O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

3 min para ler 125 Compartilhado 91 Comentários

Android Go: MediaTek e Qualcomm anunciam suporte ao sistema

Foi no último Google I/O que a Google anunciou o Android Go, uma versão mais otimizada de seu sistema, feita para smartphones pouco potentes. Agora, finalmente esse sistema está disponível, e duas das maiores fabricantes de processadores móveis já anunciaram suporte a essa novidade.

O que é o Android Go

Apesar de anunciado, a Google ainda não tinha falado nada muito concreto sobre o Go, mas agora informou sua chegada junto ao lançamento do Oreo 8.1. O Android Go é uma versão mais leve do sistema, ideal para smartphones que tenham 1 Gb ou 512 MB de RAM.

android go play store
Play Store que indica apps otimizados para o Android Go / © Google

Eu questiono a continuidade da existência de aparelhos tão simples a ponto de ter meio giga de RAM, mas eles ainda existem, ainda mais em mercados emergentes como os da Índia, África, Ásia e até América Latina. Como não é uma boa ideia simplesmente ignorá-los, o melhor é oferecer o possível para que performem melhor.

E não é apenas o sistema que é otimizado (roda 15% mais rápido do que o Android comum em aparelhos de entrada), uma vez que o Go conta com seis aplicativos nativos do Android também tornados mais leves para um melhor desempenho: Google Go, YouTube Go, Files Go, Google Maps Go, Gmail Go e Google Assistente para Android (Go edition).

Há também um gerenciador de dados e o próprio Chrome é otimizado para consumir menos banda. A Play Store está pronta para destacar ao usuário os apps que são mais leves para seu proveito, como Facebook Lite, Messenger Lite, Skype Lite e outros.

android go 1
Vantagens do Android Go em aparelho mais simples / © Google

O Go deve começar a aparecer dentro de alguns meses, uma vez que a Google informou que smartphones com 1 GB de RAM ou menos deverão obrigatoriamente vir com esse sistema.

Qualcomm e MediaTek já estão trabalhando

Essa notícia levou a outras duas, com duas das maiores fabricantes de processadores móveis anunciando suporte ao Go. Tanto a Qualcomm como a MediaTek enviaram anúncios informando que já estão trabalhando lado-a-lado com a Google para trazer chipsets compatíveis.

A MediaTek já informou que três processadores, MT6739, MT6737 e o MT6580, já virão com os pacotes necessários para o suporte. Já a Qualcomm informou que os chipsets Snapdragon medianos e básicos terão o suporte ao Go assim que a Google lançar o Android 8.1 Oreo AOSP.

Com essas três empresas já trabalhando juntas em cima do Android Go, há boas perspectivas para vermos algo relacionado em breve. Talvez na própria MWC de 2018 já possamos ver os primeiros modelos, e esperamos que eles tenham um desempenho interessante.

O que você acha do Android Go?

125 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Gabriel Cruz há 1 semana

    Fazer versões isentos de responsabilidade é fácil, se fosse assim a Google atualização todos os dispositivos e se der merda que se foda, fazer ROMs é fácil, leva dias, mas fazer algo que passe por centenas de órgãos reguladores, atenda a requisitos de dezenas de empresas, comprovar funcionamento, me desculpe , eu valorizo muito os desenvolvedores, principalmente os do XDA e a comunidade do Reedit mas o trabalho deles não chega nem perto do trabalho da Google, aliás eles nem sequer desenvolvem sistema em si, apenas o adaptam, fazem isso muito bem mas não é tudo e há ainda grandes riscos de haver falhas, muitos poucos usuários as usam e ainda assim sempre ocorre uma falha aqui, looping infinito ali, fabricantes são responsáveis por milhões de dispositivos, não podem liberar um SO e esperar que dê tudo certo para só uma parte dos usuários e se der problema azar do usuário.

  • Denis há 1 semana

    "O que você acha do Android Go?" - Por um lado, acho uma boa ideia para mercados que ainda façam uso de smartphones com especificações mais fracas. Por outro lado, acho que isso contribui ainda mais a fragmentação do Android como sistema.

  • Lewis há 1 semana

    Mas não seria uma tendência desaparecer os smartphones com 1GB de RAM, mesmo em países emergentes? Pq investir em celulares que estão próximos à extinção.. Mesmos os leigos hoje em dia não compram aparelhos com 1Gb....e outra : vai ter suporte contínuo? ou fazer 1 ou 2 atualização como faz no Android? Os aplicativos de hoje em dia exigem bem mais que 1 RAM

  • Deivis Schuman há 1 semana

    Devemos sim agradecer os desenvolvedores de Custom Rom por isso!
    Pois graças a eles ficou provado que dá pra rodar o Android em um Smartphone menos potente!
    Eu tenho um Moto G 2015 com humildes 1gb de ram e acaba sendo inacreditável como ele funciona de forma fluida com Android 7.1.2. E logo mais creio ainda esse ano estarei recebendo a atualização pra versão 8.1!
    Então dá pra rodar a versão mais atual do Android em Smartphones de entrada, isso ficou comprovado com o anuncio do Android Go!

  • Renato Coelho há 1 semana

    "...uma vez que a Google informou que smartphones com 1 GB de RAM ou menos deverão obrigatoriamente vir com esse sistema." Finalmente a Google impôs um requisito para smartphones, deveria ter feito isso há muito tempo.

91 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações