O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 10 Compartilhado 171 Comentários

iOS 11: três novidades que os usuários do Android já conhecem

A comparação entre smartphones Android e iPhones sempre foi injusta no campo do hardware mas, no caso do software, as comparações são inevitáveis. Há tempos, Google e Apple estão otimizando seus sistemas operacionais móveis, que estão cada vez mais semelhantes ano após ano. O iOS 11, anunciado pela empresa da maçã hoje (05/6), trouxe inúmeras novidades, sendo algumas delas já conhecidas entre os usuários do Android.

1. Siri à la Google Assistant

O Machine Learning foi um dos grandes assuntos deste WWDC. Antes mesmo do aprendizado de máquina estar no centro dos lançamentos da Apple, o Google, assim como outras empresas, já estavam apostando forte nesse mecanismo. Uma prova disso é o próprio Google Assistente, que aprende com o usuário conforme o mesmo o utiliza, algo que a Siri, até então, não faz muito bem.

Esse esforço em reconhecer os costumes do usuários é uma das fortes características dos serviços do Big G, que começou com o Google Now, passando pelo Now On Tap e, agora, no Assistant.

Segundo a Apple, a Siri estará mais natural e inteligente com o iOS 11, sendo capaz de usar o próprio teclado do sistema para informar o usuário sobre seus compromissos, caso, por exemplo, algum contato pergunte sobre sua agenda no iMessage naquele dia. Essa funcionalidade pode ser comparada com o que temos no Now a um Toque.

google assistant speak ios siri
Sistema de tradução do Google Assistente / © AndroidPIT

A assistente da Apple também será capaz de fazer traduções, que é algo que o Assistant já faz, inclusive em português, conforme relatado pelos usuários que estão testando o assistente no Brasil. No caso da Apple, as traduções são limitadas a idiomas específicos, como: chinês, francês, alemão, italiano e espanhol.

2. Gerenciador de arquivos

Essa novidade não chegará aos iPhones, mas sim para iPads que rodarão com o iOS 11. Se trata do gerenciador de arquivos, que é uma ferramenta comum e essencial para Android, conhecida por muitos usuários. O gerenciador, chamado Files, não acessará a memória completa interna dos dispositivos da Apple, mas permitirá que o usuário conecte outros serviços em nuvem e acesse suas respectivas pastas e arquivos.

Muitas interfaces oferecem gerenciadores de arquivos que contam com essa possibilidade, além do gerenciador nativo do próprio Android, que é integrado ao Google Drive. Dessa forma, o usuário pode acessar seus arquivos hospedados na nuvem sem precisar de muitos cliques. Além do iCloud, o Files suportará serviços como o Box, o Drop Box e outros.

gerenciador nativo android tips
Gerenciador de arquivos nativo do Android / © AndroidPIT

3. Mapas vs. Google Maps

Sabemos que o Mapas da Apple está evoluindo aos poucos, desde que a empresa optou por substituir o Google Maps por uma aplicação própria. Neste WWDC, contudo, a empresa anunciou de forma limitada a chegada de alguns recursos para o Mapas, que funcionarão em estados específicos dos Estados Unidos. Entre eles está o mapeamento de shoppings e aeroportos, que é algo presente no serviço do Big G há certo tempo.

google maps apple mapas ios
Informações sobre locais internos do Google Maps  / © AndroidPIT

Assim, é possível consultar portões de acessos, estacionamentos, lojas e até mesmo seus horários de funcionamento, bem como os telefones e a integração com serviços de taxis. O Maps, ainda, é integrado com o sistema de vôos, informando o usuário sobre o horário de partida e chegada de aeronaves, algo que o Mapas ainda não faz. 

Outras mudanças

A Apple, assim como o Google, apresentou mudanças, digamos, redundantes. A empresa de Mountain View ainda está aprimorando sua seção de atalhos rápidos junto a barra de notificações, que é algo que a empresa da maçã também vem fazendo. A Apple apresentou pela quarta vez consecutiva um novo design para sua central de comandos, que tirará mais proveito do 3D Touch agora.

Além disso, a Apple começou a dar publicamente seus primeiros passos rumo à AR, a realidade aumentada, algo que o Google vem trabalhando há certo tempo. Empresas como a Sony e a Microsoft já contam com aplicativos que oferecem essas experiências ao usuário final, de forma limitada, claro.

É sempre bom quando vemos uma certa convergência entre sistemas concorrentes, pois isso significa que todos os usuários poderão ter acesso a tecnologias e conceitos semelhantes, independente do hardware utilizado.

O que você achou do iOS 11? 

10 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • David CD há 4 meses

    Não adianta, não ligo para o IOS. Para mim esse sistema está defasado a muito tempo.

  •   75
    Sidney há 4 meses

    Sabe quando o cachorro fica correndo atrás do próprio rabo? Assim tá a Apple depois que o Steve Jobs morreu.

  • Vinicius Guerra há 4 meses

    Qual a argumentação do povo que usa Apple sobre IOS 11?

    Inovou em que?

    Antigamente os '' iPhonistas '' batiam no peito e bradavam, por inovações, por ser um sistema a anos luz a frente do Android, e de certo modo era mesmo, mas hoje, cadê?

    Só sei que o Android hoje dá aula no concorrente, e quem imita o Android em recursos e etc, é a dona Apple, cadê o pioneirismo Apple?

    Detalhe importante, por que a Apple não aproveita, e não imita também o Android, cobrando menos?

  • Henrique P.
    • Blogger
    há 4 meses

    I N O V A Ç Ã O. Épou é épou.

    Agora quem copia quem? Bom na parte de otimização é o Android que copia o iOS, isso não tem como não dizer, agora na parte de recursos o iOS tá copiando o Android 😂😂

  • Marcelo Neri há 4 meses

    Nada que me faça ter interesse em trocar de SO!

171 Comentários

Escreva um comentário:

  • Vocês mesmos desfazem do android fazendo toda vez que sai um peido da Apple uma comparação nova, isso é ridículo.


  • de que adianta o android inovar todo ano se para utilizar essa tal de "inovação" tem que esperar 1 ano para sair a atualização para seu aparelho ???? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Engraçado é ver como as pessoas ficam cegas quando defendem um sistema. enfim amos sistemas estão a caminho de ficarem bem iguais, porem o android tem que aprender muito com o gerenciamento de ram do ios e como rodar um app com menos ram por exemplo, por outro lado o ios tem que aprender a digamos assim ''liberar'' um pouco as funçoes no seu SO, e por ai vai, sempre tem algo para aprender com a concorrente porem eu no momento estou gostando bastante do IOS, não sei quando eu volto para android não.


  • Podia copiar o botão de voltar do android, como faz falta isso. Toda vez que preciso usar o iphone da minha esposa eu xingo com a falta desse botão, fico apertando um espaço vazio que nem um besta.


  • Bruno, eu vi em outro site especializado que o Files também tá rodando em iPhone. Acho que vale a pena conferir pra não passar informação errada.


  • Se o google enxugasse o android, de maneira que consumisse menos ram, seria perfeito. Nesse ponto ainda apanha do IOS. Só nesse ponto!


  • A Samsung com a TouchWiz e a Google com o Pixel UI na minha opinião foram as revelações de 2017, pq?

    A Samsung desde a 6 geração do seu Flagship vem chamando a atenção do seu público pela interface touchwiz q depois de várias críticas deu uma melhorada significativa trazendo uma interface mais elegante, com menos bugs e etc. No Galaxy S7 ela evoluiu bastante de todas a gerações da touchwiz a que equipou o Galaxy S7/S7 edge foi a mais bonita de todas. Ai agora temos a 8 geração da linha S, dessa vez a sammy deu uma deslizada leve pois pesou nas cores, nos formato e no tamanho dos íconemais ainda sim possui uma certa elegância

    A Google poer sua vez surpreendeu a todos pois fugiu do simples, echato e não tão intuitivo nomeado de Google Now no qual as interface das empresas de smartphones eram baseadas e trouxe o elegante, diferente e um pouco mais intuitivo Pixel UI que trouxe uma inspiração no iOS da Apple. O Pixel UI marcou o fim da era Google Now e também da linha Nexus já que o smartphone da Google trouxe o nome Pixel.

    Ao fim de tudo, podemos afirma que todas as empresas estão de parabéns em relação as interfaces em 2017 sejam elas da Sony, Samsung, LG e companha mais ainda falta muito para as interfaces serem não só uma customização mais também uma coisa diferente, as empresas tem que focar mais em otimização para garantir atualizações mais rápidas e em menos customização pesada.


  • Como todos sabem,tenho um S8.
    De vez em quando,vejo lags no sistema.
    Queria saber se isso é normal.
    Tirei tudo de q era lixo que veio np Celular e já ativei aquelas funções do desenvolvedor pra o OS ficar mais rápido.
    Outra coisa q percebi,foi quando estou fazendo comentários em sites.
    A digitação de letras atrasa...vim de um iPhone e nao tinha essas coisas.Vc paga caro e compra um Android top e tem esse tipo de coisa.Aí a pessoa fica na dúvida se é coisa do aparelho ou do OS.
    Porque se for o OS...apesar das limitações do iOS...Android vai ter um longo caminho pra chegar a estabilidade ainda.


    • Não é do Android, é da Touchwiz - interface da Samsung - , que agora mudou de nome para Experience Ui justamente por causa da fama de pesada e com lags.


    •   75

      Dog Ninja, não tenho o S8, mas acho que não é normal ter lag porque tenho o S7 e não apresenta nenhum lag. Quanto ao atraso quando digita, não é do celular, e sim do site. Isso ocorre muito aqui no AndroidPit e em outros que estão usando scripts para anúncios. Como uso sempre o computador e tinha esse problema também aqui, acabei bloqueando os anúncios no navegador Ópera e só uso ele para entrar no AndroidPit. Resolveu o problema. Nesse momento tem 10 anúncios bloqueados que iriam causar lentidão.


      • Uso bloqueador de anúncios.
        Uso o Chrome e navegador da Samsung.
        As vezes não acontece.
        As vezes acontece.
        Fico irritado pois num top de linha isso não é pra acontecer.
        Haja vista que meu iPhone 6 isso não acontecia.
        É irritante.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi