Google passa a alertar sobre imagens modificadas para combater fake news

google mobile first indexing
© google

Ler em outras línguas:

Na sua luta contra a propagação de desinformação, o Google irá colocar etiquetas de 'Fact Check' (verificação de fato) em certos resultados de pesquisa no Google Imagens, para identificar fotos enganosas ou de origem duvidosa.

"Fotos e vídeos são uma maneira incrível de ajudar as pessoas a entender o que está acontecendo no mundo. Mas o poder da mídia visual tem suas armadilhas - especialmente quando há perguntas em torno da origem, autenticidade ou contexto de uma imagem", escreveu o Google em um post de blog detalhando o dispositivo na segunda-feira, 22 de junho.

Assim, esta função de verificação de fatos no Google Imagens se baseia nos mesmos algoritmos utilizados para a verificação de fatos na Pesquisa do Google e nos resultados da pesquisa do Google News, como explica a Mountain View.

O gigante da pesquisa irá colocar uma etiqueta na miniatura de uma imagem no Google Imagens (logo após a legenda da imagem). Quando você clicar na imagem e amplia, um resumo será exibido abaixo com as notícias falsas que a imagem deseja propagar, com correção ou a explicação.

Verificação de fatos por "fontes independentes e confiáveis"...

Ao ter a sua etiqueta Fact Check, o Google não irá ele próprio verificar fotos enganosas. Ele irá "simplesmente" (não é assim tão simples) usar um algoritmo que irá extrair de fontes que o Google considera confiáveis.

Mountain View explica que só serão utilizadas "fontes independentes e confiáveis que cumpram os nossos critérios". Estas fontes são baseadas no ClaimReview, um método utilizado pelos editores para indicar o seu conteúdo de verificação de fatos aos motores de busca.

No seu exemplo muito simplista, com a imagem de um tubarão nadando no centro de Houston, o Fact Check funciona sem qualquer problema.

sharksswimming.max 1000x1000
Fact check / © Blog do Google

Mas vamos pensar em casos mais complexos, como a imagem de um manifestante espancado por policiais, ou de um policial linchado por manifestantes.

É comum que estas imagens sejam posteriormente retiradas do contexto vários anos após terem sido capturadas.

O objetivo é derrubar o equilíbrio da opinião pública em favor de um lado ou de outro de um conflito social. Embora a imagem de um tubarão nadando na cidade possa ser avaliada pelo senso comum, a distorção de confirmação criada por uma foto de um linchamento no meio de uma demonstração é muito mais complexa.

Portanto, só temos de ver o quão confiável este algoritmo é. O Google anunciou que ele estaria disponível imediatamente.

Fonte: Google Blog

Artigo seguinte
3 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 73
    Jairo rios 24/06/2020 Link para o comentário

    Medida interessante


  • Douglas Charles Cunha 41
    Douglas Charles Cunha 24/06/2020 Link para o comentário

    Será que se eu buscar algumas imagens de um certo filme documentário (Democracia em vertigem da Petra Costa), que mostra imagens manipuladas de terroristas mortos o Google vai dizer que as imagens são verdadeiras?


    • Edson F. 7
      Edson F. 24/06/2020 Link para o comentário

      Douglas Charles Cunha, vou pesquisar depois que assistir este documentário.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.