O que a saída de Hugo Barra poderia representar para a Xiaomi?

hugobarra androidpit
© nextpit

O vice-presidente global da Xiaomi, o brasileiro Hugo Barra, anunciou na manhã desta segunda-feira, 23, que está deixando o cargo que exerceu pelos últimos três anos e meio na fabricante chinesa. Através de uma carta publicada no seu perfil no Facebook, Barra afirmou que a saudade de casa e a saúde falaram mais alto.

Há mais de três anos, Barra deixava o cargo de chefe-executivo do Android no Google para se tornar um dos principais responsáveis pela expansão da fabricante Xiaomi, que mais tarde levaria o título de "Apple chinesa". Neste período, Barra cumpriu com a tarefa de expandir as vendas dos aparelhos da marca levando-os a outros países, incluindo o Brasil.

Na sua carta de despedida, o brasileiro afirmou que a saudade dos amigos do Vale do Silício, nos EUA, e preocupações com a saúde o levaram a repensar sua posição na Xiaomi e colocar o cargo à disposição da empresa: 

"Meus amigos, o que eu considero ser meu lar e a minha vida estão lá no Vale do Silício, que também está muito mais perto da minha família", afirmou Hugo na sua publicação mais cedo. "Vendo o quanto eu deixei para trás nesses últimos anos, fica claro para mim que chegou a hora de voltar."

O que a saída de Hugo Barra poderia representar para a Xiaomi?

Com Hugo Barra como VP global, a Xiaomi ficou conhecida mundialmente. A empresa expandiu bastante na Ásia e conquistou a Índia. Mercados como Polônia e Rússia também tiveram grande importância nessa escalada global da empresa. Mesmo o mercado Europeu se rendeu aos produtos da fabricante. Contudo, a Xiaomi não conseguiu ter sucesso nas Américas.

No caso do Brasil, a empresa não conseguiu superar as pesadas cargas do sistema tributário nacional, nem mesmo obteve sucesso ao implementar um novo modelo de vendas no país. A consequência disso foi um movimento lento de saída da empresa do país. Na época, Hugo que a Xiaomi continuaria acreditando que "o Brasil, bem como outros mercados ocidentais, como os Estados Unidos, representavam uma grande oportunidade". Porém agora, com a saída do brasileiro, essa expansão já vêm sendo questionada.

operacaoxiaomi
A Xiaomi construiu uma equipe no Brasil em 2015, mas não conseguiu mantê-la por muito tempo / © NextPit

Nos últimos anos, vimos um grande avanço da Huawei na China, bem como de outras startups, como a Oppo e a Vivo. Enquanto a Xiaomi expandia seu território na Ásia, a Huawei conquistava ainda mais espaço na Europa e nos EUA, tanto que assinou um dispositivo da série Nexus da Google em 2015, o Nexus 6P.

Se levarmos em consideração o relatório da Xiaomi apresentando na semana passada, no qual a companhia anunciava como meta uma receita de US$ 14,5 bilhões em 2017, a mesma meta de dois anos atrás, é possível dizer que a época de expandir ficará de lado e teremos um investimento concentrado em mercados nos quais a empresa já está fortalecida.

Hugo Barra deixará o cargo efetivamente em fevereiro, após a passagem do Ano Novo Chinês, e permanecerá ligado à companhia como conselheiro. De acordo com o fundador da Xiaomi, Bin Lin, o sucessor de Barra será Xiang Wang, que é vice-presidente sênior na empresa na área de gestão estratégica desde 2015:

Antes de entrar na Xiaomi, Wang passou 13 anos na Qualcomm, na China, dos quais cinco foram como vice-presidente da empresa. A grande função do executivo era construir uma boa relação entre a Qualcomm e grandes fabricantes de smartphone, tais como a própria Xiaomi.

Assim, Hugo Barra passará o bastão para um sucessor que também traz em seu DNA uma boa política de relacionamento. Basta saber se essa habilidade será usada para fortalecer a empresa na Ásia ou se para encontrar um lugar ao sol em novos mercados. Mas isso, só o tempo irá dizer!

E aí, o que você espera da Xiaomi sem o Hugo Barra?

Ir para o comentário (44)
Camila Rinaldi

Camila Rinaldi
Head of Editorial

10 anos de experiência testando smartphones e outros gadgets. Mesmo tendo mergulhado de cabeça no ecossistema da Apple recentemente, o Android ainda é uma das minhas paixões. Já fui editora-chefe do AndroidPIT e Canaltech no Brasil, hoje escrevo para o mercado dos EUA. Me chama no Twitter (@apequenarinaldi)!

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
44 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 19
    Cristian S 26/01/2017 Link para o comentário

    O trabalho da xiaomi no brasil foi vergonhoso


  • felipe braga 20
    felipe braga 25/01/2017 Link para o comentário

    Ele mudou a cara dá xiaomi e expandiu para mercados fora dá China. Hoje ela tem uma presença absurda na Índia chegando a vender milhares de smarts em apenas alguns minutos. Conquistou vários fans ao redor do mundo, mas não deu muito certo aqui no Brasil, muitas pessoas tinham expectativas enormes pela sua chegada( inclusive eu), mas isso não aconteceu e acabou deixando muita gente frustrada. Pensando de uma maneira geral e não só no nosso país, a marca cresceu bastante apresentando produtos de ótima qualidade por um preço muito competitivo. Ganhou destaque no meio das gigantes e continua fazendo um excelente trabalho. Hugo vai fazer falta para empresa e tomara que entre um substituto a altura. Quanto mais empresas de qualidade forem crescendo, melhor vai ser para o consumidor com mais opções de compra.


  • Nivaldo Cavalcante 39
    Nivaldo Cavalcante 25/01/2017 Link para o comentário

    A saída dele pode significar algo negativo para a empresa, a menos que apresente um substitutivo à altura! A empresa abandonou o Brasil, sabe aquele "vai que cola" não rolou aqui. Com um péssimo pós venda e apenas aparelhos Low, não conquistou o público brasileiro. É claro que tem seus seguidores fiéis, mas não são suficientes para manter a empresa aqui. O Hugo tornou a empresa mais visível para o mundo dos smarts.

    WALTER ANDRADE CARNEIROfelipe braga


  • 18
    WALTER ANDRADE CARNEIRO 25/01/2017 Link para o comentário

    Os problemas já começam com o nome que não tem sonoridade comercial nos idiomas ocidentais latinizados: XIAOMI. Depois, como já comentaram, produtos de entrada frustrando as expectativas dos futuros clientes, atendimento no pós venda pior do que o da Samsung e suporte ao cliente de baixa qualidade. Os impostos por aqui são pesados mesmo (a folha de pagamentos dos nossos políticos e funcionalismo é a mais alta do mundo), mas não impede de inúmeras empresas estrangeiras de aqui atuarem. Um exemplo de empresa chinesa que preza pelo atendimento chama-se OPPO DIGITAL (ainda sem representação por aqui). Comprei o player BDP-103, modelo exclusivo para o mercado americano, e quando lhe fiz uma consulta a OPPO Digital me respondeu com presteza e profissionalismo. Isso sim fideliza o cliente para o resto da vida.

    Nivaldo Cavalcante


  • 35
    Conta desativada 25/01/2017 Link para o comentário

    Espero que na próxima folha de pagamento não seja emitido seu contracheque, só isso. Rsrs


    • 18
      WALTER ANDRADE CARNEIRO 25/01/2017 Link para o comentário

      Não tem perigo Eduardo. Sou aposentado pelo famigerado INSS com vencimento bem abaixo do teto máximo, apesar de contribuir por 39 anos, e pelo máximo nos últimos 33 anos. Entristece-me saber que existem parlamentares e alto funcionalismo público que conseguem se aposentar com os vencimentos integrais pagos com nossos impostos.


  • 99
    Conta desativada 24/01/2017 Link para o comentário

    Vamos esperar o substituto...

    Conta desativadaConta desativada


  • Lucas ☯ 14
    Lucas ☯ 24/01/2017 Link para o comentário

    Para os brasileiros que importa celulares da China não vai mudar nada com a saída do Hugo Barra, e até melhor a Xiaomi não vim pra cá.

    Michel CostaMilton Rodrigues


    • 99
      Conta desativada 24/01/2017 Link para o comentário

      .


  • Ligia Bastos de Carvalho 13
    Ligia Bastos de Carvalho 24/01/2017 Link para o comentário

    Acho que ele expandiu a marca, eu fui influenciada, uso a marca desde 2013 e não vou deixar de usar porque estou muito satisfeita, então pra mim não vai mudar nada, vou seguir usando e daqui à pouco vou atrás do Mi Mix...comecei com o Mi3 e me apaixonei, nunca tinha tido um Smartphone mais rápido, fluido.

    Conta desativada


    • 99
      Conta desativada 24/01/2017 Link para o comentário

      Ligia, estou pensando seriamente em usar smartphone da Xiaomi...

      Conta desativada


      • 93
        Conta desativada 24/01/2017 Link para o comentário

        Ou Oneplus 3T Cláudio! rs....
        Vi alguns reviews e fiquei fã do smartphone e 6 GB de ram é potência pura.

        Conta desativada


  • Tenente Zureta 33
    Tenente Zureta 24/01/2017 Link para o comentário

    pra xiaomi não sei... mas pra mim e pra grande maioria dos brasileiros não MUDA ABSOLUTAMENTE NADA.

    Conta desativadaBruno BorniaConta desativadaDavid CDConta desativada


    • 82
      Conta desativada 24/01/2017 Link para o comentário

      Vdd Zureta.

      Conta desativada


  • Eric Romero 39
    Eric Romero 23/01/2017 Link para o comentário

    Bem, ao contrário do que muitos pensam, acho que a saída do Hugo Barra é sim tensa. Mas claro, em um mundo corporativo, funcionários vão e vem, então, ao meu ponto de vista, acho difícil a Xiaomi não escolher um substituto do mesmo nível. Acho que perdemos uma representatividade na empresa, mas que, sinceramente, não existia. Era apenas superficial. E a justificativa de estar longe da família, se formos analisar psicologicamente falando, está apenas querendo dar uma desculpa educada para não falar o real motivo da saída, o que é indagável.

    Sobre abrir novos horizontes, isso é realmente necessário para um crescimento de uma empresa grande, tipo a Xiaomi. Sim, eles cometeram alguns erros no Brasil, mas não é por isso que devemos emburrecer e não confiar mais na empresa. Eles devem tentar de novo SIM! Que esperem a nossa economia estabilizar, o que creio que pode demorar alguns anos... afinal, sabemos da situação, né? Mas que, quando voltarem, apresentem mais variedades de dispositivos e um suporte melhor e maior. Eu acho que essa é uma empresa que tem muito potencial, com aparelhos maravilhosos com um preço ótimo, mas que ainda não souberam utilizar seu potencial à escala global. Boa sorte pra Xiaomi!

    felipe bragaRafael NunesMarcus Vinicius Rodrigues


    • Rafael Nunes 26
      Rafael Nunes 24/01/2017 Link para o comentário

      Hugo saiu para não sujar mais a reputação dele, jamais alguém fala o real motivo, mas está na cara que foi isso. Ele tinha um bom plano para estabelecer a Xiaomi aqui, mas grande parte disso teria que se adaptar ao nosso país, e era isso que os Chineses não queriam. O que Hugo queria aqui no Brasil, não estava nos padrões que eram seguidos na China e eles queriam trazer para cá. Pensa na dificuldade que era para você mudar um conceito que o chinês tem, visto que são um povo extremamente difícil de mudar costumes e opiniões. Foi o que Hugo encontrou no caminho. A Xiaomi criou o problema, ela que colocou essa barreiras na frente.

      Eric Romero


      • Eric Romero 39
        Eric Romero 24/01/2017 Link para o comentário

        Concordo! Eles tem uma visão muito diferente de mundo, de como nós a temos... Realmente, não foi nada fácil pro Hugo também... :p


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 23/01/2017 Link para o comentário

    vamos ver se os próximos darão continuidade ao trabalho de expansão dele

    Conta desativada


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 23/01/2017 Link para o comentário

    Pelo que pude perceber, ele deu mais visibilidade a marca, eu mesmo, antes, nem a conhecia, além de ter elevado o padrão de qualidade dos produtos da marca.

    Rafael Nunes


  • 85
    Conta desativada 23/01/2017 Link para o comentário

    Acho que o trabalho dele foi muito importante para o crescimento dá marca nos últimos anos, os produtos melhoraram bastante e os preços continuam incomparáveis. Prefiro que nem venha pro Brasil mesmo, os aparelhos iam ser bem mais caros e ia perder o fator exclusividade que pra mim é importante já que ultimamente tenho importado alguns aparelhos e produtos dá marca para revender....

    Rafael NunesMarcus Vinicius Rodrigues


  • Moisés 41
    Moisés 23/01/2017 Link para o comentário

    Antes era a #1 na China, hoje nem 5#.

    Huawei só tem celular caro, um modelo por menos de US$ 400 que é o P9 Lite, o resto tudo acima. Nova, Nova+, P9, P9+ e os Mate 9.
    Sem consideram a Honor.

    E mesmo assim assumiram o #1. Pois tem produtos melhores.


  • Rafael Nunes 26
    Rafael Nunes 23/01/2017 Link para o comentário

    A Xiaomi veio ao Brasil e cagou aqui e saiu sem limpar. Muitos deixaram de comprar o Redmi esperando que ela traria os topos de Linha, que realmente são bons. Uma das coisas que mais me deixou decepcionado, é a demora nas respostas. Todo mundo ficava na dúvida. Faziam muito mistério no trabalho que eles fariam aqui. Tudo isso fez com que as pessoas perdessem a expectativa que tinham quando souberam que ela estava vindo para o Brasil, e a pior coisa para uma empresa é frustrar a expectativa de um cliente.

    Quando comprei o Redmi, posteriormente queria comprar mais alguns acessórios, não tinham mais disponíveis. E quando ligava para eles, informavam para procurar nas revendas, que já não tinham mais nada. Até as revendas não queriam vender os produtos, por que eles não davam suporte até mesmo para as revendas. Fizeram até um programa para testar um novo aparelho deles aqui, gerando ainda mais expectativa que no final não deu em nada. Dizer que os impostos foram o problema de sair daqui é vergonhoso, se somente isso é o problema, creio que todas sairiam. A Xiaomi saiu mesmo daqui porque ela decepcionou o cliente, frustrou todos, adquirindo uma baixa popularidade, sujando sua reputação aqui no Brasil. Isso sim fez ela sair daqui, e saiu de fininho para não passar mais vergonha.

    Agora que imagem eu tenho dessa empresa? Ao invés de querer implementar o padrão chinês aqui, porque não se adaptou ao padrão que nós Brasileiros estamos acostumados? Com certeza ela poderia ter feito muito sucesso aqui, não fez por que não quis. Para mim foi mais incompetência da parte deles e não outros fatores. Com a saída de Hugo, a impressão que tenho é que será mais difícil dela se colocar aqui na América.

    Wildison FerreiraMickael FernandesZeca DelgadoFernando Limaleonardo webertConta desativadaLucas MLuiz de Sá


  • Júnior World 27
    Júnior World 23/01/2017 Link para o comentário

    Que troque só se for pra melhorar, se for piorar fica no que tá!


  • Marcos Champloni 33
    Marcos Champloni 23/01/2017 Link para o comentário

    Com ou sem ele o que vai acontecer com a Xiaomi no Brasil é o que acontece com qualquer empresa que queira vender algo barato no Pais: SAIR! E ninguém se importa com isso. A Apple continua aqui vendendo tudo pelo olho da cara, vendendo muito diga-se de passagem, e contribuindo com muita grana de impostos. Com isso sim todo mundo se importa.

    Luiz de SáFábio Gomes


    • Fábio Gomes 5
      Fábio Gomes 23/01/2017 Link para o comentário

      exato.


  • Ronaldo 45
    Ronaldo 23/01/2017 Link para o comentário

    Deve tá com o mesmo ranço que nós dessa marca escrota. Veio para cá, prometeu aparelhos incríveis por preços competitivos, vendeu seus redmilixos e depois se mandou! Não venham falar que é culpa dos impostos, pois quem acaba pagando os impostos somos nós. Se eles fossem tudo isso o que prometeram, mesmo com os altos impostos brasileiros, ainda assim estariam com preços abaixo da concorrência (afinal, todas pagam os mesmos impostos). XiaomiSQUECE!

    Fernando LimaLuiz de SáMarcelo Roder Ferreira


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 23/01/2017 Link para o comentário

    O maluco era brasileiro e não conseguiu trazer o melhor da Xiaomi para nós, aí o AndroidPir pergunta na cabeça da matéria: "O que a saída de Hugo Barra poderia representar para a Xiaomi?"

    Eu respondo, a menos que alguém realmente interessado resolva trazer os produtos para cá, estamos fod#d#s.

    Zeca DelgadoMarcelo Roder Ferreira


    • 85
      Conta desativada 23/01/2017 Link para o comentário

      Prefiro que nem venha, pq os preços iam ficar parecidos com os das concorrentes e aí o custo benefício acaba. Melhor importar mesmo, Mi5s tá saindo por menos de R$1000 na Banggood, comprar smart no Brasil nunca mais....

      matheusPhelipe B.


  • 73
    Jairo rios 23/01/2017 Link para o comentário

    Caberá ao board dá Xiaomi decidir se contrata ou não um VP exclusivamente para cuidar das Américas , o crescimento dá Huawei , Lenovo , Ippo , One+ etc e a estagnação / retrocesso dá xiaomi em.market share talvez tenha "apressado" a saída do Hugo Barra , não provou habilidade para tal cargo

    Luiz de SáConta desativada


  • 62
    Conta desativada 23/01/2017 Link para o comentário

    Eu vou bater pesado, para mim esse Hugo Barra foi um grande incompetente!

    Teve tanta onda, aqui no Brasil quando chegou a Xiaomi, e ele prometeu trazer vários modelos, depois ficou apenas com o Redmi, apenas um aparelho razoável, diga-se de passagem. Entregas atrasavam, vendas pelo site, suporte péssimo pelo telefone, onde muitas vezes demorava-se muito para ser atendido e ninguém sabia informar nada sobre aparelhos e etc!

    Depois disso tudo, a Xiaomi sai do Brasil, e deixa a ver navios muitas pessoas que se interessavam pela empresa, pois o Hugo Barra, parecia um cara firme e bastante eloquente nas suas ideias, porém um péssimo profissional como CEO de uma empresa, lamentável mesmo!

    Detalhe muito bem lembrado pelo nosso colega Marcelo Neri, a Xiaomi queria tratamento diferenciado, ora bolas, baixa o preço, traga seus produtos, e trouxeram apenas um modelo pra lá de defasado, sendo vendido como um '' grande '' produto. Mi Band, Mi Power Bank, produtos difíceis de serem comprados pelo consumidor.

    Sendo o Hugo Barra brasileiro, esperávamos um suporte muito bom no Brasil, mas eu acho que o olho cresceu e não deram conta do recado, e cá entre nós, produto chinês ainda precisa mostrar que tem qualidade, pois muitas dessas empresas, não estão nem ai para o consumidor e isso ficou bem claro.

    Xiaomi, continue na China e dá próxima vez, como diria dona Florinda, trabalhe com mais competência, tenha respeito pelo seu consumidor, leis e etc. Um dia quem sabe a empresa aprende de verdade.

    Wildison FerreiraMickael FernandesZeca DelgadoLuiz de SáRafael NunesFernando LimaMarcelo Roder FerreiraCamila YoshinoConta desativadaConta desativada


    • Rafael Nunes 26
      Rafael Nunes 23/01/2017 Link para o comentário

      Vinicius, até entendo o seu comentário, mas não concordo com algumas coisas. Muitas das coisas que Hugo queria fazer aqui foram barradas pela própria Xiaomi na China, deixando de mão atadas. Realmente é frustrante, ele poderia bater mais de frente pra poder trazer mais produtos, mas não fez. Mas o problema é que a Xiaomi queria trazer o mesmo padrão da China aqui, e isso não tem como dar certo. É uma pena, mas fazer o quê? Eu também fiquei decepcionado com essa empresa.

      Wildison FerreiraLigia Bastos de Carvalho


  • 82
    Conta desativada 23/01/2017 Link para o comentário

    Não me diga que a Mi vai quebrar por causa disso kk... Funcionários vêm e vão, principalmente em empresas grandes...

    Zeca DelgadoLuiz de SáConta desativada


    • 85
      Conta desativada 23/01/2017 Link para o comentário

      Tbm acho Andreu, isso é completamente normal no mercado corporativo...

      Conta desativada


  • 84
    Conta desativada 23/01/2017 Link para o comentário

    Bom pra nos Brasileiros acho que n muda em nada , ele ate tentou trazer a marca mas aki é brasil ne ... sabiamos que seria dificil

    Conta desativada


    • 93
      Conta desativada 23/01/2017 Link para o comentário

      Franco, não foi apenas a carga tributária que afastou a Xiaomi do Brasil, pois adotaram uma estratégia de vendas pífia e trouxeram somente smartphones de entrada! Sem falar nos produtos com problemas de homologação na Anatel. Reconheço que a carga tributária aqui é pesada, mas a Xiaomi queria condições que nem a Samsung tem no país e tiveram problemas com a Receita Federal! Já ouvi e li que os chineses não são um primor em organização, principalmente tributária, ou seja, gostam de uma sonegação de impostos também.

      Mickael FernandesZeca DelgadoLuiz de SáFernando LimaMarcelo Roder FerreiraConta desativadaConta desativadaConta desativada


      • 84
        Conta desativada 23/01/2017 Link para o comentário

        Ainda tem isso tbm né , o lance de vir com aparelho de entrada eu ate entendo pq brasileiro gosta de coisa mais barata mas essas outras coisas ai eu realmente n sabia

        Conta desativada


  • 44
    Conta desativada 23/01/2017 Link para o comentário

    Sinceramente? Pra nós não muda nada. Pra Xaomi eu não sei e nem quero saber, assim como ela não quer saber de nós.

    Wildison FerreiraLuiz de SáFernando LimaRonaldoConta desativadaMarcos


  • Alexandre 33
    Alexandre 23/01/2017 Link para o comentário

    Um VP Global brasileiro que não conseguiu entrar no próprio país, o projeto Brasil foi um fracasso retumbante. Prefiro achar que ele optou pelo 'comodismo' do Vale do Silício.

    Luiz de SáMarcelo Roder Ferreira


  • 30
    Tarlisson Jose 23/01/2017 Link para o comentário

    Tudo pode acontecer , a primeira coisa que pode acontecer e Xiaomi perder vendas , ja que ele foi embora ou a Xiaomi aumentar suas vendas , ja que ele foi embora .


    • 44
      Conta desativada 23/01/2017 Link para o comentário

      Ou as vendas continuarem as mesmas, já que ele foi embora.

      Tarlisson Jose


      • 30
        Tarlisson Jose 23/01/2017 Link para o comentário

        Valeu pelo complemento .


  • AC&MM 72
    AC&MM 23/01/2017 Link para o comentário

    A busca para contratação de um outro pra colocar no lugar dele. Só isso.

    Luiz de Sá


  • 27
    Frederico Porto 23/01/2017 Link para o comentário

    Eu tenho um Redmi Note 3 Pro e estou muito satisfeito com o produto. Parabéns, Hugo! Você fez história!


  • Danilo Cesar 31
    Danilo Cesar 23/01/2017 Link para o comentário

    A Saide dele representara um funcionário a menos na empresa;
    Só abrir a vaga que ele ocupava e pegar currículo e contratar e já era;

    Luiz de Sá

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.