Em 2018, Google Play vai exigir apps otimizados para versões mais recentes do Android

Play store ANDROIDPIT
© nextpit

Em seu blog para desenvolvedores, o Google fez alguns anúncios importantes sobre as políticas que os desenvolvedores terão de seguir daqui para frente para continuar a publicar seus apps na Google Play Store. A primeira mudança é que a partir de agosto de 2018 todos os novos apps precisarão ter como alvo o Android Oreo, e que a partir de novembro de 2018 as atualizações de apps existentes precisarão fazer o mesmo.

Diz o Google:

  • No segundo semestre de 2018, a Play exigirá que os novos aplicativos e as atualizações de aplicativos atinjam o nível mais recente da API do Android. Isso será necessário para novos aplicativos em agosto de 2018 e para atualizações de aplicativos existentes em novembro de 2018. Isso tudo é para garantir que os aplicativos sejam criados para as últimas APIs, otimizadas em segurança e desempenho.
  • Em agosto de 2019, a Play exigirá que as novas atualizações de aplicativos e aplicativos novos com bibliotecas nativas forneçam versões de 64 bits, além de suas versões de 32 bits.
  • Além disso, no início de 2018, a Play começará a adicionar uma pequena quantidade de metadados de segurança em cima de cada APK para verificar ainda mais a autenticidade do aplicativo. Você não precisa tomar nenhuma ação para esta mudança.

Pode não estar claro, mas é mais um passo largo do Google para tentar frear a fragmentação do Android. Todos as mudanças parecem legais do ponto de vista do usuário, mas um possível efeito colateral deve aparecer no mercado: o que será das fabricantes que demoram anos para atualizar seus smartphones e da prática de vender novos dispositivos móveis com versões antigas do Android? Bom, então esse é um efeito colateral bom.

Ao forçar os desenvolvedores a pensarem na última versão de API do sistema operacional, atualmente conhecida como Android Oreo, o Google obriga (ou quase isso) os desenvolvedores e as fabricantes a correrem com o update, pois a partir do ano que vem, novos aplicativos ou atualizações de apps existentes não serão aceitos na loja do Android se não tiverem como alvo a versão mais recente do Android. Mesmo que os apps ofereçam compatibilidade com as versões anteriores, o foco vai ser o Android Oreo. O raciocínio é fácil: aplicativos desenvolvidos para uma versão antiga do software não fazem uso dos recursos mais recentes do Android e são menos seguras por isso.

Isso tudo quer dizer que quando o seu smartphone não conseguir executar um aplicativo que você deseja, porque o software é velho, você certamente vai notar. Logo, as fabricantes que vendem aparelhos com versões antigas ou esquecem de atualizar também não terão acesso a aplicativos novos ou recém-atualizados, bem como seus usuários.

Dureza. Quem sabe assim as fabricantes colaboram para diminuir a fragmentação do Android, não é mesmo?

E você, gostou das novidades futuras da Google Play Store?

 

Artigo seguinte
64 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 14
    Gabriel Paes 22/12/2017 Link para o comentário

    ai quem sabe nao mudam esse visual ultrapassado desse app......


  • Ralf Alencar 34
    Ralf Alencar 21/12/2017 Link para o comentário

    A Google sempre promete que vai melhorar a loja, mas só acaba mudando o design mesmo. Eu quero uma melhor curadoria de apps.

    DanielConta desativadaAgnaldoNeto Castro


    • Neto Castro 52
      Neto Castro 21/12/2017 Link para o comentário

      Apps melhores, bem otimizados e bem lapidados!

      DanielAgnaldo


    • Daniel 70
      Daniel 22/12/2017 Link para o comentário

      Se tratando de uma loja virtual que abrange o sistema mais usado no mundo, a Google play carece de muito mais atenção.


  • 12
    Paulo Freitas 21/12/2017 Link para o comentário

    Vou te falar, eu uso android mas no quesito qualidade dos apps, perde feio pro ios e enquanto o google priorizar a quantidade ao invés da qualidade nunca vai alcançar a excelência

    Conta desativada


  • Oráculo 12
    Oráculo 21/12/2017 Link para o comentário

    Vou resumir o que eu li: Google vai exigir o desenvolvimento na última versão do Android para fazerem os trouxas comprarem um celular por ano.

    " Segundo renomados especialistas, até o Android 5 roda todos os Apps e Jogos que o Android 8 roda. Isso faz com que os usuários não comprem novos aparelhos. A Google parece querer seguir o modelo Apple, da não compatibilidade de novos Apps sem ter a última versão do sistema, mesmo que o App seja uma calculadora, ou um app de pum. Segundo ela, os desenvolvedores tem focado nas versões anteriores do Android por maiores vendas, pois 90% da população não tem o Android atualizado ou um aparelho top de linha do ano. Segundo o Google, já está na hora de iniciar uma maior obsolescência programada de software, visto que aparelhos tops de até 4 anos ainda rodam jogos e Apps atuais, culpa dos desenvolvedores que não desenvolvem na última versão ou aumentam os gráficos/ tecnologias. A Samsung disse ser a favor da nova política, pois assim poderá vender um Galaxy de entrada por ano e nunca mais atualizar. A Micro$oft disse também ser a favor, pois o Bill Gats está precisando de dinheiro para pagar o condomínio. Mark Zuckerberg disse também aprovar a iniciativa, pois assim o código bugado do Facebook poderá rodar melhor em aparelhos mais poderosos, graças a obsolescência programada. "

    Lígia B.


    • Fernando Machado 2
      Fernando Machado 23/12/2017 Link para o comentário

      O usuário intermediario pode ate saber que a google que "sera a culpada" do app da moda não rodar no celular dele, mas o usuario leigo, que é a maioria das pessoas, iram colocar a culpa na fabricante, logo a fabricante que não atualizar o sistema tem muito a perder com isso, pois para o usuario leigo, o celular da fabricante X é uma porcaria por não ser compatível com nada.


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 21/12/2017 Link para o comentário

    ótimo saber disso... tá na hora que começar a fiscalizar mais os apps

    Neto Castro


  • Rogerio Droid Tec 47
    Rogerio Droid Tec 20/12/2017 Link para o comentário

    deveria dar uma olhada nos apps inuteis tbm

    Neto CastroConta desativadaLígia B.


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 20/12/2017 Link para o comentário

    Muito bacana essa inciativa, agora, e quanto aos dispositivos mais antigos??


  • Sidney 72
    Sidney 20/12/2017 Link para o comentário

    Vejo que logo logo o povo que reclama da fragmentação vai passar a reclamar que precisa trocar o aparelho porque os apps não são mais suportados pelos antigos. Isso não vai ser nada bom para o usuário.
    Alguém acha que os fabricantes vão se matar para atualizar os aparelhos? Vão sonhando. Eles vão incentivar a trocar por um com a versão mais recente do Android.

    Neto CastroConta desativadaAgnaldo


    • Neto Castro 52
      Neto Castro 21/12/2017 Link para o comentário

      Olha até que seria interessante se rolar um incentivo para a troca! Tipo "pegamos seu aparelho antigo por 50% do valor do novo escolhido"! Quem tiver a melhor oferta leva os clientes! Porque queira ou não muitas peças dos nossos smartphones são recicláveis!I Vai ser menos trabalhoso do que atualizar tudo!


  • Deivis Schuman 124
    Deivis Schuman 20/12/2017 Link para o comentário

    Espero mesmo muita mudança na Playstore!
    Além de uma boa faxina, precisa de mais informações tbm!

    Neto CastroConta desativadaDanielDanielAgnaldo


    • 61
      Agnaldo 20/12/2017 Link para o comentário

      Acho que o Google podia aplicar um filtro de qualidade no play Store e banir imediatamente os aplicativos que tentam imitar o original, fechar o cerco naqueles muito mal avaliados pelos usuários e com descrições confusas e incompreensíveis.

      Ou pelo menos colocar um ✅ (check) na frente do nome para mostrar que o desenvolvedor e confiável e o app original.

      Marcelo Roder FerreiraJuliana N.Deivis SchumanConta desativadaLígia B.DanielSidneyDaniel


      • Daniel 17
        Daniel 20/12/2017 Link para o comentário

        Perfeito!!!

        Deivis SchumanSidneyAgnaldo


      • Sidney 72
        Sidney 20/12/2017 Link para o comentário

        Essa de ranquear o desenvolvedor seria uma ótima coisa. Poderia ter uma nota para ele. Todos tomariam cuidado e não colocariam qualquer porcaria na play.

        Marcelo Roder FerreiraConta desativadaDeivis SchumanAgnaldo


      • 61
        Agnaldo 20/12/2017 Link para o comentário

        E eu já ia me esquecendo do "se for bom dou mais estrelas" que também deve sumir além de ser irritante ainda prejudica a avaliação de um app que talvez seja bom e fica com nota baixa.

        Por min os usuários só poderiam comentar após baixar o app.

        Marcelo Roder FerreiraJuliana N.Neto CastroDeivis SchumanConta desativadaLígia B.Sidney


      • Sidney 72
        Sidney 20/12/2017 Link para o comentário

        Não gosto de xingar ninguém, mas não parece que esse povo que faz isso tem problemas mentais?

        Marcelo Roder FerreiraAgnaldoNeto CastroDeivis SchumanConta desativadaLígia B.


      • Lígia B. 31
        Lígia B. 21/12/2017 Link para o comentário

        Eu odeio profundamente esses comentários do tipo "se for bom dou mais estrelas". Que coisa mais inútil!

        Marcelo Roder FerreiraAgnaldoNeto CastroDeivis SchumanConta desativadaSidney


    • Daniel 70
      Daniel 20/12/2017 Link para o comentário

      Play store carece de mudanças! E aquela limpezona de final de ano? Faz aí, Google.

      Lígia B.Neto CastroDeivis SchumanSidneyAgnaldo


  • Gilglauber Simoes 16
    Gilglauber Simoes 20/12/2017 Link para o comentário

    Ótima notícia. Pra quem tem Android antigo, pra mim não vai fazer diferença, já tenho garantido o Oreo em breve,no meu Z2

    Deivis Schuman


    • Neto Castro 52
      Neto Castro 21/12/2017 Link para o comentário

      Se seu Z2 for igual de um amigo aqui, logo você vai querer jogar ele na parede!


  • Daniel 70
    Daniel 20/12/2017 Link para o comentário

    Facebook e cia que se cuidem, oque não falta na Play é aplicativo mal otimizado.

    Neto CastroDeivis SchumanConta desativadaSidneyAgnaldo


    • Sidney 72
      Sidney 20/12/2017 Link para o comentário

      É verdade. Se fossem banir os aplicativos ruins teriam que começar pelo facebook

      Conta desativadaDanielNeto CastroDeivis Schuman


      • Neto Castro 52
        Neto Castro 21/12/2017 Link para o comentário

        Kkkk! Quanta raiva brother! É Natal! Jingle Bell, Jingle Bell...

        SidneyDaniel


      • Daniel 70
        Daniel 21/12/2017 Link para o comentário

        Kkkkkkk nem no Natal eu esqueço desse facebug.. 😅😛

        SidneyConta desativadaNeto Castro


  • Neto Castro 52
    Neto Castro 20/12/2017 Link para o comentário

    Gostei! Mas o pessoal do Marshmallow e Nougat também poderiam fazer parte disso obrigatoriamente!

    Deivis SchumanSidneyDanielAgnaldo


    • 61
      Agnaldo 20/12/2017 Link para o comentário

      Bom pelo que entendi os aplicativos não deixarao de ter suporte às versões anteriores mas sim serão obrigados a dar suporte aos novos recursos do óreo.

      Neto CastroDeivis SchumanMarcelo Emery Freitas


      • 9
        Marcelo Emery Freitas 20/12/2017 Link para o comentário

        Na verdade, eles terão que ser desenvolvidos sobre a API do Oreo, mas não deixarão de ter suporte a versões anteriores (pelo menos as mais recentes). A mesma coisa com a exigência dos 64 bits, isso não vai tirar o suporte para processadores 32 mas sim obriga aos desenvolvedores a dar suporte para seus APPs rodarem em modo 64 nativo em processadores 64, hoje o que acontece é que os APPs rodam nos processadores 64 em modo de compatibilidade 32 bits.

        Neto CastroDeivis SchumanAgnaldo


      • Sidney 72
        Sidney 20/12/2017 Link para o comentário

        Não sei não. A obrigatoriedade é para o Oreo.

        Deivis SchumanAgnaldo


      • Neto Castro 52
        Neto Castro 21/12/2017 Link para o comentário

        A ta! Entendi!

        Agnaldo


  • 13
    Araken B. 20/12/2017 Link para o comentário

    Estou sentindo o cheiro da Apple


  • 33
    Luiz Henrique 20/12/2017 Link para o comentário

    Traduzindo, serão otimizados para menos de 1% dos usuários, o restante que são abandonados na barca com versões defasadas é que vão se lascar.

    SidneyMarcelo Emery Freitas


    • 9
      Marcelo Emery Freitas 20/12/2017 Link para o comentário

      Não é bem assim, os apps continuarão a oferecer suporte as versões antigas e processadores 32 bits como eu disse acima, o que muda é que eles terão que ser produzidos com o foco principal no Oreo e versões posteriores, mas continuarão em modo compatibilidade com as versões anteriores do Android.

      Agnaldo


      • Sidney 72
        Sidney 20/12/2017 Link para o comentário

        Onde você viu isso? Acho que a obrigatoriedade é só o Oreo. Ninguém vai se preocupar com os antigos.


      • 9
        Marcelo Emery Freitas 21/12/2017 Link para o comentário

        Claro que vão, a base instalada é 99% toda de dispositivos rodando versões anteriores ao oreo, seria um tiro no pé se simplesmente esquecessem esses dispositivos. Com isso a Google estaria abrindo as portas do mercado para outro sistema operacional como Windows Phone, etc... Os aplicativos vão ser focados no oreo e suas APIs mas sem perder de imediato a compatibilidade com as versões anteriores, isso vai levar um bom tempo. O que a Google está exigindo é simplesmente que usem as versões mais recentes do SDK de desenvolvimento.


      • 33
        Luiz Henrique 21/12/2017 Link para o comentário

        Não vão perder a compatibilidade, mas com certeza passarão a vir com recursos limitados, travando, dando erro e consumindo bem mais do aparelho, visto que estão otimizados para a versão mais nova. Não que a Google esteja errada, mas já que não consegue resolver o seu problema de fragmentação que pelo menos exija otimização para a versão mais utilizada (geralmente a penúltima e antepenúltima).


      • 20
        guilherme1181 27/12/2017 Link para o comentário

        Oque é certo né.
        O usuário que tem o sistema mais atualizado que deve ter melhor desempenho não ao contrário como acontece hoje.
        Onde os apps são feitos pensados nas versões antigas.
        Isto fica claro q msm com o sistema de permissões ja estando ai, muitos apps ainda não funciona c vc não ser todas permissões.
        Mas sinceramente com isto eu acho q vou para o IOS.
        Pois as fabricantes atualiza na maximo uns 2 a 3 anos isto as versões top.
        Não vou ficar sem suporte pq o desenvolvedor não é bobo, sabe que a maior base é de versões antigas.
        Mas prevejo mais bugs e apps consumindo mais em versões antigas.


  • @rickvergilius 21
    @rickvergilius 20/12/2017 Link para o comentário

    Já passou da hora da Google tomar as rédeas sobre esse assunto. Um dos apps mais ridicularizados com toda essa fragmentação é o Instagram, onde não conseguimos tirar bons proveitos da câmera, sendo em fotos ou filmagens, sem que a foto fique uma bosta total. Vamos ver se assim alguma coisa melhora. Mas achei uma sacanagem a própria empresa dona do Android forçar apenas na versão Oreo do sistema. Não precisamos ir tão longe. Será que os usuários das versões Nougat, Marshmallow não merecem essa melhoria? Fica aí a dúvida.

    SidneyMarcelo Emery Freitas


    • 9
      Marcelo Emery Freitas 20/12/2017 Link para o comentário

      Na verdade o Instagram não tem haver com a fragmentação do sistema, mas sim com Hardware, a quantidades de câmeras de fabricantes diferentes com drivers diferentes sendo utilizadas nos diferentes aparelhos. Quantos aos apps serem desenvolvidos para o Oreo e a questão dos 64 bits veja uma resposta minha logo acima.

      Sidney


      • Sidney 72
        Sidney 20/12/2017 Link para o comentário

        Para mim tanto faz. O Instagram é algo que uso só de vez em quando e nem ligo se ele não funcionar.


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 20/12/2017 Link para o comentário

    ainda bem... apesar de ser tarde

    Neto CastroConta desativadaDeivis SchumanAgnaldo


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 20/12/2017 Link para o comentário

      Pois é já era pra ter!

      Victor LimaAgnaldoNeto Castro


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 20/12/2017 Link para o comentário

      Pois é já era pra ter!

      Victor Lima


    • Neto Castro 52
      Neto Castro 20/12/2017 Link para o comentário

      Ainda da tempo! Só vão ter muito trabalho e uma galera vai ser prejudicada! Espero que isso não queime o filme do Android!

      Victor LimaSidney


  • 2
    Cláudio Correa 20/12/2017 Link para o comentário

    Acabou o Giganime...

    Deivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 20/12/2017 Link para o comentário

      ^^


  • Cristiano A. 33
    Cristiano A. 20/12/2017 Link para o comentário

    Vamos aguardar então como andarão essas atualizações nos próximos anos porque só veremos melhora efetiva em relação a isso de forma completa só lá pra 2020. Mas é realmente um importante passo em busca da unificação do sistema.

    Neto Castro


  • 4
    Vyctor Leal 20/12/2017 Link para o comentário

    "no início de 2018, a Play começará a adicionar uma pequena quantidade de metadados de segurança em cima de cada APK" será que são metadados apenas de segurança mesmo? Sei não hein...


  • 84
    Conta desativada 20/12/2017 Link para o comentário

    kkkk o que era pra ser desde o inicio so começara em 2018 ainda

    Neto CastroConta desativadaAgnaldo


    • 20
      guilherme1181 27/12/2017 Link para o comentário

      Praticamente 2019. Kkkkkk
      É uma piada msm


  • Bill Machinne 21
    Bill Machinne 20/12/2017 Link para o comentário

    Demorou pra fazer isso

    Neto Castro


  • 61
    Agnaldo 20/12/2017 Link para o comentário

    É isso aí Google mais um passo para o futuro

    Neto CastroConta desativada


  • Ilan E. 40
    Ilan E. 20/12/2017 Link para o comentário

    Seria bom que a Google retirassem apps que degradam o desempenho do aparelho (Facebug).

    Conta desativadaDeivis SchumanAgnaldo


    • 61
      Agnaldo 20/12/2017 Link para o comentário

      E os apps falsetas de origem e qualidade duvidosa

      Conta desativadaDeivis Schuman


      • Ilan E. 40
        Ilan E. 20/12/2017 Link para o comentário

        Os antivírus,e fakes de muitos apps originais.

        Conta desativadaDeivis SchumanConta desativadaAgnaldo


      • 61
        Agnaldo 20/12/2017 Link para o comentário

        É mesmo o que não falta é app do tipo "cleaner" "RAM otimizador" "blá blá blá security" etc

        Conta desativadaDeivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 20/12/2017 Link para o comentário

      Precisa é de uma verdadeira faxina

      Agnaldo


  • Anderson Batista 10
    Anderson Batista 20/12/2017 Link para o comentário

    Ótimo, tem muito lixo na PlayStore.

    Deivis SchumanNeto Castro


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 20/12/2017 Link para o comentário

      E como tem


  • 47
    Conta desativada 20/12/2017 Link para o comentário

    Deve exigir compatibilidade tb com os novos formatos de tela...app 32bit é uma tendência acabar, o iOS já está fazendo isso

    SidneyDeivis SchumanNeto CastroConta desativadaAgnaldoConta desativada


    • 61
      Agnaldo 20/12/2017 Link para o comentário

      Tem toda razão não adianta nada ter 18:9 com faixas pretas na lateral

      SidneyDeivis SchumanNeto CastroConta desativadaLucas Leite


      • Deivis Schuman 124
        Deivis Schuman 20/12/2017 Link para o comentário

        Sim acho que tudo que é 32bit vai acabar com o tempo

        SidneyAgnaldo


    • 20
      guilherme1181 27/12/2017 Link para o comentário

      IOS avisa o usuário que o app ta rodando em 32 bits. E que por isto pode ter um desempenho mais baixo.
      Isto so com os apps que ja estava na loja.
      Pq hoje todos apps tem que ser lançados ja em 64bits nativamente.
      A Apple é muito mais organizada que a Google.
      Alem de exibir um padrão nos apps do IOS.
      No Android é uma porcaria.
      Apps com aparência de android 2.3
      Propagandas saltando na sua tela a cada click.
      Google tb precisa fazer uma limpa de apps copia, apps de baixa qualidade, apps com descrições confusas.
      Alem de permitir comentários apenas depois de baixados.
      Kkkkk podem criar uma regra para não aceitar a merda do comentário
      Vou testar c for bom dou mais estrelas.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.