O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 7 Compartilhado 2 Comentários

Comparação: HTC One Mini versus HTC One

Com o HTC One Mini, a HTC lança uma versão menor do seu atual modelo top no mercado. O HTC One recebeu muitos elogios da imprensa especializada e dos usuários, e alguns o consideram o melhor (ou pelo menos o mais bonito) smartphone do ano. Será que o One Mini faz jus ao original? Veja o vídeo comparativo e tire as suas conclusões.

firmware
© AndroidPIT

A ideia veio primeiro dos coreanos. A Samsung decidiu fazer uma versão mini do seu carro-chefe, e a primeira edição foi a do S3 Mini. Na época muitos consideraram um engodo. Com o S4 Mini, contudo, a Samsung fez as pazes com o público, e a HTC parece ter aprendido a lição: o HTC One Mini é muito semelhante ao original e não decepciona.

Link para o vídeo

Design e acabamento

A HTC não fez muitos experimentos nessa área, e seguiu para o Mini as linhas gerais do design de seu irmão maior. Em time que está ganhando não se mexe, ou se mexe pouco. As diferenças aqui estão em pequenos detalhes: a carcaça é envolta numa moldura de plástico, os botões de volume agora são elevados, o LED agora está acima e não ao lado da lente da câmera. As proporções também são obviamente diferentes. O acabamento é imaculado como o do HTC One.

Tela

Olhando bem percebemos que o HTC One Mini tem resolução menor e uma tela mais fraca. Como sua tela também é menor, a resolução não representa um problema. O HTC One tem melhor contraste e um branco mais puro. Em comparação direta, a tela do One Mini parece um pouco leitosa. Para quem gosta das cores quentes e saturadas das telas AMOLED da Samsung, a diferença pode ser grande.

firmware
As duas telas. / © AndroidPIT

Software

Ambos possuem naturalmente o mesmo software, que roda com o Android 4.2.2 desde o update. A Sense 5 também está presente no HTC One Mini, e com ela o polêmico BlinkFeed. Os programas pré-instalados são os mesmos, com uma exceção: como o Mini não tem o sensor infra-vermelho, o aplicativo de controle remoto está ausente.

Processador

O One Mini, como era de se supor, tem as especificações técnicas mais fracas. Apesar disso, ambos os dispositivos não estão muito distantes na prática. No uso cotidiano poucas diferenças são notadas. O Snapdragon 400 do Mini faz um bom trabalho, e a memória RAM menor é adequada ao tamanho de um dispositivo dessa classe. O Mini não tem um chip NFC, bem como um sensor infra-vermelho. O que faz mesmo falta é, contudo, os 16 GB a mais de memória que o HTC One tem, pois o Mini não tem entrada para microSD.

Câmera e Som

A câmera de 4 Megapixels do One Mini tem, grosso modo, as mesmas características da câmera do HTC One. Em ambas foi usada a tecnologia UltraPixel, os sensores têm o mesmo tamanho (1/3”) e a diagonal de 28 milímetros também é igual. Em condições iguais de luz, o HTC One tira as fotos mais claras, mas isso se deve mais ao software do que ao sensor. O Mini não tem o estabilizador ótico, mas pode-se ativar a opção “anti-shake” do software.

firmware
As mesmas condições de luz e resultados diferentes. O One acima e o Mini abaixo. / © AndroidPIT

Quando o assunto é som, ambos os dispositivos também são equivalentes. O One me pareceu mais alto, mas a qualidade de som nos dois, graças à tecnologia BoomSound, é fantástica para um smartphone.

Comparação de dados técnicos

  HTC One Mini HTC One
Tela LCD, 4,3 polegadas, 1.280 x 720 p (341 ppi) LCD, 4.7 polegadas, 1.920 x 1.080 p (468 ppi)
Processador Qualcomm Snapdragon 400, Dual-Core, 1,4 GHz Qualcomm Snapdragon 600, Quad-Core, 1,7 GHz 
RAM 1 GB 2 GB
Memória Interna 16 GB (não expansível) 32 GB (não expansível)
Câmera 4 MP UltraPixel (traseira)  / 1,6 MP (frontal) 4 MP UltraPixel (traseira)  / 2,1 MP (frontal)
Conectividade Wi-Fi, Bluetooth 4.0 / GSM, HSDPA+, 4G Wi-Fi, NFC, Bluetooth 4.0 / GSM, HSDPA+, 4G
Bateria 1.800 mAh 2.300 mAh
Dimensões 132 x 63 x 9,2 mm 137,4 x 68,2 x 9,3 mm
Peso 128 g 143 g
Sistema Android 4.2.2, Sense 5 Android 4.1.2 (Nach Update: Android 4.2.2), Sense 5 
Preço 449,99 Euros (aprox. R$ 1.400,00) 619,99 Euros (aprox. R$ 1.925,00)

Conclusão: vale a pena comprar o One Mini?

Sempre quando sai uma edição Mini de um carro-chefe, uma de duas partes do público geralmente se decepciona: se o aparelho é muito pior do que o original, ele não acha seu mercado; se é quase igual, os compradores do original se irritam por terem desembolsado mais. Parece ser este último o caso aqui. O HTC One Mini é quase equivalente ao original, e ideal para quem não precisa de muita memória interna. Quem achar o HTC One muito caro, muito grande ou muito pesado, terá nesse mid-range a opção perfeita.

7 Compartilhado

2 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi