O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 2 Compartilhado 13 Comentários

Como a Inteligência Artificial fará (ou já faz) parte do seu smartphone

Em maior ou menor escala, a Inteligência Artificial (AI) já está presente em nosso cotidiano. Seja em um game mais elaborado para consoles, seja no carro do Google ou em um filme ruim do Spielberg, o fato é que nós já convivemos com ela mais do que imaginamos. E isso ocorre, inclusive, em nossos smartphones, onde essa Tecnologia estará (ou já está) bastante presente. Que tal alguns exemplos?

O Google Now também usa Inteligência Artificial

Esse é o exemplo mais básico, mas o fato é que o assistente de voz do nosso smartphone Android  tem a sua dose de inteligência artificial para entender nossas ordens. Seja para abrir um aplicativo ou site, fazer uma ligação, responder perguntas ou agendar um compromisso no Google Agenda, a AI está presente para executar os comandos. 

androidpit bra google now 3
O Google Now te ajuda a desvendar os grandes mistérios da humanidade / © ANDROIDPIT

A Inteligência Artificial do Now aprende com os hábitos dos usuários e, a partir disso, executa os seus comandos com cada vez mais precisão. Até porque o Google afirma que a taxa de erro para reconhecimento de palavras, hoje, é de menos de 8%.  Logo, não fique com medo de “conversar” com seu smartphone, mesmo que isso pareça estranho às outras pessoas. Prometemos que isso vai quebrar um galhão no seu dia-a-dia. 

Os bots do Facebook Messenger

Anunciado no último dia 12 de abril, os bots que vão integrar o Facebook Messenger funcionarão como robôs, que farão o papel de pequenos assistentes. Eles se comunicarão com o usuário usando a inteligência artificial para executar determinados serviços, como pedir uma pizza, enviar flores ou pedir um resumo das notícias do dia. 

Veja no vídeo abaixo como eles trabalharão:

Até o momento, a plataforma de Bot do Facebook Messenger ainda está na fase beta e não chegará aos smartphones neste momento. A partir de agora, os desenvolvedores - aquelas pessoas que tornam o uso do seu celular mais simples e intuitivo - passarão a integrar tal serviço aos seus aplicativos.

Depois disso, você poderá ler as suas notícias sobre o Android diretamente da tela do mensageiro, bem como pedir a sua pizza predileta enviando apenas uma mensagem "gratuita".

Os bots do Telegram

Mas a Inteligência Artificial não será exclusividade do Facebook. Os russos do Telegram também já começaram a colocar os “robozinhos” para trabalhar em seu messenger. Anunciado também em abril passado, a versão 2.0 da sua “loja de Bots” permitirá aos usuários interagir ainda mais intuitivamente com estes robôs ao utilizar quatro etiquetas diferentes: como @music, @youtube, @foursquare e @sticker.

Um dos diferenciais são os botões embaixo das mensagens, que evitam que o usuário precise enviar uma mensagem para interagir com o robô. 

telegram bot versao 2 0
O Telegram oferece a versão 2.0 da sua plataforma de Bot / © Telegram; ANDROIDPIT

Cada um tem seus recursos. Para ficar em um exemplo: o da tag "@music". Ao digitá-la, o “robov” (robô, em russo. Ou não) vai oferecer o download de várias composições de músicas clássicas, de artistas como Bach, Mozart e Beethoven. As canções são oferecidas em listas paginadas, e ele também é capaz de entregar uma composição aleatória. Tudo isso sem enviar qualquer mensagem.

De acordo com o Telegram, o recurso funciona como um Inline Bot. Isso significa que você pode escrever @music em qualquer conversa e procurar pelo MP3 de compositores renomados enquanto conversa com um amigo. Também é possível ouvir as músicas antes de escolher a melhor para enviar na conversa.

O Google Fotos adivinhará os locais das imagens mesmo sem tags

O Google, claro, é uma das empresas mais presentes quando o assunto é Inteligência Artificial. Além do seu carro que dispensa motoristas, a empresa estaria implementando a AI em outros dos seus produtos online. E, entre eles, está o Google Fotos, cuja tecnologia em desenvolvimento consegue identificar onde uma foto foi registrada, mesmo sem o uso de uma tag de localização geográfica. 

Com o nome de PlaNet, o funcionamento do sistema é simples: ao identificar uma foto, ele analisará pixel por pixel dela e passa a comparar seus dados com outras 90 milhões de imagens geoposicionadas, que estão armazenadas em seus banco de dados. A partir daí, o software passa a cruzar referências, detalhes e padrões da sua foto para identificar o local onde ela foi registrada, mas com incrível precisão.  

Porque o LG G5 é o próximo passo na evolução dos smartphones

PLANET
PlaNet: sistema de inteligência artificial útil ou "dedo-duro"? / © MIT Technology Review

No primeiro teste do PlanNet, o sistema conseguiu identificar o país onde uma foto foi tirada em 28,4% dos casos; e na hora de “descobrir” qual o continente, o nível de precisão foi de 48%. Parece pouco, exceto por um detalhe: no começo, a plataforma tinha apenas 2,3 milhões de imagens em seu banco de dados. Agora, com 90 milhões de imagens, espera-se que o índice de acertos suba consideravelmente. 

Os smartphones Android reconhecerão imagens em tempo real. E sem precisar de internet

Uma parceria do Google com a fabricante de chips Movidius – que já ocorrera anteriormente para o Projeto Tango – permitirá que os próximos smartphones Android fiquem ainda mais inteligentes. 

Isso porque a Big G utilizará o chip MA2450 nestes telefones, que conseguirá executar o “Aprendizado Profundo” (Deep Learning) para o reconhecimento de imagens em tempo real. E sem a necessidade de estar conectado a internet. 

MOVIDIUS
Em breve, os smartphones conseguirão reconhecer imagens mesmo sem internet/ © MOVIDIUS

O Deep Learning é uma das ramificações do aprendizado de máquina e que serve não apenas para detectar e reconhecer imagens, mas também sinais de rua e outras figuras. 

E você conhece outros exemplos de Inteligência Artificial inseridos no nosso dia-a-dia? Compartilhe conosco!

2 Compartilhado

13 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi