Google reforça que suporte a novas versões do Android deve durar só dois anos

AndroidPIt google pixel XL 9852
© nextpit by Irina Efremova

Não é de hoje que o Google vem promovendo uma certa desordem no que diz respeito a fragmentação do Android. A empresa, que é dona do sistema, definiu há alguns anos que o prazo máximo, e mais adequado, para oferecer suporte a novas versões do Android a linha Nexus seria de dois anos. Os fabricantes seguiram essa recomendação rapidamente para seus dispositvos, como esperado. O problema é que os usuários são os principais prejudicados com essa definição, que foi reforçada pelo Big G novamente.

Os usuários são prejudicados pela rotatividade dos modelos, que são muitos e também substituídos rapidamente por novas versões. A fragmentação é um problema que atinge em cheio essa quantidade de aparelhos que circulam no mercado, tornando-os obsoletos em pouco tempo. Nessa situação, inclusive, você pode incluir os topos de linha com dois anos de vida e que chegaram a custa mais de três mil reais quando lançados.

O Google publicou em seu site que nem mesmo a linha Google Pixel será deixada de lado da sua lógica de dois anos de suporte para novas versões. Introduzidos no mercado como uma série especial os Pixel não receberão nenhum tratamento diferenciado por parte do Google em relação aos updates no sistema. As atualizações de segurança, contudo, se estendem além do período convencional, totalizando três anos de suporte.

Android O Hero
Enquanto isso.... Android O vem sendo desenvolvido / © ANDROIDPIT

As atualizações de segurança são importantes, mas elas não ampliam as possibilidades de recursos no software, que é um papel desempenhado pelas novas versões do Android. As interfaces proprietárias acabam cumprindo uma tarefa importante neste cenário, oferecendo funções extras em cima de versões menos atuais do Android na tentativa de manter o usuário fiel a marca. Contudo, o que todo usuário espera realmente é ver seu aparelho atualizado por completo, com ou sem uma skin modificada.

A "lista da vergonha', divulgada pelo Google em maio do ano passado, visava expor as fabricantes que menos atualizavam seus dispositivos. De fato, vimos algum progresso em marcas como a Asus e a LG, mas com várias ressalvas. A questão é que, enquanto o próprio Google não rever esse prazo e não divulgar ações que mostram ao usuário que a empresa se importa em garantir updates à longo prazo, nada será feito por ninguém. Nem pelo Google, também não pelas fabricantes e muito menos pelas operadoras.

Você concorda com a posição do Google?

Ir para o comentário (135)
Bruno Salutes

Bruno Salutes
Editor

Apaixonado por dispositivos Android e uma boa xícara de café.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
135 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 3
    Lucas Esdras 02/05/2017 Link para o comentário

    Bom que tenha mais duas ao Moto G5 Plus🙄

    CAV


    • CAV 57
      CAV 05/05/2017 Link para o comentário

      Será que vai rolar o Android P?
      Tipo, a Motorola garantiu que a família Moto G⁴ (não sei se nisso ela considerou também o Moto G⁴ Play, mas...) receberia o Android O quando ainda estava rolando o Android Marshmallow.
      Mas no caso da família Moto G⁵, ela não prometeu nada, nem mesmo o Android O.


  • 13
    Berry 01/05/2017 Link para o comentário

    É só instalar uma rom customizada ou comprar o OnePlus 3T, obsolescência programada tô fora


    • CAV 57
      CAV 01/05/2017 Link para o comentário

      E se não tiver (ou se tiver, mas for muito bugada), e daí? hehehe


  • Telmo Franco 4
    Telmo Franco 01/05/2017 Link para o comentário

    Tá aí o motivo que me fez voltar a ter um smart da maçã também. iPhone 4s da pra usar até os dias de hoje, teve ou ainda tem suporte oficial da Apple.
    Quem tem um iPhone 6s ou 7 hoje vai usá-lo satisfatoriamente por um bom tempo. Põe aí 8 anos.. eles têm 1gb a mais de RAM que seus antessoceres .
    A Google tá dando mole com isso..

    CAVBeijamin Arrola


    • CAV 57
      CAV 01/05/2017 Link para o comentário

      iPhone 4S já era. É questão de tempo até os apps começarem a descontinuar o suporte no iOS que roda nele.
      E depois disso, você vai conseguir fazer gambiarra no registro e puxar as atualizações mais recentes do iOS como se ele fosse um aparelho recente? Você vai conseguir instalar um Custom ROM do iOS 10 nele?

      Conta desativada


  • 76
    Conta desativada 30/04/2017 Link para o comentário

    Por que a Google não faz uma versão estável e aprimora ela durante algum tempo razoável? Por que tem que lançar uma nova porcaria cheia de bugs todo ano?

    CAVConta desativada


    • CAV 57
      CAV 01/05/2017 Link para o comentário

      Porque os acionistas, a imprensa e o mercado clamam por isso, simples assim.
      Se a Google não anunciar nenhuma novidade (mesmo que não seja ao pé da letra), ela começa a perder dinheiro.

      Conta desativada


  • Rogerio Droid Tec 47
    Rogerio Droid Tec 30/04/2017 Link para o comentário

    e pra forçar a gente a adquirir aparelhos novos :)

    Conta desativada


    • 76
      Conta desativada 30/04/2017 Link para o comentário

      Opa, você já tinha respondido a minha pergunta aí em cima. hahahah

      Conta desativada


    • CAV 57
      CAV 01/05/2017 Link para o comentário

      Ora, ora, parece que temos um xeroque homes aqui! hehehe


  • Nelson Campos 7
    Nelson Campos 30/04/2017 Link para o comentário

    por este motivo que uso ROMs customizadas, com elas até os telefones antigos são atualizados e não preciso ficar comprando celular todo ano para me manter com o OS atualizado.


  • José Márcio Silva da Costa 19
    José Márcio Silva da Costa 30/04/2017 Link para o comentário

    Até R$ 1.000,00 - 1 ano de atualizações
    Até R$ 2.000,00 - 2 anos de atualizações
    Até R$ 3.000,00 - 3 anos de atualizações
    Acima de R$ 4.000,00 - 4 anos de atualizações.

    Pode copiar, Google.


    • Fernando Henrique 65
      Fernando Henrique 30/04/2017 Link para o comentário

      Nada a ver essa sua analogia..
      Os preços não podem influenciar nas atualizações e o tempo para serem atualizados.

      Conta desativadaConta desativada


    • David CD 80
      David CD 30/04/2017 Link para o comentário

      ate hj nao vi um aparelho rodando Android, durar mais de dois anos de atualização

      Beijamin ArrolaConta desativada


  • 10
    Denis Alves 29/04/2017 Link para o comentário

    Isto é um desrespeito com os usuários, possuo um moto X2 (2014) que tem desempenho superior ao moto G4 plus (2016) e igual ao moto G5 plus (2017), então pessoal como dito acima, meu moto X2 tem desempenho suficiente para receber o Android 7, mesmo sendo o aparelho 2014, o G4 que é inferior tem suporte ainda para o Android 8 e o G5 que é igual tem suporte ao Android 8 e 9, e o meu X2 parou no Android 6.
    Isso é um absurdo!


  • Bruno Brum 12
    Bruno Brum 29/04/2017 Link para o comentário

    Eu concordo com a Google e fabricantes, afinal c eles atualizarem eternamente seus smarts como venderiam​ os novo. Capitalismo né gente, achei q o pessoal daqui fosse mais inteligente. E afinal quem q fica mais de dois anos com o msm smartphone, eu nunca consigo ficar nem um ano sequer; quanto mais quatro.

    CAV


    • CAV 57
      CAV 01/05/2017 Link para o comentário

      Exatamente.
      O pessoal tem que entender que quem fica com um mesmo telefone por mais de 18 meses é minoria, e não maioria.

      Conta desativada


  • 33
    Pedro 29/04/2017 Link para o comentário

    Foi uma pena a Microsoft não ter triunfado no setor mobile.

    N0625YviaCAVPaulo Ricardo


    • CAV 57
      CAV 30/04/2017 Link para o comentário

      Não triunfou porque entrou tarde no mercado, e porque cometeu erros estratégicos amadores, como descontinuar uma versão que nem se consolidou direito no mercado (o Windows Phone 7.x), tornou inútil uma versão que ainda tinha muito o que apresentar (o Windows Phone 8.x) e não consegue torná-lo atrativo mesmo com suas praticidades (Windows 10 Mobile).
      Pra começar, se a Windows Store fosse a mesma no Windows Phone 7, no Windows Phone 8 e no Windows 10 Mobile, já não teríamos um dos principais problemas, que é a discrepância em um mesmo aplicativo.

      E como os consumidores e os desenvolvedores passaram a rejeitar uma terceira alternativa...

      N0625YviaConta desativada


  • 8
    alPhacenTauro 29/04/2017 Link para o comentário

    Já tive um Nexus 4 e o smartphone além de lindo era super foda, rodava tudo, estava sempre atualizado com custon rom, a única coisa que ele peça a era bateria e câmera, hj tenho um Redmi Note 4, que apesar de a bateria não ser grande coisa é ainda superior ao meu antigo Nexus 4


  • CAV 57
    CAV 29/04/2017 Link para o comentário

    Google fez as coisas do jeito errado em 2007, só podia dar *erda 10 anos depois.
    Se tivesse aprendido com a Microsoft como se atualiza os dispositivos, não estaria sendo criticada agora.

    Conta desativada


    • 43
      Conta desativada 29/04/2017 Link para o comentário

      Com a Microsoft?? Não era melhor ela aprender com a Apple? Desculpe amigo, mas a microsoft nao é referencia em nada no mundo mobile, pode ser em outros setores, mas no mobile nao. A Google está anos luz a frente da MS nesse setor, e falo referencia sobre a Apple so na parte de atualizações, pq em outras parte acredito que a Google esteja em pe de igualdade com ela ou superando ja a maça nesse setor. Android é muito mais prático e se vc tomar as devidas medidas de segurança é tao seguro quanto iOS, hj vejo muito aplicativo e atualizacoes d aplicativos chegando primeiro na Google Play e so depois na app store e isso vai mudar mais ainda agr q a Google play superou a App store em lucro. O unino ponto q realmente o androids ainda perdem para iOS é em atualizacoes e isso n acontece c todos, pq a One Plus atualizou seu aparelho de 2013 rapidamente. Acredito q qnd todas as empresas ou a maioria delas resolverem esse problema d att o android realmente será superior ou igual iOS em tudo.

      CAVDenys M.Zeca DelgadoLuiz de Sá


      • Paulo Ricardo 31
        Paulo Ricardo 29/04/2017 Link para o comentário

        Na verdade Raul, a Google poderia sim ter aprendido com a Microsoft, mas com os erros dela. Antes de 2007, ou seja, antes do IOS e Android ganharem vida, existia o Windows Mobile, (não tenho números sobre a fatia de mercado que ele teve, mas não era pequena) porém a Microsoft cometeu o erro de comercializar o sistema sem restrições de modificações, o que causou uma variedade enorme de versões do Windows Mobile modificado pelas fabricantes, e tão diferentes, que muita gente da época usou celular com Windows Mobile sem saber, porém essas modificações tinham um custo: Eram mal feitas, cheias de bugs e muito problemáticas. E como a internet na época não era como hoje, as pessoas sofriam sem nem saber o porquê ou como melhorar.
        Então nesse caso, quando a Google investiu no Android, ela já tinha como modelo, a experiência e dor de cabeça que a Microsoft teve com um sistema fragmentado e por isso ela poderia ter tomado alguma medida para evitar que isso acontecesse no Android. Não falo em fechar o sistema como a Apple, mas sim pensar em soluções deste o início.

        Conta desativada


      • CAV 57
        CAV 30/04/2017 Link para o comentário

        Sim, Microsoft. Mas eu falei da Microsoft com relação ao setor mobile, por algum acaso (se não fosse as operadoras, até o Windows 10 Mobile podia se enquadrar nisso, embora com uma gambiarra, até aparelho de OEM consegue puxar as atualizações do SO direto dos servidores da empresa)?

        Primeiro, ela só precisa aprender com a Apple a estender o tempo de atualizações, mas isso, comparado com o problemão que ela tem nas mãos, é até simples (basta boa vontade).

        Mas se a Google tivesse planejado um canal de atualização lá no Android 0.5 (tal como o Windows Update, que existe desde 1998, e faz o Windows ser atualizado ao mesmo tempo em um PC que seja desde o Surface da própria Microsoft até um Positivo) e fizesse a ROM AOSP ser tão prática de instalar como é o Windows em qualquer máquina com qualquer (não é bem ao pé da letra, mas você entendeu, eu acho) hardware (onde instalando, já está praticamente pronto pra rodar), ela não estaria com esse problemão hoje.

        Porque com um canal de atualização aliado a uma programação que definisse limites entre o que as OEMs podem e não podem mexer (e não precisa ser nada tão restritivo quanto o Windows, ou seja, OEM que gosta de mexer na interface e tals, poderia fazer isso normalmente) já acabaria com esse negócio da Google só atualizar os Nexus e os Pixels e distribuir o pacote com a atualização para as OEMs e deixar que elas façam o que bem entenderem.

        E com um SO que se adapta rapidamente a qualquer hardware, em tese, instalar uma versão mais recente do Android em qualquer aparelho não seria problema, assim como eu posso instalar o Windows 10 numa máquina que veio com o Windows XP, por exemplo, só precisando da iso ou da mídia física (lembrando que instalar e funcionar bem são coisas diferentes).

        Hoje, pode considerar essa questão como um caso perdido, e sem solução viável.

        Conta desativadaConta desativada


      • 43
        Conta desativada 30/04/2017 Link para o comentário

        Concordo em partes Paulo e a resposta está mais abaixo para o nosso colega!

        Paulo Ricardo


      • 43
        Conta desativada 30/04/2017 Link para o comentário

        Cav esse desejo de maior controle ou um sistema de um jeito para todos é um pouco complicado. Veja bem, o diferencial do android é que ele é maleável para atender as necessidades de por exemplo um grupo de 100 pessoas com gostos totalmente diferentes, as modificações feitas por OEM's são ruins por um lado, pois atrasam suas atualizações e às vezes outros dispositivos nem as recebe, mas boa por outro, pois ela modifica e deixa a experiência do consumidor mais completa (quando bem feita é claro), sempre se falava muito das modificações feitas pela Samsung, mas ninguém nunca parava para pensar que smartphones da Samsung sempre venderam horrores fazendo dela a maior fabricante de smartphones do mundo, mas por qual motivo se há opções com Android qs puro no mercado (os motorolas)?? Porque simplesmente muitas pessoas preferem um android modificado do que um android stock, muitas pessoas não, mas muitas pessoas sim, há pessoas que acham a skin da Samsung mutio bonita, principalmente essa Grace UX com apps padronzados, design limpo e etc. há pessoas que simplesmente não suportam o android puro e o quanto ele ainda limitado em certas ações qnd comparado a um top de linha da Samsung ou LG ou Sony... E essa a beleza do android e foi por isso que o Android chegou a 84% do mercado mundial, por se transformar em uma plataforma de vários estilos, de vários tipos de pessoas, tanto q dentro do próprio universo android há tribos tão diferentes que discutem com outras mesmo usando o msm sistema, aí vc poderia dizer "ah mas isso s recolveria colocando launcher", mas launcher tem um aspecto de mudança mais visual e não usual de recursos aprofundados, você acha mesmo que a Samsung conseguia entregar uma experiência do nível que entrega com a linha Note usando o android puro e disponibilizando uma skin na Google Play?? Eu particularmente acho impossível. Ao meu ver o probelma de atualizações não está está no fato de haver android modificados e bagunçados, mas sim no número de androids q cada fabricante vende, a demora maior é pq qnd sai um novo android as empresas vão correr para disponibilizá-lo para os telefones mais novos e mais caros, depois vem os mais caros do ano passado, depois os intermediários desse ano, depois os do ano passado e qnd passou tudo isso atualizar os básicos se torna inviável pelo tempo e pelo valor. Tire como exemplo a One Plus q vende um ou dois telefones ao ano, até o one plus de 2013 está rodando o android 7, essa realidade seria diferente se ela tivesse que lidar com 10 modelos por ano, provavlemnte esse de 2013 teria morrido em 2015. Eia o probelma ao meu ver, mas como eu disse se trata do mercado android , então quem se preocupa com atualizações tem as opções atualizadas como a one plus que não trabalha aqui, mas pra quem QUER basta importar, já por outro lado tem pessoas que preferem androids com mais funções como os de um Note, então pra ter isso ele entende que tem que abrir mão de atualizações rápidas e por muito tempo, mas terá em mão um android muito mais avançado que o Stock. e por isso que eu disse que a Google poderia aprender com a apple ( e até com a One plus), ela não tem inúmero smartphones para lidar, ela não faz pq n quer.

        Paulo RicardoCAV


      • CAV 57
        CAV 01/05/2017 Link para o comentário

        Primeiro, eu não disse que o Android precisa deixar de ser o que é para melhorar no quesito de atualização de software (porque se deixar de ser o que é, já vai pro espaço a principal característica dele). Só que pra poder melhorar nesse quesito, ele precisa estar melhor estruturado pra isso (ou seja, a Google teria que fazer muitos ajustes internos do SO), coisa que nunca aconteceu, e que hoje, dificilmente vai acontecer.

        E reitero que esse negócio da Google deixar as OEMs cuidarem das atualizações do próprio sistema é a pior besteira que ela pode fazer. Quem tem que cuidar das atualizações majoritárias e dos patches de segurança é ela mesma, e só ela. O resto (aplicativos e interface própria), aí sim, é de responsabilidade das OEMs, mas ainda não deve vir atrelado com o SO, e sim à parte, para que o usuário pudesse instalar ou desinstalar a hora que quiser.

        É assim que o Windows funciona, e vem se saindo muito bem. A diferença é que as OEMs não conseguem mudar a interface do Windows, diminuindo muito o que elas podem fazer no sistema, mas nem por isso precisa ser dessa mesma forma no Android (nem deve ser assim).

        E essa coisa de número de dispositivos é muito relativo. O Windows tem trocentas OEMs, que lançam muitos dipositivos periodicamente, e nem por isso o SO da Microsoft tem problemas com atualização (no que diz respeito a data, pelo menos). Mas o Android, do jeito que ele é, é claro que vai ter problemas com isso. E do jeito que está, sempre vai ter, reclamando ou não.

        Claro que menos é mais. Mas como aí já se entra numa questão mais complicada, e já foi dito que quantidade não necessariamente ajuda ou atrapalha quando as coisas são feitas do jeito certo, nem deve ser considerada como um empecilho.

        A questão é: Android, do jeito que está, podem reclamar no SAC das OEMs, nos fóruns oficiais, nos sites de tecnologia, que não vai mudar nada. Vai continuar tendo problemas nesse aspecto. As atualizações vão continuar demorando pelo menos 3 meses pra chegar em aparelho de OEM. O Brasil vai continuar sendo um dos últimos países a receber a atualização. E vida que segue!

        Não tem o que fazer, com o Android do jeito que está!

        Conta desativada


  • Lucas Otavio 8
    Lucas Otavio 29/04/2017 Link para o comentário

    Vamos considerar dois anos somente para aparelhos da Google né ? Isso porquê recebem as atualizações logo no lançamento das novas versões, pq se é de outra fabricante, muitas vezes um aparelho recebe somente uma atualização em função da demora nas liberações.

    CAV


    • Giordano Santiago 38
      Giordano Santiago 29/04/2017 Link para o comentário

      Isso se vc comprar ele no lançamento,ne? Pois se você compra com algum tempo de lançado, pode ser que vão pegue nenhuma.


  • 43
    Conta desativada 29/04/2017 Link para o comentário

    Acho isso uma vergonha para a Google. então quer dizer que se eu comprar um Pixel só terei atualização de sistema por 2 anos? Enquanto do outro lado os smartphones são atualizados por 4 anos.... e nem venham com essa de "são atualizados e ficam lentos" iPhone 5s não é lento com iOS 10 nem aquie nem na China, ele não é mais rápido quanto um 6 ou 7, mas é rápido, roda jgoos bem e tem um ótimo multitarefa e vai receber o iOS 11... Qual a dificuldade da Google em oferecer att pelo menos por 3 anos vendendo smartphones com hardwares tão potentes?? Felizmente há empresas que atualizam por mutio tempo seus dispositivos, como Ones Plus

    Beijamin ArrolaDenys M.Conta desativada


  • Léia M. 29
    Léia M. 29/04/2017 Link para o comentário

    Ae eu pergunto... vale a pena investir mais de 4000$ em um smartphone diante dessa situação?

    Luiz de Sá


    • 2
      Lucas galvão 30/04/2017 Link para o comentário

      4k a cada 2-3 anos por que o SO não recebe mais atualização de segurança


  • Giordano Santiago 38
    Giordano Santiago 29/04/2017 Link para o comentário

    Pra dar resultado tem que mexer no bolso deles. Como? Para de trocar de telefone de 6 em 6 meses. A vida util de um telefone de 3mil conto (mais caro que um bom notebook) tinha que ser no mínimo 4 anos, pra ficar igual a principal concorrente do android, no mínimo. Uma geração de smartphones que for encalhada, a conversa deles muda.
    Não precisa mais, mas precisava de ser maciça. Eu estou com um Moto z play, desde quando lançou. E fiz o compromisso de não comprar outro smartphone pelo menos por mais 2 anos. Primeiro porque não há necessidade de troca, segundo porque dinheiro não cai do céu, e terceiro, pelos motivos que expus: O android é mto fragmentado, tem uma gama gigante de modelos de smarts, e com isso não é dificil voce comprar um telefone lançado a apenas 6 meses, e já correr risco de nao receber nele nenhuma atualização, o que te "obriga" a troca-lo depressa. Nao troco, não vou trocar. Se as pessoas fizerem dessa forma, a coisa muda. Não há necessidade de tantos aparelhos no mercado, as marcas grandes podem enxugar bastante o portfólio, e com isso dar suporte por mais tempo pra um aparelho.

    Luiz de SáConta desativadaLenilson


  • 62
    Conta desativada 29/04/2017 Link para o comentário

    O Google, na sua '' sede '', ganância, quer é obrigar as pessoas a trocarem de telefone num curto espaço de tempo, mas é aquela velha história de sempre. Se o consumidor parar de ficar sustentando essas empresas e comprarem produtos de acordo com as suas necessidades, tenho certeza, que o Google vai rever seu posicionamento, bastante arbitrário.

    Se muitas pessoas convivem por 3 ou 4 anos com um mesmo aparelho, não vejo mesmo porque trocar a todo instante de aparelhos. Mesmo a Apple sendo cara, e tendo um público fiel, muitos clientes da Apple, ficam com os mesmos aparelhos, por mais de 2 anos. Atualização, embora não traga grandes novidades, como muitos falam, mas ajuda a manter o suporte de aplicativos. Se você tiver no Android 2.3, fica limitado a pouquíssimos aplicativos.

    Vamos tentar mudar esse posicionamento do Google, é muito submisso e subserviente!

    Comigo não cola, pois troco de aparelho quando quero e acho a necessidade de comprar um novo, tanto que já economizei uma bela grana com isso, afinal, dinheiro não dá em árvore, e não sustento empresa nenhuma.

    Conta desativada


  • Bruno S. 32
    Bruno S. 29/04/2017 Link para o comentário

    Atualização Android só faz mudar o layout de notificação, cores e ícones. Quem pensa que vai mudar autonomia e desempenho está enganado. O pessoal faz o maior drama pra atualizar o aparelho, quando sai fica a mesma coisa. Tenho um s6, já foi do 5 até o 7. Praticamente a mesma coisa.

    Conta desativada


  • 28
    João 29/04/2017 Link para o comentário

    Como se explica o note 3 neo duos, de abril 2014, finado em abril de 2015, que nasceu, cresceu e morreu no android 4.3?
    Nunca saiu disso.

    CAVJorge souza


    • CAV 57
      CAV 29/04/2017 Link para o comentário

      É um descaso similar ao que a Motorola dedicou ao Moto Maxx.
      Mas tenha em mente que são casos isolados.
      E tenha em mente que isso também é algo exclusivo do Brasil.
      Em outros países, esse mesmo Note 3 Neo conta com o Android 5.1.1 Lollipop.

      Conta desativada


  • 30
    Tarlisson Jose 28/04/2017 Link para o comentário

    Kkkkkkkkkkk mal exemplo do Google


  • 5
    Mauro Uchôa 28/04/2017 Link para o comentário

    Por isso acho interessante a estratégia da XIAOMI com a sua interface MIUI, mesmo não atualizando o sistema para outras versões do Android, ela atualiza periodicamente os aparelhos com melhorias de interface e novas funções. Incorpora as principais funções lançadas no mercado, além de inovar em alguns pontos.


  • 45
    Conta desativada 28/04/2017 Link para o comentário

    O problema maior não é tanto os dois anos, mas sim aparelhos que saem com versões desatualizadas. Se as fabricantes lançassem seus aparelhos (pelo menos os flagships e intermediários plus) com versões atualizadas, teríamos mais duas atualizações de versões, completando um ciclo de três. O que, penso, que o ideal deveria ser três anos (ciclo com quatro versões).

    Conta desativada


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 28/04/2017 Link para o comentário

    ridículo isso...dois anos ? só pode tá brincando mesmo praticamente obrigando a trocar

    Henrique P.Conta desativada


    • Junior Fornazi 45
      Junior Fornazi 28/04/2017 Link para o comentário

      hoje no mercado móbile apenas a Apple tem esse respeito em atualizar aparelhos mais antigos com sistema mais atual..... que mata na Apple é que o iOS é muito fechado

      Denys M.CAVHenrique P.Luiz de SáFernando LimaVitorJairo riosConta desativada


      • Victor Lima 78
        Victor Lima 28/04/2017 Link para o comentário

        É mestre eu não gosto da Apple mas em suporte ela é ótima

        Henrique P.Conta desativadaConta desativada


      • 45
        Conta desativada 28/04/2017 Link para o comentário

        E você crê que a maioria dos usuários (seja do Android ou da Apple), tem entendimento do que é atualização de sistema ou mesmo de segurança.

        Victor LimaHenrique P.


      • CAV 57
        CAV 29/04/2017 Link para o comentário

        A Apple já faz isso por dois motivos:
        ► Os únicos aparelhos que rodam o SO dela são os dela mesmo. E não dá mais que 10, 15 dispositivos para ela suportar.
        ► Depois que perdem suporte, você consegue instalar Custom ROM ou fazer a gambiarra do registro pra fazer os servidores da Apple pensarem que o aparelho antigo é um aparelho recente e receber a atualização?

        Ou seja: não veja os 5 anos de suporte da Apple como algo excepcional, porque dado o seu modelo de abordagem, é algo praticamente obrigatório se ela quiser manter sua reputação e seus clientes.

        Conta desativada


      • Rogério Valente 29
        Rogério Valente 03/05/2017 Link para o comentário

        Ser fechado mata ou não. Depende do ponto de vista.
        Há quem veja isso como o diferencial.


  • 6
    Antonio Caser 28/04/2017 Link para o comentário

    Larry Page e Sergey Brin, donos do Google, não tinham um centavo para iniciar o projeto que tinham em mente, o de criar um site de pesquisa, tomaram dinheiro emprestado com amigos e familiares, compraram 2 computadores, e deu-se início ao "sonho". Hoje estão do outro lado, massacrando e penalizando os consumidores com essa ideia RIDÍCULA, que mais se assemelha a USURPAÇÃO.

    Conta desativadaFelipe GuedesJoão


  • 73
    Jairo rios 28/04/2017 Link para o comentário

    É consequência dá falta de concorrência de OSs na área móbile , mais nada , é lamentável que nenhum 3o OS consiga se manter .

    CAVLucas Leite


    • CAV 57
      CAV 29/04/2017 Link para o comentário

      Mas se as empresas, os desenvolvedores e a maioria esmagadora de consumidores não quer uma terceira via, vai fazer o quê? Ficar jogando dinheiro fora?

      Conta desativada


  • 6
    Antonio Caser 28/04/2017 Link para o comentário

    Isso se chama USURPADORES, CAPITALISMO IMBECIL, que é o resultado do OLHO GORDO, o que importa para eles é só o LUCRO.

    Conta desativadaJoão


  • Junior Fornazi 45
    Junior Fornazi 28/04/2017 Link para o comentário

    Vi isso ontem no site do google e fiquei pasmo com esta lista.. Meu Nexus 5x ta na bica kkkkkkkkkkkkkkkk


  • Deivis Schuman 124
    Deivis Schuman 28/04/2017 Link para o comentário

    Ou seja, os usuários se ferram de tudo quanto é jeito!
    Seja pelas mão das fabricantes ou pelas mão do Google!

    Conta desativada


  • Matheus Barbosa 18
    Matheus Barbosa 28/04/2017 Link para o comentário

    Meu Deus do céu, quando é que eles vão se tocar, se organizar e fazer pelo usuário.

    Conta desativada


    • Rogério Valente 29
      Rogério Valente 03/05/2017 Link para o comentário

      Nunca Matheus, nunca...
      O mercado não quer que o usuário tenha um aparelho por mais que 3 anos.
      De verdade mesmo, as empresas querem que o usuário troque seu aparelho a cada 18 meses.
      Repare no intervalo entre os lançamentos das linhas. Não é maior que isso.

      Ao usuário cabe o poder de decidir se comprará um modelo caro para ficar com ele 4 anos mas que aos dois anos de uso já é obsoleto e sem suporte, ou se investirá pouco em aparelhos que podem ser trocados a cada ano e meio...

      Ao usuário cabe tomar consciência do seu poder no mercado e parar de ser consumidor voraz de uma ou outra marca...


  • 99
    Conta desativada 28/04/2017 Link para o comentário

    Uma verdadeira sacanagem!

    Conta desativadaConta desativada


  • Denis 57
    Denis 28/04/2017 Link para o comentário

    É um absurdo comprar um smartphone top de linha que em menos de dois anos, pode ficar defasado ou ser abandonado pela sua fabricante no quesito atualização. Um smartphone com 3 gigas de ram e um processador decente, ainda tem muito a oferecer. Querem um exemplo no Android? A OnePlus, que oferece atualização até onde é possível para os seus smartphones mais antigos e ainda atualiza de maneira rápida e eficiente os seus samrtphones mais atuais (inclusive os patchs de segurança). Tudo bem que ela (felizmente) tem uma linha de smartphones sóbria e enxuta e por isso mesmo, pode concentrar os seus esforços nas atualizações e implementação de melhorias... mas para as empresas chamadas de "grandes", ganham rios de dinheiro e tem recursos e funcionários, isso é uma vergonha. Por isso mesmo, meu próximo smartphone será um importado e de uma empresa que respeito o seu consumidor.

    Conta desativadaFernando LimaAdilson MagalhãesLuiz de SáJairo riosFabio OnofreConta desativadaHenrique P.Conta desativada


    • 93
      Conta desativada 28/04/2017 Link para o comentário

      Concordo Denis, importei um Umi Plus e tinha atualização disponível do Nougat desde Dezembro de 2016! Ou seja, antes da maioria dos fabricantes nacionais. Agora em cuidado com atualizações, o OnePlus é campeão!

      Conta desativadaDenisJairo riosConta desativadaHenrique P.


      • Henrique P. 74
        Henrique P. 28/04/2017 Link para o comentário

        Até por conta que o OxygenOS é um meio termo entre custom ROM e ROM stock. Em resumo é uma CM/LOS com features da OnePlus.

        Conta desativadaConta desativadaDenisFernando LimaConta desativada


    • Moisés 41
      Moisés 28/04/2017 Link para o comentário

      OP2 ainda está no M


      • 93
        Conta desativada 28/04/2017 Link para o comentário

        Já começou na China para o Nougat Moisés! Diferente dos fabricantes brasileiros é a versão 7.1.1.
        Lembrando que foi lançado em Agosto de 2015 e vai receber essa atualização, diferente dos aparelhos lançados aqui na mesma época, que são completamente esquecidos!

        Conta desativadaHenrique P.Jairo riosAdilson MagalhãesLuiz de Sá


    • AC&MM 72
      AC&MM 28/04/2017 Link para o comentário

      Toma-lhe.


    • 73
      Jairo rios 28/04/2017 Link para o comentário

      One Plus é tudo de.bom , usei o 2 e estou com o 3T , o oxygen OS é 10.

      Conta desativadaRogério DiasHenrique P.Conta desativada


      • 93
        Conta desativada 28/04/2017 Link para o comentário

        Sou fã desse smartphone Jairo, tenho dois colegas de trabalho que possuem e eles elogiam muito! Já experimentei e achei um foguete de tão rápido. Imagina o próximo com os 8 GB de RAM e S835?

        Conta desativadaHenrique P.Fernando LimaAdilson Magalhães


      • 73
        Jairo rios 28/04/2017 Link para o comentário

        Tomara que mantenham o preço competitivo

        Conta desativadaConta desativadaHenrique P.Fernando Lima


      • 93
        Conta desativada 28/04/2017 Link para o comentário

        Se manter o preço vou comprar um Jairo! Agora que importei o primeiro, o medo foi embora.
        rs....

        Conta desativadaHenrique P.


    • 62
      Conta desativada 29/04/2017 Link para o comentário

      Até eu que sempre fui avesso a comprar produtos importados por causa da garantia, acho que começo a rever alguns conceitos, tanto que caso a Samsung enrole em trazer o A3 2017, terei que importar mesmo.

      Conta desativadaConta desativadaHenrique P.


      • 93
        Conta desativada 29/04/2017 Link para o comentário

        Vinícius, há grande variedade de smartphones lá fora e particularmente tinha receio quanto a importar, mas quando recebi o meu fiquei surpreso com tamanha qualidade do aparelho! Gastei exatos 848,00 reais, entre o aparelho e taxas, mas valeu cada centavo! Vai ser muito difícil eu adquirir smartphones no Brasil agora e pretendo no final do ano comprar o OnePlus 3T ou o 5 que será lançado ainda.

        Conta desativadaConta desativadaAC&MMHenrique P.


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 28/04/2017 Link para o comentário

    Desse modo, vou passar a trocar meu dispositivo de quatro em quatro anos, fica melhor, e quem​ sabe, o big G passe a atualizar apenas uma vez.


  • AC&MM 72
    AC&MM 28/04/2017 Link para o comentário

    Agora lascou tudo!

    CAVHenrique P.Conta desativadaConta desativada


    • CAV 57
      CAV 29/04/2017 Link para o comentário

      Pra quem tem Pixel, ainda pode contar com Custom ROMs, que praticamente oferecem uma experiência muito parecida das atualizações da própria Google.
      Mas essa mesma experiência você não consegue com um aparelho de OEM.

      Conta desativada


  • João Renato 29
    João Renato 28/04/2017 Link para o comentário

    Dessa forma os iphones não vão nem precisar mais de propaganda, a própria concorrente está cuidando disso.


  • 84
    Conta desativada 28/04/2017 Link para o comentário

    Apple precisa da aulas sobre suporte pra google serio precisa muito , conheço quem tem iphone 5 q ta 100% atualizado e a google com essa ideia burra ai

    Conta desativadaConta desativadaConta desativadaFabricio Aquino


  • Ronaldo 45
    Ronaldo 28/04/2017 Link para o comentário

    Povo brasileiro quer tanta segurança num smartphone, mas não pode virar a esquina à noite com ele na mão que corre o risco de ser assaltado. Oremos!

    João


  • Emerson Morais 35
    Emerson Morais 28/04/2017 Link para o comentário

    em meio a tanta concorrência, essa seria uma boa oportunidade para algum fabricante que queira se destacar, oferecer quantidade de atualizações acima do próprio google


  • Daniel 70
    Daniel 28/04/2017 Link para o comentário

    Tomara que o Note 5 não pare no NOUGAT! Google começando a fazer parte dela, faltam só as fabricantes.


    • Juvia-chan 16
      Juvia-chan 28/04/2017 Link para o comentário

      O note 5 só foi atualizado para o Nougat porque o Note 7 foi cancelado pela Samsung então não espere que o note 5 receba mais uptades porque o Note 8 vai ser lançado esse ano. A ideia dá Samsung não era atualizar o note 5 até o Nougat e sim até o Marshmallow


  • Tiago 30
    Tiago 28/04/2017 Link para o comentário

    Interessante que um Galaxy S6, por exemplo, tem o hardware muito superior a um Moto G5 ou outro e o Nougat será a última atualização para ele (o S6) e os middle end continuarão a receber por mais tempo.

    Essa política que força a troca do aparelho, apoiada e agora reforçada pela Google, ainda é o maior tendão de Aquiles do Android.


  • Aperto o Play 8
    Aperto o Play 28/04/2017 Link para o comentário

    O Android é uma merda nesse quesito. IOS de longe o melhor

    Conta desativadaFabricio Aquino


    • Rogério Valente 29
      Rogério Valente 03/05/2017 Link para o comentário

      Até o WM10 é melhor que o Android nesse quesito.


  • 5
    Paulo Britto 28/04/2017 Link para o comentário

    desse jeito vou ter que ir para a porcaria do Iphone.

    Fabricio Aquino


  • Juliano Olivetti 27
    Juliano Olivetti 28/04/2017 Link para o comentário

    Bem complicado...Ainda mais quando se leva em conta que muitos compram celulares lançados há mais de um ano, a fim de um melhor custo benefício.

    Fabricio AquinoAperto o Play


  • Carlos Chalef 16
    Carlos Chalef 28/04/2017 Link para o comentário

    deveria ter uma lei para os fabricantes mander atualização por 5 anos ai acabaria essa maluquice de lançar um celular por ano.

    Fabricio Aquino


    • Fernando Henrique 65
      Fernando Henrique 28/04/2017 Link para o comentário

      Lei?
      Meu caro, os governantes ignoram as leis..
      Por isso que nesse dia de hoje o nosso país esta em greve geral.

      Fabio OnofreConta desativadaFabricio AquinoConta desativadaHenrique P.Conta desativada


    • Aperto o Play 8
      Aperto o Play 28/04/2017 Link para o comentário

      Vdd


    • Moisés 41
      Moisés 28/04/2017 Link para o comentário

      Nem tem omo garantir se com 5 anos iam aguentar sem lentidão.
      Rodar ios é bem fácil.

      Henrique P.


    • Rogério Valente 29
      Rogério Valente 03/05/2017 Link para o comentário

      Carlos, a lei se chama "Poder de decisão do consumidor".
      Se o consumidor tomar consciência e não comprar os fabricantes podem até pensar em mudar...


  • 21
    Lucas 28/04/2017 Link para o comentário

    Isso é o pior do Android.


  • Carlos Chalef 16
    Carlos Chalef 28/04/2017 Link para o comentário

    por isso que prefiro windows, pena que aqui no Brasil não tem um celular com windows, já estou de saco cheio com android, que não atualiza seus equipamentos, vou trocar o android por windows ou da epple que sempre atualiza seus equipamentos.

    CAV


    • Luck 20
      Luck 28/04/2017 Link para o comentário

      Então troque e pare de reclamar.

      Fernando Henrique


      • Fernando Henrique 65
        Fernando Henrique 28/04/2017 Link para o comentário

        Muita calma nessa hora.. rs

        Henrique P.Conta desativada


      • 93
        Conta desativada 28/04/2017 Link para o comentário

        kkkk...esse gato é o diabo FH!

        Fernando HenriqueHenrique P.


      • Fernando Henrique 65
        Fernando Henrique 29/04/2017 Link para o comentário

        kkkkkk

        Conta desativada


    • Tiago 30
      Tiago 28/04/2017 Link para o comentário

      Windows? Windows nem app tem direito. (por melhor que o sistema seja)


      • Rogério Valente 29
        Rogério Valente 03/05/2017 Link para o comentário

        Tiago, de onde tirou essa informação?
        Usei Windows 10 em um aparelho e todos os aplicativos que uso estavam com versões oficiais no sistema.
        Alguns até tinham versões de terceiros.
        Se você pegar os aplicativos mais usados pelos usuários "normais" nos smartphones hoje, poderá constatar que eles tem versões oficiais para o sistema da Microsoft.
        Tem que ter muito cuidado ao propagar essa informação.
        A experiência que tive com o WM10 foi ótima.


    • 25
      Conta desativada 28/04/2017 Link para o comentário

      Windows phone? Acabou!!


      • 73
        Jairo rios 28/04/2017 Link para o comentário

        Morreu e não passa bem.


    • CAV 57
      CAV 01/05/2017 Link para o comentário

      Então compre um Acer Liquid Jade Primo, e quero ver você manter esse mesmo argumento que o Windows 10 Mobile e suas atualizações são mandados para todos os aparelhos. hehehe


  • 6
    Marcelo Antônio 28/04/2017 Link para o comentário

    OBSOLECÊNCIA PROGRAMADA.


    • 45
      Conta desativada 28/04/2017 Link para o comentário

      Para que tanta gritaria, jovem???


  • Henrique P. 74
    Henrique P. 28/04/2017 Link para o comentário

    Bem como os smartphones, os notebooks também tem as limitações das fabricantes. Se colocar outro SO, mesmo sendo Windows, a garantia automaticamente não é mais válida. As fabricantes oferecem o serviço de atualização do SO, mas houve uma época que o pessoal só comprava o computador e colocava o SO que quisessem. Eu ainda vejo isso na atualidade, já que há os que prefiram Linux (independente de qual for) ao Windows, ou um Windows sem os recursos da fabricante do notebook ,e os que prefiram ROMs stock as custom ROMs. Sendo assim eu vejo a questão de atualização como opção do usuário. Quem quer SO atualizado vai mexer no aparelho ou no computador pra ter ele atualizado. E não se enganem, as atualizações de Windows das fabricantes alguma hora param, porém continuam as atualizações de segurança, bem como está se fazendo com o Android. Quem quiser vir descontar depois em mim venha, mas dê uma pesquisada antes...👍

    Rogério ValenteConta desativadaConta desativada


    • 93
      Conta desativada 28/04/2017 Link para o comentário

      HPpedia! 🤣

      Henrique P.


      • Henrique P. 74
        Henrique P. 28/04/2017 Link para o comentário

        Tem que ser né... Rsrsrs

        Conta desativada


    • Tiago 30
      Tiago 28/04/2017 Link para o comentário

      Não viaja. O que limita a atualização de um sistema operacional num PC atual é a velocidade, força do hardware. Tem PCs com 10 anos que rodam o Windows 10 melhor que o Windows 7, com os drivers sendo carregados automaticamente pela própria Microsoft pelo Windows Update (mais s fácil, impossível).

      Tem NADA a ver com a falta de updates do Android, onde a empresa DETERMINA que não irá mais atualizar e DEU. Um smartphone high-end de 2015 tem mais força de processamento que um middle/low end atual e não receberá atualizações pq a empresa determinou. Simples assim.

      Esse papo de "quem quer atualizar dá um jeito" é burrice. Um custom rom em nada tem a ver com uma versão de sistema operacional. (isto que nem entrarei no conhecimento técnico para instalar uma).

      Defender a política de Update de sistema da Google ou das empresas que adotam Android é IGNORÂNCIA TECNOLÓGICA.

      CAVJoãoVitor Neves O.


      • Henrique P. 74
        Henrique P. 28/04/2017 Link para o comentário

        Viajar? Pra onde? Pra China?

        Conta desativada


      • Henrique P. 74
        Henrique P. 28/04/2017 Link para o comentário

        "Esse papo de "quem quer atualizar dá um jeito" é burrice."

        Burrice? Cara ninguém impede de atualizar o celular por custom ROM e nem de atualizar o Windows por outros meios. Como você disse tem PC de 10 anos rodando W10, por que o dono colocou o SO por outros meios, bem como tem celular de 2012 rodando o Nougat por custom ROM.

        "Defender a política de Update de sistema da Google ou das empresas que adotam Android é IGNORÂNCIA TECNOLÓGICA."

        Concordo perfeitamente. Porém se as empresas delimitam assim e o usuário deseja ficar em ROM stock não há o que fazer. Do mesmo jeito que nossos políticos não nos escutam quando protestamos contra alguma medida (sejam eles do PT, PSDB, PSD, PSB e etc.) as fabricantes nunca iram nos escutar!

        CAVConta desativada


      • Vitor Neves O. 22
        Vitor Neves O. 28/04/2017 Link para o comentário

        Falou tudo Tiago. Eu tenho um PC de 2012 parado aqui em casa. Instalei o Windows 10 Home, coloquei um HD de 1TB e hoje tenho um micro-servidor dentro de minha própria casa onde compartilho coisas via FTP via outros computadores na mesma rede.

        Enquanto isso meu antigo Moto X2, que ainda é muito mais celular do que qualquer Moto Z Play faleceu no Android 6.0, sem nenhuma atualização a mais, nem mesmo de segurança.


      • Moisés 41
        Moisés 28/04/2017 Link para o comentário

        É mais fácil o N estar mais fluido no Moto G5+ do que se chegasse o N oficial ao Moto X1.
        Nem é pelo fato do G5+ ser mais potente.

        Iphone com 3 updates já acontece que perder desempenho. Imagina android...

        Conta desativadaHenrique P.


      • CAV 57
        CAV 29/04/2017 Link para o comentário

        Na verdade, se não tem Custom ROM para aquele aparelho, isso já é um impedimento.
        Diferente do Windows, onde a mesma ISO eu posso instalar num PC da Positivo, da Samsung, da LG, da Asus, da Acer, da Lenovo, da HP, da Dell, da Vaio, e vai funcionar do mesmo jeito em todos os PCs dessas marcas.
        Sabe por quê? Porque não são as OEMs que controlam as atualizações, e não as fabricantes de componentes que controlam a possibilidade da pessoa instalar ou não uma versão atualizada do Windows de forma automática ou manual. É a própria Microsoft que trabalha com isso, e mais, já pensou o Windows para ele ser desse jeito. Diferente da Google, que em 2007 sequer cogitou isso no Android 0.5. E uma falta de planejamento no Android 0.5 vem atrapalhando a vida de muita gente até hoje, no Android 7.1.2 Nougat.
        Se o Android tivesse um sistema de atualizações semelhante ao Windows Update, e se a instalação da ROM AOSP fosse tão prática quanto o Windows em qualquer aparelho, a ponto do mesmo estar preparado para qualquer hardware só que de forma "plug and play", vocês acham que as coisas chegariam nesse ponto hoje?

        Conta desativadaHenrique P.


  • Estevão Gomes 18
    Estevão Gomes 28/04/2017 Link para o comentário

    marketing pra que o consumidor gaste mais

    marcelo m.


  • 60
    Conta desativada 28/04/2017 Link para o comentário

    eu discordo completamente na minha op todos os dispositivos capazez deveriam ser atualizados independente de seu lancamento

    CAVLuck


    • CAV 57
      CAV 29/04/2017 Link para o comentário

      Ou que pelo menos o consumidor pudesse controlar isso da mesma forma que faz no Windows quando fala "Ah! Vou fazer uma instalação limpa do Windows na minha máquina".
      Porque já começa errado o patch de segurança mensal que a Google faz não ser ela mesma quem distribui em todos os dispositivos que rodam Android KitKat ou superior. Ué, no Windows não tem patch toda 2ª terça-feira do mês pra Windows 7 ou superior, e seu PC da Asus ou da Positivo não recebem no mesmo instante? Porque smartphones com Android dessas mesmas fabricantes são as que mais sofrem para ter uma atualização do SO?

      Conta desativadaConta desativada


      • 60
        Conta desativada 29/04/2017 Link para o comentário

        Concordo o google tem que liberar diretamente as att sem passar pelas fabricantes

        Conta desativada


  • Alexandre Maia 39
    Alexandre Maia 28/04/2017 Link para o comentário

    No mínimo creio que deveria ter suporte para uns cinco anos, ainda mais com toda essa tecnologia que vem sendo investida no mundo mobile, é inadmissível um Galaxy S7 que é meu aparelho ficar obsoleto em tão pouco tempo. Ele é um puta de um celular parrudo, que tenho certeza que suporta várias e várias atualizações.
    Tenho um S5 também, e confio nele que ele roda fácil um Android Nougat, mas infelizmente vivemos em um mundo onde o que reina é o capitalismo, não compensa para grandes indústrias fazerem aparelhos que se atualizem por vários anos, sendo que eles podem lançar dois ou três aparelhos novos quase tudo igual, mas com sistema um pouco diferente para chamar a atenção e alienação de estar sempre com tudo que é mais recente, sempre faz com que a massa sempre busque o novo.

    Conta desativadabianca Ribeiro Gerard da SilvaConta desativada


    • 22
      Conta desativada 28/04/2017 Link para o comentário

      falou tudo...

      Alexandre Maia


      • Alexandre Maia 39
        Alexandre Maia 28/04/2017 Link para o comentário

        Infelizmente essa é a cena atual. =/


  • Hericles Sales 11
    Hericles Sales 28/04/2017 Link para o comentário

    Assim fica complicado. Já não basta aparelhos que em 1 anos já são considerados velhos ( pq o do ano ) tem uma coisa diferente e que continua fazendo a mesma coisa. O google lança todo ano um SO novo que não vai chegar nem em 1/3 dos aparelhos fabricados. Sempre gostei do Android, mas na próxima vou de iOS.


    • Matheus L. 39
      Matheus L. 28/04/2017 Link para o comentário

      boa sorte. passar bem


  • 13
    Berry 28/04/2017 Link para o comentário

    A Google favorecendo a obsolescência programada "patético"


  • 41
    Conta desativada 28/04/2017 Link para o comentário

    Isso é bom, assim, a massa de aparelhos descontinuados diminui drasticamente, e os desenvolvedores se concentram em trabalhar apenas em versões e API's mais recentes, prevenindo erros/bugs de aplicativos e serviços.


  • Moisés 41
    Moisés 28/04/2017 Link para o comentário

    Atualização tem de ser oferecida. Fica como critério do usuário instalar ou não.

    Poderiam fazer assim...

    Entrada : 1 ano ( segurança a cada 4 meses)
    Médio : 2 anos ( segurança a cada 3 meses)
    High end : 3 anos ( segurança mensal )

    Dizer que suporte curto é para vender mais é desculpa.. Apple dá 5 anos e continua vendendo horrores.. Mesmo assim muitos trocam anualmente ou a cada 2 anos...

    Conta desativadaVitoPaulo PersonRoger S.Conta desativadaErickson N.Bruno Salutes


    • Bruno Salutes 54
      Bruno Salutes 28/04/2017 Link para o comentário

      As exigências com hardware estão aumentando demais, por sinal. Esse ciclo estabelecido pelo Google não se sustenta mais. A hora que as pessoas se importarem mesmo com isso e pararem de consumir, aí eles fazem algo.

      Mickael FernandesGiordano SantiagoFernando LimaAdilson MagalhãesLuiz de SáVitoHenrique P.Conta desativadaConta desativada


      • Erickson N. 19
        Erickson N. 28/04/2017 Link para o comentário

        O problema é justamente esse, as pessoas não vão parar... Vão reclamar, reclamar, reclamar, mas nada vai mudar. O Google precisa acordar e repensar isso.

        Conta desativadaConta desativadaHenrique P.Bruno Salutes


      • Bruno Salutes 54
        Bruno Salutes 28/04/2017 Link para o comentário

        Param sim, Neves. As pessoas pararam de escutar Restart, então elas podem sim deixar de comprar coisa sem previsão de atualização.

        Giordano SantiagoLuckConta desativadaConta desativadaHenrique P.Conta desativada


      • 93
        Conta desativada 28/04/2017 Link para o comentário

        Concordo Bruno, também tenho a opinião que o consumismo exagerado somente piora a fragmentação!

        Bruno SalutesHenrique P.


      • 41
        Conta desativada 28/04/2017 Link para o comentário

        Fato! Se elas foram inteligentes pra deixar de ouvir Restart, vão ser inteligentes para adquirir aparelhos totalmente atualizados sem estresse. kk'

        Conta desativadaBruno SalutesHenrique P.


      • 44
        Conta desativada 28/04/2017 Link para o comentário

        Pararam de escutar Restart mas todas ainda assistem BBB.


      • Moisés 41
        Moisés 28/04/2017 Link para o comentário

        Então Bruno... Aí que complica a coisa.

        Eu posso oferecer update de 5 anos. Mas aí eu tenho de garantir que o aparelho irá rodar o android 10 tão bem como rodou o 5, 6 e 7 ...

        Não imagino S3 rodando o 7.0 tão bem quanto o 4.3 ..

        E tbm tiram proveito do fato da maioria sequer saber o que é android. Que todo ano tem outra versão nova...
        Enquanto os app funcionarem nos antigos, não muda nada.. O 4.2 deve rodar mais de 95% do que tem na loja por ao menos uns 18 meses ainda.

        Agora, em pleno 2017 Samsung e umas outras aparecem com dispositivos novos rodando o 6.0.1 ....


      • 73
        Jairo rios 28/04/2017 Link para o comentário

        Olá Bruno , o pessoal não irá diminuir o consumo de novos gadgets , precisamos sim sair do duopólio iOS é Android , ou seja , um 3o OS relevante, aí as coisas mudam , quando o atualmente morto WP/W10M estava crescendo em share a Google passou a focar mais em atualizações , agora estão nem aí., concorrência faz bem ,inclusive para nós otários consumidores.

        Conta desativada


      • 73
        Jairo rios 28/04/2017 Link para o comentário

        A Samsung é uma aberração neste quesito.


    • 33
      Luiz Henrique 28/04/2017 Link para o comentário

      Para mim deviam ser pelo menos 4 anos, se um notebook com Celeron é atualizado o mesmo tanto que um notebook com i7 não tem porque celulares de entrada serem menos atualizados que os high ends. E não tem desculpa de hardware porque tem Moto G1 rodando Nougat.

      Conta desativadaGiordano Santiago


      • Henrique P. 74
        Henrique P. 28/04/2017 Link para o comentário

        Luiz a questão é que as atualizações do Windows são em outro esquema. Android é algo completamente diferente. Motivos principais: o tipo de arquitetura dos computadores é diferente da arquitetura dos smartphones e a questão das interfaces. Os smartphones utilizam arquitetura ARM (independente de ser 32-bit ou 64-bit) o que acaba limitando-os em alguns casos. Todos os aparelhos que tem custom ROM só tem elas por conta das custom serem mais leves no sistema do que as ROMs stocks. Prova disso? Moto Maxx tem 10GB ocupados só pelo sistema na ROM stock da Motorola, enquanto em custom o sistema ocupa só 5GB o que leva a ter um melhor redimento do hardware. Já Windows a cada atualização muda o tamanho do que é ocupado pelo sistema, já a interface, que é uma vilã pra alguns smartphones, não.

        Conta desativadaMatheus L.Conta desativada


      • 33
        Luiz Henrique 08/05/2017 Link para o comentário

        As fabricantes que trabalhem para deixar suas Roms mais leves então, o consumidor não pode ser culpado pela incompetência/falta de vontade das mesmas.


    • 93
      Conta desativada 28/04/2017 Link para o comentário

      Moisés a Apple é um caso a parte, pois ali a compra está ligada mais ao status de ter um iPhone novo! Atualização não tem esse peso para os amantes da Apple.

      Conta desativadaLuckHenrique P.


    • 6
      Antonio Caser 28/04/2017 Link para o comentário

      Tá de gozação, apple vendendo horrores.... kkkkk ... aqui no Brasil os usuários da apple não passa de 1% de aparelhos vendidos...

      Luiz de Sá

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.