O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

1 min para ler 24 Compartilhado 31 Comentários

Google translator faz traduções dentro de outros apps no Marshmallow

Um recurso pouco comentado, mas bem útil no novo Android 6.0 Marshmallow, é que agora existe a possibilidade de se traduzir textos em qualquer aplicativo sem necessariamente abrir o app Google Translator. Vejam como funciona.

A partir desta semana, os usuários que já possuem o app Google Tradutor instalado, serão capazes de traduzir textos entre 90 idiomas diferentes diretamente do aplicativo, simplesmente usando o recurso de selecionar texto. A função só estará disponível em aparelho rodando o Android 6.0 Marshmallow, que atualmente se resume à linha Nexus.

Na realidade, essa é uma implementação no código fonte do Android, feita sobre a ação de selecionar texto. Isso significa que os desenvolvedores poderão modificar essa ação. Ao invés de mostrar a função de traduzir quando selecionar determinado texto, o desenvolvedor poderá realizar outra função qualquer no lugar.

Os passos para implementar isso nos aplicativos são apenas poucas linhas de códigos, como vocês podem notar no Android developers Blog, que ensina como fazer.

Alguém ai é usuário de um Nexus e já testou a função? É realmente útil?

24 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Gustavo L. 7/out/2015

    Como assim quem não sabe o mínimo de inglês? Moramos num país onde a maioria não sabe interpretar as placas de trânsito, quem dirá palavras em inglês.

  • Henrique R. 7/out/2015

    Pelo o que eu entendi, a ferramenta está vinculada com a seleção de texto, então imagino que possa funcionar em cima de PDF's, no que me ajudaria com palavras técnicas dos textos que eu leio.

  • Gaki Kunashii 7/out/2015

    Finalmente vamos parar de copiar e colar.
    Excelente função.
    Google cada vez mais melhorando a experiência do usuário.

  • Gaki Kunashii 7/out/2015

    Kelcey para um usuário convencional, onde o objetivo é pequenas traduções, concordo com você, pois o conhecimento básico do inglês irá suprir a necessidade.

    Mas, discordo em todos sentidos de que a ferramenta seria inútil, pois ela não esta agregada somente ao básico. Um exemplo para o uso, seria como o citado pelo usuário Henrique R. onde se torna mais fácil você apenas selecionar o texto, e ter a tradução ali mesmo, sem ao menos precisar fazer alternância de aplicativos, é como a função do Kindle que ao clicar na palavra aparece seu significado, ou tradução.
    Para nós que amamos uma boa leitura, sabemos que a maioria dos ebooks disponibilizados está em inglês, e essa função vai ser muito bem vinda por nós.
    Mesmo eu sendo fluente em inglês, sempre me esbarro em alguma palavra desconhecida, e fazer isso sem precisar sair do aplicativo em que o texto esta aberto, ah meu amigo, vai ser muito bom!
    Eu como programador, sempre tenho que ler livros em inglês. Apesar de termos ai no Brasil uma boa biblioteca de livros traduzidos, os livros com temas específicos raramente são traduzidos.

    Bem, eu sei que é sua opinião, mas dizer que é inutilidade acho que foi um pouco abrangente.
    Inútil para você, mas e para os outros?

    Obrigado.
    Abraços.

31 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações