O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 38 Compartilhado 12 Comentários

Google demonstra mais preocupação com a bateria dos smartphones Android

De que adianta um smartphone cheio de funcionalidades, se não pudermos contar com elas por mais de 10 horas durante um dia inteiro? A Google parece ter mirado no horizonte e enxergado o óbvio: é preciso otimizar a autonomia da bateria dos smartphones. Com base no gasto de energia da tela de um dispositivo móvel, a Google registrou uma patente que permite ao sistema Android analisar a “vida” da bateria de um telefone e alterar as especificações da tela para manter o smartphone ativo por mais tempo.

Nexus teaser
Google coloca o sistema operacional Android para trabalhar em em prol da bateria dos smartphones Android. / © AndroidPIT

À primeira vista, o funcionamento desta função parece animador. Chamado de Power saving techniques for battery-powered computing devices - Técnicas de economia de energia para dispositivos de computação alimentados por bateria - age da seguinte forma: dependendo da quantidade de bateria restante, o sistema operacional irá alterar as especificações da tela com o objetivo de diminuir o montante de energia absorvida pelo display desabilitando, por exemplo, animações de trocas de tela. Se a bateria estiver extremamente baixa, o sistema operacional pode até diminuir a resolução do display.

Confira dicas de como economizar a bateria do seu smartphone Android no Fórum do AndroidPIT.

Por exemplo, uma vez desligadas animações e efeitos, alivia o processador e o chip gráfico. Para fazer isso, o dispositivo pode reduzir automaticamente a sua resolução de tela, por exemplo, de 1080p para 720p. Em um terceiro momento, então, até as cores que representam a exibição OLED podem ser limitadas ao preto e ao vermelho.

bateria google
Patente sobre "Técnicas de economia de energia para dispositivos de computação alimentados por bateria". / © AndroidPIT

Não sei se esta melhoria veio inspirada na linha MAXX da Motorola ou na experiência da Google com dispositivos próprios e, certamente, é o início de uma mudança de mentalidade, visto que se tira a responsabilidade de aumentar a vida útil de um smartphone apenas aumentando a carga de energia da bateria. Ao que tudo indica, veremos a nova feature na próxima versão da linha Nexus.

E aí, a bateria do seu smartphone já te deixou na mão pelo menos quantas vezes em um dia? Deixe-nos saber nos cometários abaixo.

Confesso que fiquei três vezes sem bateria em um mesmo dia, claro que estava estressando ao máximo meu smartphone, mas três vezes é demais!

Fonte: Google

38 Compartilhado

12 Comentários

Escreva um comentário:

  • voce nao quer te problema com bateria compra o razr max sem duvida a melhor bateria do mundo.


  • ja tive varios aparelhos e para mim o grande vilao de consumo de bateria e o (3G) esperimentem ultilizar o 2G a bateria vai durar mais horas. os fabricante deveriao projetar aparelhos com baterias mais potentes nao inportariamos se os aparelhos ficasem mais pesados ou mais grossos mais que dura-se 24 horas . quem lenbra do famoso. .ultra tak da motorola. que agente poderia comprar aquela bateria grossa para ultilizar por mais horas e todo mundo era feliz.


  • Vocês estão reclamando que a bateria dura "só" 12h.
    E se eu falar que a bateria do Galaxy 551 dura QUATRO HORAS (com o brilho no mínimo e tudo desativado)?
    Eu deixo ele quase 24h na tomada, pra não ficar sem telefone.

    Quando o comprei, cheguei a troca-lo na loja achando que era defeito.
    Mas o outro veio igual.
    Já comprei baterias reserva, e elas têm o mesmo problema.

    O Galaxy 551 do meu irmão também dura só umas 4~5h.
    Não sei nem pq essa porcaria sai de fábrica. Isso devia ser proibido.


  • O problema do meu tablet não é a bateria, mas sim a memória, porque depois de 1 hora ele esquece que foi carregado xD


  • Eu tenho grandes dúvidas se realmente comprei um celular ou um telefone com fio. Se eu assistir vídeos por 2 horas ele já acusa bateria fraca; sem contar que a resolução é a menor possível sempre, 320x240.
    Todo dia boto pra carregar por uma hora antes de ir pra escola (6 horas da manhã) mesmo que tenha 60% e quando são 11 horas da manhã, ele já pede tomada. Novamente, acho que comprei um telefone com fio ao invés de um celular.


  • A autônoma da bateria do meu tablet dura um dia inteiro sem problemas. Com todas as opções habilitadas


  • com meu uso normal consigo ficar o dia todo sem me preocupar, no meu Symbian é um dia e meio, no meu Android um dia. isso fazendo uso igual nos dois, musica, internet e jogos. mais a maior diferença é quando não estou usando, meu Android dura no máximo 2 a três dias, o meu Symbian dura uma semana, até esqueço que tenho que carrega-lo. uso os dois pois um é de uma operadora e o outro de outra ai preciso usar os dois, fazendo isso vemos uma diferença muito grande de consumo.


  • No meu Motorola Razr Maxx eu chego a usufruir dele por até 16 horas usando economia inteligente que ativa as smartactions quando chega aos 50% de nível de bateria. Um máximo, agora eu passo o dia conectado sem me preocupar tanto com a duração da bateria, o que antes era a minha maior preocupação com o Optimus Black da LG.


  •   60

    depois da última atualização o meu s2 lite dura 14hrs , quatro a mais que a versão anterior, sem mudar minha rotina de uso.


  • O meu nexus 4 não passa de 12 horas sem carga... já me deixou na mão algumas vezes...


  • Consegui fazer a bateria do meu Nexus 4 durar "1d 18hs". Não sou usuário de jogos, mas como tenho um plano de dados muito bom, fico com o 3G/Dados sempre ligado, acesso bastante Twitter, mensagens e faço ligações normalmente. O que eu usei: o app "Lux Dash" para o controle de luminosidade dinâmico da tela, deixo sempre no mínimo de brilho sem perder a qualidade das cores, defini como brilho máximo em 80%, para ambientes muito claros, p.ex. Também desativei todos apps "BootAuto e BootStartup" que não precisassem ficar na memória, somente apps de sistema e widgets. Além de somente ligar GPS, Bluetooth e WiFi quando necessário. Antes minha bateria durava 14hs.


  • 2 quase todos os dias :/
    galaxy mini

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi