O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 534 Compartilhado 137 Comentários

Google pode remover a gaveta de apps do Android! Isso fará diferença para você?

A gaveta de apps é um dos recursos icônicos do Android. A preferência por usar essa função no SO faz com que muitos usuários instalem launchers alternativos em ROMs que não possuem uma gaveta de apps por padrão, como a MIUI, da Xiaomi, por exemplo. Mas parece que o Google vai mesmo remover o app drawer do Android, e agora? 

Recentemente, o Google publicou em sua conta do Twitter um vídeo sobre os novos recursos do Maps utilizando como ilustração um Nexus 6P. A publicação teria passado despercebida, não fosse por alguns usuários do Reddit, que notaram algo no mínimo curioso nos primeiros segundos do vídeo: o ícone da gaveta de apps do Android está ausente na versão exibida pelo vídeo.

A partir dessa observação, muitos rumores foram levantados sobre o possível fim da icônica gaveta de aplicativos que está presente no Android desde os seus primórdios. Claro, nada foi confirmado pelo Google, mas em se tratando de um vídeo divulgado pela própria empresa, todos nós deveríamos ficar preocupados com as futuras novidades que devem ser apresentadas com o lançamento do Android 7.0 Nougat.

Pessoalmente, não consigo pensar na possibilidade do Google remover este recurso tão útil do Android. Entretanto, se olharmos para alguns dispositivos existentes no mercado, incluindo os lançamentos recentes do MWC 2016, podemos notar que existe um certo movimento dos fabricantes com relação a esta função em suas interfaces proprietárias.

LG G5, por exemplo, sai de fábrica rodando com uma skin que não possui gaveta de apps, desabilitada por padrão pelo fabricante. A ativação deste recurso é opcional, no entanto, para utilizá-lo é preciso habilitar a área de início fácil entre as configurações do sistema. Assim, para ter o app drawer ativo é preciso optar pela interface que é destinada a usuários menos experientes.

androidpit lg g5 19 w782
Cadê a gaveta de apps do LG G5? / © ANDROIDPIT

Além da mudança feita pela LG no G5, alguns fabricantes já removeram o app drawer de suas interfaces proprietárias há algum tempo, como a Huawei, a Xiaomi e a Lenovo.

Não ter a gaveta de apps fará alguma diferença para você?

Não sabemos ao certo se esse recurso será removido ou desabilitado por padrão do Android, mas, particularmente, acho que a ausência da gaveta de apps impactará diretamente na usabilidade do SO. Além de ser um recurso que diferencia o Android de seus concorrentes, o app drawer torna a navegação e o acesso às informações do dispositivo mais fáceis.

Será que ao remover a gaveta de apps o Google estaria "iPhonizando" demais o Android? Responda abaixo:

O que você acha do possível fim da gaveta de apps do Android?
534 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Wes T. Martins 29/fev/2016

    "Não sou capaz de opinar"

  • Pamella Scramin F. 29/fev/2016

    Não, não, não, não e não!
    Isso deixaria a interface uma zona, tipo a do iOS, fala sério! e os meu widgets? Não, não e não!
    Tenho mais de 80 apps, imagina que maneiro seria tudo na interface com pastas e meu deus, que zona D:
    Beleza, existem launchers ai a torto e a direito, mas saber que a Google pode tirar esse recurso como padrão, doi a alma

  • Eduardo Rodrigues 29/fev/2016

    IOS sempre foi baseado naquilo que a empresa quer, e o usuário não tem a liberdade de personalização do próprio celular, como se ele não fosse o "dono" e ficasse preso.
    Android sempre foi baseado naquilo que o usuário quer, personalizar o celular do jeito que quer, na liberdade que tem em fazer tudo (ou quase tudo). A Google fazendo isso de tirar, só estaria agindo como a Apple mesmo. Pelo menos poderia deixar este recurso como optativo.

  • Lordney 29/fev/2016

    Vai fazer que nem a Microsoft que removeu o menu iniciar e depois colocou de volta porque os consumidores não gostaram da mudança radical.

  • Leo Leal 1/mar/2016

    Pera aí.
    Vai ficar tudo na(s) tela(s) inicial(is) igual ao iPhone?

    Um dos motivos d'eu preferir o Android é deixar a tela livre, sem ter que ficar olhando para os ícones dos aplicativos, que tem seu lugarzinho lá na gaveta.

    Quer me deixar agoniado é ver uma tela inicial com vários apps.

    Deixa do jeito que tá, Google!!!!!

137 Comentários

Escreva um comentário:

  • Nova Launcher forever...


  • Caso isso aconteça, a Google se tornará uma AppleCover e um novo WindowsMobile em ascensão na Era Digital!
    Neste caso fico, com apenas no Android 6


  • Desnecessário e escrotamente horrível.
    Gosto muito da minha tela inicial limpa só com os mais usados.


  • Só digo uma coisa: Nova Launcher.


  • Vai ficar péssimo se isso acontecer.


  • aí n vai ser mais Android


  • Francamente, não interfere na minha usabilidade do smart. Vamos ver o que vem pela frente.


  • Eu sou do tipo que gosta da gaveta de aplicativos toda organizada, por pastas e por assuntos específicos. Tenho quase 400 aplicativos e isso seria um problema se não houvesse uma gaveta. Prefiro do jeito que já é. Mas se o Android quer inovar colocando essa possibilidade, não vou achar ruim, desde que deixe a liberdade de escolha com o usuário. Não gosto da idéia da empresa forçar um tipo de configuração tal como a iOS da Apple faz. Escolhi a plataforma Android justamente pela liberdade de customização, e entre tantos outros quesitos que não cabe neste post.


    •   17

      Vejo as pessoas comentando que tem 80 aplicativos, depois 120 e agora aparece você com quase 400. Perdoe a ignorância em todos os sentidos, mas você é desenvolvedor? Recebe pra testar? Ou o quê?


  • Sem chancee sou o tipo de usuaria que ama ter tdo organizadinho nada de icones na tela do meu celular nem widgets sou muito fã e nada de lauchers tbm gosto da cmo é nao tirem isso pelo amor de deus affs


  • A primeira coisa que eu fiz no Redmi 2 Pro foi instalar o Nova porque aquele Launcher entupido de coisas é um inferno.


  • Pesso por tudo á google que nao remova o app drawer. Se remover acho que mais de metade das pessoas que utilizam o android vão mudar para o iphone ou windows phone. Pesso tambem que nao remova a barra de notificaçoes( rumor )


  • HAHAHAHAHA ia ser demais ver o Android sem a gaveta de apps, queria ver a galera que fala mal da Apple se mordendo por o Android ficar parecido com o iOS....


  • É bom deixar como optativo. Eu, por exemplo, instalei o Apex Launcher para deixar tudo oculto, inclusive o ícone da gaveta de apps, o qual não dá para ocultar na launcher original dos aparelhos Samsung. Gosto de deixar a tela "lisa" para visualizar minhas fotos na tela inicial, sem quaisquer ícones atrapalhando. E para acessar meus apps favoritos, instalei o Swapps. Assim, ficou tudo oculto, inclusive a barra de notificações superior. Então posso acessar tudo com poucos movimentos na tela, com um ou dois dedos - meu smartphone personalizado do meu jeito.


  • Nova Launcher mandou lembranças.


  • Seria melhor manter a gaveta de aplicativos, deixa tudo organizado, permanecendo na tela inicial apenas os apps mais usados e não uma bagunça de ícones e widgets. Teremos que nos acostumar a viver sem a gaveta, vai fazer falta uma das características mais icônicas do Android.

    M S


  • Nope, uso Windows Mobile!

    Próxima!


  • Imagina que zona... Vou precisar de umas 7 telas 8x8 ou então jogar tudo numa pasta e usar ela de App drawer!
    Acho que o google está fazendo isso para que mais usuários de iOS venham para o android e se acostumem com o SO, e provavelmente dando a opção de ativar ou não o app drawer. Eu não quero, prefiro meus widgets e minha tela (hiper) minimalista! Haha
    Imagina, só de instalar uma skin de Zooper Widget criasse um icone na tela inicial! Minha nossa eu tava lotado já! Vou continuar com meu Nova Launcher aqui ocultando tudo que nao uso como app.


  • Odeio a ideia de utilizar Custom ROM's quando as fabricantes fazem cagadas. Por isso prefiro a interface da Sony.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi