Nós usamos cookies em nossos sites. Informações sobre cookies e sobre como você pode se opor ao uso de cookies a qualquer momento, ou encerrar seu uso, podem ser encontradas em Política de Privacidade.

Tudo o que o Google sabe sobre você está nessa ferramenta

Tudo o que o Google sabe sobre você está nessa ferramenta

Podemos dizer que o Google é conhecido por duas reputações. Uma delas é o fato da empresa ser uma das gigantes da tecnologia que oferece serviços de qualidade. Outra é a capacidade da empresa em vender dados privados com fins comerciais. Talvez, o que muitos não imaginam é que tudo o que o Google sabe sobre nós pode se resumir a página que conheceremos a seguir.

Por trás dos serviços tecnológicos está a perversidade

Como mencionei acima, basicamente, o Google tem uma fama de mau e de bom moço ao mesmo tempo. A questão da venda de dados pessoais já foi notícia pelo mundo de todas as formas imagináveis. Por mais que o Google negue e seja firme com algumas políticas de privacidade, é óbvio que uma empresa do tamanho do Big G precisa gerar algum tipo de receita a partir de seus serviços que, por sinal, são basicamente livres e gratuitos.

A estratégia do Google não é muito diferente daquilo que o Facebook faz, e nós percebemos a segmentação dos anúncios quando pesquisamos por algo na internet e somos perseguidos na redes sociais com propagandas sobre o tema. Basicamente, quanto mais essas empresas nos conhecem, mais retorno sobre o que nós gostamos ou temos interesse surgirão como num passe de mágica. 

A página "Minha atividade" é o portal da transparência do Google

Você já deve ter ouvido o termo "Não existe publicidade ruim". Podemos dizer que esse é apenas o lema da ponta do enorme iceberg que está visível para nós, visto que existem muitos segredos submersos nas águas turvas das gigantes da tecnologia. Para criar a publicidade perfeita, nossos hábitos e costumes são essenciais para que possamos ver todos os dias apenas aquilo que nos é relevante.

Aparentemente, o Google quis colocar um fim nessa imagem de explorador de informações e resolveu criar sua versão do portal da transparência. Nele, dados e todo o histórico do usuário são exibidos de forma bem organizada. A página Minha atividade concentra desde buscas no Google até os vídeos que foram reproduzidos e curtidos no YouTube.

androidpit tool myactivit
Ferramenta "Minha atividade" do Google / © AndroidPIT

O mais interessante dessa ferramenta é que ela exibe todas as ações que foram feitas com sua Conta do Google, desde aplicativos e serviços no smartphone até logins em sites e ferramentas usadas em computadores. Na minha guia, por exemplo, eu encontrei as pesquisas que fiz e os vídeos que assisti no YouTube, e tenho certeza que você também irá relembrar algumas coisas que andou fazendo recentemente.

É possível que o Google otimize essa ferramenta, assim, teremos acesso a novas informações ou mais detalhes das que já são exibidas. Um recurso bem legal do "Minha atividade" é a opção de excluir itens da lista, o que provavelmente implicará nos anúncios segmentados que são exibidos para nós pela internet - no que diz respeito as páginas do Google.

Vale lembrar que não é possível desautorizar o Google de salvar suas informações, visto que você concordou com os termos de uso e de privacidade da maioria dos serviços que estão no "Minha atividade".

O que você acha que o Google pretende com a liberação do Minha atividade? Será que a empresa quer colocar um fim sobre a fama de vilão da privacidade ou está tornando suas práticas mais transparentes?

ÚLTIMOS ARTIGOS

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

63 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Nao vejo problema algum. Com tanto que nao me perturbe muito com propagandas e nem divuguem minhas informações.


  • Vocês vivem na matrix e não se dão conta disso...


  • Penso que o Google estão tornando suas práticas mais transparentes mesmo. Sem problemas!
    Vejam por exemplo: Qualcomm, Gemalto...
    Há também os desenvolvedores de Apps principalmente os Antivírus, fabricantes de câmeras para celulares, etc, etc..
    Os sites com suas 'bolachinhas', etc, etc...
    Todos eles estão participando silenciosamente do nosso dia a dia.
    'No Problemo'


  •   22
    Conta desativada 06/07/2016 Link para o comentário

    A primeira coisa que sempre faço é ativar a privacidade ao máximo possível. Mas sei que nunca é o bastante, claro! Com alguma coisa eles sempre ficam!
    Apesar dessa demonstração de transparência (o meu histórico de atividades está vazio!), acho que ainda existe "algo de podre no Reino da Dinamarca"!


  • Esta é renda financeira do Google e a publicidades (quando usuário logar Google e usa Chrome, Gmail,YouTube) e de todos sites que utilizamos vai haver publicidades e não vejo mau nisso, porém não forneço todas informações solicitadas pelo Google, Facebook ou outros sites etc...Os sites brasileiros tem muita liberalidade exemplo podemos ativar adblock (bloqueio de anúncios) e conseguimos ver as notícias normalmente...porém acesse um site Europeu na maioria dos sites Europeus não permite o acesso às notícias...e informa que para ter acesso às notícia e necessário desativar o adblock...fora a lei do esquecimento (alguns países europeus ou maioria deles) que permitem que seus cidadãos solicite ao Google que todos seus dados seja retirado da rede e desautorizar o Google de salvar suas informações..caso Google descumpra a lei leva multa milionária...


  • Vejo nada demais... nada é de graça, vão pensando que vão usar um serviço de qualidade de graça... sabe de nada inocente kkkkkkkk normal


  • interessante, vou fuçar e excluir informação, agora mesmo

    Conta desativada


  •   31
    Conta desativada 05/07/2016 Link para o comentário

    Na minha época o Comissário Gordon usava um farolete para me chamar.

    Conta desativada


  •   31
    Conta desativada 05/07/2016 Link para o comentário

    A invasão de privacidade, mesmo que contratual, para mim é crime e algum dia isso será regulamentado.


    • sem choro... vc assinou o serviço google pq quis, n foi obrigado... tem q pagar pelos serviços dele né


      •   31
        Conta desativada 06/07/2016 Link para o comentário

        Quem tá chorando? Só estou constatando algo que vai acontecer mais cedo ou mais tarde. Com certeza as empresas, principalmente as menores, vão abusar e algo vai ser regulamentado. Pode demorar alguns anos, mas vai acontecer. Eu não estou nem aí se a Google sabe o que eu vejo na Internet. Estou sozinho e não devo satisfação para ninguém. Mas tem gente que já está com medo da esposa...Kkkkkkkk


    •   22
      Conta desativada 06/07/2016 Link para o comentário

      Ou não!
      Talvez piore e fique tal qual o filme "1984"!
      "The Big Brother is watching!" Heheheheh!


  •   76
    Conta desativada 05/07/2016 Link para o comentário

    Se der uma fuçada dá para desabilitar muita coisa. Adeus exterminador!

    Conta desativadaConta desativada


    •   22
      Conta desativada 06/07/2016 Link para o comentário

      Pausar tudo! Heheheheh!
      É a primeira coisa que sempre faço e fiz com o Google. Nada consta lá.
      Ao menos é isso que eles querem que eu acredite!

      "Sinto minha nuca quente, você não? Acho que alguém está a nossa espreita!" He-he!

      Conta desativada


  • brinque com o Big G !!

    Conta desativadaConta desativada


  •   76
    Conta desativada 05/07/2016 Link para o comentário

    Pronto! Todas as minhas atividades estão excluídas. Essa Skynet está cada vez pior. Se eles não tiverem minhas atividades, o exterminador não me encontrará.


    •   31
      Conta desativada 05/07/2016 Link para o comentário

      Dá-lhe Terminator!

      Conta desativada


    • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Conta desativada


    • vai achando que excluindo suas atividades vai estar livre.... jamais sairá dos servidores deles


      •   76
        Conta desativada 06/07/2016 Link para o comentário

        Tá de mau humor também?...kkkkk. Claro que não. Não sou inocente.

        Conta desativada


      •   31
        Conta desativada 06/07/2016 Link para o comentário

        Ele acordou com o pé esquerdo. Está agredindo todo mundo nas respostas... Não fique bravo assim não, Rodrigo. isso dá gastrite...Kkkkkkkkkkk

        Conta desativada


      •   31
        Conta desativada 06/07/2016 Link para o comentário

        Já sei o que houve Girafinha. Você se esqueceu de colocar JK no final de seu comentário e ele não entendeu que era uma brincadeira. escreve isso pra ele, quem sabe se desenhar... Kkkkkkkk

        Conta desativada


      •   76
        Conta desativada 06/07/2016 Link para o comentário

        JK


  • Todas empresas de tecnologia fazem isso

    Conta desativadaConta desativada


  • Pois é o Google sabe tudo, os sites que se navegou, data e tudo mais, todo cuidado é pouco, quando s diz respeito ao big G.

    Conta desativadaConta desativada


  • Sabe ate os filmes que assisto no Netflix, hoje em dia não existe mais privacidade tudo que se faz na internet esta sendo monitorado.

    Conta desativadaConta desativada


  • Ah, Facebook e Apple fazem isso também.


    •   31
      Conta desativada 05/07/2016 Link para o comentário

      E vendem. Tudo isso é comércio. Alguém já parou para pensar como os aplicativos de táxi vivem já que não cobram nada nem do taxista nem do usuário?

      Conta desativada


  • Por isso é bom ler antes de clicar na caixinha do "Li e aceito os termos...." kkkkkkkkkkkkk

    Eu curto esse recurso. É uma mão na roda pra lembrar onde você viu tal coisa na rua, ou o que você consultou e etc.

    Conta desativadaConta desativada


    •   31
      Conta desativada 05/07/2016 Link para o comentário

      Mas, se não clicar não usa.

      Conta desativada


      • Não concorda...
        Vai para o bing...
        opaaaa eles também fazem, só não mostram... kkkk


      •   76
        Conta desativada 06/07/2016 Link para o comentário

        Todo mundo faz. Um exemplo foi colocado acima pelo George C. Tem vários aplicativos que não cobram nada do usuário. Eu mesmo estou aperfeiçoando meu espanhol em um totalmente "gratis" que com certeza está vendendo minha alma para os anunciantes.


  • Na minha opinião, como é um registro online, (desculpe por minha ignorância), mas levo pra mim com invasão de privacidade, até porque querendo ou não, sob os direitos de uso dos apps Google, eles meio que impõe ao usuário um falso livre arbítrio onde o código aberto à modificações e personalizações do usuário, escondem um grande espião analizando cada passo nosso e cada característica da nossa vida, gostos e até caminhos...

    E isso torna um pouco que perigoso até, muitos golpes e crimes são cometidos por pessoas de má índole, por existirem ferramentas como essa e eles conseguirem burlar a privacidade da pessoa e descobrir seus dados pessoais e o que fazem no dia-a-dia.

    Conta desativada


  • Era de se imaginar

    Conta desativada


  • Perversidade? De forma alguma!
    Eles só têm os dados que nós fornecemos.


    •   76
      Conta desativada 05/07/2016 Link para o comentário

      Não concordo. São dados que nós buscamos em sua página e não o que fornecemos. O problema é que eles colocam o contrato e nós temos que aceitar para usar e, como não existe uma alternativa boa a isso, nós aceitamos.


  • Bom, não vejo isso como "perversidade", como descrito na matéria, e sim uma forma do Google entender as necessidades do usuário pra lançar anúncios, que são previamente descritos em termos, e por ser um produto gratuito, senão tiver anúncios, como o Google lucraria? Acho boa essa ferramenta pra observar o que é salvo como dado, e pra poder apagar. Não entendo o porque a mídia joga isso como coisa negativa e o público acata tudo. Quem não quer esse "inconveniente", que não use serviços do Google então. Simples.


    •   76
      Conta desativada 05/07/2016 Link para o comentário

      Mas não vejo como "necessidades" e sim como "entender o caminho para empurrar algo"

      CAV


      • Se você busca por algo do seu interesse, e o Google joga anúncios relacionados àquilo, então são necessidades sim meu caro. Esse empurrar algo, que você fala, são os anúncios que ela fornece espaço pros anunciantes que lhe dão o lucro. Se não quiser ver anúncios, não use, simples.


      •   76
        Conta desativada 06/07/2016 Link para o comentário

        Não estou reclamando deles empurrarem anúncios. Minha empresa gasta muito dinheiro com o Google e o Facebook e tenho excelente retorno com isso. Mas sei que eles estão empurrando meus produtos goela abaixo dos usuários e não estão mostrando as "necessidades". Para mim, necessidades são alimentos, medicamentos, produtos de higiene e flores para minha mulher. Celular, computador, TV e equivalentes são todos supérfluos, por isso são produtos empurrados para o consumidor. Não sei se fui claro no meu ponto de vista, mas é assim que penso.


      • Nossa, o conceito de necessidades que o Google atende, é segundo as suas buscas e uso da web. Ou seja, a necessidade que ele interpreta pro seu uso ou busca. Você, que diz que usa os anúncios deles, deveria saber muito bem, assim como eu uso pra anúncios da empresa dos meus pais.

        Necessidade é uma coisa relativa, posso estar necessitando um carro novo e não um pacote de arroz. ;-)


      •   76
        Conta desativada 06/07/2016 Link para o comentário

        Sim, eu concordo com você nisso, mas o que quero dizer é que eles empurram anúncios que nos convencem a comprar coisas que não necessitamos. Por exemplo, eu tenho o S5 porque acho que ainda não necessito o S7. Porém, entrei no Google para fazer pesquisa de preço para ver se já chegou a um nível aceitável. A partir de então, passei a ser bombardeado com anúncios do S7 onde quer que eu vá. Ou seja, está tentando empurrar algo que não necessito. O que eles querem é que eu compre por impulso. É assim que funciona o mundo publicitário atual. É o tal do Ligue Já, só que eletronicamente.


  •   99
    Conta desativada 05/07/2016 Link para o comentário

    Privacidade nenhuma!
    Sorria você está sendo vigiado 😂

    Conta desativadaConta desativada


    •   76
      Conta desativada 05/07/2016 Link para o comentário

      Continuo dizendo que Google e minha esposa sabem a cor da cueca que estou usando.

      Conta desativada


  • Estamos sendo vigiados

    Conta desativadaConta desativada


  •   85
    Conta desativada 05/07/2016 Link para o comentário

    Espero que não avisem a polícia sobre o meu histórico 😂


  • Sempre apago tudo de todos meus dispositivos. Não acredito que eles não fiquem com nada, mas é o que dá pra fazer... Obrigado por lembrar!

    Conta desativada


    •   85
      Conta desativada 05/07/2016 Link para o comentário

      É tenso mesmo esse armazenamento de informações sobre todos....

      Conta desativada


  • Eu sempre soube que o Google tinha um histórico sobre nós, e acho que ele já que tem quase tudo a respeito dos seus clientes, sirva de espionagem para a CIA, ja que o Estados Unidos gostam de espionar o mundo, por que não usar o Google pra isso ?

    Conta desativada


    •   85
      Conta desativada 05/07/2016 Link para o comentário

      Faz sentido mesmo, mas esse tipo de espionagem é para um bem maior... tem muito louco nesse mundo.

      Conta desativadaConta desativada


  • Eu apenas quero que a Lexa volte a vida na S4, eles sabem disso?

    Conta desativada


  • ainda bem q podemos apagar

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.