O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
1 comentário

Kobo: o perfeito e-Reader grátis

Readers de e-books geralmente não precisam de apresentação, mas por vezes a última coisa que você quer é um gadget novo que se sobrepõe a muitas das funções dos seus outros dispositivos. Afinal, você pode ler ebooks no seu PC, laptop, reader, tablet, smartphone... Portanto, se não está procurando um reader mas mesmo assim gosta da experiência oferecida por eles em seu smartphone ou tablet, você pode obter um aplicativo que traz o reader para o seu aparelho. E um aplicativo como esse criado pelos próprios desenvolvedores de ebooks é ainda melhor, certo? Aqui está a análise do aplicativo oficial do Kobo. Veja se ele reproduz bem a experiência de um e-reader.

Avaliação

Versão testada Versão atual
4.11.10773 Varia de acordo com o dispositivo

Funções & Utilização

Bem, eu já tenho um Kindle com e-ink e um Kobo Arc de tela colorida, portanto gosto da experiência que readers oferecem, mas também tenho um tablet, laptop, etc. Às vezes não quero carregar todos os meus aparelhos, apesar de não gostar de fazer concessões e ter de achar substitutos ruins num só dispositivo para as funções dos outros.

Claro, uma das coisas que devo mencionar primeiro é que ler textos longos no smartphone não é a melhor experiência do mundo, por causa da tela pequena. Por isso decidi instalar o aplicativo do Kobo no meu tablet de 10,1 polegadas para ter meus livros numa tela maior do que nos meus e-readers.

Na primeira vez que instalar o aplicativo do Kobo, você terá de se inscrever ou fazer o login. Se já tiver uma conta no Kobo, todos os seus livros comprados estarão disponíveis imediatamente. Se for novo, você pode se inscrever rapidamente e começar a pesquisar entre os milhões de livros grátis e pagos disponíveis na loja do Kobo. Minha única ressalva: não é tão fácil procurar exclusivamente por livros grátis. Mas se pensarmos bem, também não é fácil no Kobo Arc.

A primeira coisa que se nota num tablet é o grande espaço de tela disponível para suas estantes de livros. É muito bom ter uma visão geral dos seus livros sem ter de baixar a tela muitas vezes. Você também consegue saber melhor como o aplicativo funciona, pois consegue visualizar todas as funções na tela de uma vez. Você pode selecionar as várias barras (Home, Biblioteca, Loja) para ver as sub-categorias. Por exemplo: na tela inicial, você tem Atividade Recente, Recomendado para Você, Novos Lançamentos, Amigos estão Lendo e Meus Prêmios. Dentro de cada categoria você pode selecionar à direita ou à esquerda para ver mais títulos nas estantes.

Também há um menu oculto à esquerda, específico para cada categoria, que pode ser visualizado com um deslize de dedo. Esses menus são sempre breves e muito úteis. A função Reading Life, como o próprio nome indica, faz uma história da sua vida com os livros. Você pode ver quantos livros já leu, quantas páginas virou e os prêmios recebidos. Você também pode ver os números médios para ter uma ideia de quão rápido você lê e quanto tempo passa em cada página/capítulo/livro. Meus Prêmios lhe dá a chance de receber prêmios com base em seus hábitos de leitura, o que eu acho um tanto desnecessário para adultos, mas uma boa maneira de estimular a leitura infantil.

Conclusão

Se não quiser comprar mais um aparelho especificamente para ler ebooks, o aplicativo do Kobo é a alternativa ideal. Ele oferece uma experiência de usuário muito semelhante ao Kobo Arc e uma experiência de leitor exatamente igual. Algumas funções do Arc, como a Discovery, não estão incluídas, mas para uma experiência de leitura básica ele é perfeito. E o melhor de tudo: também é grátis.

As únicas desvantagens: não é tão agradável ler num tablet quanto numa tela e-ink, e o tempo de bateria do tablet também é bem mais curto do que o de um bom reader. Mas como substituto do reader, ou como a primeira experiência no mundo dos livros eletrônicos, o app do Kobo é ideal. O único risco é que depois de baixar o aplicativo você vai querer comprar um Kobo real!

Tela & Controles

No modo de leitura, as passagens de páginas são ótimas (você mesmo pode configurá-las), e você tem todas as configurações usuais para orientação de página, tamanho de fonte, opções de navegação, notificação e configurações sociais. O aspecto social do aplicativo do Kobo é muito legal (também está disponível no Kobo Arc) e permite que você veja o que os seus amigos estão lendo, compartilhe citações e comente livros em comum. Claro, você também pode destacar passagens, fazer notas e compartilhar tudo isso com seus amigos. As prévias dos primeiros capítulos dos livros estão disponíveis antes da compra, bem como a sincronização com outros dispositivos. Você também pode usar os botões de volume para navegar se não quiser usar a touchscreen. Gostei muito da experiência de leitura proporcionada por uma tela maior (testei o aplicativo num tablet de 10,1 polegadas).

Velocidade & Estabilidade

O programa só congelou uma vez enquanto eu baixava um livro, e o download é um tanto lento, mas isso pode ter sido culpa da minha conexão Wi-Fi durante o período de teste. Além disso, havia por vezes um pequeno atraso quando eu deslizava o dedo na tela para passar a página, especialmente com animações. Fora isso, o aplicativo Kobo funcionou perfeitamente.

Relação Preço/Desempenho

A melhor possível: o aplicativo do Kobo é grátis e funciona quase como um reader de verdade. Vale a pena instalá-lo!

 

Screenshots

Kobo: o perfeito e-Reader grátis Kobo: o perfeito e-Reader grátis Kobo: o perfeito e-Reader grátis Kobo: o perfeito e-Reader grátis Kobo: o perfeito e-Reader grátis Kobo: o perfeito e-Reader grátis

1 comentário

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi