O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

5 min para ler 3 Compartilhado 12 Comentários

HTC One Mini contra Galaxy S4 Mini: a batalha dos pequenos

Após o Galaxy S4 Mini, chegou a vez da HTC lançar o seu One Mini. Uma comparação é inevitável: o smartphone Android atual mais vendido do mundo contra o mais bonito. A Samsung quer a vitória - a HTC precisa dela. Será que um dos aparelhos levará a melhor ou haverá novamente uma empate técnico, como no caso dos originais? Veja a minha avaliação.

Camera stock Android Nexus 4 gravar videos
Veja a comparação entre os dois Mini. / © Fabricante/AndroidPit

Dois festejados carros-chefes, duas versões menores disputando o título de Mini-Campeão Android: o HTC One Mini é o retardatário nessa competição. O Galaxy S4 Mini tem uma dianteira de algumas semanas. De maneira geral, tanto a Samsung quanto a HTC arriscaram pouco com seus pequenos. Vamos aos detalhes.

Especificações técnicas

A fórmula é clara: formato menor, hardware mais fraco, preço mais baixo. O que conta aqui é onde uma e outra companhia decidiram economizar. O One Mini marca pontos com uma tela melhor, um material mais nobre, mais memória interna e por fim supostamente o melhor preço. O S4 Mini, por outro lado, tem o processador ligeiramente mais poderoso e sobretudo bateria removível, é um pouco mais fino e 20 gramas mais leve (devido à escolha do material). Como diferentes tecnologias foram usadas para as câmeras, uma comparação de megapixels não é pertinente. Podemos supor, porém, que nesse aspecto a HTC sai na frente, pois a câmera do One Mini é a mesma que conhecemos do seu irmão mais velho. A única diferença: falta o estabilizador óptico de imagens.

Camera stock Android Nexus 4 gravar videos
 © Fabricante/AndroidPit
  HTC One Mini Samsung Galaxy S4 Mini
Display 4,3 polegadas, 1.280 x 720 Pixels (341 ppi), Super LCD2 4,3 polegadas, 960 x 540 Pixels (256 ppi), Super AMOLED
Processador 1,4 GHz Dual-Core, Qualcomm Snapdragon 400 1,7 GHz Dual-Core, Qualcomm Snapdragon 400
RAM 1 GB 1,5 GB
Sistema Android 4.2.2, Sense 5 Android 4.2.2, TouchWiz Nature UX 2.0
Câmera 4 MP traseira (UltraPixel-Technologie), 1,6 MP frontal 8 MP traseira, 1,9 MP frontal
Conectividade Wi-Fi, HSDPA, Bluetooth 4.0 Wi-Fi, HSDPA, LTE, Bluetooth 4.0
Memória interna 16 GB, 11 livres 8 GB, 5 livres, microSD até 64 GB
Bateria 1.800 mAh, fixa 1.900 mAh, removível
Dimensões 132 x 63 x 9,2 mm 124 x 61,3 x 8,9 mm
Peso 128 g 107 g
Preço 449 Euros (proposto por fabricante - a tendência é cair) 409 Euros (Amazon.de, 18/07/2013)

Software

Ambos os dispositivos vêm com os softwares de fábrica atuais TouchWiz e Sense. As vantagens e desvantagens de cada um deles discutimos em detalhe num outro artigo com vídeo. Resta, portanto, a questão do gosto de cada usuário.

Quanto a recursos extras do fabricante, tenho a impressão de que a Samsung foi mais econômica. Para o S4 Mini, foram dispensadas importantes funções do S4, como a Air View e o Smart Scroll. Não posso dizer com certeza absoluta, mas acho que a HTC manteve no One Mini praticamente todos os recursos de software que caracterizaram o One: Zoe, Beatsaudio, BoomSound e BlinkFeed como exemplos. Em termos de software, a HTC aparentemente poupou menos do que a Samsung. Mas aqui vamos ter de esperar pela versão definitiva que chega ao mercado para fazer um julgamento conclusivo.

Design e acabamento

Alumínio contra policarbonato: em princípio também uma questão de gosto. Já a partir do material os fãs do S4 e do One se dividiram. Em suas reincarnações menores, a diferença entre os materiais ficou uma tirinha menor: o HTC One Mini recebeu uma borda de policarbonato e com isso, perdoem-me a escolha de palavras um tanto polêmica, ganhou um toque de brilho barato do S4. Dessa forma, a HTC imprimiu algo de original ao visual do One Mini, ao passo que o S4 Mini é o clone menor do S4. Permanecem, em linhas gerais, contudo, as diferenças basilares entre os dois aparelhos.

Camera stock Android Nexus 4 gravar videos
No design, nenhuma diferença entre o Galaxy S4 e o S4 Mini... / © AndroidPit
Camera stock Android Nexus 4 gravar videos
... o que não é o caso do HTC One e o seu Mini, com a borda de policarbonato. / © AndroidPit

A bateria removível permanece uma vantagem exclusiva do S4 Mini. Na minha primeira impressão, descrevi pequenas elevações irregulares nas bordas do One Mini. Elas foram o único ponto negativo do acabamento, e podem em teoria ser um problema apenas do aparelho-modelo. No S4 Mini não achei problemas de acabamento. Resta, portanto, a eterna questão do material, e alguns não abrem mão do alumínio da HTC.

Camera stock Android Nexus 4 gravar videos
A diferença radical de design e material dos dois aparelhos. / © AndroidPit

Conclusão

Por mais frustrante que possa soar, no final é mesmo uma questão de gosto e de prioridades do usuário. Ambos os aparelhos têm seus pontos fortes: o HTC One Mini pode fazer a cabeça de pessoas mais atentas ao design e que gostam de tirar fotos de qualidade com seu smartphone. O Galaxy S4 Mini, por sua vez, agrada aos práticos, com sua bateria removível, e também a quem valoriza o desempenho do processador.

E aí? Qual dos dois você prefere e por quê?

3 Compartilhado

12 Comentários

Escreva um comentário:

  • É amigo Marcelo, a HTC tem ótimos produtos, pena não serem comercializados por aqui. Li reportagens e testes com produtos da marca Taiwanesa, e realmente são muito bons. peço desculpas por tê-la julgado mal. Ela dispõe de flagships de primeira linhagem, infelizmente, não se tem vendas deles em terras tupiniquins.


  • como já fora dito, a questão do gosto sera fator preponderante, mas no meu, já está escolhido, o S4 Mini, por sua praticidade no uso de cartão para expansão de memória e alem de tudo, na facilidade de substituir a bateria, esse, para mim, é importantíssimo, visto que, posso comprar unidades de baterias sobressalentes e nunca ficarei sem o dispositivo.


  • escolho a htc por ter camera melhor.


  • Caro José L.S., onde estão suas argumentações técnicas? falo isso porque Já tive inúmeros Nokias, Motorolas, Samsungs, HTCs, LGs, Huaweis, Asus, etc. Hoje tenho um LG Nexus 4, meu anterior era um HTC One X e antes desse tive um Samsung SG2... Já trabalhei em assistência técnica multimarcas e hoje sou desenvolvedor, acho que tenho uma certa experiência em falar... se você não conhece a HTC, procure se informar! mas posso lhe adiantar que enquanto a Samsung se preocupava em fazer unidades de CD-ROM a HTC já tinha smartphones no mercado, enquanto a Samsung plagiava o iPhone, a HTC já era uma marca consolidada de smartphones no mundo, na época até no Brasil... Hoje a Samsung é muito maior que a HTC porque tem muito maior poder economico, atua nas mais diversas areas de tecnologia e produz os chips da maioria dos dispositivos eletrônicos do mundo, pensando assim a Samsung poderia ser ainda maior, mais tem uma pequenina HTC na sua cola... não olhe só ao redor do seu umbigo, olhe o que é a HTC no mundo, pois infelizmente ela saiu do Brasil


  • htc é tão ruim, que ate os aparelhos da Motorolla e LG sao superiores, não tem nem comparação, alias o que é htc e quem é ela, nunca ouvi falar.


  • É legal ver todo mundo comentando da bateria removível como se todos tivessem uma bateria extra além de um carregador externo, já tive bateria extra e é um saco ter que ficar abrindo e fechando o aparelho para carregar uma e outra, isso é importante somente se o usuário vai ficar muito tempo longe de um carregador, e pelo que sei, bateria extra poucos compram original, pois custa o olho da cara, o mais fácil é trazer compatíveis da China que duram a metade da original... Além do cartão de memória, é óbvio que um smartphone com 16GB que deixe livre somente 5GB precisa de memória externa, seria como vender um Camaro com tanque de 20 litros! Agora queria saber se alguém sabe me dizer a diferença de ter o mesmo processador rodando a 1,4GHz e outro a 1,7GHz, além deste último ter um consumo maior, qual a grande diferença de performance notada?? será que o Samsung abre um aplicativo em 2 segundos e o HTC abre o mesmo aplicativo em 2,7 segundos é um grande e notável ganho de performance? por favor... Mas uma coisa é clara! ponham um HTC One lado a lado com um Samsung S4, não tem como comparar um pedaço de plástico com um aparelho com corpo em alumínio que foi desenvolvido pensando na beleza e capricho dos detalhes com um que só teve mais do mesmo... além de você olhar pro lado, pra frente e pra trás e ver todo mundo com um smartphone igual ao seu...


  • apesar do HTC ter melhor resolução de tela (o que aumenta o consumo de bateria e por isso acho a resolução do S4 Mini mais acertada), é inferior em Hardware (1,4 Mhz contra 1,7 MHz), em Memória Ram (o que dar maior poder de processamento 1 GB contra 1,5 GB do S4 Mini) a bateria é fixa, não podendo ser removida e para completar, o HTC Mini não tem slot para expandir a memória, via uso de cartão. Desse modo, está mais que explicado a superioridade do S4 Mini, e é por isso que ele será o meu próximo Smartphone, só estou aguardando sua chegada no mercado, para fazer a compra.


  • Esqueceu de falar da tela, o HTC tem uma densidade de pixels muito maior.


  • Eu prefiro o Galaxy S4 Mini, pois gosto da praticidade de trocar a bateria e de um processador mais potente!
    Mas mesmo assim não descartaria um HTC ONE mini que tem a câmera melhor e um melhor acabamento...


  • Pra mim o que conta é o design e a praticidade e por isso eu prefiro a Samsung com o galaxy s4 mini


  • HTC One mini com certeza! essas pequenas diferenças vc nem percebe no dia a dia ;) tenho um S4... mas se eu pudesse, eu trocaria por um HTC One ;)


  • Mesmo se fosse melhor comprar o HTC... no Brasil ficar sem respaldo da justiça caso faltem peças ou assistência fica impraticável...lembrem-se moramos no Brasil... e a HTC quem quis encerrar as atividades aqui...

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações