O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

2 min para ler 62 Compartilhado 46 Comentários

Huawei diz: telas QHD em smartphones não fazem sentido

Parece que a corrida das fabricantes pelos displays de alta resolução está apenas começando. Hoje, os principais competidores do Android estão ostentando telas de 5" com resolução Full HD de 1920x1080. Com o recente lançamento da nova tela de 5,5" Quad HD - QHD - voltado diretamente para o mercado de smartphones, a LG pretende esquentar mais ainda a busca pela tela perfeita.

huawei p7 front screen
Huawei Ascend P7! / © AndroidPIT

O primeiro smartphone com a nova tela QHD será o LG G3, pronto para ser lançado ainda este ano. No entando, o CEO da Huawei não está tão excitado com o salto em resolução em dispositivos relativamente pequenos. A empresa acaba de lançar o P7 Ascend, que possui uma tela de 5" Full HD. Quando perguntado sobre a mudança para QHD dos concorrentes, Richard Yu respondeu: "Eu não acho que nós precisamos de telas QHD em celulares. Olhos humanos não são capazes de identificar diferenças entre full HD e 2K em um smartphone. Você não pode distinguir a diferença, por isso é totalmente um absurdo".

lg screen
Novas telas QHD da LG / © LG Displays 

Yu acrescentou que dois dos maiores problemas das telas QHD são custo e potência. O fator custo é mais facilmente explicado por ser uma tecnologia nova, que ainda não é fabricada em escala. O fator potência é uma grande preocupação, pois uma alta resolução de tela como as QHD consomem muito rapidamente a bateria. Yu, sem rodeios, acrescentou: "Seus olhos não podem notar a diferença, então por que devemos fazer isso? Eu acho que é uma coisa estúpida".
 
O que você acha das novas telas QHD que estão por vir ? Deixe seus comentários abaixo !

Fonte: TechRadar

62 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Fernando Aguiar 12/mai/2014

    Rapaz, concordo plenamente com ele. Não notamos a diferença, e a bateria acaba relativamente mais rápido. Enfim, não há a necessidade desse tipo de tela mesmo.

46 Comentários

Escreva um comentário:

  •   28

    Quando há um tempo vi a tela do S4, Full HD Amoled... putz... hipnotizante. Depois vi a tela do Moto X, mesmo sendo apenas HD a resolução é demais e tbm sendo Amoled.
    Há tempos uso uma película que já está desgastada no meu S3, e agora que troquei, vi o quanto é nítida a tela, embora dê para ver os pixels se eu fixar o olhar na tela por um tempo.
    Então no meu caso, eu preferiria um com tela Full HD, mas ambos são suficientes.


  • cotovelos!


  • Afinal, smartphones, de um modo geral, são vendidos para consumidores normais ou para puristas que só usam para observar detalhes? Concordo com a Huawei e vou mais longe: mesmo telas full HD são desnecessárias em um telefone. Há uns dois anos atrás, fui comprar uma TV Sony e tive a oportunidade de comparar uma tv HD e outra full HD, lado a lado e pra falar a verdade, numa tela de 32" eu não vi nenhuma diferença tão gritante. Imagina numa tela menor que 7"... Puro marketing...


  • antes falavam que telas acima de 254 ppi era inutil, pq não enchergavamos os pixel. Isso foi um erro, pois comparando a imagem vc vê a diferença d qualidade (realmente nao vemos os pixel, mas se colocarmos um LG G2 ao lado de um GALAXY S2 vc vê q essa estoria de 'olho humano não vê' eh besteira


  • Já está na hora de todos pararem e começarem a discutir a real questão sobre telas. Não se trata de resolução, se trata de densidade de pixels.
    Em um telefone uma tela 4K é inútil porque a densidade de pixels ultrapassa em muito a capacidade do olho de perceber a nitidez. 2k de resolução para uma tela média de telefone de hoje basta, você tem mais de 300ppi. Seria bom se estabelecessem um padrão de 350-400/3 ppi/sbpx (sbpx = sub pixels) para as telas, é uma densidade confortável. Resolução 4k faz sentido apenas em televisores em telas de mais de 32 polegadas, ali sim é preciso de mais nitidez.

    Agora o que precisam se concentrar é em telas de melhor qualidade, não apenas mais nítidas. Melhor contraste, maior precisão de cores, menor consumo de energia, menor reflexibilidade, etc. Criticam bastante as telas Amoled, mas são elas (da Samsung) as telas que mais tem evoluído nesses últimos anos de forma gritante.


    • tela amoled com cores maqueadas isso e evoluçao ta de brincadeira.kkkkkkkkkkkkkk


      • Não, não é "maqueada". Não faz sentido dizer isso já que toda tela independente da tecnologia é como uma "simulação" da imagem.
        Não entendo quem esperneia das telas Amoled porque tem uma gama de cores maior, que pode ser calibrada, mas não reclama de telas LCD com "cores fieis" que na verdade são totalmente descalibradas pelo fabricante justamente para terem cores mais vibrantes e agradar o consumidor. Já vi gente reclamar das cores de tela Amoled da Samsung ao mesmo tempo que elogiava tela da Sony, aquelas de ângulo de visão negativo e Bravia engine que distorce as cores muito mais do que qualquer Amoled. E o que dizer daquele X-Reality que causa excesso de sharpening, blocos e artefatos em vídeos?

        Amoled é uma tecnologia nova, era imprecisa sim, mas hoje não tem mais espaço para essa conversinha. Da parte da Samsung que é a maior fabricante a tecnologia amadureceu oficialmente no S4 e hoje apresenta telas de excelente qualidade em todos os sentidos.
        Comprou e achou a tela artificial? Sem problema, vá nas configurações e mude o perfil, simples. Questão de gosto.


      • eu entendo quando fala de gosto mais aqui a conversa e outra,ja tive varios celulares de varias marca e comparando as telas vi que a melhor e mais real e a ips,hoje eu tenho o g2 e a tela dele e incrivel.Nao estou elogiando quem fabrica mais o que fabrica e hoje em tela a ips e melhor


      •   28

        A maior tosqueira que eu ouço é essa de saturação de cores na Amoled, que parte exatamente dos haters da Samsung. Você não vê um usuário sequer do Moto X, que tbm é Amoled, falando mal do display.
        Logo se nota que quem reclama não sabe que há como calibrar isso nas configurações, bem explícito no Menu do Aparelho na seção VISOR.

        Ruim é ver cores lavadas que nem se vê no ZQ, e ouvir ainda alguém falar que são "cores reais"... fala sério, muito tosco.


      • tive oportunidade de testa a camera do moto x e tudo que sempre vie na amoled cores vibrante mais maqueadas diferente da realidade,sendo na motorola ou samsung todas a mesma coisa.Falando do zq depóis que foi atualizado para o 4.3 a tela ficou muito boa.


  • essa opiniao se vie-se do consumidor a te que aceito,mais vem de um fabricante e uma opiniao infeliz e sinal que o smartphone da huawai nao vai evoluir.( babaca )


  • Taí uma coisa que tenho questionado desde que as empresas começaram a aderir a altas resoluções em telas de smartphones. Não acredito que seja necessário 2k, 4k, etc, numa tela tão pequena. Uma resolução HD com uma quantidade razoável de ppi já é mais do que suficiente pra um smart ou tablet, na minha opinião. Mas como o mundo giro em torno do consumo, a realidade é outra, né?!


  • em um smartphone não vejo porque ter uma tela QHD. já em TVs...


  • Para telas de tabletes de 10" ou mais talvez seja uma boa pedida , abaixo disto é jogar dinheiro fora.


  • Já está na hora das fabricantes pararem de se preocupar com frescuras e pensarem em tecnologias para as baterias, de que adianta um celular que vai ao banheiro e limpa a bunda se ele dura apenas uma hora de bateria. Uma carga de um smartphone poderia durar ao menos dois dias, já seria um bom começo!


  • Tbm concordo com ele. Telas QHD só servem pra deixar os smartphones mais caros e maiores.


  • Concordo com o executivo da Huawei.


  • muita gente falando besteira com como o fabricante da huawei as pessoas esqueceram que o nome disso e tecnologia e se anda para frente,quando fabricaram o zq e o s4 disseram que a bateria sugava rapido devido a tela full hd mais a lg troxe o g2 com a mesma tela e a bateria e excelente e porque nao pode ser igual com a tela qhd.Isso e dispeito da que uns meses todos vao fazer o mesmo isso e tecnologia e se anda para frente.


  • Se imaginarmos que a evolução, por mais insignificante que seja, é "puro besteirol", paramos de andar pra frente.
    O Sr. Yu falou isso porque o smart dele não tem essa tecnologia, quero ver ele sustentar essa opinião daqui a um ano.


  • Eu pessoalmente não acho nada e assim não afirmo nada ainda pois nunca tive um smartphone com uma tela dessas na minha mão. Sei também que querendo ou não todas as grandes marcas vão ter essas telas em pouco tempo (Samsung e LG sendo as primeiras das grandes. e depois as demais)...assim tem um bom tanto de despeito na declaração dele que acho que ainda vai se render a isso. Também concordo que temos prioridades como bateria mas enquanto isso não evolui os outros setores é que não vão parar por isso. Em fim, quero ver isso antes de Tomar decisões se pra mim faz diferença ou não.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações