O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 6 Compartilhado 2 Comentários

HTC está desenvolvendo SO próprio para smartphones

A HTC não cansa de surpreender em 2013. Depois do lançamento do HTC One, veio a campanha promocional da HTC One com Robert Downey Jr., o prenúncio de retorno ao Brasil e agora a empresa está desenvolvendo o próprio sistema operacional. Será que a HTC vai abandonar o Android?

htc one android 422 2
Será que a HTC deixará o Android de lado? / © AndroidPIT

A HTC está desenvolvendo um software para mobile com foco no mercado chinês. Com isso, a fabricante taiwanesa planeja alavancar as vendas de seus smartphones naquele país. Segundo o WSJ, o projeto é acompanhado de perto pelo CEO da companhia, Cher Wang, que parece manter uma relação estreita com o governo da China. O software envolve profunda integração com aplicativos chineses, como o microblog Weibo (uma espécie de Twitter) e tem lançamento previsto para antes do final do ano.

A HTC entrará no jogo político do governo chinês para incentivar o desenvolvimento de um ecossistema de software local e único para reduzir a dependência com relação a empresas ocidentais. O Ministério da Tecnologia da China afirmou em março que a indústria de telefonia móvel do país é muito dependente do sistema operacional Android, da Google, e elogiou gigantes da internet na China, como Alibaba Group Holding Ltd. e Baidu Inc., que criaram seus próprios sistemas.

Google na China

Na China, a Play Store pode oferecer aplicativos limitados e o motor de buscas da Google foi banido há algum tempo. Assim, os usuários Android no país não possuem uma experiência completa com o OS do Big G. Ganhar espaço com um software próprio no país, portanto, não parece ser uma tarefa muito difícil para a HTC.

HTC x Google

Como a Acer, a HTC faz parte do Open Handset Alliance, da Google, que exige que as empresas respeitem certas normas estabelecidas pela gigante das buscas. Apesar de nada ter sido oficializado ainda, pessoas familiarizadas com o tema disseram que os smartphones rodando o sistema operacional já estão em testes e alguns protótipos já foram enviados para as autoridades chinesas.

Entretanto, ainda não está claro se o sistema operacional da HTC será inteiramente próprio. Ao que tudo indica, houve uma mudança de planos ao longo do ano passado e a empresa ainda não definiu se seria um sistema operacional totalmente diferente ou uma interface de usuário construída em cima do Android, segundo fontes ligadas ao projeto.

A tendência dos Sistemas Operacionais Alternativos

Apesar dos esforços da HTC em tentar abocanhar uma parcela do mercado mobile dominado pela Google (79% no segundo trimestre do ano) e Apple (14.2% no mesmo período), os números jogam contra. Apenas 4% deste mercado correspondem aos chamados "outros" sistemas operacionais. Além disso, a taiwanesa não é a primeira a flertar com esta ideia. A Samsung está investindo no Tizen, uma plataforma mobile própria desenvolvida em parceria com a Intel Corp. Além da sul-coreana, a startup finlandesa Jolla Ltd., formada por ex-engenheiros da Nokia, lançou o sistema operacional Sailfish no início deste ano.

Se a HTC faz o investimento certo, ainda é muito cedo para saber. Como sabemos o mercado Chinês é a menina dos olhos de muitas empresas, mas também pode ser o calcanhar de Aquiles de muitas delas. Sempre preferi cooperação à concorrência, especialmente neste caso, onde a HTC baterá de frente com a Google em um mercado fechado. Porém, já está mais que comprovado que a HTC não tem medo de brigar com peixe grande.

E aí, o que você acha de empresas que estão investindo em novos sitemas operacionais? Deixe-nos saber sua opinião nos comentários abaixo.

6 Compartilhado

2 Comentários

Escreva um comentário:

  • Legal...
    Mas no panorama atual acho que eles poderiam investir é na otimização mais fluída do Android.
    Arriscar fazer um SO atualmente, ainda mais passando por dificuldades financeiras, é dar um tiro no pé.
    Coloca logo o Android puro em todos os dispositivos que aposto vai ganhar um monte de fãs! rs


  • Eu acho bacana ter opções variadas no mercado porque nem todo mundo gosta de Android e nem todo mundo gosta de iOS então, somos seres que gostam de liberdade de escolha e tendo mais opções no mercado para não ficarmos presos tendo que usar somente o que outros acham que é bom.

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi