O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 13 Compartilhado 86 Comentários

Essa função vai proteger ainda mais seu Android. Saiba como usá-la

O Google tem se esforçado para fazer com que o Android seja uma plataforma cada vez mais segura. Um bom exemplo disso é o recurso Google Play Protect, anunciado no último Google I/O, como uma função que reforçará a segurança do Android 8.0. Acontece que, felizmente, essa função está chegando para outras versões do sistema. Neste artigo eu ensino você a usá-la e também a entender um pouco sobre seu funcionamento.

O Google Play Protect é uma espécie de antivírus nativo do Android, e tem como objetivo principal escanear os aplicativos da Play Store que estão instalados no seu dispositivo. Esse trabalho de verificar o comportamento dos apps é feito em segundo plano diariamente e de forma automática. Tudo o que você precisa fazer é manter este recurso ativado nas configurações de segurança.

Antes que você abra o painel de segurança e busque pelo Google Play Protect no seu smartphone, saiba que é preciso manter o Google Play Services devidamente atualizado. O Services é um serviço - ou API para os íntimos - que gerencia os processos de autenticação do aparelho com serviços disponíveis na Play Store. Basicamente, essa foi a forma que o Google encontrou para adicionar pequenos recursos no sistema sem que o usuário precise esperar por uma grande atualização do fabricante do dispositivo.

É claro que existem outras vantagens em usar o Play Services em nossos smartphones. Contudo, o que você precisa fazer agora é atualizá-lo para ativar o Google Play Protect:

Serviços do Google Play Install on Google Play

Como usar o Google Play Protect

Como disse anteriormente, o Google Play Protect faz o escaneamento de todos os aplicativos da Play Store, incluindo aqueles que estão instalados em nossos aparelhos. Segundo o Google, o recurso analisa o comportamento de 50 bilhões de aplicativos e jogos diariamente ao redor do mundo. Se encontrado algum vírus, malwares ou comportamento suspeito, o usuário é alertado imediatamente.

Para ativá-lo, vá até: Configurações do sistema> Google> Segurança. Lembre-se que essa função pode não estar disponível no seu smartphone agora, visto que o Google está liberando o Google Play Protect aos poucos. Se o mesmo não estiver disponível, recomendo que você mantenha o Play Services ativado e espere um pouco mais.

google play protect
Recurso Google Play Protect / © AndroidPIT

As versões mais recentes da Play Store sinalizam na seção de downloads e de cada aplicativo se o mesmo foi verificado pelo Google Play Protect. Além de verificar apps, o Protect também monitora links maliciosos acessados a partir do Google Chrome, incluindo APKs baixados.

Devemos ter em mente que o Protect pode ficar meses sem enviar alertas, visto que alguns problemas encontramos em aplicativos da Play Store são tratados antes mesmo de você instalá-los em seu smartphone. Além disso, a loja do Android conta com um sistema de proteção próprio que elimina possíveis spywares. Logo, o Play Protect pode ser especialmente vantajoso para quem baixa conteúdo de fora da loja ou clica em anúncios internos que são suspeitos.

Encontrou o Play Protect no seu Android? O que acha da proposta do app?

13 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

86 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi