O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
12 Compartilhado 51 Comentários

Review preliminar do HTC U Ultra: uma nova era

Para aqueles que acreditavam que a HTC já tinha jogado a toalha e abandonado de vez o mercado de smartphones, vocês estavam errados. A fabricante taiwanesa acaba de anunciar a série U e rompe com suas tradições na busca por uma nova identidade. Tivemos a chance de testar o novo U Ultra e aqui você confere nossas primeiras impressões sobre o novo aparelho da HTC.

HTC U Ultra – Data de lançamento e preço

A HTC tem um pouco de pressa. O HTC U Ultra estará disponível antes mesmo do Mobile World Congress. A sua nova série chega ao mercado europeu em fevereiro. Em primeiro lugar, teremos o HTC U Ultra com 64 GB de memória interna e nas cores preto e azul. Em março, chega o U Ultra com 128 GB de armazenamento interno e uma tela de cristal de safira.

O HTC U Ultra com 64 GB tem o preço sugerido de 750 dólares (R$2.411,55 em uma conversão direta), enquanto a versão com 128 GB e o tela de safira chega por 898 dólares (R$2.887,43 em uma conversão direta).

Estes dispositivos não serão comercializados no mercado brasileiro.

AndroidPIT htc u ultra 3963
Azul e preto chegam com as primeiras unidades de venda, depois branco e rosa / © AndroidPIT

HTC U Ultra – Desenho & Qualidade de Construção

Esqueça tudo o que sabe sobre a HTC. A fabricante disse adeus ao seu tradicional corpo unibody metálico com à série U. Durante anos, a HTC se manteve fiel a este tipo de design em seus smartphones.

O representante da HTC na Alemanha, Fabian Nappenbach, nos disse no lançamento do HTC U Ultra, que o novo design levou dois anos para ser desenvolvido. A razão disso foi o desenvolvimento de um método que produzisse as bordas arredondada no vidro. E, por outro lado, também houve a necessidade de se produzir um cristal de safira para que a HTC pudesse usar neste formato.

AndroidPIT htc u ultra 3995
O Gorilla Glass 5 é usado na parte de trás do aparelho / © AndroidPIT

Entre a parte da frente e a traseira, temos uma estrutura de alumínio em torno do HTC U Ultra. Nas laterais, apenas o botão para ligar e desligar o aparelho, os de volume, a entrada USB Type-C e a grade do alto-falante na parte inferior. Isso mesmo, não temos a entrada para os fones de ouvido.

AndroidPIT htc u ultra 4021
O sensor da câmera é protuberante / © AndroidPIT

No geral, o HTC U Ultra deixou uma boa impressão. A pegada é muito boa, bem como a qualidade de construção.

Olhando com mais atenção para o HTC U Ultra, rapidamente notamos quatro microfones utilizados para o controle de voz e cancelamento de ruído. Cada um destes microfones é omnidirecional, similar aos da Amazon Eco ou Eco Dot. Dentro de um raio de dois metros, o U Ultra é capaz de reconhecer comandos de voz de forma confiável graças a estes microfones. Infelizmente, o software não é definitivo ainda, então não pudemos testar a função.

AndroidPIT htc u ultra 4046
Um dos quatro microfones do U Ultra / © AndroidPIT

Outra característica especial é encontrada na parte da frente, assim como no LG V20, a HTC incluiu uma segunda tela no U Ultra.

HTC U Ultra – Tela

A tela principal do HTC U Ultra tem uma diagonal de 5,7 polegadas e oferece uma resolução QHD (1440 x 2560 pixels). A densidade de pixels atinge a mesma quantidade de 515ppi como no LG V20. A segunda tela se localiza no topo da tela principal, ao lado da câmera frontal, e possui uma resolução de 160 x 1040 pixels.

AndroidPIT htc u ultra 3976
Segunda tela como no LG V20 / © AndroidPIT

Tal como no V20, a informação na segunda tela também depende do contexto em que o usuário se encontra. O HTC Sense Companion é a inteligência artificial que alimenta esta tela, que também traz informações de aplicativos usado recentemente.

Por exemplo, se a bateria tem 50% e você possui um voo longo programado para este mesmo dia, o assistente da HTC vai lembrá-lo de carregar a bateria do aparelho. A HTC acredita que a IA é uma boa tecnologia e simplifica a vidas dos usuários.

AndroidPIT htc u ultra 3978
O HTC U Ultra vem com o Sense Companion que usa a segunda tela para informar o usuário / © AndroidPIT

HTC U Ultra – Software

A HTC oferece de fábrica o U Ultra com Android 7.0 Nougat, em conjunto com a própria personalização da interface HTC Sense. O Sense Companion vem como um software extra instalado no aparelho em forma de aplicativo. Nós ainda não sabemos se o Sense Companion que estará na versão final do software do HTC U Ultra será um aplicativo. De acordo com Fabian Nappenbach, a equipe de desenvolvimento está considerando várias possibilidades de otimizar essa aplicação.

AndroidPIT htc u ultra 4041
O Sense Companion é a Inteligência Artificial da HTC / © AndroidPIT

HTC U Ultra – Performance

As especificações técnicas do HTC U Ultra não são de última geração, mas não são ruins. O U Ultra tem muitos componentes que já vimos no Google Pixel e Pixel XL, que em última análise também forma produzidos pela HTC. O processador é um Qualcomm Snapdragon 821, com 4GB de RAM e 64GB ou 128GB de memória interna. O aparelho oferece suporte para cartão microSD e pode ter a memória expandida até 2TB.

Uma vez que o hardware é semelhante ao do Pixel XL, assume-se que o desempenho vá se comportar de forma semelhante. De qualquer maneira, para falar mais sobre a performance do novo aparelho da HTC, vamos precisar de mais tempo com o aparelho.

HTC U Ultra – Áudio

O HTC U Ultra não poderia deixar de contar com a tecnologia de som BoomSound, mesmo que sua concepção seja completamente nova. Aqui a HTC monta o mesmo sistema que já conhecemos do HTC 10 Evo e HTC 10. O alto-falante principal fica virado para baixo, enquanto o segundo está escondido no alto-falante de chamadas telefônicas.

AndroidPIT htc u ultra 4049
USB Type-C e BoomSound / © AndroidPIT

O som dos fones de ouvido HTC USonic são fornecidas com o dispositivo.

HTC U Ultra – Câmera

Os smartphones da HTC são questionáveis desde o HTC 10 quando o assunto é câmera. Mesmo que os Pixel e Pixel XL tenham mostrado que a HTC e a Google aprenderam com o passado na escolha de módulos para suas câmeras. O HTC U Ultra é construído em conformidade com o mesmo módulo da câmera do Pixel XL.

AndroidPIT htc u ultra 4025
A câmera principal é similar a do Pixel XL, mas possui OIS / © AndroidPIT

O sensor da câmera captura fotos com até 12MP e vídeo em resolução de 4K. Com quatro microfones, o aparelho pode gravar vídeo com áudio em 3D. O tamanho do pixel é grande, possui 1,55μm e também deve fornecer boas fotos mesmo com pouca luz. O foco é muito rápido em qualquer situação, uma vez que consiste em três modos: laser, contraste e de fase. Ao contrário de Pixel, a HTC colocou uma lente com estabilizador de imagem ótico, felizmente.

A câmera frontal tem um sensor de 16 megapixels, enquanto os vídeos são Full HD. Tem um modo de redução de ruído em condições de baixa luminosidade, o modo de Pixel Ultra, mas não pudemos testar porque o software não é a versão final.

AndroidPIT htc u ultra 4054
A câmera frontal possui 16MP / © AndroidPIT

Além do modo Ultra pixel, existe também um mode panorâmico para selfies. Se você se inclina para a esquerda ou para a direita durante a foto pode ter maior campo de visão.

HTC U Ultra – Bateria

A bateria do U Ultra tem exatamente 3.000mAh. De acordo com a HTC, a bateria do U Ultra possui uma autonomia de até 26 horas conectados às redes 3G/4G e em espera pode durar até 13 dias. Sabemos também que o HTC Sense Companion está sempre no modo de espera e consomem um máximo de apenas 1%.

HTC U Ultra – Especificações Técnicas

Dimensões: 162,41 x 79,79 x 7,99 mm
Peso: 170 g
Tamanho da bateria: 3000 mAh
Tamanho da tela: 5,7 polegadas
Tecnologia da tela: LCD
Tela: 2560 x 1440 pixels (515 ppi)
Câmera frontal 16 megapixels
Câmera traseira 12 megapixels
Flash: LED
Versão do Android: 7.0 - Nougat
Interface: HTC Sense
RAM: 4 GB
Memória interna: 64 GB
Memória removível: microSD
Chipset: Qualcomm Snapdragon 821
Número de núcleos: 4
Velocidade máx. 2,15 GHz
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.2

Veredito preliminar

A HTC está se reinventando com a série U. Seu hardware cada vez mais rápido e tela com resolução cada vez maior podem atrair usuários que querem ter um smartphone com a capacidade de deixar o dia-a-dia mais fácil. Em teoria, o HTC Sense Companion em conjunto com a segunda tela é uma aposta muito interessante para alcançar este objetivo. Sob o slogan "simplesmente brilhante", o novo U Ultra terá que comprovar isso em nosso review final.

E aí, você queria ver este dispositivo no Brasil?

12 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

51 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi