O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

10 min para ler 380 Comentários

Instagram agora mostra último status online e avisa quando usuário tirou print

O Instagram é uma das redes sociais mais usadas no mundo, e não para um minuto sequer de lançar novidades. Confira as últimas novidades que estão chegando ao Instagram no artigo abaixo.

Destacar mudanças recentes

Instagram - Atualização beta

Alerta de captura de tela: esse é um recurso que o Instagram vem testando há certo tempo, e consiste no envio de alertas para o usuário quando alguém tira uma captura de tela (print, screenshot) do seu Stories. O primeiro print, contudo, não será avisado ao dono do Stories, apenas os demais tirados. 

O usuário será alertado com a seguinte mensagem: “Na próxima vez que você fizer a captura de tela de um story, a pessoa que publicou será notificada”. Atualmente, a notificação é feita apenas quando a screenshot é tirada dentro de um chat no Direct.

Type: o Type é uma nova opção de fundo colorido para fotos e vídeos, semelhante aos fundos usados pelo Facebook. O usuário poderá escrever e marcar outros usuários dentro de um post feito pelo recurso, que estará localizado ao lado do Superzoom.

instagram last udate status on alert side
Novos recursos que estão chegando no Instagram / © AEBetaInfo/ The Next Web

Status no Direct: ao invés de exibir uma prévia da última mensagem trocada com o usuário, o Instagram está mostrando o último horário que o mesmo esteve online no Direct ou ativo na rede social. A mudança está chegando aos poucos para os usuários e torna o app mais parecido com o Facebook Messenger, que pertence a mesma empresa.

Instagram - Atualizações recentes

Comentários no feed: você pode ter percebido ou não, ou pode ter achado que estava vendo coisa, ficando louco, mas é verdade, o Instagram de fato está liberando um novo recurso na plataforma. Trata-se do comentário no feed, isto é, um espaço para você comentar a foto ou o vídeo do amiguinho direto na postagem, sem ter que sair da sua linha do tempo. 

Para ver o recurso que já estava disponível no iOS e que só agora chega ao Android é preciso estar com a versão mais recente do app instalada. Comece a descer pelo seu feed e aguarde de três a cinco segundos, em seguida vai surgiu uma caixa com os dizeres “Adicione um comentário…”. Toque nela e comece a escrever, simples assim. A mudança é sutil, mas mostra os esforços do Instagram de incentivar uma maior interação entre os usuários. 

instagram comentarios
Comentários direto na timeline / © AndroidPIT (captura de tela)

Vídeos ao vivo no Direct: outra atualização recente que pode ter passado em branco por você é aquela que permite que você envie vídeos ao vivo para os seus contatos via Direct. A novidade ainda está chegando para os usuários, mas consiste basicamente em você mandar o seu próprio ao vivo ou o ao vivo que você está assistindo para os seus amigos ou para um grupo de amigos por Direct, que é como é chamado a função de mensagens diretas do Instagram, similar a do Twitter.

Está bastante claro que o Instagram quer incentivar não apenas o uso das Direct, mas também o hábito de co-watching, isto é, de assistir a algo ao mesmo tempo que seu amigo. Se você não quiser assistir a um ao vivo ou mesmo receber esses convites, você pode optar por desabilitar o compartilhamento de vídeo ao vivo nas configurações do Stories. E se você tiver uma conta fechada, você só poderá compartilhar vídeos ao vivo com seus seguidores.

send a live video in direct 3 up en
Ao vivo pode ser enviado por Direct agora © AndroidPIT (captura de tela)

Use fotos e vídeos antigos no Stories: uma das grandes reclamações quanto ao uso do Stories do Instagram e até do seu concorrente Snapchat era a única possibilidade de usar fotos e vídeos capturados nas últimas 24 horas. O intuito era manter a efemeridade e o registro do dia a dia, separando esses serviços de outros.

instagram gallery
Acesse fotos e vídeos mais antigos / © AndroidPIT (captura de tela)

Bem, isso é passado. O Instagram Stories, em sua última atualização, agora permite utilizar qualquer foto ou vídeo de sua galeria, seja qual for a data de criação dele. Ao ir para a área dos Stories e puxar de baixo para cima, você agora confere o conteúdo das últimas 24 horas e, se continuar puxando, verá a área Galeria, com o restante do conteúdo.

Quando você escolhe um conteúdo mais antigo, automaticamente o app coloca uma etiqueta com a data em que a foto ou vídeo foi criada, mas você tem a opção de retirar essa etiqueta bastando arrastá-la para o lixo. Ela pode ficar nas cores branco, preto e vermelho.

Superzoom dramático: se você é fã do esquilo dramático (aquele que vira de repente, com música de suspense), vai adorar a nova função do Instagram, que está cada vez mais cheio de recursos para divertir os usuários que postam e assistem os Stories.

superzoom instagram
Seus Stories, agora muito mais dramáticos / © AndroidPIT (captura de tela)

O recurso superzoom é o seu próprio esquilo dramático: indo na aba do Stories, você seleciona o Superzoom, quarta opção. Em qualquer uma das câmeras, ele vai reconhecer rostos com um retângulo branco (se não houver rostos, ele seguirá o centro da imagem). Aí é só apertar o botão e a mágica acontece: o zoom dramático se faz sozinho, acompanhado de uma música de suspense. Depois, é só postar.

Vídeos ao vivo com duas pessoas: agora é possível fazer uma live com um amigo direto no Instagram. Quando alguém que você segue estiver em um ao vivo com um amigo, você verá dois círculos empilhados na sua barra de histórias. O recurso, que começou a ser testando em agosto, agora chega oficialmente ao aplicativo.

Captura de Tela 2017 10 25 as 08.47.39
Repare nos dois círculos no alto da última imagem / © AndroidPIT

É fácil adicionar um convidado enquanto se está transmitindo: basta tocar no ícone novo no canto inferior direito e clicar em "Adicionar" para convidar qualquer um que esteja assistindo. Uma vez que os dois usuários estiverem conectados, você e seu amigo verão a tela dividida em dois, e a do seu amigo aparecerá logo abaixo de você. Você pode remover seu convidado e adicionar alguém a qualquer momento. Os convidado também podem optar por sair por conta própria.

Instagram - Versão 13.0 e anteriores

Álbuns com imagens em modo paisagem e retrato: agora, ao compartilhar fotos em um álbum, o usuário terá a opção de mudar a orientação da proporção das imagens entre paisagem e retrato. Antes, apenas o formato retrato, o quadrado de 1x1, era aceito no recurso de álbuns compartilhados. O app preservará o formato original de cada foto, mas será possível mudar manualmente.

O update será liberado hoje através da última versão do app disponível na Play Store:

Salvar videos ao vivo: se você utiliza recursos de vídeos ao vivo em algumas das suas redes sociais, sabe o quão importante é ter um registro dos mesmos, certo? Bom, o Instagram ainda não oferecia essa função em seus videos ao vivo.

De acordo com a equipe do Instagram, o que levou à adição deste recurso é o fato de que muitos usuários do serviço estão usando os vídeos ao vivo. Assim como no Facebook, após o fim do vídeo ao vivo você terá a opção de salvá-lo. No entanto, "o seu vídeo ao vivo desaparecerá do app".

Envio de múltiplas imagens: o recurso de envio de várias imagens ao mesmo tempo chegou aos usuários do Instagram há um mês. A partir desta função é possível criar um álbum na sua linha do tempo, no qual é podemos incluir até 10 fotos de uma só vez. Também é permitido compartilhar várias imagens, inclusive no Stories.

Assim como no Google Fotos, outros usuários da rede social poderão ver os seus álbuns e interagir com cada uma das imagens de forma individual, curtindo apenas aquelas que gostarem mais, ou seja, o foco ainda estará nas imagens e não apenas nos álbuns.

Transmissão ao vivo: com a função, o Instagram se junto a serviços como o YouTube, que também oferece a opção de transmissão ao vivo. Para usar este recurso, você precisa deslizar a partir do feed da esquerda para direita e procurar pela opção "ao vivo", logo abaixo do obturador de câmera. Não existe um tempo determinado para transmissão e os seguidores do usuário que está fazendo a live são notificados.

instagram live videos live
Recurso de transmissão ao vivo / © AndroidPIT

Salvar imagens não publicadas como rascunhos: o Instagram liberou um recurso interessante com a chegada da atualização para a versão 9.4.0. A partir de agora, os usuários poderão salvar imagens não publicadas como rascunhos, mantendo toda a edição e os filtros que foram aplicados. Assim, ao retornar para o app, será possível resgatar a foto e colocá-la online.

Para localizar a imagem depois de salvá-la, basta acessar o Instagram novamente e selecionar a publicação na área de rascunhos, que fica acima da galeria de fotos. Os rascunhos podem ser salvos quando o botão de voltar do sistema é selecionado durante a edição do arquivo. O novo recurso está disponível na versão final do Instagram disponível na Play Store.

instagramdrafts
Instagram traz recurso de rascunhos para imagens / © AndroidPIT

Filtro para palavras ofensivas: o Instagram ganhou um filtro para bloquear palavras ofensivas. Primeiro, você precisa ir até a página do seu perfil. Quando estiver nela, vá até o menu de configuração, localizado no lado direito superior da tela e representado pelo símbolo dos três pontinhos na vertical.

Ela é a quarta opção, abaixo de "Convidar Amigos", "Seguir Pessoas" e "Conta". Uma vez nele, clique na função "Comentários". Ao acessar este recurso, você verá a função "Ocultar comentários impróprios" desativada. Para ativá-la, basta apertar no botão do lado direito. Ele deve ficar na cor azul. 

Feito isso, você verá logo abaixo o campo "Palavras-chave personalizadas". É nesse espaço que serão digitadas as frases e palavras que serão bloqueadas nos comentários das fotos postadas no seu perfil. Basta digitar todos os termos que você considera impróprios. Como o próprio Instagram indica, não se esqueça de separar cada um por vírgulas.

INSTAGRAM3
Não esqueça de separar as palavras por vírgulas/ © AndroidPIT

Ao digitar todas as palavras que você quer ver bloqueadas, clique no símbolo de "Check", localizado na parte superior direito da tela, para confirmar as mudanças. E pronto! Seu Instagram estará mais seguro contra os "sem-noção" que habitam esse mundão chamado internet. 

Como ter a última versão do Instagram no seu Android

Para contar com as últimas novidades do Instagram você pode se tornar um usuário beta. Para tanto é preciso fazer um cadastro oferecido pela empresa. Com isso, ao invés de precisar baixar novas versões do app manualmente (APKs), os updates beta são entregues pela Play Store. Para se cadastrar, siga os passos a baixo:

Instagram Install on Google Play

Qual é a função do Instagram que você não pode viver sem?

 


O objetivo deste artigo é reunir em um só lugar todas as informações sobre as atualizações do Instagram. Desta forma, a atualização e republicação desta matéria se fará necessária com o tempo. Feito em parceria com Stella Dauer.

278 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

380 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações