um ​mapa ​economizaria ​tempo

Ter ​um ​site ​próprio
- 66% dos ​entrevistados ​afirmam ​que ​é ​importante ​ter ​uma ​página ​própria ​na ​web
- 65% dos consumidores afirmam serem mais favoráveis a comprarem produtos ou serviços ​de ​empresas ​que ​tenham um ​site, ​em ​relação ​às ​empresas ​que ​não ​tem.

Incentivar ​a ​volta ​do ​consumidor ​é ​importante
- 42% ​consideram ​comentários ​importantes ​para ​a ​tomada ​de ​decisão
- 49% ​buscam ​por ​comentários
- 39% consideram que a presença da avaliação torna muito mais provável a visita ao negócio
- 67% ​valorizam ​as ​avaliações ​nos ​resultados ​do ​buscador



40 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Franco L. há 2 semanas

    Quando eu li o titulo eu pensei que a Emily tivesse dando sua opiniao sobre a google kkkkk

  • Sidney Piesco há 2 semanas

    Jairo, acho que o enunciado está errado ou o Google bebeu antes de divulgar isso. Pequenas empresas são aquelas que arrecadam até 3 milhões por ano e médias arrecadam mais que isso. Se não me engano, as micro empresas arrecadam até 1 milhão por ano. Qualquer uma dessas três pode pagar 15 reais por mês para uma hospedagem e por volta de 1.000 (pagamento único) para fazer sua página. Que empresa desse porte vai querer ter um domínio como seunome.negocio.site se pode ter seunome.com.br? Isso é para MEI.

  • Daniel há 2 semanas

    A primeira vista parece uma opinião pessoal do editor... rs

  • Franco L. há 2 semanas

    Por causa do nome da parada " google meu negocio" kkkkk parece q é opiniao

  • Lewis há 2 semanas

    É igual ao modelo da Wix presente há anos no mercado... Esses domínios gratuitos têm uma visualização péssima nas buscas da Google... E uma boa pra pequenas empresas que são divulgadas através de Facebook, Instagram... A medida que a empresa for crescendo esses domínios não perduram

32 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações