Na China, Lenovo está testando software da linha ZUK no Moto Z

AndroidPIT lenovo moto z review 3577
© nextpit

A Lenovo é uma fabricante que nos surpreendeu em 2016 com a chegada da linha Moto Z. Mas o que nem todos sabem é que a marca chinesa desenvolve três linhas de dispositivos. Moto, Vibe e ZUK são marcas que estão sob a tutela da empresa e, segundo informações vindas do mercado chinês, a Lenovo está testando a interface dos modelos ZUK em dispositivos da série Moto.

Aparentemente, a intenção da Lenovo é minimizar esforços no desenvolvimento de softwares diferentes para suas três marcas de smartphones. Num primeiro momento, a ideia parece boa, uma vez que a equipe responsável pelo projeto do sistema irá se dedicar no aprimoramento de uma única interface. Nesse caso, o retorno em atualizações mais rápidas seria mais garantido, inclusive para a linha Vibe (quem tem um Vibe K5 sabe bem disso).

Na índia, por exemplo, os smartphones ZUK saem de fábrica com o Google Now Launcher, enquanto a série Vibe vendida no Brasil roda com um software mais enxuto quando comparado as mesmos modelos comercializados na China. Em contrapartida, o recém-lançado Moto M já mostra que seu software é diferenciado, contendo alguns aspectos da Vibe UI.

AndroidPIT moto z play vs Moto g4 plus 0515
Interface pouco modificada do Moto G4+ (esquerda) e do Moto Z (direita) / © NextPit

Recentemente, a Lenovo lançou o ZUK Edge que vem embalado com a ZUI 2.5, que é baseada no Android 7.0 Nougat. Essa é a interface mais atualizada que a Lenovo tem em mãos no momento, e talvez por isso ela foi a escolhida para os testes que a empresa vem realizando em aparelhos da série Moto. Segundo o site PhoneRadar, a Lenovo selecionou 25 usuários para participarem do programa de testes beta da ZUI no Moto Z.

Vale lembrar que a Lenovo disse recentemente que irá centralizar seus projetos na série Moto, visto que a linha Vibe irá sair de circulação em determinado momento. Se a empresa estiver disposta a investir numa interface padrão e customizada para suas únicas séries de dispositivos, ZUK e Moto, é normal que a escolha seja pelo software que esteja melhor desenvolvido.

O que você acha dessa mudança? Você deixaria de comprar um Moto Z, por exemplo, caso ele viesse com uma interface customizada?

Ir para o comentário (66)
Bruno Salutes

Bruno Salutes
Editor

Apaixonado por dispositivos Android e uma boa xícara de café.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
66 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 3
    Diego Mariano 20/02/2019 Link para o comentário

    A Motorola continua intervindo muito pouco em seu Android. O que acontece é que alguns modelos Motorola vem sendo comercializados no mercado asiático com a ZUI, interface dos modelos ZUK da Lenovo.


  • Luan Alves 1
    Luan Alves 20/10/2018 Link para o comentário

    Comprei recentemente 2 moto g5s importado com sistema ZUI e não tenho o que reclamar


  • Rafael Nunes 26
    Rafael Nunes 12/01/2017 Link para o comentário

    Pra mim, se ela mudar a interface da linha Moto, ela mata de vez a Motorola. E se realmente mudar, eu desisto da linha Moto porque esse foi o motivo de continuar com a Moto, Android limpo.


  • Mickael Fernandes 23
    Mickael Fernandes 07/01/2017 Link para o comentário

    Péssima notícia. Estou importando Zuk Z2 e sei que sua customização é um pouco falha. É triste perder uma opção mais pura como a da Motorola, embora eu não goste tanto.


  • Flavio Rodrigues 4
    Flavio Rodrigues 07/01/2017 Link para o comentário

    Queria entender pq diabos as fabricantes pegam a interface do Android, mudam as coisas de lugar, trocam algumas as cores, e pronto, temos mais uma Tabajara UI. O Android na linha Moto pode não ser puro na raiz, mas preserva todas as características visuais do Android. Estou com a Motorola a 4 anos, se mudarem isso eu abandono na hora.


  • 10
    Ademir 05/01/2017 Link para o comentário

    com certeza! a Motorola e conhecida por trazer o Android puro e mudar isso vai trazer grandes perdas para Motorola! no meu caso eu migraria de vez para os pixel dá Google! já que gosto do sistema puro! sem interferência e sem poluição visual de interface customizada!


    • John T. 28
      John T. 06/01/2017 Link para o comentário

      kkkkkk motorola


  • Luiz Gonzaga Reis 3
    Luiz Gonzaga Reis 05/01/2017 Link para o comentário

    Galera, não existe Android puro, sou desenvolvedor e sei disso. A história de Android puro é uma invenção do mercado. O que acontece é que todo Android precisa de uma interface, no caso dos Moto Z, X, G, E e outros, a interface usada é a Google Now. Quando a Google atualiza o kernel do Android ela também atualiza a interface. Para os fabricantes são duas atualizações diferentes a serem testadas no hardware. Quando o fabricante tem uma interface ele pode oferecer certos aplicativos que não são carregados no kernel, como gerenciador de arquivos por exemplo. Eu por exemplo não uso o Google Music, mas não consigo desinstalar pois faz parte das Google Now e não do kernel. Quando o fabricante possui uma interface ele pode desenvolver suas próprias atualizações sem depender do cronograma da Google, claro que as atualizações baseadas no kernel sempre serão lançadas depois da Google Now. Mas na verdade do mundo dos negócios, criar uma interface é vantajoso pois podemos fazer contratos comerciais muito interessante, como a Samsung e possui uma interface com aplicativos da Microsoft pré-instalados. Tudo isso poderia ser resolvido se os aplicativos pré-instalados nas interfaces pudessem ser desinstalados. Desculpem-me pelo texto grande.

    Davi SantosLuís SilvérioJoseDenis


  • 24
    Mario R. 05/01/2017 Link para o comentário

    Lenovo, tô fora!

    Quando melhorarem a qualidade dos aparelhos e der menos defeito, quem sabe?

    Tá pior que Xing Ling!


  • Artur Costa 5
    Artur Costa 05/01/2017 Link para o comentário

    Só compro a linha moto por causa do software puro, se mudarem não compro mais, serei obrigado a importar a novo linha pixel!

    Yasmin Sousa


    • Luiz Gonzaga Reis 3
      Luiz Gonzaga Reis 05/01/2017 Link para o comentário

      Arthur não existe Android puro, o que existe são interfaces diferentes, a usada pela Lenovo nos Moto é Google Now Launcher.


  • Paulo José 20
    Paulo José 05/01/2017 Link para o comentário

    Deveria ser o contrário,a linha Moto é uma das poucas que usa o Android " puro". Não deveria mesmo fazer isso!!!


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 05/01/2017 Link para o comentário

    Se for para melhorar, tá valendo, se não, tô fora!!


  • 84
    Conta desativada 05/01/2017 Link para o comentário

    Ja passou da hora da lenovo larga o android semi puro e começa a personalizar e da vida a seus aparelhos

    John T.


  • 6
    Julio Cesar 04/01/2017 Link para o comentário

    Eles podem mudar, no entanto não serei mais cliente deles....Android deve ser puro, sem porcaria de perfumaria. A asus até possui erros de português, imagina os chineses da Lenovo. Discordo totalmente. Adeus motorola e seu Android puro :(


    • John T. 28
      John T. 06/01/2017 Link para o comentário

      para de chorar cara


  • Rodolpho Neto 14
    Rodolpho Neto 04/01/2017 Link para o comentário

    Sou fã da simplicidade e agilidade do Android com sua própria e limpa interface, tando que quando adquiri meu XT-1033 o fiz simplesmente por esta questão.

    Atualmente temos também a LineageOS e demais ROMs baseadas em AOSP e acredito que o usuário final não quer um sistema cheio de "interfaces", "apps de fábrica" e "firulas desnecessárias".

    O poder de fazer o que bem entender com seu sistema é a tacada final, a liberdade de poder colocar fonte, ícones, papel de parede, mudar cor do menu, mudar estilo do menu etc etc etc, e para isso, basta instalar algum app como NovaLoucher que já atende muita coisa neste nível.

    Caso o usuário deseje alguma customização maior, com certeza não será aquele que compra o celular e mal sabe todos os recursos que tem baseado num plano de marketing ferrado de nossas queridas e amadas fabricantes que tanto zelam pelo consumidor fazendo-os comprar aparelhos com ótimas configurações e preços muito justos (SQN).

    São usuários avançados que conhecem o que é um sistema de código aberto, uma ROM customizada e um kernel por exemplo e desejam customizar seu aparelho ao maior nível possível!

    Não sejamos hipócritas em dizer que uma interface própria não é possível, sim é, mas o por que não criar um "app" que assim o faça, bastando o usuário instalar em seu aparelho e escolher as modificações que deseja aplicar, ao invés de impor uma customização que nem todos desejarão ter?

    Quanto a facilidade de desenvolvimento e tudo mais, sejamos realistas e seguimos a linha de "desenvolvimento" Android Puro: Android liberado pelo Google com tudo ja ok, padrão e entregue para as fabricantes => Fabricantes apenas validam a compatibilidade de hardware mantendo o padrão já seguido pelo Google => Liberam atualização caso atenda as especificações do sistema.

    Agora linha de "desenvolvimento" XPTO UI: Android liberado pelo Google com tudo ja ok, padrão e entregue para as fabricantes => Fabricantes validam todo o código a fim de aplicar suas "customizações" => Testam a fim de ver se a versão é compatível com diferentes modelos => Liberam atualização após um grande tempo caso atenda as especificações do sistema + hardware de cada aparelho + customizações aplicadas!

    Apenas minha opinião, lembrando que estamos em 2017 e temos liberdade de expressão sempre respeitando as demais opiniões, isso não significa que meu pensamento seja o correto nem o errado assim como não julgo e respeito todas as opiniões que li por aqui!

    E estou aberto a troca de informações e discussões sadias afinal, isso exercita nosso cérebro e nos coloca a racionar e ter opiniões mais embasadas!

    Abraço a todos e espero que entendam meu "pequeno" e "modesto" comentário :-D

    Luiz de SáYasmin SousaDenis


    • Luiz Gonzaga Reis 3
      Luiz Gonzaga Reis 05/01/2017 Link para o comentário

      Caro Rodolpho, sempre seremos reféns das interfaces, já que não existe Android puro, todos precisam de interfaces. A Google Now Launcher é a oficial, mas nem por isso ela dá liberdade, eu por exemplo não consigo desinstalar o Google Music. Minha defesa é liberdade nos aplicativos, em relação a interface todas tem seus prós e contras, fãs e haters.


  • Eliaquim lima 22
    Eliaquim lima 04/01/2017 Link para o comentário

    Android stock é um das qualidades que atraem nas linhas moto, não podem tirar isso dos fãs e usuários comuns..

    Luiz de SáConta desativadaConta desativada


    • 93
      Conta desativada 04/01/2017 Link para o comentário

      Isso mesmo Eliaquim!


  • Lucas Goulart F. 46
    Lucas Goulart F. 04/01/2017 Link para o comentário

    Só se a Lenovo manter essa ZUI apenas na China.

    Conta desativada


  • 13
    Conta desativada 04/01/2017 Link para o comentário

    Espero que unifique, fica mais prático para a Lenovo.

    Stock é muito simples precisa de app para tudo.

    Luiz Gonzaga ReisConta desativadaJonny E.


    • 93
      Conta desativada 04/01/2017 Link para o comentário

      Mas o legal é isso Moisés, quem não quer bloatwares, instala seus aplicativos preferidos e o direito de escolha fica preservado!

      joão vitorConta desativadaLucas Goulart F.Lucas Goncalves Cardoso Silvadiego santosFernando LimaLuiz de SáAugusto Silva


      • Luiz Gonzaga Reis 3
        Luiz Gonzaga Reis 05/01/2017 Link para o comentário

        Marcelo, precisamos entender que o processo de escolha e instalação é muito mais complexo que a simples desinstalação. Se o usuário comum não encontra determinado software vai culpar o fabricante e não a Google. O usuário mais "cascudo" desinstala o que não quer e instala o que quer. A liberdade que defendo e possibilidade de desinstalar o aplicativo préi-nstalados nas interfaces, isso agrada a todos.


  • Fabrício Alencar 3
    Fabrício Alencar 04/01/2017 Link para o comentário

    É justamente isso que espero da Lenovo. São três conceitos diferentes de UI sobre a tutela da empresa: Moto, Vibe e ZUK. Todos aqui sabem que a melhor UI de usuário é da Sony, se a Lenovo decidir priorizar uma UI como a ZUK será um tacada em tanto. A linha Moto oferece (interface pura), a Viber algo perdido entre o mercado asiático e americano, uma tentativa de agradar duas frentes em expansão. A ZUK por outro lado é a tacada maior, ou seja, a união dessas duas frentes. Se se confirmar o afastamento da linha Viber do mercado o que veremos será isso, apenas um único conceito de criação de UIs e Smartphones. Acho que é muito difícil manter frentes como essas em um mercado tão exigente quanto este é. O Moto G5 será a prova disso são as apostas que faço nessa relação de conceitos. Talvez a tacada maior já tivera início veja o Moto M, um único conceito que agrada ambos os mercados asiático e americano, basta agora trazer a nova UI ZUK e alinhar um preço competitivo. Lenovo by 2017.

    Eis minhas apostas!

    John T.Luiz Gonzaga ReisJonny E.


    • 93
      Conta desativada 04/01/2017 Link para o comentário

      Fabrício, como assim "todos sabem que a melhor UI é da Sony"? Não concordo e acho que você generalizou legal neste assunto.

      Luiz Gonzaga ReisConta desativadaLucas Goulart F.


    • Augusto Silva 34
      Augusto Silva 04/01/2017 Link para o comentário

      "Todos aqui"... Fale por você, colega.

      Luiz Gonzaga ReisJefferson F.Lucas Goulart F.Conta desativadaLuiz de SáConta desativada


      • 93
        Conta desativada 04/01/2017 Link para o comentário

        Pois é Augusto!

        Luiz Gonzaga ReisLucas Goulart F.Augusto Silva


    • André Ricardo 3
      André Ricardo 04/01/2017 Link para o comentário

      Explique melhor essa parte que a melhor UI é da Sony, fiquei até curioso em saber o pq...rsrsrs

      Luiz Gonzaga ReisLucas Goulart F.Conta desativada


    • 9
      Rafael Balhes Rocha 04/01/2017 Link para o comentário

      touchwiz, miui, aquela da blu, certeza que a da sony é a melhor?


  • Léo Walk 58
    Léo Walk 04/01/2017 Link para o comentário

    Prefiro a interface original do Android. Eles deveriam aposentar a deles e usar o Android puro em todos os smartphones da empresa. A customização pode deixar para os usuários mesmo.

    Roberto MorenoDenisJefferson F.Lucas Goulart F.Conta desativadaLuiz de SáAugusto SilvaZeca DelgadoConta desativadaConta desativadaConta desativada


    • 93
      Conta desativada 04/01/2017 Link para o comentário

      Falou tudo Léo!

      Lucas Goulart F.Henrique P.Léo WalkConta desativada


    • Denis 57
      Denis 04/01/2017 Link para o comentário

      Concordo plenamente.

      Léo Walk


    • 15
      Roberto Moreno 05/01/2017 Link para o comentário

      Concordo.

      Léo Walk


  • Flavio Rampazzo 26
    Flavio Rampazzo 04/01/2017 Link para o comentário

    A cada mês temos uma notícia falando que a Lenovo/Motorola está trabalhando em uma direção completamente diferente! Difícil saber se quem comprar um aparelho não acabará com uma batata quente nas mãos.

    Lucas Goulart F.Conta desativadaConta desativadaConta desativada


  • Douglas Charles Cunha 41
    Douglas Charles Cunha 04/01/2017 Link para o comentário

    Desde quando é mais fácil atualizar uma interface customizada do que uma pura?

    Lucas Goulart F.Conta desativadaAndré RicardoConta desativadaLuiz de SáLéo WalkConta desativada


    • André Ricardo 3
      André Ricardo 04/01/2017 Link para o comentário

      Pois é...


  • Júnior World 27
    Júnior World 04/01/2017 Link para o comentário

    Gosto de inovação! Espero que de certo!!

    Conta desativada


  • 99
    Conta desativada 04/01/2017 Link para o comentário

    Se não interferir no desempenho... Para mim tudo bem!

    Conta desativadaJúnior World


  • 93
    Conta desativada 04/01/2017 Link para o comentário

    Não inventa Lenovo, seu pós vendas e problemas no G4+ já encheram o saco dos consumidores, agora querendo abandonar a interface que reergueu a Motorola!

    Júnior WorldLucas Goulart F.Conta desativadaConta desativadaHenrique P.


    • 99
      Conta desativada 04/01/2017 Link para o comentário

      Neri, o meu novo G4+ está chegando hoje...
      Vou ver se não dá problema! rsrs

      Júnior WorldLucas Goulart F.Conta desativadaConta desativadaHenrique P.


      • 93
        Conta desativada 04/01/2017 Link para o comentário

        Tô rezando por você, dureza ter aquela dor de cabeça de novo!

        Lucas Goulart F.Conta desativadaConta desativada


      • 99
        Conta desativada 04/01/2017 Link para o comentário

        Tomara que não! rsrs

        Conta desativadaConta desativada


      • Júnior World 27
        Júnior World 04/01/2017 Link para o comentário

        Claudio você conseguiu a troca? ou foi assistência?

        Conta desativada


      • 99
        Conta desativada 05/01/2017 Link para o comentário

        Troca JP

        Júnior World


      • Júnior World 27
        Júnior World 05/01/2017 Link para o comentário

        Boa! Depois de quantas vezes indo pra assistência? É bom ficar atualizado! Vai que precise. kkkk


  • Nivaldo Cavalcante 39
    Nivaldo Cavalcante 04/01/2017 Link para o comentário

    Tomara que não deixe o smartphone pesado!

    Conta desativada


  • 21
    Conta desativada 04/01/2017 Link para o comentário

    Teria que dar pra escolher qual usar, tipo no primeiro boot e tals

    joão vitorLucas Goulart F.Conta desativada


  • Rogerio Droid Tec 47
    Rogerio Droid Tec 04/01/2017 Link para o comentário

    Vejo com bons olhos se for bem feita, não vejo problemas nisso, estamos precisando de mudanças na area android!!

    joão vitorConta desativadaConta desativada


  • Wrecked Machines 32
    Wrecked Machines 04/01/2017 Link para o comentário

    Olha o diferencial da motorola era o software puro e atualizações rapidas, e sempre foi o lema dos seguidores da marca como eu, agora com a compra da lenovo as coisas mudaram um pouco, o foco ficou em oferecer aparelhos novos em linhas diferentes e tentar inovar um pouco como foi os Moto Snaps, sim eu acho alguns muito interessantes, porem ao meu ver a usabiliade e praticidade fica um pouco complicada para quem não anda com bolsa ou mochila, mas voltando, em relação ao software a motorola ao meu ver esta ficando ao ponto sem graça ja esse android puro, nem entra as questoes de funções ja que tem o app moto e com sensores de movimento e aplicação em software que faz um diferencial com outros aparelhos, porem como mencionei aplicação em software ou seja qualquer ROM customizada ja consegue fazer as mesmas coisas que o app moto , despertar, camera lanterna etc, então acho que mudar um pouco a interface vai fazer bem sim, eu ainda nao conheço essa ZUI, mas se for algo parecido com xiaiomi ou sony pode agradar sim, agora em questão de velocidade em atualizações de android vai ficar restrito aos Pixel's mesmo, a google esta querendo mesmo entrar de vez na briga com a apple e otimizar ao maximo o hardware+software, eu espero que a lenovo faça seu dever de casa e apresente uma Interface limpa fluida e que realmente faça diferença no uso que seja pratica e funcional, esperamos para ver.

    joão vitorFlávio Martins


    • 21
      viktor santos 04/01/2017 Link para o comentário

      Leu a matéria ? O sul vem com software puro


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 04/01/2017 Link para o comentário

    Mudar o software dos dispotivos Moto é a ultima martelada no caixão de quem sempre gostou da "pureza" oferecida pela linha.

    Lucas Goulart F.Bernardo JúniorFernando LimaLuiz de SáLéo WalkConta desativadaConta desativada


  • 82
    Conta desativada 04/01/2017 Link para o comentário

    Eu acho uma boa ideia vir com interface modificada, já que não gosto do Android puro. Agora só falta dar uma repaginada nesse design da linha. Perde alguns clientes, mas no final ganha muito mais.

    joão vitorJúnior WorldConta desativada


    • 93
      Conta desativada 04/01/2017 Link para o comentário

      Não, não, não Andreu, saí pra lá com essas idéias malucas! kkk....
      Lenovo por favor não dê ouvidos ao Andreu, tá querendo matar o resto que sobrou da Motorola!

      Lucas Goulart F.Fernando LimaHenrique P.


  • 30
    Tarlisson Jose 04/01/2017 Link para o comentário

    Estava esperando ela fazer isto , sabia que mais cedo o mais tarde isto ia acontecer, o Google optou em colocou recursos únicos na linha pixel que usa o Android puro fica sem recursos sem nada , e de qualquer jeito não esta tendo atualizações como antes .# RipMoto


  • 43
    Conta desativada 04/01/2017 Link para o comentário

    Eu acho legal. Pra quem ta conversando água saibam que a linha Zuk é muito forte com uma inteteface muito bem desenvolvida. O medo de não atualizações não procede ja que a Lenovo herdou essa característica da Motorola e leva muito a sério essa parte. Nao se enganem galera a Lenovo não está pra brincadeira no setor mobile s ela está fazendo isso no lugar d um sistema qs puro (que teoricamente daria menos trabalho pra ela) é pq ela tem algum em mente muito bom para quem usa, so se mexe em time q está ganhando qnd há uma alta chance de melhorar mais ainda.

    joão vitorConta desativada


    • 73
      Jairo rios 04/01/2017 Link para o comentário

      A UI dá linha Zuk é péssima , ruim , se quiser uma usabilidade razoável terá que instalar a dá India, agora quanto a specs a linha é muito boa, posso falar pois já usei o Zuk Z2

      Lucas Goulart F.Luiz de SáHenrique P.Conta desativada


      • 93
        Conta desativada 04/01/2017 Link para o comentário

        Jairo, gostei da sua opinião de usuário!

        Lucas Goulart F.Henrique P.


  • Matheus L. 39
    Matheus L. 04/01/2017 Link para o comentário

    tá louco. a linha moto perderá completamente sua identidade caso eles tornem esse sistema padrão p todos dispositivos. #RIPMoto

    Lucas Goulart F.Fernando LimaConta desativadaHenrique P.Luiz de SáTiago Hastenteufel


    • 93
      Conta desativada 04/01/2017 Link para o comentário

      Concordo Matheus!

      Lucas Goulart F.


  • 73
    Jairo rios 04/01/2017 Link para o comentário

    Os preços dos gadgets da Zuk e suas specs são muito interessantes, mas a UI é um lixo, para ser usavel tem que se colocar a ROM dá índia é mesmo assim não é lá estas coisas.


  • Denis 57
    Denis 04/01/2017 Link para o comentário

    Se isso se confirmar, não sei não. Se acontecer, espero que ao menos eles ofereçam a opção de escolher qual interface o usuário quer usar.

    Conta desativadaLucas Goulart F.Conta desativadaHenrique P.Fernando LimaLuiz de SáTiago HastenteufelConta desativada


  • Henrique P. 74
    Henrique P. 04/01/2017 Link para o comentário

    Deus me livre! A ROM do Zuk é bugada demais, salvo a ROM indiana.

    Lucas Goulart F.Conta desativadaJúnior WorldConta desativada


    • Júnior World 27
      Júnior World 04/01/2017 Link para o comentário

      Foi o que pensei, porém é uma boa. Desde que seja estável.

      Henrique P.


    • 93
      Conta desativada 04/01/2017 Link para o comentário

      É bom saber HP, já tinha ouvido críticas de amigos! Valeu.

      Henrique P.


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 04/01/2017 Link para o comentário

    se o meu for pra essa tal de ZUI #RIPmoto

    Lucas Goulart F.Conta desativadaLuiz de SáHenrique P.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.