O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

28 Compartilhado 6 Comentários

LG G Pad 8.3 em teste: o novo hit da LG!

O G Pad finalmente chegou ao Brasil e marca o retorno da LG ao mercado de tablets. O gadget de 8.3 polegadas virou hit depois do lançamento e foi considerado por muitos como um dos melhores dispositivos de 2013. Depois de algumas semanas com o aparelho, posso dizer que a LG resolveu chegar de forma bastante agressiva em relação à concorrência.

Avaliação

Prós

  • Qualidade da tela
  • Desempenho e performance
  • Memória expansível
  • Material

Contras

  • Alto-falantes
  • Bateria
  • Skin da LG
  • Não possui suporte 3G

LG G Pad 8.3 – Desenho & Qualidade de Construção

O G Pad é diferente da maioria dos tablets Android, começando pelo tamanho da tela: 8.3 polegadas e por ser envolto em alumínio. Apesar do display um pouco maior, o G Pad cabe perfeitamente em uma mão, é compacto e fácil de manusear. Aliás, esta foi uma das preocupações da LG quando resolveu investir neste tablet: colocar uma tela do maior tamanho possível, desde que o aparelho pudesse ser segurado com uma mão.

Com relação ao desenho do dispositivo, quando vemos o tablet de frente, fica quase impossível não associá-lo ao do LG G2 com suas laterais curvas, bordas finas e o logo da LG. Além disso, o aproveitamento da tela é excepcional, ocupando boa parte da frente do gadget. E em relação as proporções, a LG resolveu combinar os números e medidas: o tablet tem 8,3 mm de espessura e pesa 338 gramas.

lG G Pad 83 comparacao
Em comparação ao LG G2, o G Pad parece o irmão maior! © AndroidPIT

Se você já leu alguma das minhas análises, sabe que sou bastante crítica com relação aos alto-falantes e o posicionamento dos mesmos. Neste quesito, infelizmente, a LG não causou nenhuma surpresa. Os speakers estão localizados na parte traseira do G Pad e, mesmo que a empresa tenha dedicado um para os graves e outro para médios e agudos, os alto-falantes deixam a desejar. Sinceramente, depois da experiência de som com o HTC One, no qual os speakers estão na parte da frente do aparelho, voltar para a saída de som na parte traseira é quase impossível. Especialmente no caso de um tablet, muitas vezes utilizado para assistir vídeos.

speakers lg g pad 83
A LG teria surpreendido se os alto-falantes estivessem na parte frontal! / © AndroidPIT

Com relação ao botões, nada de muito especial, o aparelho segue a linha dos demais dispositivos Android. Com exceção do slot para cartão micro SD e do transmissor de infravermelhos na parte superior, caracterísiticas pouco convencionais em tablets deste tamanho. Além disso, vale dizer que a câmera não possui um flash companheiro. 

speakers lg g pad 83
© AndroidPIT

Outro ponto positivo é a escolha dos materiais. A parte traseira é feita de alumínio, os cantos de plástico emborrachado para tornar o tablet menos escorregadio. Em termos gerais, o G Pad possui materiais de alta qualidade e não aparenta ser um dispositivo barato.

efeito tela bloqueio g pad
© AndroidPIT

LG G Pad 8.3 – Tela

A tela do LG G2 é uma das melhores do mercado e não seria diferente no caso do LG G Pad, pois a fabricante sul-coreana é famosa por construir bons monitores. A tela possui uma resolução Full HD de 1.920 x 1200 pixels WUXGA, com densidade de pixels de 273 ppi. Tais especificações são bastante elevadas, embora não batam o novo Nexus 7 (323 ppi) ou o Galaxy Note 10.1 edição 2014 (299 ppi), porém a diferença na prática não é perceptível.

tela lg g pad
© AndroidPIT

Mas um pouco decepcionante é o baixo nível de brilho da tela, o que é particularmente evidente na comparação direta com o G2 - mas temos que levar em consideração o tamanho das telas e a densidade de pixels por polegada. Assim, é possível dizer que os níveis de preto são bons, bem como a definição e as cores, que são bem vivas.

LG G Pad 8.3 – Software

O G Pad foi lançado com Android 4.2.2 e vem com a UI da LG. Além do design controverso, a LG coloca uma gama imensa de serviços e recursos exclusivos que, na maioria das vezes, não são assim muito funcionais. Neste sentido temos o Slide Aside, onde até três aplicativos podem ser movidos para a esquerda da página e armazenadas em diferentes abas, os mesmos podem ser acessados ​​a partir de um golpe de três dedos da esquerda para a direita e utilizados como uma espécie de recurso multitarefas. Porém, tal recurso pode cair no esquecimento por vezes.

LG G Pad 83 software
UI da LG pode ser um dos pontos fracos do tablet! / © AndroidPIT

A função de captura de tela da LG, o "Quick Memo" recebeu o seu próprio botão de software, que você pode adicionar como padrão entre os três botões na parte de baixo da tela, bem como disponibilizado no LG G2. Aqui você também pode colocar um outro botão que permite o acesso direto às configurações rápidas e ao menu de notificações.

O navegador nativo da LG tem uma outra função de tela chamada "Capture Plus". Com ele, você pode salva uma foto da página inteira na Galeria, o que pode até ser útil para artigos mais longos para ler em outra ocasião, porém, a funcionalidade ainda é questionável. Além disso, a LG colocou uma infinidade de serviços nesta linha que, sinceramente, você irá usar muito raramente, como o QRemote, que transforma o G Pad em um controle remoto programável para controlar qualquer dispositivo eletrônico, como TVs, sistemas de áudio, ar condicionado, enfim, você poderá comandar a casa inteira do sofá ou da cama usando o infravermelho. Segundo o site da LG, os usuários podem até controlar os portões automáticos de casa, porém, não tive como testar tal funcionalidade.

LG G Pad 83 controle
QRemote permite usar o tablet como controle remoto de dispositivos eletrônicos! / © AndroidPIT 
LG G Pad 83 qaside
QSlide e QAside são recursos de software da LG! / © AndroidPIT

Um dos recursos mais interessantes, porém, fez sucesso no G2 e foi migrado para o G Pad. O "Knock On" também ativa a tela quando o usuário dá um toque duplo, bem como desativa. Outro app que vale uma  menção neste review é o "QPair", a resposta da LG para a falta de 3G e compatibilidade LTE do G Pad. Com o QPair você pode conectar seu tablet com seu smartphone e então usar sua rede móvel. Além disso, você pode rejeitar e receber e-mails e mensagens de texto no seu tablet ou, até mesmo rejeitar ou responder mensagens SMS.

LG G pad 83 android
LG G Pad 8.3 roda com Android 4.2.2! / © AndroidPIT

LG G Pad 8.3 – Performance

O G Pad possui potência suficiente para o uso diário e raramente vacila. O processador do tablet é um Snapdragon 600, com uma velocidade de clock de 1,7 GHz e memória RAM de 2GB. Ao percorrer entre as telas e menus, o G Pad se sai bem, o lançamento de aplicativos é rápido e não apresenta lags ao jogar games pesados como Real Racing 3 ou Dead Trigger 2, não houve travamentos ou engasgos significantes durante o tempo que permaneci com o aparelho.

tela lg g pad
Performance do LG G Pad 8.3 no Benchmark AnTuTu! / © AndroidPIT

Entretanto, uma coisa que me chamou a atenção foi que ao trocar de modo retrato para paisagem o sistema do tablet precisa de alguns segundos a mais que o do meu Nexus 7 de 2012, o que deixa um pouco a desejar, mais pelas especificações do gadget que mesmo um atraso significativo. Além disso, quando se está navegando em páginas com muitas imagens ou gráficos pesados, o G Pad meio que dá uma engasgada de milissegundos, nada importante, mas que não condiz com o processador que embala o aparelho. Por isso, é possível que a LG venha a corrigir tais bugs com a atualização para a versão Android KitKat do aparelho. No geral, o desempenho é mais que satisfatório.

LG G Pad 8.3 – Câmera

Nunca fui fã da câmera que acompanha um tablet, assim, o sensor de 5 MP incorpodado ao G Pad é satisfatória. Na verdade, até que ela faz um bom serviço. 

camera lg g pad 83
Em luz natural e em modo automático, a câmera do G Pad funciona muito vem! / © AndroidPIT
camera g pad
© AndroidPIT
camaera lg g pad teste
© AndroidPIT

O software da câmera lembra muito o presente no G2 e os resultados vistos a partir da tela do tablet são bons. Existem várias opções e modos de captura, tais como panorama, disparo múltiplo, marcação geográfica, HDR e estabilizador de imagem.

camera g pad
Este é o Johannes testando a câmera frontal de 1,3MP! / © AndroidPIT

A câmera frontal de 1,3 MP também proporciona uma boa imagem para chamadas de vídeo.

LG G Pad 8.3 – Bateria

A bateria G Pad tem uma capacidade de 4.600 mAh, um valor decente para um tablet deste tamanho. Com uma reprodução contínua de vídeo com brilho de tela cheia o G Pad dura cerca de 6 horas sem precisar ser carregado, reduzido o brilho, o prazo pode ser prorrogado em conformidade. Um usuário médio pode ter um ou dois dias de duração da bateria, antes que seja necessário conectado o tablet à tomada novamente.

Agora, usuários que farão uso do gadget com uma frequência maior não ficarão muito satisfeitos, pois o G Pad pode ter o mesmo comportamento dos atuais smartphones do mercado. Durante o meu teste, a bateria do dispositivo precisou ser carregada todos os dias por pelo menos 30 minutos.

LG G Pad 8.3 – Especificações Técnicas

Dimensões: 216,8 x 126,5 x 8,3 mm
Peso: 337 g
Tamanho da bateria: 4600 mAh
Tamanho da tela: 8,3 polegadas
Tecnologia da tela: LCD
Tela: 1920 x 1200 pixels (204 ppi)
Câmera frontal 1,3 megapixels
Câmera traseira 5 megapixels
Flash: Não disponível
Versão do Android: 4.2.2 - Jelly Bean
Interface: Optimus UI
RAM: 2 GB
Memória interna: 16 GB
Memória removível: microSD
Chipset: Qualcomm Snapdragon 600
Número de núcleos: 4
Velocidade máx. 1,7 GHz
Conectividade Bluetooth 4.0

O G Pad é um tablet com boas especificações, mesmo não tendo a última geração de processadores como o do novo Note 10.1, que ainda oferece um gigabyte de memória a mais que o gadget da LG. No entanto, o hardware vem em conformidade com o valor do aparelho no Brasil, que é de R$1.099,00.

Veredito Final

O LG G Pad 8.3 é um bom tablet e, acima de tudo, está disponível a um preço bem justo no mercado nacional. Porém, vem recheado de aplicativos e serviços que você irá usar muito pouco e, assim, ocupam boa parte da sua memória interna. Ok, é possível expandir a memória do gadget para até 64GB e aqui pode estar a explicação para este recurso,o fato da LG empurrar uma dezena de inutilidades através da sua skin.

Outro ponto negativo é que, atualmente, lançar um dispositivo móvel sem conexão 3G é suicídio, visto que estamos cada vez mais conectados. Assim, o G Pad soa como um tablet "old school" e bastante limitado para utilização durante o deslocamento pela cidade.

O que eu realmente sinto é que o G Pad é bom, não excepcional. Mas vale lembrar que a LG lançou o seu último tablet em meados de 2011, assim, podemos considerar que o G Pad é o início de uma nova página da LG neste mercado.

O LG G Pad 8.3 está disponível no Brasil, inicialmente, por R$1.099,00 apenas no modelo Wi-Fi e nas cores preto e branco, com 16 GB de armazenamento interno.

E aí, você levaria o LG G Pad 8.3 para casa? Deixe-nos saber sua opinião nos comentários abaixo.

28 Compartilhado

6 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações