O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

3 min para ler 21 Comentários

ROM customizada JellyBeer: a loura gelada para seu Android

Sou um grande fã das ROMs customizadas. Com elas, adapto completamente meu smartphone aos meus desejos e necessidades. Além disso, sempre gosto de experimentar algo novo. Hoje testei a ROM customizada JellyBeer para o Galaxy Nexus. Confira as minhas impressões.

Camera stock Android Nexus 4 gravar videos
Confira o teste da JellyBeer. / © AndroidPit

Instalação

Você já conhece o processo: baixe o zip da ROM e Google Apps na memória interna e instale-os com uma Custom-Recovery da sua escolha. Faça antes disso o Full Wipe, naturalmente, e também um backup.

DownloadJellyBeer 4 para o Galaxy Nexus

Primeira Impressão

A JellyBeer se inspira no CyanogenMod 10.1 e usa por isso o Android 4.2.2 como sistema-base. Esta ROM customizada usa muitas funções de outras ROMs, entre elas Paranoid Android e AOKP, e pode até ser considerada uma mistura de várias ROMs. Perfeita, portanto, para quem não se decide apenas por uma ROM.

Camera stock Android Nexus 4 gravar videos
Olhos nos olhos com a JellyBeer. / © AndroidPit

Tudo muito pequeno aqui

Logo após o primeiro reinício nota-se como tudo ficou menor: barras de menu, ícones, botões de software, etc. Tudo encolheu no mínimo um número com relação ao stock Android. Isso se deve ao fato de a JellyBeer usar outro valor de ppp (pontos por polegada) como padrão. Se for muito pequeno para você, é possível estabelecer outra medida em “Hybrid Settings”, ou mesmo mudar todo o layout de telefone e usar uma interface de tablet, por exemplo. Eu gosto de tudo pequeno. Dessa forma, sobra mais espaço para o conteúdo de websites e companhia.

Camera stock Android Nexus 4 gravar videos
Um layout de tablet também é possível com a JellyBeer, o que economiza ainda mais espaço. / © AndroidPit

Tudo em um

A JellyBeer oferece praticamente todas as funções extras de outras ROMs customizadas: o suporte para Temas do CyanogenMod, os controles PIE do Paranoid Android e as muitas possibilidades de configuração do AOKP. Ela une o melhor de todos os mundos e é muito diversificada. Apesar disso, ela ainda lembra o stock Android e não dá um visual totalmente novo ao sistema, como a MIUI. Ela é a ROM certa para puristas.

Camera stock Android Nexus 4 gravar videos
JellyBeer oferece diversas opções de configuração. / © AndroidPit

Performance

Com uma ROM que une tantas funções de outras, era de se esperar que ela sobrecarregasse o sistema e não rodasse tão bem. Por sorte não é o caso: a JellyBeer funciona suavemente e sem atrasos. Você não precisará se preocupar com longos perídos de carregamento, desistências ou mesmo falhas completas do sistema. Em vez disso, você terá um firmware pronto para o uso diário, que roda de maneira absolutamente confiável.

Camera stock Android Nexus 4 gravar videos
Cuidado sempre com as configurações de performance (à esquerda). Com o "OTAPlatform"  (à direita) você pode procurar updates da ROM e Gapps. / © AndroidPit

Conclusão

Nunca consigo escolher definitivamente uma ROM customizada; troco quase toda semana porque certas funções de uma estão ausentes na outra. Com a JellyBeer, finalmente todas as minhas funções preferidas foram unificadas numa só ROM. Além disso, ela funciona de maneira estável e fluente. Quem, como eu, não consegue se decidir e está sempre à procura da “Super-ROM” ficará decididamente satisfeito com a JellyBeer.

Se você também já experimentou a JellyBeer, conte-nos sua impressão nos comentários!

21 Comentários

Escreva um comentário:

  • tem como instalar no galaxy y young


  • Pessoal, consegui instalar o "gapps-jb-20130301-signed" ... estava em uma pasta chamada "0" (ZERO) ..... tudo certo...
    Só ainda não testei a STOCK 4.3.... será que dá certo???

    Abraços


  • +Daniel Bocchi
    +Gabriel Christino Cordeiro dos Santos

    Consegui instalar esta ROM JellyBeer e a CM10.1.2, porém, ambas não possuem a opção de Gapps.... Ou Seja, estou sem a PLAYSTORE. Se Puderem me auxiliar, agredeço.

    Tentei também instalar as duas versões abaixo que encontrei em https://developers.google.com/android/nexus/images mas não instalam... Sabem qual o motivo?
    Android 4.2.2 (JDQ39)
    Android 4.3 (JWR66V)

    Sei que são muitas perguntas... mas...

    Gabriel, quanto fiz o procedimento do NexusToolKit, Zerei o celular e continuei com os gapps.... mas ao instalar estas sumiram.

    Coloquei um arquivo ZIP "gapps-jb-20130301-signed" mas o ClockWorkMod não o identifica, assim como faz com as ROMS.

    Obrigado pessoal.


  • Seria funcional no Galaxy Note N7000?


  • De nada Luciano, estou procurando uma outra maneira pra atualizar, até o fim de semana eu posto


  • Obrigado Gabriel.
    Assim que tentar o procedimento informo aqui como foi.
    Abraços.


  • +Luciano Giffoni
    Não precisa de root, o GNex já faz esse "trabalho" para colocar a ROM do Nexus


  • +Gabriel Christino
    Já havia copiado tuas informações do Blog. Vou tentar este final de semana.
    Muitos falam em fazer ROOT... para esta instalação não tenho que fazer ROOT? ela só é necessária para colocar uma ROM específica?


  • Eu mudo toda semana de rom e se torna até um vício e já vou também testar a jellybeer! Mas também têm uma outra rom chamada Slim Bean que até agora pra mim está no topo é excelente nas custumizações ela baseada também no Android 4.2.2.


  •   28

    + Luciano Giffoni

    Ah sim, este back-up é interessante fazer sim, porque se der problema é mais fácil ter as informações ali na mão, que ter que ficar correndo atras de ROM original do seu dispositivo.


  • +Daniel Bocchi
    +Gabriel Christino Cordeiro dos Santos
    Obrigado pelos seus comentários. Vou visitar teu BLOG Gabriel, e qualquer dúvida tomarei a liberdade de te escrever. Tentei na verdade fazer por duas vezes o ROOT no "X" e não consegui. Vou ler o link que enviaste com atenção
    Daniel, o BACK-UP que todos falam é para caso eu encontre problemas com a instalação de uma nova ROM e retornar à ROM original?

    Valeu pessoal pelo auxílio.
    Já troquei a ROM do Galaxy W de minha esposa e o L3 de meu filho, mas tranquei na minha.

    Abraços.


  • Luciano Giffoni, blz?
    Tenho um blog, lá VC vai encontrar como transformar seu X em um Nexus.
    4maisdroid.blogspot.com.br
    ;)


  •   28

    + Luciano Giffoni Soares

    Os programas que você tem vão ficar salvos na sua conta na Google Play, separados para download manual, ou automatico dependendo de sua escolha. Se as notas forem salvas em aplicativos como Google Keep, Evernote, ou seja de armazenamento na nuvem, assim que o aplicativo for baixado da Play Store as notas estarão disponíveis. Back-up ( salvo engano) é preciso fazer dos contatos telefonicos e mensagens.

    Abraço.


  •   28

    +Gregorio Ferraz Neto

    Este link é apenas para o Galaxy Nexus, aconselho a perguntar em nosso fórum, temos um pessoal muito bom lá que pode lhe dar alguma alternativa.

    http://www.androidpit.com.br/forum

    Abraço


  • Oi Galera, é possível instalá-la no meu LG Optimus L5 E612F?
    Eu já estou com a Cyanogenmod 10 (A = 4.1.2, K = 3.4.0-CM)


  • Sera que sai uma versão para o Galaxy s3 ??


  • Bom Dia!
    Obrigado Daniel pelos comentários.
    Estou tentando transformar meu GALAXY X em NEXUS e ainda não consegui, mesmo seguindo dois tutoriais que encontrei. Se tiveres alguma dica eu agradeço.
    Disseste que troca de ROM varias vezes. Neste troca, teus programas, notas, arquivos pessoais ficam inalterados ou toda vez tens que fazer BACKUP?
    Se tu ou outro(s) leitor(es) puder me ajudar eu agradeço.
    Abraços, Luciano


  • Pergunta:
    O wifi hotspot, bluetooth e wifi direct estão funcionando?
    São meu motivo principal para ficar longe das custom roms.


  • Tem ela pro s2 lite? E tradução português?


  • Olá Henrique, o link de download é apenas para o Galaxy Nexus. O Nico me disse que é possível mudar a língua da ROM para o português.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações