O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 256 Compartilhado 221 Comentários

Comparativo de interfaces do usuário: o que já nos reserva 2017?

Fieis ao lema "juntos, mas não iguais", cada fabricante de smartphones Android possui em comum apenas o SO, pois sempre adiciona as próprias características à interface do usuário. Aproveitamos essas diferenças, resolvemos mostrar alguns dos detalhes das novas interfaces do usuários já lançadas em 2017. Preparado?

Samsung TouchWiz

A Samsung é a fabricante mais popular entre as parceiras do Google no desenvolvimento do Android e continua investindo na TouchWiz e suas heranças de design. A empresa está investindo em Inteligência Artificial (AI) com o Bixby, que neste momento ainda é um projeto, mas pretende competir diretamente com a Siri, da Apple, e o Assistente, da Google.

A Samsung oferece em seus dispositivos de gama-alta, bem como modelos da série A, o Game Launcher. Este recurso oferece controles avançados em jogos e economia de serviços em segundo plano para garantir a melhor experiência que os usuários podem ter me jogos. Além disso, traz modos de performance avançados que permitem grande controle sobre o sistema com o objetivo do entregar a melhor autonomia de energia possível aos uproprietários dos sues aparelhos.

Este recurso, chamado Manutenção do Dispositivo, já está disponível para outros modelos da linha Galaxy, através da Play Store. Essas são algumas das exclusividades da TouchWiz, também chamada de Experience 8.1 nos novos Galaxy S8 e Galaxy S8+.

Huawei EMUI

A Huawei optou por remover a gaveta de apps do seu lançador. Os modelos que trazem a câmera Leica oferecem um modo profissional avançado, com um aplicativo de câmara exclusivo para cada um destes modelos.

Integrado aos dispositivos da Huawei, temos o suporte da aprendizagem de máquina para a memória. Com base na uso da memória do aparelho, o sistema frequentemente oferece o início rápido dos aplicativos. Assim, mesmo depois de vários meses de uso, o aparelho parece tão rápido quanto no início.

No entanto, a Huawei não fornece atualizações tão regularmente quanto a Samsung, que normalmente oferecem novos recursos e correções do sistema.

HTC Sense

O HTC U11 possui recursos únicos da sua interface do usuário, como o Edge Sense. Este oferece a oportunidade de configurar até dois gestos de pressão, que permitem executar rapidamente recursos do sistema.

Outro recurso interessante é o Sense Companion, o assistente de AI que, ao longo do tempo, aprende com você e oferece suporte de uso para as funções do sistema do dispositivo. Contudo, leva-se tempo para aprimorar tal serviço.

A HTC fornece atualizações e novas versões de software de forma contínua. Normalmente, as atualizações não necessariamente introduzem uma novo recurso, mas servem para corrigir problemas do sistema.

LG UX

A LG não segue tanto a linha do software puro, possui muitas características e animações próprias que, muitas vezes, agradam os usuários. O modo de telas múltiplas é facilmente otimizado e foi uma das primeiras UIs a trazer tal função ao Android.

As atualizações da UI da LG são normalmente feitas para introduzir recursos da fabricante.

Google Pixel UI (Android O beta)

Já não temos o Android puro como anteriormente. A Google possui smartphones Pixels com características que não existem nos dispositivos Nexus, por exemplo, com uma versão do software exclusiva. Suas características: o Google Assistente que controla todos os recursos do aparelho. Bem como um lançador exclusivo, o Pixel Launcher.

Uma característica importante deste aparelho é poder fazer parte do programa beta do Android O, por exemplo. Em geral, você recebe a experiência com o Android pura e recursos de software exclusivos da Google.

Sony Xperia UI

A Sony  passou a oferecer uma experiência muito parecida com aquela que temos nos dispositivos Nexus faz algum tempo já. Entre os recursos exclusivos da fabricante, temos o modo Stamina para estender a vida útil da bateria, e melhorias no kernel do Android. Além disso, a Sony oferece a opção de compartilhar a memória interna e externa dos seus dispositivos.

A fabricante oferece as atualizações em tempo hábil e, em grande parte, são mais estáveis do que as da maioria das demais empresas que compartilham o sistema operacional Android.

Conclusão

Como você pode notar nos vídeos acima, alguns fabricantes mantêm-se próximas da versão pura do Android, enquanto outras carregam suas próprias impressões aos usuários. Enquanto algumas oferecem opções de software para economia de energia avançada, outras dão a chance de usar a memória da maneira que melhor convém aos usuários.

Agora é com você: qual das interfaces que chegaram junto com um lançamento de 2017 combina melhor com a sua experiência de uso? 

Qual interface de 2017 você mais curtiu?
256 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  •   75
    Sidney há 4 meses

    Pessoal limitado?

  • Deivis Schuman há 4 meses

    Disputa acirrada entre TouchWiz e Pixel UI! ^^
    A mudança da TouchWiz foi da água pro vinho! Eu odiava ela antes, hoje não tem como negar como ela está perfeita!

  •   75
    Sidney há 4 meses

    Xi... essa votação está comprometida. Já tinha votado e tentei votar novamente meu voto foi aceito. Isso quer dizer que se um fanático ficar clicando várias vezes, vai ter a sua em primeiro na lista. Nós sabemos que isso acontece muito nessas votações.

  • Paulo Ricardo há 4 meses

    As que eu mais gosto são a Miui e a Huawei Emui. A UI da Samsung e da Sony são bacanas por causa dos temas. A HTC Sense nunca me agradou, acho feia, mas ela é leve. Agora as UI's da LG e da Asus parecem que foram feitas por chineses trancados em um porão. Possuem um layout mal feito, cores que não combinam, estilo ultrapassado, não possuem harmonia visual, é um monte de outras coisas, mas não são tão pesadas como eram no passado e isso já é um sinal positivo. Essas duas possuem um ou outro recurso bacana, mas no geral são muito mal elaboradas e executadas.
    Já as Rom baseadas em Android puro, como a da Motorola, me agradam pela leveza, mas em se tratando de Android puro, prefiro as Custom Roms, pois possuem mais funções e suporte a temas.
    Mas é claro que isso é uma opinião baseada no meu gosto, afinal, conheço pessoas que curtem a UI da LG, por exemplo.

  • David CD há 4 meses

    Que bom vê a touchwiz em primeiro, sendo que antes era detonado por todos, por ser tão pesada, e hj uma interface completa, e leve.
    Mas para mim, o Xperia UI é o melhor, linda interface, leve quanto o Google pixel, e uma customização excelente.

221 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi