O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 3 Compartilhado 3 Comentários

HTC One Mini: as primeiras impressões sobre o aparelho [atualizado]

A onda Mini toma conta do mercado de smartphones, e um fabricante como a HTC não podia ficar de fora. Na prévia da IFA em Hamburgo, tive a chance de ver o HTC One Mini, que será lançado como a promessa de um dispositivo inovador. Até que ponto a HTC a cumpre você poderá saber com as minhas primeiras impressões.

Camera stock Android Nexus 4 gravar videos
Pequeno, fino e... com borda de plástico! / © HTC/AndroidPIT

Design

Como era de se esperar, no Mini a HTC seguiu em muitos aspectos o design do original. Há, contudo, algumas diferenças. As bordas de policarbonato brilhante chamam logo a atenção. Essa característica o distancia um pouco do HTC One e deixa o Mini mais redondo, e infelizmente o efeito não é tão nobre. Perguntei por que a companhia decidiu mudar esse aspecto e a resposta não me convenceu: as bordas de alumínio do HTC One não poderiam ser reproduzidas num aparelho com o tamanho do Mini. Mas como então a Apple o faz, com uma tela ainda menor? A verdadeira motivação parece ser o desejo de baratear o acabamento.

Camera stock Android Nexus 4 gravar videos
Caixa de policarbonato brilhante. / © HTC/AndroidPIT

Quanto à espessura, o HTC One e o Mini não se distanciam: a diferença de apenas 0,1 milímetro não é perceptível. É no peso, contudo, que o Mini merece o nome que recebeu: 15 gramas mais leve do que o original, o aparelho passa no teste da balança. Outra característica que chama a atenção é o botão de volume, ou melhor, botões: agora separados, cada um parece pronto a receber também funções autônomas.

Camera stock Android Nexus 4 gravar videos
Os botões de volume são a grande diferença do design. / © HTC/AndroidPIT

Acabamento

“Elevado” é a palavra-chave. A HTC sempre se orgulhou de um acabamento preciso e sem falhas (o HTC One é a melhor prova disso). No One Mini, porém, a borda de policarbonato não estava assentada de maneira uniforme, ao menos no modelo de apresentação que manuseei. Em alguns pontos ela estava levemente elevada, em outros não havia espaços na passagem da caixa para a tela. Esse não era um modelo de série, portanto algo ainda pode mudar, apesar de ser improvável. Com exceção desse detalhe, o acabamento do One Mini é muito bom.

Camera stock Android Nexus 4 gravar videos
Moldura elevada em alguns pontos. / © HTC/AndroidPIT

Tela e câmera

Obviamente a tela Super LCD2 está menor: ela mede 4,3 polegadas no Mini. A resolução é de “apenas” 720 p. Isso não representa um problema, porque a densidade de pixels ainda é alta: 341 ppi. A tela é de Gorilla Glass 3, que promete ser ainda mais resistente do que a Gorilla Glass 2 do HTC One. Só a prática dirá se isso é verdade. A câmera faz aquelas fotos claras e nítidas com as quais estamos acostumados no caso da tecnologia Ultra Pixel. As poucas fotos de teste que eu tirei foram muito boas. Para uma melhor avaliação, contudo, será preciso um teste mais longo.

Camera stock Android Nexus 4 gravar videos
A câmera tira fotos bem nítidas. / © HTC/AndroidPIT

Software

No quesito Software o Mini não deve absolutamente nada ao seu irmão maior: ele vem com todas as funções do One, inclusive Zoe e BlinkFeed. O futuro proprietário do Mini também não precisa abrir mão dos softwares de melhora de som BeatsAudio e BoomSound. O Android 4.2.2 é o sistema operacional de fábrica, naturalmente com a interface Sense 5 da HTC. Também aqui nada de novo.

Camera stock Android Nexus 4 gravar videos
O Mini tem o mesmo software de seu irmão mais velho. / © HTC/AndroidPIT

Especificações Técnicas

Tela: 4,3 polegadas, 1.280 x 720 pixels (341 ppi), Super LCD2
Processador: 1,4 GHz Dual Core, Qualcomm Snapdragon 400
RAM: 1GB
Sistema: Android 4.2.2, Sense 5
Câmera: 4 MP, Tecnologia Ultra Pixel (traseira), 1,6 MP (frontal)
Conectividade: Wi-Fi, HSDPA, Bluetooth 4.0
Memória interna: 16 GB, com 11 disponíveis
Bateria: 1.800 mAh, trocável
Dimensões: 132 x 63 x 9,2 mm
Peso: 128 g

Conclusão

Em sua apresentação, a HTC se pretende um “Change Maker”, também com o Mini. Surpresas verdadeiras, contudo, não houve. Talvez o que mais chame a minha atenção seja justamente a semelhança entre o Mini e o HTC One, tanto na aparência quanto nas funções e software. E se levamos em conta que o One é um modelo de ponta, isso faz do MIni uma alternativa muito boa para orçamentos mais modestos.

O que você achou das fotos HTC One Mini?

[Atualização em 24 de julho]

A redação do AndroidPIT recebeu hoje o HTC One Mini e preparou uma galeria de fotos exclusiva. Veja o aparelho em todos os detalhes. Nosso teste virá em breve.

htc one mini front sensors
 © AndroidPIT
htc one mini side earphone jack power button
 © AndroidPIT
htc one mini side plastic material
© AndroidPIT
htc one mini side sim card slot
© AndroidPIT
htc one mini side speaker buttons
© AndroidPIT
htc one mini back beats audio
 © AndroidPIT
htc one mini back camera flash
© AndroidPIT
htc one mini back teaser
 © AndroidPIT
htc one mini front display
© AndroidPIT

 

3 Compartilhado

3 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi