Projeto Treble: Google quer deixar as atualizações do Android mais fáceis

Android O Hero
© nextpit

Pouco antes do Google I/O 2017, a gigante das buscas anunciou o Project Treble (Projeto Triplo), que chegará junto com o Android O. Essa melhoria pretende tornar as atualizações do Android mais fáceis (não necessariamente mais rápidas), posto que poderão acontecer sem a otimização do SoC pelas fabricantes. Para tanto, a Google desenvolveu uma interface alternativa.

Como usuário do Android, você sabe que as atualizações do sistema operacional têm um longo caminho a percorrer antes de chegar até o seu celular, certo? Do Google até os fornecedores dos componentes internos dos dispositivos (como a Qualcomm ou a MediaTek), para o desenvolvimento e teste de firmware pelas fabricantes e operadoras de telefonia móvel (Vivo, TIM, Oi e Claro), e este processo pode demorar até seis meses ou mais. Abaixo, você vê um infográfico que mostra como as atualizações acontecem hoje:

google android update flowchart
Os muitos caminhos dentro do processo atualização acabam por prejudicar a experiência dos usuários / © Google

Em todas as fases deste processo existem pontos de conexão: um deles são os ajustes necessários para cada versão do SoC e outros chips (fornecedores). Assim, se um fabricante de processador resolver não fazer quaisquer ajustes para a nova versão do Android, não haverá nenhuma atualização oficial - a última esperança seriam então os projetos de código aberto, como Lineage OS, que desenvolvem as adaptações necessárias ou soluções alternativas para o software do sistema mais antigo para que este permaneça compatível com a nova versão do Android.

Contudo, existe uma desvantagem aqui: este procedimento não permite a liberação de uma atualização oficial, e para os fabricantes esta não é uma alternativa.

É aqui que entra o Project Treble. O Android O ganhará uma interface de fornecedor com o Project Treble. Isso definirá uma interface estrutural do Android usada para acessar as implementações dos fornecedores de componentes (implementação do fornecedor). Isso permite atualizar o Android de forma independente da implementação do fornecedor. O gráfico abaixo mostra essa diferença no processo de atualização:

project treble changes
O Projeto Treble vai separar o framework do Android da implementação do fornecedor / © Google

Assim, a implementação do fornecedor pode permanecer intacta para uma atualização do Android. "Com o Projeto Treble, estamos reestruturando o sistema Android, tornando mais fácil e mais econômico para os fabricantes de hardware atualizar os dispositivos", afirmou Iliyan Malchev, líder da equipe do Projeto Treble.

Ainda não foram informados todos os detalhes técnicos sobre o Projeto Treble. No entanto, já está claro que com esta reestruturação do sistema algumas mudanças ocorrerão no desenvolvimento da atualização. Fica claro que o desejo da Google é que as fabricantes possam desenvolver e entregar as atualizações de forma mais rápida. Também seja possível estender o período de suporte para smartphones e tablets, que hoje é de dois anos.

Embora a publicação no canal oficial da Google afirme que Project Treble estará presente em todos os novos smartphones rodando com Android O de fábrica, os smartphones Pixel com a prévia do Android O para desenvolvedores já vem com o Project Treble. Por isso, parece ser possível que o Project Treble também possa oferecer suporte para atualizações de smartphones mais antigos. Mas isso ainda não está claro.

Resta saber, no entanto, se o tempo de entrega das atualizações idealizado pela Google com o Project Treble vai realmente ser respeitado pelas fabricantes.

Na sua opinião, o Project Treble mostra que a Google está se encaminhando para uma solução quando o assunto é a fragmentação do Android?

Artigo seguinte
52 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Edson Nery 10
    Edson Nery 22/05/2017 Link para o comentário

    Pode ser um começo a longo prazo para atualização cada vez menos demoradas das novas versões do Android. Poderia também acabar com a desfragmentação do SO Android a partir de então (se as fabricantes deixar de lado os interesses mercenários), além de reduzir os bloatwares indesejáveis e permitirnos a opção de removê-los sem root...

    CAV


    • CAV 57
      CAV 25/05/2017 Link para o comentário

      Atualizações cada vez menos demoradas, talvez. Agora, acabar com a desfragmentação, fazer as fabricantes deixarem de lado seus interesses e reduzir os bloatwares indesejáveis já não é garantido (aliás, arrisco a dizer que o Projeto Treble por si só não vai acabar com isso).


  • JOÃO MARCOS (JOÃO MARCOS) 4
    JOÃO MARCOS (JOÃO MARCOS) 17/05/2017 Link para o comentário

    Eu penso que as atualizações do Android deveriam ser feitas de outra forma, como atualizamos um PC com Windows, uma atualização para a nova versão do sistema deveria ser online como uma compilação, em que a nova versão iria fazer uma busca por essas informações e fazer as adaptações necessárias em virtude das informações do hardware do Smartphone ficarem de certa forma tão escondidas dentro do sistema, assim não dependeríamos mais dos fabricantes que demonstram claramente não terem a menor vontade de proceder essas atualizações. Mas há algo que gostaria de comentar aqui, aproveitando esse canal é que os fabricantes alteram o Android a seu bel prazer que impossibilitam os usuários do sistema a utilizarem as inovações que o Google traz a cada nova versão do Android, citando apenas uma como exemplo: no Marshmallow o Google implementou uma alteração no sistema que nos possibilita formatar o cartão de memória como memoria interna, dando ao Smartphone uma sobrevida aos aparelhos medianos e fabricantes como Samsung e Sony com o Marshmallow não permitem essa utilização.

    Me desculpem se escrevi alguma bobagem, tentei exprimir somente uma opinião baseada justamente nessa dependência dos fabricantes.

    Rodrigo BatistaAndré Gustavo BarbosaEdson Nery


    • Edson Nery 10
      Edson Nery 22/05/2017 Link para o comentário

      Muito bem, João Marcos!


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 15/05/2017 Link para o comentário

    Estão encurtando o caminho, mas a liberação ainda depende da fabricante. Receio que continuaremos sem atualizações!

    CAVLuck


  • Dalbert Benjamim 13
    Dalbert Benjamim 15/05/2017 Link para o comentário

    Não entendo.. no windows, acerta as atualizações pra vários tipos de hardwares e de boa, pra Apple e as várias versões de hardware dos Iphones tb de boa.. só com o Android é esta p******.. e olha que os low ends e os intermediários atuais muitas vezes tem o hardware de high ends de outras épocas.. mas enquanto atualização for motivo pra vender, as fabricantes não vão lançar mãos destes métodos mercenários.. mas dói ver vários aparelhos com hardware bom e não serem atualizados..

    JOÃO MARCOS (JOÃO MARCOS)Edson NeryPhelipe B.


    • Phelipe B. 67
      Phelipe B. 15/05/2017 Link para o comentário

      A Apple ainda tem a vantagem de fabricar os próprios chips, mas a Microsoft não fabrica e consegue atualizar né!?

      Edson NeryCAV


    • JOÃO MARCOS (JOÃO MARCOS) 4
      JOÃO MARCOS (JOÃO MARCOS) 02/06/2017 Link para o comentário

      Eu também não entendo Dalbert, porque num sistema que tinha tudo para dar certo, mas na verdade deu, só não nesse quesito "atualização do sistema", talvez pelo fato de ser de código aberto, mas penso que não, acredito que faltou regras, faltou por parte do Google impor condições aos fabricantes de não poderem retirar implementações no sistema como a que eu citei em meu comentário. O sistema só cresceria, só melhoraria com a participação dos fabricantes no sentido de acrescentar qualidade ao sistema e não em diminuir para lucrar mais. Será que esse projeto Treble realmente vai ser a solução?, depois do que vai adiantar se o próprio Google está anunciando um substituto do Android, espero que seja diferente do Android nesse quesito, senão vai ser trocar 6 por meia duzia. Gostei muito de todos os comentários.


    • Gustavo borges de souza 4
      Gustavo borges de souza 24/08/2017 Link para o comentário

      Computador é uma coisa, Existe Intel e AMD, as otimização é feita a partir disso...
      Libera atualização com bugs, e vai resolvendo com atualização quando são processadores com nova arquitetura,
      No caso da Apple, o processador dos aparelhos dela são feitos por ela mesmo... Agora imagina Android que é um sistema que se usa em diversos aparelhos com Hardware diferentes, Socs de diversas arquiteturas, cada um com seu drive individual... A Google tá aprimorando ainda, de forma a facilitar atualização e cobrar um pouco das fabricantes, tenha compreensão da diferença de situações


  • CAV 57
    CAV 15/05/2017 Link para o comentário

    Mostra que ela finalmente percebeu algo que já deveria ter visto há muito tempo: que tem partes do SO que devem ficar uniformes em qualquer aparelho, e que as fabricantes não precisam mexer nisso e ainda continuar implementando suas customizações.

    Todavia, isso não vai influenciar diretamente na estratégia e na logística das fabricantes quanto a esse quesito. Ou seja, do que adianta a OEM poder compilar uma ROM mais rápidamente se isso não necessariamente garante que ela vá mandá-lo mais rápido? E outra: do que adianta existir esse Projeto Treble, se no final, a fabricante ainda vai dar um xeque-mate num aparelho com mais de 24 meses de idade?

    Ou seja: a Google achou uma forma de facilitar o processo (aliás, demorou um bocado!). Mas enquanto ela ainda delegar uma responsabilidade sua pra terceiros, as coisas vão continuar complicadas, a fragmentação vai continuar do mesmo jeito, e logo se concluirá que as coisas não vão mudar nada.

    Concluindo: do jeito que a Google faz as coisas, esse Projeto Treble é uma perca de tempo! É inútil! Não serve pra nada!

    Edson NeryConta desativadaPhelipe B.Bianca Ribeiro Gerard da Silva


  • Emerson Morais 35
    Emerson Morais 14/05/2017 Link para o comentário

    eu gostei da ideia e acho possível sim, mas aposto que assim que isso for posto em pratica de fato (se é que vai ser feito mesmo), alguns fabricantes iram capar a função... porque? pra atrapalhar a vida do usuário, esperamos uma eternidade pra chegar a atualização e quando chega, vem com funções capadas

    Edson Nery


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 14/05/2017 Link para o comentário

    O problema não é atualização mais fácil, e sim a maior cobertura de aparelhos, não da forma que está, apenas alguns poucos recebem, no caso, até dois anos, no máximo.


    • 24
      andevanio Carvalho 14/05/2017 Link para o comentário

      Concordo com vc, a cobertura tem que ser ampla, até pq quem mas sobre com isso são os aparelhos das linhas intermediárias.


  • 24
    andevanio Carvalho 14/05/2017 Link para o comentário

    A proposta é muito louvável, porém as fabricantes tem que se comprometerem a entregar as atualizações como dita a regra do projeto.... Seria bom tbm essas atualizações serem pelo menos por 3 anos... Espero que as fabricantes não avacalhem o projeto e o torne obsoleto.

    CAV


    • CAV 57
      CAV 15/05/2017 Link para o comentário

      Então já pode ir perdendo as esperanças.


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 13/05/2017 Link para o comentário

    quero só ver isso aí


  • 15
    Rafael Henrique 13/05/2017 Link para o comentário

    EIS AÍ, A MAIOR NOVIDADE DAS ÚLTIMAS VERSÕES! Só que como já disseram, não é da vontade das fabricantes atualizar o Android por muito tempo. Acho que quem deveria decidir isso é o Google, mandar atualizações sem o intermédio da Samsung/Motorola/LG/HTC/OnePlus via OTA. Como não sei, mas os engenheiros poderiam trabalhar nisso, porque senão vai continuar do mesmo jeito.


  • 60
    Conta desativada 13/05/2017 Link para o comentário

    Eu acho que esperar nao e o problema, o problema e nao receber a atualizacao, eu nao me importaria de esperar desde que recebesse 3 ou 4 atualizacoes.

    Mas isso ja e um comeco.

    Conta desativada


    • 24
      andevanio Carvalho 14/05/2017 Link para o comentário

      Concordo com vc, porém a rapidez é interessante para que todos passem a usar o sistema atualizado de forma uniforme assim como até com o iOS....


  • Denis A Dos Santos 16
    Denis A Dos Santos 13/05/2017 Link para o comentário

    adoro o sistema android mas ja estou começando a pensar duas vezes se continuarei por conta das atualizações pelo menos as de seguranças tinham q ter suporte pra mas tempo.


    • 76
      Conta desativada 13/05/2017 Link para o comentário

      Denis, tenho um S5 que deixei como reserva quando comprei o meu S7. Outro dia liguei ele para usar um pouco e chegou uma atualização de segurança de abril. Se levarmos em conta que o aparelho já tem mais de 3 anos, até que está bom, não acha?

      GabrielLucas Goulart F.Conta desativadaConta desativada


  • Daniel 70
    Daniel 13/05/2017 Link para o comentário

    Certamente todos já sabem que não é do interesse das fabricantes a tal agilidade com Updates em variados modelos de smart, todos sabemos que as fabricantes lucram milhões/bilhões todos os anos encima de aparelhos que se tornam defasados. Só acredito vendo Updates a curto prazo, mais os esforços da google tem sido válidos, espero que a longo prazo esse quadro venha mudar.

    Lucas Goulart F.Adriano Alves Camelo


  • 21
    viktor santos 13/05/2017 Link para o comentário

    Separa a interface do OS Google, faça como o Linux é naturalmente...... Assim a fabricante não precisa ficar adequando o sistema operacional, basta fazer a UI

    GabrielPaulo Ricardo


    • lessa 10
      lessa 13/05/2017 Link para o comentário

      Mas pelo o que eu entendi vai ser assim mesmo.

      CAV


      • CAV 57
        CAV 15/05/2017 Link para o comentário

        No entanto, a Google não vai atualizar a parte não modificada.
        Ela vai continuar deixando o serviço pras OEMs.
        A diferença é que as OEMs vão "bulir" menos no SO.
        Mas a "palavra final" ainda são delas.


    • 24
      andevanio Carvalho 14/05/2017 Link para o comentário

      Verdade.... Mexem demais que acabam deixando o OS uma bosta e com vários bugs e coisinhas desnecessárias...


  • John S. 5
    John S. 13/05/2017 Link para o comentário

    Não vai adiantar de nada se o Google não pressionar as fabricantes, as vezes elas mesmas que não querem atualizar, isso pra vender o aparelho​ mais novo.

    CAV


    • 24
      andevanio Carvalho 14/05/2017 Link para o comentário

      Verdade, senão precionar não vai adiantar e o projeto vai por água abaixo. Já que ficará mais barato para as fabricantes as mesmas não terão mas desculpas pra não atualizar.

      CAV


    • CAV 57
      CAV 15/05/2017 Link para o comentário

      Pressionar, pressionar, pressionar...
      Isso não adianta nada!
      As empresas tem seus próprios interesses. E atualização não é uma coisa barata.
      Logo, deixar essa tarefa pra OEM é pedir pras coisas darem errado, é entrar na perdição.


  • lessa 10
    lessa 13/05/2017 Link para o comentário

    Acredito que nos próximos 3 anos as coisas mudarão muito, para o bem ou para o mal, isso vai depender do que a google tem planejado, mas pelos rumores acredito que seja coisa boa. Esse novo SO da google parece que vai ser o divisor de águas para a área de smarts ( phones, tvs etc ) da google. Espero também que substitua o android, pois hoje ele é muito RUSTICO, falo isso no sentido de atualizações e flexilidade. Com as novas decisões de mudar de kernel, separar o framework , usar o dart no lugar do javascript; o SO da google será uma bala no peito da MS e Apple.

    Henrique P.Denis


  • 99
    Conta desativada 13/05/2017 Link para o comentário

    Acho que a fragmentação continuará...

    CAVLucas Goulart F.Luiz de SáConta desativadaConta desativadaConta desativadaDanielHenrique P.


    • Junior Fornazi 45
      Junior Fornazi 13/05/2017 Link para o comentário

      tb acho

      Conta desativada


    • 60
      Conta desativada 13/05/2017 Link para o comentário

      Tmb acho apesar de nao querer me conformar

      Conta desativada


    • CAV 57
      CAV 15/05/2017 Link para o comentário

      Eu tenho quase certeza disso.
      Uma vez que o que causa a fragmentação vai continuar do mesmo jeito.


  • 73
    Jairo rios 13/05/2017 Link para o comentário

    Lineage OS é vida , Android é fragmentação , mesmo com o projeto Treble implantado ,, não creio que o consumidor receba mais do que 2 anos de atualização , pois este parâmetro a Google estipulou para os seus próprios gadgets da linha Pixel.

    Conta desativadaConta desativadaHenrique P.


  • Felipe Lima 28
    Felipe Lima 13/05/2017 Link para o comentário

    Entre o querer e o poder existe um imenso abismo, até para gigantes como o Google.

    Lucas Goulart F.Fernando LimaAdilson MagalhãesLuiz de SáConta desativadaPaulo RicardoHenrique P.


  • 4
    Tiago 13/05/2017 Link para o comentário

    Podia ser como as atualizações do Windows.

    CAV


  • 73
    Conta desativada 13/05/2017 Link para o comentário

    Na primeira figura, entre todas as etapas tinha que colocar os consumidores gritando: "cadê a minha atualização?" "isso é descaso do fabricante!" "isso é uma vergonha!" se fosse iPhone já estaria atualizado!" " a Apple respeita o consumidor!" "o google tem que dar um jeito nisso!" "a nova versão já saiu há 6 meses, isso é descaso!", entre outras gritarias normais...kkkkkk

    CAVLucas Goulart F.Conta desativadaCamila RinaldiConta desativadaConta desativadaDanielLeo DGConta desativadaHenrique P.


    • 93
      Conta desativada 13/05/2017 Link para o comentário

      kkkk.... tá certo Sidney!

      Conta desativadaHenrique P.Conta desativada


    • 76
      Conta desativada 13/05/2017 Link para o comentário

      Já até posso ver as figuras... alguns com as mãos pra cima, outros com a cara vermelha e outros soltando fumaça pela cabeça...hahahahaha

      Conta desativadaConta desativada


  • 30
    Tarlisson Jose 13/05/2017 Link para o comentário

    Não vai funcionar

    CAVCamila Rinaldi


  • 84
    Conta desativada 13/05/2017 Link para o comentário

    E la vamos nos...

    Ader Marcelo


  • 41
    Conta desativada 13/05/2017 Link para o comentário

    Uma boa estratégia, porém tem que ser pensada dos dois lados. É bom pra nós, consumidores finais, que vamos ter atualizações mais rápidas e suporte estendido. Mas antes de elogiar, devemos pensar se isso vai afetar os fornecedores de componentes diretamente, pois fabricantes de componentes como Qualcomm, SAMSUNG e MEDIATEK, até mesmo a Intel, têm o tempo considerado certo para o desenvolvimentos de controladores e interfaces para não haver falha de hardware em nenhum dispositivo. E é claro, os engenheiros de software de cada fabricante precisam de tempo para construir a interface de usuário de cada fabricante. Resumindo:

    Para o Google aplicar uma ferramente considerada funcional, tem que se acertar com todos os fabricantes que serão envolvidos no projeto antes de implementar algo desta magnitude.

    DenisLeo DGHenrique P.


  • Elias@Ts 9
    Elias@Ts 13/05/2017 Link para o comentário

    Até que fim Google 💜

    CAVConta desativadaJorge L. MachadoAder Marcelo


    • CAV 57
      CAV 15/05/2017 Link para o comentário

      Está comemorando antes da hora! Vai com calma!


  • Henrique P. 74
    Henrique P. 13/05/2017 Link para o comentário

    No papel tá ok, mas quero ver na prática como vai ser, pois pode afetar as fabricantes de componentes e as OEM's, no que tange a interface. Tem que ser bem planejado ou então de nada adianta ter o Treble...

    Lucas Goulart F.Fernando LimaAdilson MagalhãesLuiz de SáConta desativadaConta desativadaConta desativadaDenis


    • Denis 57
      Denis 13/05/2017 Link para o comentário

      Concordo plenamente!

      Henrique P.Conta desativadaConta desativada


    • 93
      Conta desativada 13/05/2017 Link para o comentário

      Foi cirúrgico no comentário HP!

      Henrique P.Conta desativada


    • lessa 10
      lessa 13/05/2017 Link para o comentário

      A interface é por conta de cada fabricante. E a base é em conjunto com todas as OEMs e Desenvolvedoras de chips e etc. Assim todas corrigirão e otimizarão a base do android , sendo benéfico para todas.


      • Henrique P. 74
        Henrique P. 13/05/2017 Link para o comentário

        O framework tem que ser adaptado para o hardware. Se não adaptado pode vir a causar sério problemas. As ROMs de operadoras também teriam problemas com esse detalhe já que tudo é modificado no Kernel (fabricantes de componentes) e na raiz do sistema (operadoras).

        Dizer que não vai causar problemas é meio que dizer que não tem violência no RJ.

        Lucas Goulart F.Conta desativada


    • lessa 10
      lessa 13/05/2017 Link para o comentário

      Por exemplo, quando tiver um update na base do android esse update sairá ao mesmo tempo para todos os smartphones android, não ficará dependente para cada fabricante corrigir. As fabricantes ficarão responsaveis pelos updates de suas interfaces e modificações, ou seja, vai ser tipo um aplicativo atualizando quando sai um update. Vão ser coisas separadas. Eu entendi assim.


    • 10
      Paulo 14/05/2017 Link para o comentário

      Claro que pode afetar! Inclusive afetar é a intenção da Google. Ela quer afetar positivamente. É isso que diz a matéria. Pelo que entendi a partir do Android O a interface entre o SO e os componentes serão padronizadas. Como já é quando programamos para Android. Escrevemos uma função de uma determinada biblioteca e em tese funciona em todos os dispositivos.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.