O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
57 Compartilhado 28 Comentários

Hands-on da Gear Fit2 Pro: uma pulseira inteligente para natação também

A Gear Fit2 Pro, produto recém anunciado na IFA 2017, já está à venda por R$ 1.199. A chegada da pulseira inteligente ao Brasil no mesmo dia que em outros países – 15 de setembro – deixa bem claro o esforço da Samsung em se fazer notar num segmento que ainda é incipiente mas que tem tudo para bombar, inclusive por aqui. 

Se você não acredita, pare e pense não apenas no lançamento do produto, que contou com a presença de Fernando Scherer, o Xuxa, e Gustavo Borges, dois medalhistas olímpicos que vão estrelar a campanha; e nem apenas na locação, a Body Tech Pinheiros, também conhecida como a maior da América Latina, com uma área aproximada de 9.300 metros quadrados, mas no potencial do mercado. Poucos sabem, mas o Brasil é o segundo maior mercado de academias em número de unidades, perdendo apenas para os Estados Unidos segundo dados recentes da IHRSA, associação internacional do mundo ­fitness, citados pela Exame.

Logo, uma pulseira esportiva com recursos inteligentes, com GPS integrado, acompanhamento contínuo da frequência cardíaca, detecção automática de atividade e certificação 5 ATM para resistência à água pode sim encontrar potenciais clientes. No caso da Gear Fit2 Pro, é possível ir além dos corredores de rua e dos ciclistas, mas conquistar também os nadadores, uma vez que oferece monitoramento avançado de natação. Você sabia que essa é a terceira modalidade esportiva mais praticada, perdendo apenas para Futebol e Vôlei? Pode ser que demore um pouco, até porque esses dispositivos vestíveis – os chamados wearables – ainda chegam muito caro por aqui, mas a oportunidade existe.

20170914 195006
Lançamento da Gear Fit2 Pro no Brasil / © Android PIT

 

 

Samsung Gear Fit2 Pro – Data de lançamento e preço

À venda no Brasil por R$ 1.199 desde o dia 15 de setembro.

Samsung Gear Fit2 Pro – Desenho & Qualidade de Construção

Disponível nas cores preto com vermelho e grafite, a Gear Fit2 Pro tem um design elegante e ergonômico, e tiras de dois tamanho como na sua antecessora, a Gear Fit2: pequeno (tamanho do pulso: 125 a 165mm) e grande (Tamanho do pulso: 158 a 205mm). Além disso, a pulseira inteligente é leve: 34g com a tira grande e 33g com tira pequena.

samsung gear fit 2 pro colors
Gear Fit2 Pro/ © AndroidPIT

 

Samsung Gear Fit2 Pro – Tela

A tela continua a mesma da versão anterior, a Gear Fit 2: visor curvo de 1,5 polegadas super AMOLED e tela sensível ao toque de alta resolução (216 x 432, 310 ppi) para atualizações e notificações em tempo real. Tudo isso protegido por um vidro com Corning Gorilla Glass 3.

Samsung Gear Fit2 Pro – Características Especiais

Foi exatamente essas novas funcionalidades que tive a oportunidade de testar. Sim, na piscina. Graças a certificação 5 ATM para resistência à água e o monitoramento avançado de natação, é possível medir as atividades desenvolvidas durante a prática do esporte: distância percorrida na piscina, número de voltas ou até mesmo as braçadas.

Meu teste não foi muito longo até porque fazia quase 10 anos que eu não colocava maiô, touca e óculos para nadar numa piscina aquecida, mas a precisão dos dados coletados foram bem interessantes, especialmente quando vistas no aplicativo no smartphone, de maneira mais organizada pelo app e numa tela maior. Ainda que eu tenha testado uma pulseira com a tira grande, e que ela tenha ficado solta no meu pulso, não dá para dizer que a Gear Fit2 Pro atrapalha. Pelo contrário, até porque a ideia é que ela fique bem justa ao corpo para registrar os batimentos cardíacos – os meus, como os de uma boa sedentária, foram nas alturas.

Agora, se tem uma coisa que pode incomodar é que, na água, é preciso ativar o bloqueio da tela sempre que for começar a natação e desativar o bloqueio de tela quando você desejar mexer na tela com os dedos molhados. Parece-me algo com que você acostuma quanto mais usa, mas de primeira, achei meio burocrático, meio chato, mas entendo a necessidade. Nenhuma tela sensível ao toque responde bem quando molhada e seria pedir demais mexer na tela debaixo d'água, não é mesmo?

Outra novidade é o aprimoramento do monitoramento de frequência cardíaca, que realiza um acompanhamento de forma contínua, independente da atividade que esteja sendo desempenhada, ou mesmo em momento de repouso. Graças ao GPS incorporado é possível ver a distância percorrida, a velocidade e as calorias queimadas. Já o recurso de Detecção Automática reconhece algumas categorias de atividades, tais como andar, correr, pedalar, entre outras. Dá até para registar alguns hábitos como o de beber água e também o de beber café. 

20170914 195343
Pulseira inteligente detecta seu exercício / © Android PIT

 

Samsung Gear Fit2 Pro – Software

Rodando Tizen, o sistema operacional da própria Samsung, a Gear Fit2 Pro tem a mesma compatibilidade que seu antecessor: qualquer aparelho Android com 1.5 GB de RAM rodando a versão 4.4 ou posterior e com os smartphones Apple: iPhone 7, 7 Plus, 6S, 6s Plus, SE e 5 rodando iOS 9.0 ou posterior. Além disso, segundo a Samsung, existem disponíveis mais de 3 mil aplicativos entre apps fitness, de academias ou de marcas esportivas compatíveis com a nova versão da pulseira inteligente.

Samsung Gear Fit2 Pro – Performance

Com um processador dual core de 1.0 GHz e o mesmo conjunto de memória interna de 4GB e 512MB de RAM que a Gear Fit2, pode-se dizer que se trata de vestível para atividades físicas mais Pro mesmo, como a natação. Porém, um wearable bastante completo, uma vez que é compatível inclusive com Spotify e permite que você guarde cerca de 500 músicas no modo offline que podem ser escutadas no seu fone Bluetooth, por exemplo. Além do Bluetooth v4.2, o Gear FIT2 Pro tem conectividade Wi-Fi b/g/n, GPS / GLONASS / Beidou e sensores como acelerômetro, giroscópio, barômetro e monitor de FC.

A certificação ISO 22810: 2010 para grau 5 ATM de 50 metros (165 pés) garante que o dispositivo possa ser usado com segurança no banho ou durante a caminhada na chuva, bem como em atividades em águas rasas, como nadar em uma piscina (como eu fiz ao lado do Xuxa e do Gustavo Borges por uns 20 minutos) ou no mar. No entanto, o Gear Fit2 Pro não deve ser usado para mergulho, esqui aquático ou outras atividades envolvendo águas de alta velocidade ou submersão mais profunda, ok?

 

Samsung Gear Fit2 Pro – Bateria

A bateria é a mesma do Gear Fit2 é 200mAh promete, segundo a Samsung, uma autonomia de dois a três dias.
 

Samsung Gear Fit2 Pro – Especificações Técnicas

Peso: 34 g
Tamanho da bateria: 200 mAh
Tamanho da tela: 1,5 polegadas
Tecnologia da tela: AMOLED
RAM: 512 MB
Memória interna: 4 GB
Conectividade Bluetooth 4.2
${device:samsung/1069}

 

Veredito preliminar

Com pulseiras inteligentes com preços bem mais em conta, porém via importação, pode ser que a Gear Fit2 Pro não seja um sucesso de vendas, até porque é um produto mais de nicho voltado a um mercado ainda em expansão. Porém, e até mesmo por ser resistente à água, o indicado é ter sempre por perto uma assistência técnica. Para quem pratica natação com frequência parece ser a melhor opção, pois os dados que registra, desse tipo de atividade física e de outras, prometem ajudar bastante nos treinos e na manutenção de uma vida mais saudável. 

57 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Hipopótamo Roxo do Mal há 1 mês

    Aquele momento que você pensa, em comprar a GearFit 2 ou a GearFit2 Pro ai você ve o valor e se lembra da Xiaomi Huami AMAZFIT

  • Ryuk Tech há 1 mês

    Interessante, porém, 1.199 Temers nessa crise kkk fica difícil.

  • Junior Fornazi há 1 mês

    Uso as mi bands desde a primeira e é o melhor custo x beneficio que tem brother Deivis..... meu xodó é a mi band 2 que é fantástica comprei por 30 dolares inicio do ano na gearbest.... a vantagem desta mi band que vc fica menos preso ao smartphone já que conta com um visor que te mostra passos, distancia e calorias gastas nas atividades.... depois só sincronizar com o app mi fit e pronto...... para mim a bateria dura 2 semanas, com a primeira mi band carregava de 2 em 2 meses kkkkkk

  • SuperUser, Alex Alcides há 1 mês

    1200 por um celular, OK.
    1200 por uma pulseira, mas nem sonhando!

28 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi