O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

10 min para ler 34 Compartilhado 140 Comentários

Moto G5 Plus vs. Moto G4 Plus: não olhe para trás

A Lenovo apresentou o Moto G5 há poucas semanas e, como já é tradição, a variante convencional veio acompanhada de um modelo extra, o Moto G5 Plus. A quarta geração foi a primeira que trouxe essa opção ao mercado, que oferece alguns pontos a mais para o usuário. Neste ano, contudo, os aparelhos estão mais iguais entre si, mas as coisas mudam um pouco quando olhamos para o G4 Plus e o G5 Plus.

Moto G5 Plus vs. Moto G4 Plus: design e acabamento

O visual de ambos é bastante diferente, desde as linhas gerais até o material utilizado na composição. O Moto G4 Plus tem uma espessura menor, é construído em alumínio em grande parte da sua traseira e tem um contorno com linhas ligeiramente mais retas. Na prática, contudo, o Moto G4 Plus parece ser o menos espesso, talvez pelo fato do aparelho ter dimensões maiores.

moto g4 moto g5 plus comparativo nove
Moto G5 Plus acima / © AndroidPIT

O G5 Plus tem um visual mais elegante e um pouco mais moderno, enquanto o G4 Plus aposta no básico, com revestimento traseiro em silicone e bordas em policarbonato. Na minha opinião o modelo da geração passada tem uma empunhadura melhor, por ter uma superfície mais plana e também por contar com um material mais confortável ao toque.

moto g4 moto g5 plus comparativo sete
Acabamento traseiro / © AndroidPIT

O design de um produto é algo subjetivo. Muitos adoram a aparência do novo Moto G, enquanto outros o acham inferior. Pessoalmente, não vejo beleza em nenhum dos dois, levando em consideração o meu gosto pessoal. Mas, se eu tivesse que escolher uma deles olhando para o design, certamente optaria pelo Moto G5 Plus.

moto g4 moto g5 plus comparativo
Moto G4 plus ao lado do Moto G5 Plus / © AndroidPIT

O modelo mais novo traz alguns refinamentos pontuais no design, mas que fazem toda a diferença para quem preza por um visual mais consistente. O botão de início foi otimizado no Moto G5 Plus, combina melhor com a parte frontal feita em vidro e está em sintonia com as linhas visuais do aparelho.

moto g4 moto g5 plus comparativo dois
Sensores biométricos / © AndroidPIT

É claro que o botão físico do Moto G5 Plus precisava ser mais espaçado para que o usuário pudesse utilizar melhor suas funções de navegação por toque, que é um recurso novo dessa geração. Seria bem complicado utilizar o botão quadrado, e desarmonioso, do Moto G4 Plus para essa finalidade.

moto g4 moto g5 plus comparativo tres
Partes inferiores / © AndroidPIT

O novo modelo aposta em outra posição para a entrada para fones de ouvido, que saiu da parte superior no Moto G4 Plus e agora está na parte inferior no novo Moto G. Esse é o melhor lugar para se colocar uma entrada mini-jack, pois assim o fio não fica pendurado ou passando na frente da tela.

moto g4 moto g5 plus comparativo quatro
Entrada para fones de ouvido e slot / © AndroidPIT

Moto G5 Plus vs. Moto G4 Plus: tela

Muitos usuários reclamaram que houve um downgrade neste quesito. Isso porque a tela do Moto G4 Plus tem 5,5 polegadas, enquanto que no Moto G5 Plus esse tamanho foi reduzido para 5,2, gerando uma diferença de 0,3 polegadas. Entretanto, a Lenovo manteve a resolução Full HD, ou seja, a diferença aqui é quase imperceptível.

Na prática o usuário não irá notar essa mudança, principalmente porque você não estará usando o G4 Plus e o G5 Plus ao mesmo tempo para ficar fazendo essa comparação a todo momento. Também não devo dizer que a redução no aspecto da tela trouxe ganhos para o novo modelo em termos de nitidez, pois este é outro ponto imperceptível em uso cotidiano.

moto g4 moto g5 plus comparativo seis
Tela Full HD / © AndroidPIT

Falando ainda sobre o uso na prática, o Moto G5 Plus traz uma vantagem em comparação com seu predecessor em aproveitamento do tela. Quando o botão físico está ativado, os botões virtuais saem da tela, fazendo com que mais informação seja exibida no painel, seja durante jogos, vídeos ou na web. Isso de fato é algo perceptível, mas só beneficiará aqueles que usarem o botão (que não é meu caso).

Com relação ao painel, o Moto G4 Plus apresenta cores mais amareladas, mas ainda sim equilibradas. A tela do Moto G5 Plus é bem parecida no que diz respeito às cores, mas exibe tons azulados. O brilho também é um pouco superior no modelo mais novo, mas, se tratando de dois painéis IPS, temos poucas diferenças que valem ser destacadas.

Moto G5 Plus vs. Moto G4 Plus: software

Nougat para os dois, pra não ter briga! Este é um ponto no qual o usuário não terá que se preocupar neste momento. Ambos devem receber o Android O, visto que a Motorola havia confirmado em seu site que o Moto G4 Plus receberia duas versões do Android (N e O). O mesmo deve acontecer com o Moto G5 Plus, muito provavelmente.

moto g5 moto g4 plus side software comp
Interface do Moto G4 Plus ao lado do Moto G5 Plus / © AndroidPIT

Não há muito o que falar do software desses dispositivos. Temos o Android rodando sem muitas interferências por parte do fabricante, como de costume. As diferenças ficam em elementos visuais do launcher, no novo widget de tempo e clima e em recursos que estão no app Moto que, no caso do Moto G5 Plus, vem com opções extras para configuração do novo botão físico de início. O Moto G5 Plus vem com app de TV Digital como diferencial.

Moto G5 Plus vs. Moto G4 Plus: desempenho e bateria

Poucos aspectos foram modificados no hardware do Moto G Plus entre a quarta e a quinta geração. A Lenovo manteve os mesmos 2GB de memória RAM e a capacidade de armazenamento, de 32GB. A maior mudança aqui foi no upgrade do processador, que passou do Snapdragon 617 octa-core de 1.5GHz para o Snapdragon 625, com oito núcleos de 2.0GHz.

Os chipsets são bem diferentes em suas estruturas, visto que o mais novo tem um rendimento energético e gráficos melhores. O gerenciamento de energia também é melhor no SoC mais novo. O Moto G5 Plus de fato exibe gráficos mais otimizados em jogos um pouco mais exigentes, mas a performance em uso diário é semelhante em ambos.

Você pode fazer as mesmas atividades tanto no Moto G4 Plus quanto no G5 Plus, mas o modelo de última geração entregará um resultado melhor quando o multitarefa estiver sobrecarregado, ou após a atualização do sistema para uma nova versão.

moto g4 moto g5 plus comparativo cinco
Performance é equivalente  / © AndroidPIT

Com 3.000mAh de bateria, o Moto G5 Plus consegue atingir uma autonomia média de 18 horas, que pode variar de acordo com seu uso. No pior cenário, você terá 5 horas e meia de duração, usando muitos recursos do sistema, rodando jogos e fazendo streaming. Com relação ao G4 Plus, temos a mesma capacidade de bateria, mas obtive números ligeiramente mais baixos durante meus testes, algo em torno de 16 horas de uso.

Essa diferença pode estar relacionada ao processador, pois como disse acima, o Snapdragon 625 é mais eficiente no consumo de energia. O Moto G4 Plus, por outro lado, é um modelo que já foi atualizado uma vez, enquanto o G5 Plus sai de fábrica com o firmware atual e deverá receber o novo SO daqui muitos meses. Todos esses detalhes, somado ao uso que fazemos do aparelho, impactam no rendimento da bateira. É claro que, no caso do Moto G4 Plus, cortando recursos e apertando o cinto pode-se ganhar alguns minutos a mais de energia tranquilamente. 

Moto G5 Plus vs. Moto G4 Plus: especificações técnicas

Moto G5 Plus vs. Moto G4 Plus – Especificações Técnicas

  Moto G5 Plus Moto G4 Plus
Dimensões: 150,2 x 74 x 7,7 mm 153 x 76,6 x 9,8 mm
Peso: 155 g 155 g
Tamanho da bateria: 3000 mAh 3000 mAh
Tamanho da tela: 5,2 polegadas 5,5 polegadas
Tela: 1920 x 1080 pixels (424 ppi) 1920 x 1080 pixels (401 ppi)
Câmera frontal 5 megapixels 5 megapixels
Câmera traseira 12 megapixels 16 megapixels
Flash: Dual-LED LED
Versão do Android: 7.0 - Nougat 6.0.1 - Marshmallow
RAM: Ainda não disponível. 2 GB
4 GB
Memória interna: Ainda não disponível. 32 GB
64 GB
Memória removível: microSD microSD
Chipset: Qualcomm Snapdragon 625 Qualcomm Snapdragon 617
Número de núcleos: 8 8
Velocidade máx. 2 GHz 1,5 GHz
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.2 HSPA, LTE, Bluetooth 4.1

Moto G5 Plus vs. Moto G4 Plus: câmera

A câmera do Moto G5 Plus tem menos megapixels em comparação com o Moto G4 Plus. O modelo atual tem 12MP, enquanto seu predecessor tem 16MP. As diferenças ficam por conta de alguns detalhes importantes, como a abertura da lente, de f/1.7 na nova geração e f/2.0 no modelo passado.

Logo, o Moto G5 Plus se sai um pouco melhor nos detalhes, principalmente quando não há muita luz no ambiente ou no cenário escolhido. A lente do G5 Plus tem uma abertura maior, como vocês poderão reparar nas imagens, é possível enquadrar mais informações numa foto. Essa diferença é mais perceptível em selfies, onde o rosto do usuário fica mais próximo no G4 Plus, e pouco mais longe no G5+.

moto g4 moto g5 plus comparativo oito
Lente proeminente do Moto G5 Plus  / © AndroidPIT

O Moto G4 Plus entrega ótimos resultados para sua categoria, e achei o zoom do modelo melhor, assim como o foco. O aparelho da geração passada tem foco a laser, enquanto o modelo mais novo vem sem esse recurso, fazendo com o foco seja menos rápido e instável. Em contrapartida, o G5 Plus é o único que grava vídeos em 4K.

Abaixo, você confere imagens feitas com ambos os dispositivos:

batchside moto g5 g5 one
Foco / © AndroidPIT
batchmoto g5 plus g4 dentro luz
Luz interna/artificial / © AndroidPIT
batchmoto g5 plus g4 zoom luz
Zoom ambiente interno/ luz interna / © AndroidPIT
batchmoto g5 g4 side hdr
Com HDR / © AndroidPIT
batchmoto g5 g5 side two
Sem HDR / © AndroidPIT
batchmoto g5 g4 plus side zoom
Zoom ambiente externo / © AndroidPIT

O Moto G5 Plus, apesar da abertura de lente maior, não sai muito na frente no que diz respeito às sombras, tons mais escuros ou em baixa luz. A diferença nestes pontos é mínima, mas não deve ser ignorada, pois isso impacta na vivacidade nas cores.

O Moto G4 Plus acerta melhor no zoom, mas erra um pouco no HDR. De modo geral, os resultados são bem similares, com ligeira vitória para o G5 Plus por conseguir entregar um pouco mais de detalhes em sombras e em baixa luz.

Moto G5 Plus vs. Moto G4 Plus: veredito final

Seria um pouco obvio dizer que o modelo mais novo é o melhor, pois sua fabricante fez pequenos ajustes em seu hardware e em seu visual que nos levam facilmente a essa conclusão. Porém, usando os modelos ao longo dos últimos dias, notei que o Moto G4 Plus não fica devendo nada para o Moto G5 Plus em muitos aspectos. 

Qual é o seu Moto G Plus favorito?

Choose Moto G5 Plus or Moto G4 Plus.

close
Você escolheu undefined!
O que os seus amigos escolheriam?
Compartilhar
VS
  • 1460
    votos
    Oops! Parece que algo saiu mal. Refrescar a página pode ajudar.
    Moto G5 Plus
  • 2301
    votos
    Oops! Parece que algo saiu mal. Refrescar a página pode ajudar.
    Moto G4 Plus

Todos os pontos novos e atualizados do Moto G5 Plus são válidos, mas não acredito que eles sejam bons o suficiente para que o usuário invista mais dinheiro neste aparelho. Afinal, por se tratar de modelos intermediários, você não terá o acabamento mais premium ou a melhor câmera do mercado, e caberá se prendendo a pequenos detalhes na hora de julgar um ou outro, como qual funciona melhor em modo HDR ou quais são os benefícios de um processador mais atual.

Melhorar o aparelho nestes aspectos é uma obrigação do fabricante, caso ela queira vender bem sua nova geração de produtos. Na prática, esses detalhes diferentes não mudam muita coisa na minha opinião

Acrescento ainda que, caso você esteja disposto a investir alguns reais a mais num Moto, opte pelo Moto Z Play. É possível que o custo do modelo fique mais acessível ao longo dos próximos meses, e você estará levando para casa uma opção com experiência de uso diferenciada, mais performance e diversos outros pontos que o tornam uma escolha mais segura. 

A briga entre estes modelos fica restrita ao visual, ao NFC e a TV Digital, que são bônus do novo Moto G. Se usar um processador mais atual faz mais diferença ou lhe traz mais segurança, também te indico o G5 Plus. Agora, se esses aspectos são indiferentes pra você, vai de Moto G4 Plus e não olhe para trás.

Qual dos modelos seria sua escolha? Você usa algum deles?

34 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Claudio R. há 7 meses

    Depois do G4 Plus problemático não arrisco investir minha grana no G5 Plus...

  • Helder salema há 7 meses

    O G5 plus é melhor sem dúvida. O design está mais bonito assim como sua construção. Quanto as fotos, me desculpem, mas quem as bateu, bateu muito mal. Ambos entregam fotos melhores, ou pode ser que seja a compressão danificando a entrega final para que fiquem mais leves no site.

    O único ponto negativo mas que não prejudica são os dois gigas de ram.

  • Celio Oliveira há 7 meses

    Kkkk cada um sem noção aqui tenho o moto g 4plus Qualse um ano tá perfeito com Android 7 nunca deu problema

  • Danilo M. há 7 meses

    Lema da Lenovo: Novo aparelho, velhos problemas.

  • Wisley pinheiro há 7 meses

    Eu até entendo quando alguém diz que comprará uma linha anterior de smartphone, quando as configurações permanecem as mesmas dá versão anterior. Porém, não é o caso do moto G5 plus em relação ao G4 plus.
    O aparelho conta com um processador bem superior, qualidade na construção melhor, leitor biométrico melhor, já sai de fábrica com o Android 7.0, o que torna as chances de manter-se atualizado por mais tempo, a camêra considero bem semelhante, levando pequena vantagem em ambientes menos iluminados. Enfim... Pequenas melhorias, mais teve!
    Até entendo a opinião de quem comprou a pouco tempo o G4 plus, e pouco tempo depois ficou defasado com a quinta 5° geração, dizer que prefere ou é igual, e que não trocaria.
    Mas sejam mais sinceros... Pra quem vai comprar,. Melhor opção entre os dois é o G5 plus. Para quem tem o G4 plus não adianta ainda a troca.
    Esse comentário é baseado na opção dá minha há poucos dias atrás.
    Acabei comprando o moto G5 plus.
    Também estava em dúvida.
    Mais valeu a pena.
    Até o momento nenhum bug ou problema.

140 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações