O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 132 Compartilhado 41 Comentários

"Ok, Google" não funciona? Saiba como resolver esse problema

É comum o comando de voz "ok, Google" falhar por algum motivo, seja após alguma atualização no sistema ou até mesmo quando algum conflito é gerado entre serviços do Google e outros apps. Neste artigo, você irá conferir algumas soluções que podem te ajudar a resolver problemas de funcionamento com o Google Now.

Existe um tópico no fórum do AndroidPIT referente aos problemas relacionados ao comando de voz "Ok, Google". Esperamos que essas três soluções possam ajudar você que está com esse problema ou então que acessou o site em busca de soluções. Antes de mais nada, lembre-se de estar com internet ativa no aparelho (móvel ou Wi-Fi) e reinicie o dispositivo.

1. Verifique as configurações de idioma

Se o "Ok, Google" não estiver lhe respondendo, pode ser que o aplicativo esteja configurado no idioma errado. Se você está no Brasil, usa e fala o idioma português, não tem motivos para você deixar o assistente em outro idioma, como em inglês. O Google Now precisa estar alinhado com o idioma padrão do sistema.

Acesse o Google Now, ou então o aplicativo "Google" e vá até suas configurações. Clique no menu "voz" e na opção "idioma" selecione a linguagem padrão do sistema. Se necessário, baixe o pacote do idioma (o sistema irá alertar você sobre essa necessidade). Vá também no menu "Detecção de "Ok, Google", logo abaixo, e grave uma chamada para o comando usando sua voz.

google now voice problm
Configure o Google Now / © AndroidPIT

2. Verifique o microfone no seu dispositivo

Para esse comando de voz funcionar, o Google Now precisa de acesso ao microfone do dispositivo, que é usado frequentemente para detecção da voz. Primeiramente, tenha certeza que o microfone do seu dispositivo não está com problemas. Ligue para outras pessoas e mande áudios no WhatsApp para tentar diagnosticar se existe algo de errado no hardware.

Agora, com relação às permissões, acesse as "configurações do sistema" e vá até o menu "aplicativos". Encontre um app chamado "Google app" e clique na opção "permissões". Veja se o acesso ao microfone está concedido e faça novos testes com o comando "Ok, Google". Se necessário conceda todas as permissões novamente.

permissoes app google now voice
Conceda acesso ao microfone / © AndroidPIT

3. Desabilite o S Voice do seu Samsung Galaxy

O S Voice, assistente virtual da Samsung, tem sido o responsável por causar algumas interferências no funcionamento do Google Now. O motivo ainda não é claro, mas a existência de dois comandos de voz utilizando o microfone do dispositivo simultaneamente pode ser uma das causas desse atrito. Logo, será necessário desativar o S Voice para que o comando "Ok, Google" funcione corretamente.

Você pode abrir o S Voice na bandeja de aplicativos do sistema, ir até as configurações e escolher a opção "desativar reconhecimento de voz". Você também pode ir até os aplicativos do sistema e remover os dados relacionados à S Voice.

O Google Now está presente no aplicativo Google App, que pode ser baixado na Play Store através do botão abaixo. Se nenhum desses procedimentos não funcionar, opte por limpar os dados deste aplicativo, desinstalar e instalá-lo novamente. Nós explicamos esse procedimento para limpeza de dados no artigo abaixo:

Google Install on Google Play

O Google Now irá recuperar seu histórico de pesquisas e outras informações armazenadas na sua conta do Google após a reinstalação. 

Você já teve problemas com esse comando de voz?

 


O objetivo deste artigo é reunir em um só lugar todas as soluções para os problemas com o comando de voz "Ok, Google". Desta forma, a atualização e republicação desta matéria se fará necessária com o tempo.

132 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

41 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi