O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 120 Compartilhado 67 Comentários

Jolla: Sailfish OS está chegando para o Sony Xperia X

A Jolla, desenvolvedora do Sailfish OS, ganhou um parceiro de peso durante o MWC 2017, a Sony, que pretende apoiar o projeto. Desde então, não ouvimos muito sobre a parceria mas, agora, a Jolla resolveu compartilhar algumas novidades com a comunidade. O plano da dupla ainda está de pé, mas não se dará como era esperado.

Como sempre, o diabo mora nos detalhes, e a colaboração entre a Jolla e a Sony é um bom exemplo para essa teoria. Rolou muita expectativa e emoção quando ambas as empresas anunciaram uma parceria no MWC 2017. A Jolla teria encontrado um aliado? A Sony começaria a vender smartphones com o Sailfish OS no futuro? Essas questões foram levantadas em massa graças às inúmeras manchetes sobre o anúncio, mas, na verdade, a Sony acabou revelando mais tarde que abriria apenas um programa de testes para o sistema Sailfish.

Pedimos inúmeras vezes notícias sobre o Sailfish para a Sony, mas tudo o que tivemos de resposta foi um "Não há notícias por enquanto". Agora, contudo, a Jolla publicou em seu blog oficial detalhes sobre o projeto que terá proporções bem menores do que o especulado pela imprensa e pela comunidade.

AndroidPIT sailfish os 3244
Sailfish OS rodando no Nexus 5 / © ANDROIDPIT

O desenvolvimento do Sailfish OS para o Xperia X está avançado

Os desenvolvedores estão se esforçando para fazer com que o Sailfish OS funcione no Xperia X. No entanto, houve alguns problemas. O Xperia X é um dispositivo ARM de 64 bits, o que é uma novidade para o sistema operacional. Com isso, existem muitas instabilidade no SO que devem complicar a experiência do usuário e ainda impactar no processo de atualização do software, algo que é considerado crítico. Ainda há muito o que fazer sobre essa questão.

É esperado que o Sailfish para o Xperia X seja lançado em julho para um pequeno grupo de usuários beta, com o número de firmware 2.1.2. Após essa etapa, a Jolla irá colher o feedback dos testadores para avançar com as otimizações no sistema.

O Sailfish será inicialmente suportado apenas no Xperia X. O objetivo aqui é que os usuários tenham uma solução estável o suficiente para uso diário. Instalações e atualizações devem ocorrer até que todos os erros sejam resolvidos. Só depois de finalizar esse ciclo com o Xperia X, a Jolla pode pensar em tornar outros aparelhos compatíveis com o SO. Quanto mais parecido com o hardware do modelo da Sony, mais fácil será o processo de adequação.

O Sailfish OS continuará sendo uma opções menos popular

Quem esperava um apoio maior da Sony ou uma contribuição mais ativa como vendendo smartphones com o Sailfish, deve ter se decepcionado um pouco. A própria Jolla não deverá vender dispositivos Xperia pré-modificados. 

Opinion by Hans-Georg Kluge
O sistema operacional Sailfish é avançando, mas precisa de mais desenvolvimento para ser bem sucedido.
O que você acha?
50
50
262 participantes

Logo, o Sailfish OS continua sendo um firmware secundário que os usuários podem instalar por sua conta e risco. A Jolla conseguiu desenvolver um firmware estável e um processo de instalação simples, logo, o Xperia X deve ser uma ótima opção para os entusiastas do SO e 2017. A boa notícia aqui é que as coisas estão andando de certa forma para a Jolla. Mas, o Sailfish OS conseguiria ser um forte concorrente do Android à longo prazo? Duvidoso.

Você tem vontade de experimentar o Jolla? O que acha desse projeto entre a Sony e a Jolla?

120 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Paulo Ricardo há 3 meses

    Duvido. Gerar uma disputa com o Android não se resume só a: "Lance um bom sistema!"
    Existe muita coisa envolvida aí, como negociações, parcerias, parceiros com coragem de lançar produtos, marketing, convencer desenvolvedores a lançar apps na plataforma, milhões em desenvolvimento do software para que ele esteja pronto para o uso dos parceiro em deus aparelhos, etc.
    Se nem a Microsoft teve bala na agulha pra isso, não vai ser a Jolla que vai ter.
    Obs: Acompanho o Salfish OS desde que ele apareceu, testei o software e o considero bom, mas ele está anos-luz de distância da maturidade do Android.

  • Vinicius Guerra há 3 meses

    Esses sistemas '' itinerantes '', embora pareça ser interessante, não consegue colher resultados, se a Microsoft não conseguiu o apoio dos desenvolvedores com o Windows Mobile, vai conseguir com o Sailfish?

    Atualmente só temos 2 sistemas, Android e IOS, falar em mudança ou tentar algo novo agora, é muito complexo. A Samsung queria adotar o Tizen em toda linha de smartphones, mas recuou, o mercado dita as regras. E os desenvolvedores em geral, preferem Google e Apple, não tem jeito.

  • Deivis Schuman há 3 meses

    Assim como o Windows é líder a muitos anos como sistema operacional para Computadores e acho impossível alguém tomar esse reinado da Microsoft, vejo o mesmo acontecer também com o Android. Creio que ninguém desbanca o Android e tire esse reinado do Google que já vai para seus 9 anos de existência!

  • Henrique P.
    • Blogger
    há 3 meses

    Se a Jolla for esperta consegue fazer um SO que chegue ao ponto de superar o Android e assim gerar uma nova disputa dos SO.

  • Henrique P.
    • Blogger
    há 3 meses

    Eis o porque escrevi "Se a Jolla for esperta...". Também duvido que ela consiga, mas do jeito que o mundo é, quem sabe?

67 Comentários

Escreva um comentário:

  • Passo


  • Olá , boa noite!! Espero que a parceria entre a Jolla e a Sony seja um sucesso,. pois entre outras coisas concorrência sempre beneficia os usuários,... (e ter só dois sistemas não me parece representativo das possibilidades). 0uvi muitos comentários acima destacando diversas plataformas, mais não ouvi um comentário sequer sobre o OS 10 da Blackberry, eu utilizo um Blackberry Z30 e acho muito bom,... um excelente sistema,... que foi deixado a deriva,... Que não tem o apelo, nem os Apps, e muito menos o número de usuários do Android,... mais é muito bom!
    o


  • Alguém lembra do primeiro celular apresentado, fabricado pela HTC ???? muitos achavam que o google não conseguiria!

    CAV


    • Mas o SO chamou bem mais atenção da comunidade open source e das OEMs do que o Sailfish OS.
      O Android já tinha a faca e o queijo na mão na época.
      O Sailfish OS, na verdade, sofre do mesmo problema que Ubuntu Phone, Firefox OS, BlackBerry 10 OS e Windows Mobile sofreram e que o Tizen sofre: promete bastante, mas não entusiasma tanto: nem os desenvolvedores, nem as OEMs.


  • Não vou fazer comentário positivo nem negativo,o Android também foi muito mal falado ao seu lançamento e hoje vejam como está ?! não temos como prever as opções do mercado 😎


  • Sailfish será só mais um opcional de SO para os entusiastas, fazer frente ao sistema android a ponto de gerar concorrência leal é outra história, quem diga a Microsoft e seu Windows Mobile.


    • Apesar de tudo, o Windows ainda segura bem o terceiro lugar no páreo de SOs móveis.
      Contudo, em 24 meses, ele perdeu muita força, e isso vem atrapalhando as coisas!


  • Não usaria outro SO em smartphones além do Android, concordando com a maioria dos comentários. Mas também apoio o desenvolvimento de novos SOs, pela possibilidade de novos horizontes na tecnologia.

    Lógico que a Goggle irá cada vez mais se desenvolver para trazer a nós mais recursos e praticidade além de que já possui para não deixar nenhum concorrente ser digno de competição com si propria, mas por outro lado esses novos softwares traz até mesmo a Goggle possibilidades de fusão, (não diretamente) mas como recurso adicional, e um exemplo disso é o Tizen da Samsung, que mesmo sendo um software de fonte diferente do Android faz perfeitamente a sincronização com o mesmo.

    Vamos apoiar o desenvolvimento de novos SO, ainda que não sirva como um recurso principal para nós, mas ajudará aos poucos acabar com as incompatibilidades de hardware e a dificuldade de integração de software para os mesmos.

    Seguindo esse conceito quem sabe um dia não conseguiremos integrar sem fronteiras qualquer sistema e hardware que tivermos em casa sem precisarmos de remendos de software ou gambiarras? Imagina você poder escolher o SO em seu Smartphones (assim como no PC), ou até mesmo criar uma VM, graças a esses desenvolvimentos?

    Eu sou liberal nesse quesito, mas concordar a essa altura que algum SO recente fará concorrência com o big G, isso jamais, mais fácil acabar em uma parceria para recursos adicionais.


  • Uma boa notícia. Porém, sabemos que pra ficar, e aderir vários públicos, tem que trazer algo que não é explorado pelo iOS, e Android. Android ofereceu o calcanhar de Aquiles do iOS, a tal liberdade. E esse novo sistema tem o que para oferecer?


  • Apesar de achar que quanto mais concorrência, melhor, acredito que dificilmente o mercado terá um terceiro ou quarto OS de peso. Para que isso aconteça, além do apoio dos desenvolvedores o mais complicado ainda seria a distribuição desse pelas fabricantes/montadoras de smartphones. Senão vejamos: a única fabrica, ao meu ver, que tem potêncial para isso é a Sammy, mas ela mesmo tem seu OS e não se empenha na sua massificação.
    Então, Vida Longa e Próspera ao Robozinho Verde! 🖖


  • Já testei o sistema e gostei da experiencia que ele nos proporciona.
    Seus comandos baseado por gestos são bem eficientes e a velocidade do sistema impressiona.
    Infelizmente com a baixa adesão e apoio, ele não nunca terá chances contra o Android.


  • Infelizmente é um círculo vicioso:
    Desenvolvedores não levam seus apps porque não tem usuários. Logo, usuários não usam o SO porque não tem apps. E, se não tem apps, não tem usuários. Se não tem usuários, não tem apps.

    O primeiro passo deveria ser dado pelos desenvolvedores, mesmo que seja levando uma versão mais básica de seus aplicativos, apenas para chamar os usuários. Só que a atualização dos mesmos deveria ser rápida, pra não acontecer o que aconteceu com o Windows Phone/10 Mobile.


  • Até o Ubuntu Phone que teve aparelho pela Meizu deu problemas e desistiram, acho que só quem pode peitar é o TIZEN (SAMSUNG) e comendo pelas beiradas: smartwatches, smartcameras, smart-eletrodomésticos etc


    • Logo, logo cairá fora também. Symbiam só caiu para iOS, e Android, porque estava anos luzes atrás. Já hj, iOS, e Android estão bem atuais. Se nem o Windows conseguiu peitar com todos recursos financeiros do mundo, acho que será ingrata qualquer intenção nesse mercado, de algum novo sistema.


      • Se a Nokia tivesse acreditado no Meego, acredito que a historia hoje em dia seria bem diferente.

        CAV


      • Pois é.
        Deixaram que o MeeGO se transformasse em duas frentes distintas - Tizen e Sailfish OS -, e nem isso está adiantando muito!


      • Exatamente, a Nokia se perdeu no tempo com o Maemo e não deu o devido valor ao projeto. Quem testou o N800 sabe que o sistema tinha um futuro e era melhor e mais estável que o Android na época, mas ela insistiu no Symbian no qual precisaria de uma reescrita completa e uma atualização de core.


  • Esses sistemas '' itinerantes '', embora pareça ser interessante, não consegue colher resultados, se a Microsoft não conseguiu o apoio dos desenvolvedores com o Windows Mobile, vai conseguir com o Sailfish?

    Atualmente só temos 2 sistemas, Android e IOS, falar em mudança ou tentar algo novo agora, é muito complexo. A Samsung queria adotar o Tizen em toda linha de smartphones, mas recuou, o mercado dita as regras. E os desenvolvedores em geral, preferem Google e Apple, não tem jeito.


    • Verdade. Interessante que nem sequer Windows conseguiu, imagina essas novas desconhecidas.
      E ainda mais a Nokia, com todo seu império, aonde vendia smartphones na casa de 100 milhões, com o atrasado symbiam, caiu, e não se levantou mais. E mesmo a Nokia com Windows não vendeu.


      • Na verdade, Nokia com Windows estava vendendo até 2013 (mesmo com a *agada dos Lumias 710, 800 e 900, que mal foram lançados e já ficaram defasados no Windows Phone 7.x).
        Mas os problemas começaram quando a Microsoft adquiriu a Nokia. Resultados: Huawei, Samsung, ZTE, BLU e outras pularam fora da plataforma, LG, Acer e HTC até ensaiaram uma investida, mas não demorou muito pra se arrependerem, vemos HP e Alcatel insistirem, mas não tardará para desanimarem, e depois que a Microsoft resolveu estampar sua marca nas carcaças dos Lumias, aí desandou de vez!
        E além disso, o SO só foi começar a ficar realmente bom com o Windows 10 Mobile. Mas daí já era tarde demais!

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi