Nós usamos cookies em nossos sites. Informações sobre cookies e sobre como você pode se opor ao uso de cookies a qualquer momento, ou encerrar seu uso, podem ser encontradas em Política de Privacidade.

6 min para ler 130 Comentários

Haters na internet: o que fazer para evitá-los?

A internet coloca à nossa disposição uma vasta quantidade de informações, permitindo assim que qualquer usuário consiga se comunicar com outras pessoas sobre qualquer assunto. Acontece que em todos os cantos do mundo é possível ver casos de abusos promovidos por usuários mal-intencionados e que derramam ódio contra outras pessoas, sem quaisquer restrições. As páginas da web ficam carregadas dessa interferência negativa dos chamados haters. O que podemos fazer para resolver esse problema?

Por que pessoas e personagens falam dessa forma? Como a comunicação é feita através de uma tela, a maioria das pessoas, inclusive as anônimas, se sentem mais impulsionadas a escrever qualquer coisa. É fácil de sentir invencível dentro dessas circunstâncias.

Existem vários tipos de haters pela internet, que é o termo em inglês para a palavra inimigo. Alguns são especializados em expor pessoas da vida real através de fotos (cyberbullying). Existem aqueles que simplesmente passam o dia destilando ódio por não saber concordar com alguma crítica ou então entendê-la, como vemos em sites de notícias. O YouTube é o lugar que os haters mais adoram, além do Twitter, onde usuários que se denominam especialistas de determinado assunto se julgam no direito de ofender outros usuários da plataforma.

samsung galaxy s8 htc u11 editors battle
Os haters não podem ganhar / © AndroidPIT

Nós mesmos já tivemos alguns casos de haters no AndroidPIT ao longo dos últimos anos. O comportamento mais conhecido, contudo, se refere aqueles que praticam o ódio pelo ódio, difamando racismo e homofobia por todos os cantos da web. Os administradores dessas páginas nunca conseguem filtrar esses abusos ao ponto de impedi-los, mas existem algumas alternativas que são feitas em determinados casos.

Alternativas contra haters

Desativar comentários

A solução mais eficiente e que muitos sites tem aplicado é a remoção da caixa de comentários. Muitos jornais e portais grandes já seguem esse padrão, dada a avalanche de ódio que os mesmos já presenciaram. Também é possível habilitar comentários sobre determinados assuntos em matérias específicas, evitando assim discussões que não levam os leitores a lugar nenhum.

Uma grande parcela dos usuários da internet tem reações violentas quando lêem algo que os mesmos discordam. Essas pessoas não sabem receber uma crítica e passam a insultar o autor/editor que ousou dizer algo que não é do seu gosto. Desativar os comentários é uma medida extrema, visto que é um procedimento pouco social e que impede que outros leitores participem contribuindo com opiniões melhores. 

Contas para usuários

Outra medida menos drástica é vincular o usuário a alguma conta, ou então criar um sistema de assinaturas gratuito ou pago. O risco de haters aparecerem neste formado ainda existe, mas ele é menor. Muitos usuários chegam a determinado site através de uma pesquisa no Google e, por alguma razão desconhecida, passam a frequentar aquele domínio apenas para ofender outras pessoas. Eles desaparecem e depois aparecem de novo. 

O sistema pago é obviamente o mais interessante. Afinal, qual usuário iria pagar para insultar o conteúdo ou outros leitores à toa? O YouTube implementou o sistema de pagamento para comentários durante transmissões ao vivo, onde o youtuber que está ao vivo pode ler preferencialmente os comentários pagos e que ficam em destaque.

Verificar a identidade do usuário

O Facebook usa a seguinte técnica: o usuário só pode abrir o cadastro utilizando seu nome verdadeiro ou nome artístico. Dessa forma, muitas pessoas teriam que expor suas identidades originais e pensar duas vezes antes de querer semear a discórdia entre outros usuários. Isso eliminaria o cyberbullying por completo. Contudo, essa teoria está longe de ser a realidade da rede social.

Você precisa denunciar por diversas vezes um usuário por spam, abuso ou ódio até que o Facebook tome alguma providência. Com relação ao sistema de nomes, os usuários podem denunciar uma pessoa por estar usando um nome que não é o seu, mas na maioria dos casos ela é apenas advertida.

Soluções técnicas

Existem alternativas técnicas para inibir os haters, mas elas não são infalíveis. Na maioria dos casos graves o IP pode ser usado para controlar ou rastrear determinado usuário que esteja se comportando agressivamente com os demais. Declarações de ódio ou de violência devem ser denunciadas à polícia especializada em crimes virtuais. O rastreamento do IP de um computador ou smartphone não é um processo certo pois ele pode ser alterado por um VPN.

AndroidPIT install android pc hero
A maioria dos usuários no mundo não são haters...ainda bem! / © AndroidPIT

Um usuário avançado pode usar um serviço de VPN para mudar o IP de seu computador para que o mesmo consiga usar com finalidades duvidosas. É possível rastrear através dos cookies do navegador, mas esse método tem inúmeras limitações.

Moderando comentários

A maioria das empresas contam com equipes que trabalham tentando resolver problemas comportamentais dos usuários. Na maioria dos casos existe um gerente que modera a comunidade de usuários e exclui mensagens com conteúdo impróprio. A exclusão da conta também pode ser feita aqui.

Empresas maiores desenvolvem algoritmos que controlam superficialmente essas ações, mas temos o Facebook como um bom exemplo de como isso não funciona bem. Problemas envolvendo suicídios e assassinatos já foram transmitidos ao vivo na rede social, sem qualquer análise prévia sobre o perfil dos usuários que praticaram isso.

AndroidPIT News apps ESP 8811
Sites podem contar com um moderador de comentários e perfis / © ANDROIDPIT

A tentativa de criar um ambiente na internet politicamente correto nem sempre rende bons frutos. É comum que moderadores entrem em contatos com pessoas que espalham comentários nazistas, por exemplo, e tentem negociar com os mesmos uma trégua. Essa tentativa é quase sempre inviável, pois a pessoa pode criar uma nova conta ou mudar seu IP apenas para continuar se comportando erroneamente.

Soluções jurídicas

Como mencionado acima, um site pode denunciar formalmente um usuário que esteja tendo tipos de comportamento de ódio na internet, como insultos homofóbicos, insultos raciais, assédios e etc. Existem delegacias especializadas em tratar casos de crimes na web.

Conclusão

Não existem uma solução rápida e funcional. Se tivesse, todos os sites iriam usar pois, infelizmente, o ódio está cada vez mais presente na internet. As soluções apresentadas aqui tratam pequenos sintomas, mas não eliminam o problema por completo. Precisamos agir de forma inteligente e cobrar da sociedade mais educação e respeito na web.

A internet pode se transformar num ambiente de comunidade onde todos podem compartilhar experiências e informações relevantes. Para que isso aconteça, a intolerância e a prática do ódio pelo ódio contra outras pessoas precisa deixar de existir.

Você já foi atacado na internet? Como reagiu ou qual providência tomou?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Alexandre M. 12/07/2017

    Já vi vários aqui no AndroidPit.

  •   44
    Conta desativada 12/07/2017

    Isso é problema aqui no AP (agr mais "maquiado" q antes, por conta do posicionamento da administração sobre isso, que aliás foi corretíssima) queria eu poder tornar meu perfil invisível para certas pessoas não estarem acompanhando minhas postagens, pois pedir para ignorar e passar longe não serviu pra nada rsrsrs. Mas tudo bem, todos temos que aprender a conviver com essas coisas, afinal como diz a matéria, a internet está cheia e desativar a área de comentários não é uma opção legal, pois acaba punindo uma maioria em detrimento de uma minoria. Agora saudades do AP de uns tempos atrás?? Tenho muitaaaaa! Por fim, parabéns pela matéria Benoit, era necessária, pq TODOS sabem qual o posicionamento do AP sobre tal tema e foi muito bem escrita. PS: Camila rainha kkkkkkkkk (gosto do restante da galera do AP tbm, acho q pq Camila aparece muito nos videos, se torna mais "próxima")!

  •   44
    Conta desativada 13/07/2017

    Só digo uma coisa a todos (me incluo tbm), administração está ciente de tudo o que se passa nos comentários, acredito q quem escreve a matéria lê a maioria dos comentários que são feitos para saber a repercussão do que escreveu, bem como outros administradores/editores tbm. Não adianta querer dar o bote e depois esconder a unha pq não vai colar. Eles conhecem principalmente todos que comentam frequentemente aqui. Se houve uma solicitação de qq tipo para a administração e o retorno não foi o que o solicitante esperava, as respostas podem estar nas próprias ações dele. Os editores não vivem comentando, tampouco respondendo comentários (só às vezes, o que é normal), mas acreditem, todos eles estão de olho em tudo. Falar uma coisa e fazer outra é visto. Não adianta citar comentários provocativos e etc. como algo ruim se você próprio está curtindo tais comentários (pensando q ngm tá vendo) contra outras pessoas de forma selecionada, vc tbm está errando, simples assim. Superem. Vamos falar de tecnologia e não criticar os administradores, que até hoje só tiveram ações extremamente corretas e de bom senso, ou outros membros só pq são novos na página, ngm pode abrir mais conta no site n é? Se uma pessoa leu algo e quis criar uma conta pra comentar algo ou concordar com alguém, isso é errado é? rsrs. Acredito que o intuito desse artigo foi esse... superar, e como se portar daqui pra frente (embora eu ache difícil que alguns entendam isso, mas aí vai de cada um né? É seguir ignorando \o/ )!

  • Elerson Soares 13/07/2017

    Pela minha experiência que tive nas ultimas semanas aqui no Androidpit, vejo que falta muita humildade por parte de muitos envolvidos em ofensas e conflitos no site.
    Eu mesmo admito que causei confusão. Voltei a frequentar os comentários do site e via confusões e mais confusões, inclusive tomei parte com o pensamento de “vai ser divertido”. Terrível engano, os conflitos por aqui começaram a tomar rumos inesperados, e tomei consciência de um eu horrivel, um eu que não quero voltar a conhecer mais. Fui criança e idiota, não respeitei e por isto não fui respeitado. Aprendi muito, acreditem.

    Respeitem para ser respeitados. Saibam perdoar, saibam pedir o perdão e saibam ser perdoados.
    Admitam seus erros quando for possível.
    Uma boa conversa pode resolver qualquer problema.
    Humildade não se encontra, ela se cria dentro da pessoa.

  • Victor Lima 12/07/2017

    Camila Jedi ali kkkkkkk

    enfim ignorem os haters... se derem bola a eles ...estao fazendo oq eles querem

130 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  •   16
    Conta desativada 12/09/2017 Link para o comentário

    Nada se compara aos comentários do G1.
    Só não da para entender por que a administração do site não faz nada (G1).
    Ali existem coisas que não são nem questão de moderação, estamos falando de cadeia mesmo.


  • Não sei sobre materia , pois no so famoso


  • O que seria da Internet sem eles? Eles são a síntese da cultura atual! Todos sem exceção tem um pouco de hater consigo! Odeiam a esquerda, direita, polícia,bandido, funk, apple kkkkk... Enfim...

    CAV


  • Engraçado que tem haters numa matéria sobre haters. Muitos estão se sentindo lisonjeados aqui kkkkk


  • Não quer ouvir cítricas não escreva nada, não fale nada e principalmente não poste nada. Caso contrário sempre haverá alguém para "estragar o seu dia".

    Conta desativada


  • Oi, amigos. Não sou muito de comentar, mas estou sempre observando os comentários de todo mundo. Conheço a comunidade que o AndroidPIT tem e sei que vocês querem que o site seja sempre saudável. Portanto, queria pedir pra todos vocês que nos ajudem a lutar contra estes que fazem mal para nossa comunidade, que denuncien sim, e que entrem em contato conosco. São centenas de comentários e às vezes alguns passam sem percebermos! E lamentamos por isso... :/ Mas a equipe moderadora está sempre a disposição, a qualquer momento! :)

    Obrigado pelos comentários e pelo apoio. Contem conosco!


  • Isso acontece demais no TC. E parece que a administração não liga, afinal é mais tráfego gerado.


  • zZzZz


  • Só acho que essa postagem poderia estar "pinada" ou num "sticky" por um tempo.

    Acredito que faça parte da comunidade do AP há pelo menos 2 anos, assim como o brother Deivis.

    Lembrando que a boa convivência na comunidade cabe a nós, usuários, definir o bom tom do diálogo, respeitando o próximo, para que assim, possamos ser respeitados.

    E sim, o resultado de um bom trabalho realizado pela equipe se dá pelo grande número de comentários até então, sobre essa pauta.

    Eu particularmente gosto bastante da interação promovida nos comentários, tanto pelos usuários, como quando os redatores interagem em respostas e comentários. Não é a toa que a Camila Rinaldi hoje conta com o título de "der Königin", com o seu séquito de fãs.

    Brincadeiras a parte, continuem com o excelente trabalho aí, que nós, membros da comunidade, vamos nos ajudando a transformar este ambiente num lugar melhor para se conviver.


  • Haters é igual Julius ameaçando o ladrão do Malvo. " Aonde você estiver, eu estarei lá. " Todo mundo Odeia o Chris.


  • Muito simples! Beijinho no ombro pro recalque passar longe...

    Conta desativada


  • Foi uma ótima matéria! Tipo uma seção de desabafo com o psicologo!
    Me permitam desabafar também! E peço desde já que me perdoem se de alguma forma eu prejudicar alguém!
    Em toda parte na internet vai ter haters, fakes, pessoas chatas, mal educada e etc. Isso acontece em toda parte!
    Estou aqui desde 2015, não tem um dia que não entro aqui, estou sempre a maior parte do tempo aqui no Androidpit. Gosto muito daqui, fiz muita amizades, inclusive tem varias pessoas daqui que me adicionaram no Facebook. Aqui dou muita risada, me divirto, aprendo muita coisa sobre o mundo Android, dou minha opinião e comento tudo, falo com todos. Converso tanto, comento tanto, participo tanto que acabei me tornando o numero 1 do ranking mundial do Androidpit em participação! Não que isso faz de mim superior a ninguém, mas o que eu quero dizer é que não vou abandonar o Androidpit por causa de haters e etc. Recebo criticas, haters pegam no meu pé, mas isso não vai me fazer mudar e nem abandonar o site! Pois gosto daqui!
    Talvez precise de mais moderadores, talvez precise de mais rigor talvez? Tbm não sei, não sou eu quem decide!
    A unica coisa que eu sei, é que hater algum vai me fazer abandonar as amizades, o site e tudo aqui! E encorajo os brothers e sisters todos aqui, a não deixar de participar por causa de haters, ou fakes e tal!
    Me desculpem pelo textão, me desculpem se de alguma forma ofendi alguém. E peço que excluem essa publicação minha se disse algo que prejudicou alguém!

Mostrar todos os comentários