A Lenovo venceu o primeiro round contra a LG na “disputa dos módulos”

LGVSLENOVOAUDIO
© nextpit

No Mobile World Congress desse ano, a LG roubou a cena ao apresentar o G5, o primeiro smartphone com conceito modular a chegar ao grande público. Além dele, a empresa apresentou os primeiros módulos para o aparelho, como um auxiliar para fotos, um para música e uma bateria extra. Só que a Lenovo correu por fora e venceu o primeiro round dessa batalha. Entenda o porquê.  

Conheça os Moto Snaps

Nesta quinta-feira (09/6), a durante a Lenovo Tech World, a fabricante chinesa apresentou a linha Moto Z, que traz dois novos smartphones topos de linha da família Moto by Lenovo. Além das configurações robustas e do belo design, os aparelhos traziam uma característica a mais: assim como o LG G5, eles também aderiam ao conceito de módulos, permitindo que diversos acessórios do gênero fossem conectados a eles. 

Com isso, a Lenovo apresentou os Moto Snaps (ou Moto Mods, nos EUA), que são os módulos que podem ser conectados aos dois Moto Z. 

MOTOSNAPS
Moto Snaps: módulos compatíveis com o recém-lançado Moto Z / © Lenovo

São três periféricos: o Moto Insta-Share Projector, que traz um projetor embutido e que reproduz imagens de até 70 polegadas em qualquer parede ou superfície lisa; o JBL Soundboost, um pequeno mas – aparentemente – potente alto falante que leva a grife da JBL; e o Power Pack, uma bateria extra que promete uma boa carga extra ao aparelho, sem comprometer o seu design. 

E por que a Lenovo bateu a LG nesse “duelo modular”?

Por três motivos: o primeiro atende pelo nome de praticidade. Os módulos da LG – chamados de Friends – exigem que você tenha de desligar o LG G5, tirar a bateria, conectá-los e, finalmente, religar o aparelho. A exceção por conta da LG 360 Cam, a câmera que faz fotos e vídeos em 360 graus, que não exige esse procedimento. 

AndroidPIT lg g5 friends 0428
Os módulos LG Friends: a exigência de desligar o G5 para conectá-los/ © ANDROIDPIT

Já os Moto Snaps não exigem que os Moto Z sejam desligados ou que você precise retirar alguma parte do aparelho. A comunicação entre o módulo e o smartphone se dá por conta de conectores magnéticos, simples de encaixar. Basta plugar um ao outro e pronto! 

O segundo motivo é que os módulos da Lenovo têm mais utilidade prática que os da LG. Eu me vejo usando um projetor, um speaker e uma bateria extra no meu cotidiano, como é o caso dos Moto Snaps. 

Mas, honestamente, com exceção da bateria e da CAM Plus - para fotos - não me imagino produzindo conteúdo em 360 graus todo santo dia com a LG 360 Cam e não sou tão detalhista assim com áudio a ponto de exigir um módulo Hi-Fi da Bang & Olufsen para ouvir música, como é o caso do LG Hi-Fi Plus. E ele ainda exige um fone de ouvido com qualidade equivalente. 

LGVSLENOVOAUDIO
O que você acha mais prático na hora de escutar música? O speaker da Lenovo ou o módulo Hi-Fi da LG? / © ANDROIDPIT

E, por fim, o terceiro motivo está no planejamento: ao apresentar seus módulos, a LG pouco falou sobre o desenvolvimento de futuros acessórios do gênero ou parceria com outras empresas com esse objetivo.  A impressão que ficou é que os módulos que foram lançados se bastariam por si só. 

Já a Lenovo apresentou o Programa de Desenvolvedor Moto Snaps, que permite tanto às grandes empresas quanto aos pequenos desenvolvedores oferecer suas ideias para a criação de outros módulos que integrem a família Moto Snaps. Segundo a empresa, o plano é oferecer “um ecossistema de arquitetura aberta e todas as ferramentas necessárias para que a ideia de novos módulos ganhe vida”.

Qual empresa lançou os módulos mais legais para smartphone ?

Conclusão

Embora a LG tenha saído na frente, ao apresentar o LG G5 no começo do ano, a Lenovo mostrou nesta quinta-feira que se preparou melhor para explorar o nicho dos smartphones modulares. Mas, claro, tudo pode mudar nos próximos lançamentos. 

O que interessa, de fato, é que esse tipo de telefone ganhe escala, tenha seu preço reduzido e, tão importante, quanto, ganhe uma ampla variedade de módulos, para as mais diversas funções. Algo relacionado a games, por exemplo, seria muito bem-vindo nos próximos meses. 

Que a disputa continue! 
 

Ir para o comentário (117)
Rui Maciel

Rui Maciel
Editor Sênior

Jornalista especializado em Tecnologia há mais de 10 anos, é fanático por Cinema e já "zerou" o Netflix. Mora em São Paulo e se apaixonou pela plataforma Android quando comprou seu primeiro smartphone com o sistema operacional - o Nexus S - em 2011. Mas sabe que cobrir o tema não teria a mesma graça se não fosse a rivalidade com a Apple.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
117 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Nícolas Kim 27
    Nícolas Kim 17/06/2016 Link para o comentário

    Que os módulos da Lenovo são mais práticos, e deverão atingir um maior público, não se pode negar. Mas é tudo muito subjetivo, dependendo do usuário. No meu caso, por exemplo, seria mais útil o módulo Hi-Fi da Bang & Olufsen que a caixa da JBL, pois curto mais qualidade de áudio nos fones (não que eu fosse comprar um celular com um módulo exclusivo apenas para isso).


  • 22
    airton 15/06/2016 Link para o comentário

    Concordo com você, Rui!
    Que a disputa continue para que possamos ter esses acessórios (ou pelo menos um desses) fenomenais a preços mais acessíveis.


  • 10
    Daniel Rios 13/06/2016 Link para o comentário

    Aquele do audio jbl é melhor do que qualquer sistema de som estério frontal, nessa a lenovo me supreendeu... Só falta vir com o aparelho, kk.


  • Muraque O. 37
    Muraque O. 13/06/2016 Link para o comentário

    M.JMaya J.TravelDr. Oliveira OAB


  • Thalles Henrique 24
    Thalles Henrique 12/06/2016 Link para o comentário

    'A Lenovo venceu o primeiro round contra a LG na “disputa dos módulos”'... mas tá apanhando feio no quesito design. Esperava que depois de muitos feedbacks negativos com o botão home placebo, o pessoal da Motorola tivesse mais bom-senso e movesse o leitor de digitais para a parte traseira, onde não seria confundido com a tecla home e onde não "enfeiaria" o design. Pelo visto, o comando da Google está começando a fazer falta.

    Muraque O.


  • Ricardo Araujo 13
    Ricardo Araujo 12/06/2016 Link para o comentário

    As duas propostas são boa, as a da Lenovo é realmente melhor só pela proposta de desenvolvimento e alguns protótipos. Os da LG não são tão práticos e são caros.


  • Giovani C. 10
    Giovani C. 11/06/2016 Link para o comentário

    bom, no momento não me vejo precisando dessas coisas em smartphones, mas a proposta da Lenovo sem dúvidas parece ser bem mais interessante que a da LG, e que venha com um preço não muito exagerado, por favor... o smartphone em si eu achei muito bonito...


  • Rafael Penquis 1
    Rafael Penquis 11/06/2016 Link para o comentário

    Sobre a LG este ano: Kuririn é você?


  • Junior007 5
    Junior007 11/06/2016 Link para o comentário

    show de bola esse projetor mim eles acertaram em cheio muito mais praticidade na hora de assistir filmes baixados do YouTube ou gravados pelo meu celular fotos e tudo mais assistir em imagens até com mais de meio metro de tamanho muito top


  • 11
    João Victor 11/06/2016 Link para o comentário

    Duas bostas,.... não tem o q enventar de novo nos Smartphone aí essas duas marcas coco, enventa esses mods kkk aff verdadeiro mata design, Motorola e lg já não tem, .... porq não inventam um mod de design pra esses celular feio da porra??!


  • 7
    Falcão - DF 10/06/2016 Link para o comentário

    Na minha opinião quem venceu foi a SAMSUNG! E olha que odeio a Samsung e a TouchWiz!

    Para mim esses MODs são um retrocesso e não um avanço.

    O grande trunfo dos smartphones sempre foi ter TUDO o que você precisa em um único aparelho.

    Aí lançam essas palhaçadas de MODs. Agora além do smartphone você tem que levar uma BOLSA DAQUELAS DE CINTURA para carregar esses MODs todos.

    Em vez de melhorar a qualidade da câmera, cria-se um MOD de câmera. Em vez de uma bateria decente, cria-se um MOD de bateria. Em vez de auto-falantes stereos, cria-se um MOD de som.

    Daqui a pouco vão criar um MOD GPS, pra poder usar o Waze e o MAPS. Um MOD de memória RAM extra, pra rodar jogos pesados. Um MOD de NFC pra poder usar o NFC...

    É uma idéia tão idiot@ que dá vontade de rir!!!

    A Samsung nesse quesito vai nadar de braçada! Traz uma câmera boa, uma bateria boa sem precisar de idiotices de MODs. E se precisar de um SOM de qualidade, melhor comprar uma caixa de SOM JBL (bluetooth) do que carregar um MOD.

    E a ASUS também vai arrebentar este ano, trazendo o que as pessoas realmente precisam (smartphones potentes, baratos e sem "revoluções".)

    LG e Lenovo (MOTO) pelo jeito vão pro buraco! As vendas vão confirmar isso...

    CAVMuraque O.André LuizConta desativada


    • Pedro Nunes 15
      Pedro Nunes 10/06/2016 Link para o comentário

      Não concordo com o seu ponto. Como disse alguém mais abaixo, os módulos expandem as experiências proporcionadas pelos aparelhos. Quem comprar um Moto Z vai ter um bom telefone por si só, mas se quiser ter mais coisas, compra os modulos. Um powerbank que adiciona 22h de bateria ao meu celular sendo anexado na traseira, pra mim, parece excelente. Poder carregar um "mini system" do tamanho de uma carteira e que vai ser acoplado facilmente ao meu celular me parece MUITO melhor do que uma caixa de som bluetooth do tamanho de uma garrafa pet.

      Quanto a bateria, ainda não existe um telefone que tenha a solução definitiva para isso.

      Helio FilhoJoão Paulothiago araujo S.Mateus Savez


      • 7
        Falcão - DF 10/06/2016 Link para o comentário

        Boa compra então! LG e MOTO estarão fora dos meus planos por muitoooo tempo...


    • Muraque O. 37
      Muraque O. 13/06/2016 Link para o comentário

      Olá, mandou bem, isso mesmo o desgner dos dispositivos da SAMSUNG estão de parabéns, criei uma matéria sobre o S7, de uma olhada.
      http://www.androidpit.com.br/forum/712923/galaxy-s7-aventura-de-uma-vida

      M.JMaya J.Travel


  • 19
    Vinicius Coelho 10/06/2016 Link para o comentário

    Pena que ambas fizeram a mesma coisa... Diminuíram a bateria padrão pra vender mais os módulos de bateria... :/.


  • 13
    Jonathas Queiroz 10/06/2016 Link para o comentário

    Com certeza a Lenovo desbancou a LG, todos os motivos citados na matéria já mostram isso. Além desses módulos serem melhor pensados! Tudo bem que os da LG podem ter a bateria removível, mas, prefiro que a bateria não seja removível do que ter que desligar o aparelho toda vez que eu quiser usar um módulo especifico.


  • Leonardo Alves 56
    Leonardo Alves 10/06/2016 Link para o comentário

    Controverso, se parar pra pensar.
    "Eu me vejo usando um projetor, um speaker e uma bateria extra no meu cotidiano, como é o caso dos Moto Snaps".
    Exceto o projetor, temos módulos equivalentes pela LG. E, a não ser que você trabalhe com isso, muito dificilmente fará uso de um projetor. No lugar do projetor, a LG trouxe o módulo para a câmera, que, entretanto, é mais atraente na bateria do que nas próprias (faltas) de funções de câmera.

    Quanto à "praticidade": de fato, nos novos Moto Z's, não é preciso desligar o aparelho. Entretanto, você fica com um tijolo nas mãos (ao menos olhando pelas imagens divulgadas). Na LG você tem o incômodo de ter que desligar o aparelho, mas o aumento na espessura não é tamanho.

    Ainda assim, acho que a Motorola/Lenovo trabalhou melhor na grande maioria dos quesitos para implementar os "módulos" em seus novos aparelhos. Entretanto, é uma tecnologia ainda estagnada.
    Nem LG nem Motorola me chamaram a atenção em nada com esses "módulos".

    Falcão - DFVinicius Coelho


  • fabiano s. 23
    fabiano s. 10/06/2016 Link para o comentário

    O apressado come cru #LG kkkkkk. Planeja melhor na próxima modinha viu kkkkkk


  • Flavio Rampazzo 26
    Flavio Rampazzo 10/06/2016 Link para o comentário

    Só vou confiar em investir em um módulo se eu tiver segurança que ele pode funcionar em um próximo aparelho, nesse sentido seria uma forma de uma marca fidelizar seu público, não é?

    Diogo Paulo


    • 13
      Jonathas Queiroz 10/06/2016 Link para o comentário

      Parece que já foi confirmado pela Lenovo que os módulos serão compatíveis com futuros lançamentos da linha Z.


  • raphael m. 24
    raphael m. 10/06/2016 Link para o comentário

    Trágico........Trágico


  • Waldiney S. 25
    Waldiney S. 10/06/2016 Link para o comentário

    Não sei sobre o futuro destes smartphones modulares, ainda falta praticidade em ambos os modelos, pois obriga o usuário a carregar mais acessórios simplesmente para montá-los no celular. E cada vez mais as empresas estão caminhando pra incompatibilidade de componentes, já que estes módulos não serão compatíveis a nenhum outro aparelho, e com isso dando menos liberdade de escolha aos consumidores.


    • Pedro Nunes 15
      Pedro Nunes 10/06/2016 Link para o comentário

      Sobre carregar os acessórios, não acho tão incômodo. É como carregar capinhas a mais dentro da bolsa. E acho mais fácil carregar aquele powerbank que acopla na traseira do telefone do que os normais, que são trambolhudos e precisam de fio.

      Quanto a incompatibilidade, pelo menos eles vão continuar sendo compatíveis com os futuros Moto Z. Faz sentido manter os conectores únicos/sob medida para o telefone porque esses mods dependem do design do celular para funcionar. Daí fica complicado fazer um que seja compatível com tudo.

      Jonathas Queirozfabiano s.Bruno da Silva Santos


    • 10
      Gustavo Lmf 10/06/2016 Link para o comentário

      comentário totalmente cheio de idiotices ... ninguém vai carregar acessórios "simplesmente para montá-los no celular"... vai carregar por vê um OBJETIVO para eles. um som melhor, projetar um vídeo na parede no trabalho ou em casa, etc... "já que estes módulos não serão compatíveis a nenhum outro aparelho"...LÓGICO! isso se chama concorrência, criar algo que atraia os consumidores para o SEU produto, ou vc, pela raciocínio tosco, provavelmente investiria milhões e fabricaria algo pro seu usuário usar no concorrente... aff! "e com isso dando menos liberdade de escolha aos consumidores." exatamente AO CONTRÁRIO... quem não faz questão, fica com o celular puro, quem quer música compra o mod das caixas de som, quem trabalha pode comprar o projetor, tem mais escolhas. resumindo: total falta de raciocínio lógico. #EnemFail.


  • arthur4g b. 30
    arthur4g b. 10/06/2016 Link para o comentário

    Pra mim esses negócios de módulos mata o design docelular, se a própria desenvolvesse um celular porreta com câmera de altíssima qualidade e bateria que durasse dias distante da tomada e também contra quedas e arranhões, aí sim evitaria esses trambolhos que só servem pra destruir o design original do Smartphone.


    • raphael m. 24
      raphael m. 10/06/2016 Link para o comentário

      Por isso o nome meu amigo de módulo, ou seja usar ou não usar eis a questão

      fabiano s.


      • 10
        Gustavo Lmf 10/06/2016 Link para o comentário

        não adianta, a maioria não consegue raciocinar nem o básico

        viktor santosdeopainas


    • 21
      viktor santos 11/06/2016 Link para o comentário

      Claro super normal fazer um celular com um projetor né ?


  • arthur4g b. 30
    arthur4g b. 10/06/2016 Link para o comentário

    Afinal de contas, a matéria relata de módulos mais sofisticados e atraentes, ou uma luta UFC?😆😆😆😆😆


  • 15
    Rafael Risse 10/06/2016 Link para o comentário

    Primeira vez que vejo uma bateria extra ficar tão bem em um aparelho, com capa com bateria extra ele ficou mais bonito do que ja é! Bem top..

    thiago araujo S.Jonathas Queiroz


  • 33
    Luiz Henrique 10/06/2016 Link para o comentário

    Eu não me arriscaria a comprar um módulo no momento. Fora o preço não ser barato, não sabemos nem se esses módulos vão ser compatíveis com as próximas versões de smartphones. Fora que se você trocar de modelo iria perder todos os módulos.


    • 15
      Rafael Risse 10/06/2016 Link para o comentário

      A lenovo disse que manteria esses acessorios para os demais aparelhos, provavel que vejamos esse design por algum tempo


  • Jonnattan Silva 16
    Jonnattan Silva 10/06/2016 Link para o comentário

    Resta saber os preços


  • 10
    Rodrigo Schardosim 10/06/2016 Link para o comentário

    Olha... Como a pergunta foi "mais legais" eu achei que a LG foi melhor, mas ok


  • 47
    Conta desativada 10/06/2016 Link para o comentário

    .

    Conta desativada


    • 82
      Conta desativada 10/06/2016 Link para o comentário

      É vdd. A Lenovo deu uma melhorada, a tendência é essa. E o mais importante: tem que baixar os preços dos módulos!

      Conta desativada


    • fabiano s. 23
      fabiano s. 10/06/2016 Link para o comentário

      E o aluno superou o professor e muito


      • Flávio Tavares 12
        Flávio Tavares 10/06/2016 Link para o comentário

        Essa é a idéia.....Qual professor não quer ver seu pupilo melhor que ele?


  • 11
    Juliano Rodrigo 10/06/2016 Link para o comentário

    A Lenovo fez um trabalho invrível! e a Lg continua se afundando sozinha assim como a Sony.

    Conta desativada


  • Juarez De Souza 4
    Juarez De Souza 10/06/2016 Link para o comentário

    A Lenovo está procurando acertar com todas estas inovações,aproveitando a grande aceitação que teve à linha de smartphones Moto X, que ficaram conhecidos, como ótima qualidade, em todos os sentidos.Tenho um Moto x, primeira geração e, agora comprei o Moto Maxx,aparelho que possui uma Bateria de 3.900mA.Não entendo o por que,com todas estas inovações, que à Lenovo, está realizando, na linha Moto X, esses experts em Designer e Hardware,se esqueceram de inovar na Bateria.O Moto Maxx, é o smartphone da Motorola, com a Bateria mais potente, e a empresa estagnou nele, agora a Bateria está diminuindo de valôr, nesses novos lançamentos.O correto seria, realizar uma grande inovação, nesta área.O ideal seria, uma Bateria de 5000mA.


  • Marcos Moreira 11
    Marcos Moreira 10/06/2016 Link para o comentário

    Mais uma surra, desculpe lg..

    Conta desativada


  • Luiz Otávio 14
    Luiz Otávio 10/06/2016 Link para o comentário

    Trantando-se de Praticidade e facilidade a Lenovo nocauteou a LG... Mas atualmente pra mim essa tecnologia mesmo que muito interessante é dispensável.


    • 11
      Juliano Rodrigo 10/06/2016 Link para o comentário

      Acho que o Moto Snap Bateria é muito útil.

      Telmo Franco


      • Luiz Otávio 14
        Luiz Otávio 10/06/2016 Link para o comentário

        Quando eu disse dispensável não falei de utilidade mas de Preço.


  • 85
    Conta desativada 10/06/2016 Link para o comentário

    Sinceramente? não curto esse negócio de módulos, e pelo visto tá virando "modinha". Saudade de 2014, os smartphones eram mais originais, mesmo os tops tendo praticamente o mesmo hardware, ao menos eram fiéis a filosofia de cada marca....


  • 11
    Cristhian Suematsu 10/06/2016 Link para o comentário

    Não vejo um futuro para esta tendência enquanto um padrão não se firmar. Que vença o melhor, caso contrário não vai pegar no tempo certo e cairá no esquecimento, assim como aconteceu com os smartwatches. O Project Ara deveria ser o guia nessa nova tendência, assim como o IBM PC definiu, mesmo que sem querer querendo, os padrões que hoje encontramos nos componentes que formam o computador desktop. O Ara em seu conceito puro era muito ambicioso e utópico demais, foi atrasado, se atrasou, se redefiniu, e as fabricantes não quiseram esperar.

    A modularização acabou virando uma estratégia desesperada das fabricantes para chamar a atenção do consumidor para as suas linhas de produtos mobile, já que a inovação não aparece no meio já faz um tempo. Digo desesperada, pois serve mais para destacar o dispositivo na vitrine, e só: na prática a maioria dos donos desses novos aparelhos provavelmente não vai comprar os módulos, já que as features embutidas nos smartphones satisfazem a maioria deles. Sem contar que ser dono de um módulo para o dispositivo de uma fabricante específica tira a tranquilidade de trocar de dispositivo por de uma fabricante concorrente, já que os módulos não são compatíveis e jogariam todo o investimento extra no lixo. Parece que o mobile está querendo imitar o mercado de computadores pessoais na década de 80, época em que cada fabricante projetava e montava o seu hardware, sem se preocupar com intercompatibilidade.

    Pedro Nunes


  • Jp Nery 11
    Jp Nery 10/06/2016 Link para o comentário

    Muito top esses módulos da lenovo


  • 73
    Jairo rios 10/06/2016 Link para o comentário

    Tenho minhas dúvidas em relação a estes módulos , considero muito pouco provável que os atuais módulos para o moto Z 2016 possam ser utilizados no moto Z 2017 , conhecendo a picarategem das OEMs e a falta de padronização o mundo Android em breve estará inaugurando uma nova fragmentação ........ a dos módulos


    • 7
      Luiz Felipe 10/06/2016 Link para o comentário

      Segundo informações no site da Motorola, será possível utilizar os módulos do Moto Z que lançou hoje, em futuros lançamentos da marca. Fica a dia :D


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 10/06/2016 Link para o comentário

    trazendo pra cá o VERDADEIRO top de linha já venceu a LG

    Mateus SavezWilliams


    • Williams 18
      Williams 10/06/2016 Link para o comentário

      Já demonstra respeito né

      Victor Lima


      • Victor Lima 78
        Victor Lima 10/06/2016 Link para o comentário

        Exatamente


  • Renato Santos Camargo 12
    Renato Santos Camargo 10/06/2016 Link para o comentário

    A LG está ficando louka com preços absurdos.

    Williams


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 10/06/2016 Link para o comentário

    Pra mim a LG peca muito no fato de ter que reiniciar o aparelho toda vez que for trocar de módulo, acho que esse é o calcanhar de Aquiles.

    Williams


  • Giordano Santiago 38
    Giordano Santiago 10/06/2016 Link para o comentário

    Penso que o alto escalão da LG tá listando cabeças que vão rolar. Porque, o cacete será mastodontico. Não tem um aparelho top. Não tem atrativos legais. E tem um preço que faz hora com a cara do freguês.


  • Antonio Júnior 16
    Antonio Júnior 10/06/2016 Link para o comentário

    Lenovo fez bonito com os mods. Eu compraria o da JBL no mínimo. Mas acho que o preço será salgado. =/


    • 12
      Felipe Forato 10/06/2016 Link para o comentário

      salgado com certeza ele será, acho q vc quis dizer BEM salgado... kkkk


  • André C. 21
    André C. 10/06/2016 Link para o comentário

    A Lenovo lembrou-me do meu velho Motorola Lite II e suas duas baterias .
    Durante o dia usava a parruda. Durante a balada era vez da fininha.


  • 33
    Pedro 10/06/2016 Link para o comentário

    Aparelhos custando quase 4000 mil módulos entre 700 a 2500 que não substituem nenhum equipamento profissional de verdade, isso tudo é pura balela já disse outras vezes e repito é apenas perfumaria para obterem outra receita, o mercado de smarts esta saturado, apenas empresas com portifólio alto está conseguindo sobreviver, com esse dinheiro todo podemos comprar uma câmera profissional, um projetor profissional, pedestais profissionais levar seu amor num cruzeiro, e ainda sobra pro motel e pra cerveja com os Brothers

    GabrielDavid CDRenato Santos CamargoGiordano Santiago


    • Giordano Santiago 38
      Giordano Santiago 10/06/2016 Link para o comentário

      Hehe. Bem isso cara. Seu comentário foi show. Mas não nego que foi muito legal os mods. Mas sabendo que vão custar mais que um absurdo, fico só observando mesmo mas nem me dou ao luxo de querer um. Mais de 2 mil reais em aparelho que seja eu penso ser exagero.


  • daniel black 19
    daniel black 10/06/2016 Link para o comentário

    Sinceramente achei esses "módulos", bem inúteis, por exemplo eu não andaria com algo a mais que meu smatphone no meu bolso.
    Seria mais útil se fosse como no Projeto ARA, onde havia a possibilidade de troca de peças, bem ao contrario de apenas juntar uma bugiganga atrás do aparelho como a Lenovo e LG estão propondo, me parece muito mais útil que essas besteiras o modo continuum da M$ no windows 10 mobile que realmente parece ser funcional de verdade, poderia o Google dar continuidade ao projeto ARA com a possibilidade de escolha do OS também ai seria top, ainda a Google disponibilizar as ultimas versões do android para instalar em qualquer aparelho manualmente e também a possibilidade de espelhar o android no desktop assim como o modo continuum da M$.


    • Fellipe Paz 40
      Fellipe Paz 10/06/2016 Link para o comentário

      Depende cara, esses módulos da Motorola não são tão inúteis por exemplo eu trabalho com projetos elétricos vivo usando projetores e tals para mostrar o plano para o cliente ê estou muito interessado nesse Lenovo justamente pra poder parar de andar com um projetor por aí

      Bruno Vaz


  • Brunno Honorio 29
    Brunno Honorio 10/06/2016 Link para o comentário

    e a evolução da tecnologia, ha 10 anos atrás praticamente usavamos celular apenas para SMS e ligações

    Conta desativada


  • Jorge J. 18
    Jorge J. 10/06/2016 Link para o comentário

    o melhor foi liberar para outros devs criarem projetos para o moto z

    CAVJerry Wendel


  • Rafhaela Marques 22
    Rafhaela Marques 10/06/2016 Link para o comentário

    Realmente esses módulos convenceram muito mais. Se vierem com preços acessíveis, a surra pra cima da LG vai ser maior ainda. O Moto Z também me agradou mais do que o G5, só peca na bateria assim como o outro.

    DiegoConta desativada


  • 82
    Conta desativada 10/06/2016 Link para o comentário

    Esse ano bater na LG é covardia, tá muito fácil, só fez besteira. É igual espancar bêbado...

    thiago araujo S.Denys M.Diego SilvaresSouzaWilliamsGabrielDavid CDConta desativadaAndré C.


  • Mateus Savez 13
    Mateus Savez 10/06/2016 Link para o comentário

    Lenovo não lançou nenhum mod de Câmera? Poxa :(

    Diego


    • Diego 35
      Diego 10/06/2016 Link para o comentário

      Futuramente pode aparecer algum, já que o projeto foi expandido também para pequenos desenvolvedores!

      SouzaJerry Wendel


      • Mateus Savez 13
        Mateus Savez 10/06/2016 Link para o comentário

        torcendo pra que apareça.

        Diego


    • 5
      Souza 10/06/2016 Link para o comentário

      Por isso que ela está pagando 1 milhão de dólares (quase 4 milhões de reais) para quem criar coisas legais do tipo.
      Está dando a oportunidade aos outros. E isso é digno de parabéns a Lenovo. Ela me surpreendeu.

      Diego


      • Mateus Savez 13
        Mateus Savez 10/06/2016 Link para o comentário

        aquele momento que eu queria ser inteligente o suficiente pra fazer essas coisas :(


  • Didick O. 18
    Didick O. 10/06/2016 Link para o comentário

    A Lenovo ganhou na disputa dos módulos. Mas e aé quanto a questão do Hardware?

    A LG tem um grande poder de fogo por isso prefiro ela por um melhor conjunto: Camera potente, Tela incrível e processador excelente.


    • Yure S. 35
      Yure S. 10/06/2016 Link para o comentário

      Isso tudo vc acha no G5 SE e ainda com preço em conta


      • Ronaldo 45
        Ronaldo 10/06/2016 Link para o comentário

        "Preço mais em conta" (3,499). É pra rir! kkkkkk

        Jefferson F.Jerry WendelYure S.


      • Yure S. 35
        Yure S. 10/06/2016 Link para o comentário

        Mais barato do mercado com todo poder de fogo que a LG poderia lançar no Brasil


      • 16
        Pablo Silva 10/06/2016 Link para o comentário

        ele baixou de preço Geral pode procurar que já se encontra por 2799,00


      • 35
        Maicon Bruisma 10/06/2016 Link para o comentário

        Vou fingir que vc está sob efeito de entorpecentes para falar tanta merd@. Se acha Galaxy S7 pelo preço do G5 SE, sem falar que seu hardware fica atrás de snap 810 e se equipara ao 808 somente em CPU mas perde em GPU, aí você acha o S6 por menos de 2k, assim como G4, X Style, e X Force por 2.5k, e você vem falar de preço mais em conta, mais barato do mercado, todo poder de fogo que a LG poderia oferecer aqui?
        Bosteje menos.

        Denys M.


      • 12
        Felipe Forato 10/06/2016 Link para o comentário

        sqn


      • Giordano Santiago 38
        Giordano Santiago 10/06/2016 Link para o comentário

        Ficou doido cara? Não foi o LG G5 original que veio. Foi um lite. Inferior ao g4 normal. Nem brinca de querer comparar ele com um s7 da vida, porque ele perde pro s6, pro force, style... E olha que sou fã da marca. Meu cel eh um g4.


    • Douglas Charles Cunha 41
      Douglas Charles Cunha 10/06/2016 Link para o comentário

      Moto Z Force: câmera traseira de 21 megapixel com abertura 1.8, simplesmente a melhor do mundo Android. Snap 820 e 4 giga de RAM, tela amoled (melhor que qualquer porcaria IPS LCD) quadHD com proteção Shattershield. Está bom ou quer mais?

      CAVJerry WendelConta desativadaDiego CorreiaJefferson F.


      • 16
        Pablo Silva 10/06/2016 Link para o comentário

        tá acho que dá pro gasto hahahaha.

        Douglas Charles Cunha


      • 12
        Felipe Forato 10/06/2016 Link para o comentário

        'da pro gasto' mas tbm vai dar pra comprar um carro com o preço q vai chegar.... kkkkk


      • 99
        Conta desativada 10/06/2016 Link para o comentário

        Concordo

        Douglas Charles Cunha


      • Giordano Santiago 38
        Giordano Santiago 10/06/2016 Link para o comentário

        Me decepcionei com telas amoled. Todas elas com menos de um ano de uso já sofrem com o efeito burn In. Coisa que os ips sofrem bem menos, e logo, tem uma vida útil bem maior. Mas em questão de beleza dos amoled não dá nem pra discutir.

        Conta desativada


      • 82
        Conta desativada 10/06/2016 Link para o comentário

        Um carro por esse preço pode comprar tb uma cx de Anador Felipe Forato.

        Williams


      • Douglas Charles Cunha 41
        Douglas Charles Cunha 18/07/2016 Link para o comentário

        Giordano, eu só compro aparelhos com tela Oled/Amoled e para evitar o "burn in" eu uso um aplicativo para "immersive mode", não uso barra de navegação, só gestos. O aplicativo é o All In One Gestures.


    • 8
      Bruno S. 10/06/2016 Link para o comentário

      concordo com vc Val


  • 9
    Alex Oliveira 10/06/2016 Link para o comentário

    A LG tinha que ter colocado uma bateria interna para dar tempo de trocar os módulos sem ter que desligar


    • 12
      Felipe Forato 10/06/2016 Link para o comentário

      sinceramente acho q a LG tinha é q refazer o projeto todo....

      Williams


  • David CD 80
    David CD 10/06/2016 Link para o comentário

    A lenovo, e venceu com elegância. Entregou um design que não lembra nenhuma marca concorrente. Sinceramente acho que esse moto z tem tudo para fazer sucesso, vamos vê se capricha no preço, né.

    Conta desativada


    • Douglas Charles Cunha 41
      Douglas Charles Cunha 10/06/2016 Link para o comentário

      Acredito que até a chegada, vários desenvolvedores já terão criado outros mods. O meu será o Moto Z Force.

      David CD


  • wellington o. 15
    wellington o. 10/06/2016 Link para o comentário

    Smartphone muito bonito... Deu até vontade comprar 1

    Arthur Guzzo


  • Emerson Morais 35
    Emerson Morais 10/06/2016 Link para o comentário

    legal, tomara que os outros fabricantes entrem também na disputa para que isso se torne realmente popular


  • 35
    Maicon Bruisma 10/06/2016 Link para o comentário

    Foi como falei quando começaram a vazar informações do G5, se tiver de desligar o aparelho para mudar módulos e etc, então não será prático. Já esses Moto Snaps são geniais, fácil de plural, fácil de retirar, colocaram em foco a praticidade e não o design, que convenhamos está mais bonito que o G5, exceto a frente que ficou meio bost@.


    • 8
      Bruno S. 10/06/2016 Link para o comentário

      mais bonito que o G5? Nunca na galáxia


      • 16
        Pablo Silva 10/06/2016 Link para o comentário

        g5 e feio cara pra ser mais bonito que ele não precisa muito.


      • 8
        Bruno S. 10/06/2016 Link para o comentário

        sinceramente, eu acho o G5 muito bonito


  • Neto Castro 52
    Neto Castro 10/06/2016 Link para o comentário

    Parabéns a Moto. Praticidade é o que importa na hora de trocar módulos. Odiaria ficar desligando o aparelho a cada troca.


  • Ronaldo 45
    Ronaldo 10/06/2016 Link para o comentário

    Só falta lançarem por um preço mais justo, para a vergonha da LG ser completa!


    • Douglas Charles Cunha 41
      Douglas Charles Cunha 10/06/2016 Link para o comentário

      Obs.: sem capar a potência dos aparelhos.

      Ader Marcelo


      • 12
        Felipe Forato 10/06/2016 Link para o comentário

        bem lembrado Douglas...kkkkk

        Douglas Charles Cunha


  • 93
    Conta desativada 10/06/2016 Link para o comentário

    Os chineses foram mais inteligentes que os coreanos nos módulos, já que no Moto Z não há risco dos encaixes ficarem frouxos ou quebrarem! Esse encaixe por pinagem foi uma grande sacada mesmo. Quanto ao leitor biométrico na frente, está explicado o porquê também!

    Conta desativada


  • Tiago Santana 17
    Tiago Santana 10/06/2016 Link para o comentário

    Parabéns a duas Pela inovação! E só lamento para nós Brasileiros, que na sua grande maioria vai só sonhar com esses dispositivos modulares! Fazer o que?!


  • Denis 57
    Denis 10/06/2016 Link para o comentário

    Nem era tão difícil a Lenovo ganhar da LG. A LG cagou no pau com esses módulos e no smartphone capado que lançou no Brasil.


  • Yure S. 35
    Yure S. 10/06/2016 Link para o comentário

    se tratando de modulos a Lenovo realmente trouxe mais praticidade nos seus modulos


  • 8
    Bruno S. 10/06/2016 Link para o comentário

    AndroidPit sendo AndroidPit, e babando o ovo da Moto by Lenovo mais uma vez. Vc disse que não usaria o LG 360 cam todos os dias, não foi ? E desde quando usaria um projetor que reproduzir imagens de até 70 polegadas todos os dias, e não se esqueça o módulo de som Hi-Fi da LG foi feito para ajudar a melhorar o som, sendo assim se vc não é tão detalhista a ponto de não quere-lo não compre, é simples, deixe para quem quer uma boua qualidade de som.

    Didick O.


    • Neto Castro 52
      Neto Castro 10/06/2016 Link para o comentário

      Cara estamos falando de praticidade, não se vai ser usado ou não...

      Conta desativada


      • 8
        Bruno S. 10/06/2016 Link para o comentário

        mas o redator disse, " no cotidiano"


    • Douglas Charles Cunha 41
      Douglas Charles Cunha 10/06/2016 Link para o comentário

      Imagina você assistindo um filme no Netflix e exibindo uma imagem de 70 polegadas (tamanho máximo da projeção) na parede do trabalho (na hora de descanso) ou na parede do seu quarto?
      Nem precisa ser Netflix. Se você tiver algum serviço "play" de TV por assinatura, poderá assistir ao seu esporte favorito numa roda de amigos no trabalho, por exemplo.

      Bruno VazArtur RodriguesTharcyzoConta desativada


      • 82
        Conta desativada 10/06/2016 Link para o comentário

        Sem dúvida, mt bom pra tirar onda!

        Douglas Charles Cunha


      • Neto Castro 52
        Neto Castro 10/06/2016 Link para o comentário

        Pode ser xxx. Kkkkk não não, é só zoeira. Esses filmes são Apelativos demais. Torna até chato.

        Pablo Silva


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 10/06/2016 Link para o comentário

    Eu prefiro o Moto Lenovo, bem superior, não tem comparação.

    Conta desativada


  • Artur Rodrigues 25
    Artur Rodrigues 10/06/2016 Link para o comentário

    As duas empresas foram bem inovadoras em lançarem aparelhos do gênero, mas a Lenovo trouxe uma simplicidade maior para fazer as conexões.
    O módulo de bateria não deixa o aparelho tão grosso, isso é bem interessante.

    CAVDouglas Charles CunhaConta desativada


  • 99
    Conta desativada 10/06/2016 Link para o comentário

    Como escreveu Rui Maciel
    Que a disputa continue!
    Moto by Lenovo humilhou e ganhou esta disputa!

    Rafhaela MarquesArthur GuzzoNeto Castro


  • Lucas Goulart F. 46
    Lucas Goulart F. 10/06/2016 Link para o comentário

    Estou curioso em saber se esses módulos afetarão as atualizações do Android.


    • Artur Rodrigues 25
      Artur Rodrigues 10/06/2016 Link para o comentário

      Não afetarão, de acordo com a Lenovo.


  • Antonio Souza 8
    Antonio Souza 10/06/2016 Link para o comentário

    Lenovo arrebentou geral. Coitada da LG

    Arthur GuzzoJonny E.Artur RodriguesLucas Goulart F.Conta desativada

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.