O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 7 Compartilhado 11 Comentários

Google registra patente com o objetivo de combater a pirataria na Play Store

O Google registrou uma patente com o objetivo de manter os aplicativos piratas fora de Google Play. Ao realizar a análise de um aplicativo enviado para a loja, um mecanismo irá verificar se ele contêm significativo conteúdo copiado do código de programação de outro aplicativo. Isso evitaria, por exemplo, os muitos softwares similares no market Android.

Google Play Store apps fora da loja
Google aumentará ainda mais a segurança na Play Store! / © AndroidPIT

Quando estive no Brasil, pude conversar com um representante da Google Brasil e, se existe uma coisa da qual pude ter certeza é a de que a Play Store é segura. Dito isso, fica claro que o registro deste sistema para o combate à pirataria no loja do Android é apenas mais um dos tantos esfoços da companhia para garantir os direitos dos desenvolvedores.

Em um caso bastante recente, vimos uma infinidade de apps muito semelhantes ao Flappy Bird serem disponibilizados na Play Store. Também conhecidos por "clones", estes apps são frequentemente projetados para tirar proveito do sucesso destes softwares e acabam se aproveitando da popularidade dos mesmos para gerar receitas de publicidade em cima do código dos mesmos. 

Agora, de acordo com este pedido de patente, o novo mecanismo de controle deve ajudar a empresa a manter o conteúdo pirateado ou clonado fora da sua loja. O sistema em si é bastante complexo, mas a forma como ele funciona é relativamente simples de explicar.

Primeiro de tudo, a patente do Google requer uma base de dados de referência de todos os aplicativos autorizados e conhecidos, que já foram enviados para o Google Play por desenvolvedores legítimos. Em seguida, ela compara o aplicativo submetido ao conteúdo do seu banco de dados, a fim de encontrar códigos ativos que já tenham sido utilizados anteriormente.

google patente pirataria play store
Passos para detectar um app pirata/clonado. / © Google Patente

De acordo com a patente, o sistema não irá comparar os aplicativos apresentados em sua totalidade, em vez disso, vai buscar no código executável, nos arquivos de dados, nas imagens e arquivos de áudio que aparecem em aplicativos já existentes na loja. Com base nisso, o referente app receberá uma classificação de similaridade.

google patente pirataria app
Esboço do sistema de filtragem e reconhecendo de apps ativos de confiança. / © Google Patente

No entanto, o Google reconheceu que uma abordagem de varredura como essa poderia causar problemas. Por isso, como muitos aplicativos utilizam o código-fonte aberto (open source) ou imagens disponíveis gratuitamente ou bibliotecas de áudio, a gigante das buscas informou que vai usar um sistema de filtragem para evitar que estes apps legais sejam penalizados.

E aí, o que você achou desta iniciativa? 

Via Torrent Freak Fonte: Google

7 Compartilhado

11 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi