O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

3 min para ler 2 Comentários

Instagram entra para a roda dos aplicativos que têm ferramenta de vídeo

O Instagram passa a oferecer o serviço de hospedagem e compartilhamento de vídeos. Os usuários podem gravar vídeos de até 15 segundos, aplicar filtros e compartilhar com a rede de amigos na plataforma. Mas, peraí, isso já existe, e tem nome: Vine!

instagram video 1
Ao lado esquerdo, a cara de surpresa do meu colega de redação Stephan Serowy; à direita, um local perfeito para um vídeo de 15 segundos, a redação do AndroidPIT! / © Instagram/AndroidPIT

Bom, como a maioria das pessoas que acompanham meus artigos sabem, eu abri mão da minha conta no Instagram logo que começou a discussão sobre os direitos autorias das imagens disponibilizadas na plataforma. Além disso, não tenho um perfil no Facebook. Dito isso, o Instagram simplesmente incorporou um serviço que já é oferecido por outros aplicativos como Vine ou mesmo Cinemagram. A diferença é que existe o nome do Facebook por trás da marca Instagram. 

Quem conta um conto, acrescenta um ponto!

Uma das grandes diferenças entre o Vine, Cinemagram e Instagram é o tempo de duração dos vídeos, pois o vídeo gravado no Instagram pode ter entre 15 e 3 segundos, já no Vine e no Cinemagram o tempo gira em terno de 6 segundos. Segundo Kevin Systrom, CEO do Instagram, a equipe optou por mais tempo por "uma decisão artística".

Porém, claro que isso tem um cunho financeiro por trás. Com mais de 100 milhões de usuários, a adição de uma ferramenta de vídeos pode alavancar ainda mais o número de pessoas que utilizam o aplicativo de compartilhamento de fotos do Facebook, além de ser uma resposta ao Twitter, visto que o compartilhamento de vídeos do Vine ultrapassou o de fotos do Instagram no microblog. Este anúncio parece ter sido uma tentativa direta do Facebook de impedir que o Vine tome a liderança neste segmento.

Sobre o serviço de vídeo do Instagram

instagram video 2
Instagram oferece vídeos de 15 segundos e a possibilidade de escolher a imagem que abre o vídeo! / © Instagram

Como disse no início, não uso a plataforma para compartlihar imagens e, agora, vídeos, há algum tempo, por isso, fui buscar a opinião do pessoal aqui da redação e, ao que tudo indica, o novo recurso já precisa de melhorias. Ok, a ideia de capturar vídeos curtos para salvar um momento é bem romântica e, inclusive, smartphones como o Galaxy S4 e o HTC One já suportam este tipo de tecnologia. Porém, se for imitar, pelo menos, melhora, certo? O ponto mais criticado aqui na redação foi o fato de o usuário não pode escolher o filtro com base em um frame, mas sim, enquanto o vídeo passa em looping.

Assim, caso você queira saber como uma parte específica do seu vídeo de até 15 segundos pode ficar com determinado filtro, terá que fazê-lo enquanto o filme roda e, fazendo os cálculos, serão 13 filtros diferentes aplicados a cada 15 segundos.... haja paciência, porém, deve ser "uma decisão artística", certo Kevin?

E aí, você já atualizou o seu Instagram, que tal? Deixe-nos saber o que você pensa nos comentários abaixo.

Fonte: Google Play

2 Comentários

Escreva um comentário:

  • Pois é +luizglastony, bem interessante este teu comentário de usuário do Vine, claro que o Vine também não é perfeito, mas, como eu disse, uma empresa com a capacidade de desenvolvimento como o Facebook, deveria ter pensado em melhorias simples, visto que trouxe o Vine para dentro do Instagram, prova disso é que todas as publicações especializadas usam um como exemplo do outro.

    Vou testar o GIF Show, obrigado pela dica, mas a princípio, ele me recordou muito o Cinemagram, let's see!


  • Camila, sempre surpreendendo com suas matérias. Uso pouco o vine, mas uso. Acho um APP pesado para se usar uma conexão 3G. Geralmente uso em casa no WiFi. Pra ser sincero, ainda não consegui fazer um video no instagram, adoro fotografia e é uma rede social que realmente frequento, mas acho que a idéia do video lá ficou mais interessante, mesmo eu ainda não ter conseguido utilizar. Achei interessante o fato de vc visualizar o video apenas quando clica em cima. Diferente do vine que abre automaticamente. Achei interessante a ideia dos filtros, mas vamos combinar, que filtros cansadinhos heim. O tempo de gravação é bacana, mas esta edição ainda ta fraca. Uso um APP japonês ou chinês (nao sei diferenciar tais idiomas) que faz edições bem superiores. Ele chama GIF Show. Espero que o APP cresça, espero que criem TT para as hastag, espero que a nossa internet melhore. Valeu Camila!

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações