O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 10 Compartilhado 56 Comentários

Como reagir quando o Google pergunta sobre a sua última compra?

Nessa semana, fui comprar um pacote de chicletes em uma máquina automática e, alguns segundos depois da compra, recebi uma notificação do Google no meu celular perguntando como tinha sido a minha experiência de compra. Para tudo, o que acabou de acontecer? Como o Google sabe que eu acabei de comprar uma caixa de chicletes? Bom, eu não estava alucinando, era apenas o recurso Nearby do Google que estava ativado no meu Android.

O que é Google Nearby e como funciona?

O Google Nearby foi apresentado durante o Google I/O 2016, a conferência para desenvolvedores da Google. Este mecanismo serve, basicamente, para promover uma interação maior entre você e pessoas, lugares e coisas próximas. Para que o Nearby funcione se faz necessária uma API pública que permite "conectar-se" a outro dispositivo ao andar nas proximidades deste. Inclusive é daí que surgiu o nome do serviço: "Nearby" em inglês significa "perto". 

Funciona quase como um QR code instantâneo, visto que não é preciso remover o aparelho do bolso, escanear o código e então interagir com o mesmo. O funcionamento é quase que invisível.

nearby
Este é o Nearby logo que você ativa ele / © AndroidPIT

A empresa Beaconsinside começou a instalação de dispositivos de aproximação em máquinas de venda automática no metrô de Berlim. A operação de funcionamento é simples, estes dispositivos enviam uma URL que aparecerá na barra de notificações do seu smartphone como uma notificação do serviço Nearby.

Tudo isso se deve à chamada "Physical Web" (algo que pode ser traduzido como "rede física"), que permite essa interação entre objetos. Certamente você já ouviu falar sobre a "Internet das coisas", certo? O Nearby é mais uma parte disso e vai fazer com que as máquinas automáticas de venda se conectem ao seu smartphone e possam até perguntar como foi a sua experiência de compra se este for o caso.

O que você gostaria de encontrar em uma máquina de vendas?

Essa foi a pergunta feita pelo meu colega Steffan depois que compramos o pacote de chicletes. A nossa experiência com o Nearby aconteceu em Berlim, na Alemanha, e em se tratando da primeira vez que usamos o recurso, nos foi enviado toda uma explicação sobre o serviço, como você pode ver na imagem abaixo (desculpe, mas está em alemão):

google nearby andrpidpit 2
Na primeira captura de tela temos a notificação perguntando sobre a experiência da compra; nas outras duas um link que nos direcionou para as informações nutricionais dos produtos / © AndroidPIT

Nas capturas de tela, temos o pedido de feedback sobre a experiência da compra e, em seguida, também tivemos acesso às informações nutricionais dos produtos oferecidos na máquina em que compramos os chicletes.

Em contato com a Beaconsinside, nos foi informado que desde que começou a usar este método, a empresa recebe uma média de 400 a 500 sugestões por dia sobre o que os usuários gostariam de encontrar em máquinas de venda automática. E, com base neste resultado, a Beaconsinside foi adicionando mais produtos. Estamos diante de uma nova forma de marketing e interação com o consumidor.

Contudo, o uso deste serviço não se limita a isso. A partir do Nearby será possível verificar quando o próximo transporte público vai passar em terminada parada ou estação, ou envia o menu do restaurante que você acabou de entrar direto para o seu celular.

Como usar o Nearby?

Sí, seguramente tu teléfono tenga esta función si ejecuta Android 5.0 o superior y está equipado con Bluetooth. Si perteneces al 35% restante tu teléfono es un antisocial que no puede comunicarse con nada. Te invito a averiguarlo dirigiéndote a Ajustes –> Google –> Nearby. Ahí recibirás una pequeña explicación sobre esta característica y podrás añadir un icono a tu pantalla de inicio.

Se o seu smartphone rodar a versão Android 5.0 ou superior, bem como estiver equipado com o recurso Bluetooth, você poderá usar o serviço Nearby. Para ativar este recurso, acesse Configurações > Google > Serviços > Nearby. A fazer isso, você receberá uma pequena explicação sobre esse recurso e poderá adicionar um ícone do Nearby na sua tela inicial.

nearby google
Como configurar o Nearby / © AndroidPIT

Até que ponto esta conexão é vantajosa para o usuário?

Confesso que a experiência de usar o Nearby foi bastante perturbadora, daquelas que dá vontade de desligar o smartphone e correr para um quarto escuro. Contudo, passado um tempo, não posso deixar de pensar que este é mais um recurso para melhorar serviços ou promovê-los, e que já está entre nós. Depois que passei a conhecer melhor o serviço, consigo ver uma utilidade nele, mas ainda estou desconfortável com o fato deste controle das empresas sobre a minha localização e comportamento.

Não podemos escolher os caminhos que esta tecnologia vai tomar, mas somos parte dela. Não podemos nos esquecer de que somos mestres das nossas ações e, caso algo como o Nearby exceda nossos limites de privacidade, temos que ter em mente que não precisamos ativá-lo. Certo?

Estamos em contato com a Google no Brasil para saber mais sobre os pontos de venda nos quais já se pode ter uma experiência com o Nearby, assim que nos enviarem uma resposta, este artigo será atualizado. Contudo, se você já usou o Nearby na sua cidade, deixe-nos saber nos comentários abaixo se você curtiu a experiência.

10 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Diniz há 7 meses

    Primeira vez que ouço falar sobre esse recurso. Achei interessante e ativei nos meus Smartphones. Caso aja lojas aqui no comércio de Belo Horizonte, volto para relatar a experiência.

    E antes que comecem o blablablá do tipo: "estão invadindo minha privacidade"... è simples: Não ativem o serviço!

  • Andreu Vasconcelos há 7 meses

    A matéria ainda traz uma aulinha de espanhol grátis em "Como usar o Nearby?" rsrs

  • AC&MM há 7 meses

    Como reagir quando o Google perguntar sobre a sua última compra?
    - Que compra?! Nem dinheiro, eu tenho!

    Essa piada foi podre! Nem eu suportei. Mas fica aí como comentário de alguém que tentou ser engraçado.

  • Adilson Magalhães há 7 meses

    Quando fiquei sabendo sobre esse serviço, a primeira coisa que fiz foi abrir essa função nas configurações Google do meu aparelho, clicar na engrenagem no topo direito da tela dessa função, daí desativei e saí dela. Depois sincronizei minha conta Google para a empresa ficar ciente de que não quero essa função ativada.
    Pode ser útil para algumas pessoas, mas, no meu caso, eu dispenso!

  •   75
    Sidney há 7 meses

    COMO REAGIR QUANDO O GOOGLE PERGUNTA SOBRE A SUA ÚLTIMA COMPRA?
    Simples: mostrando o dedo do meio.

56 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi