O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
9 min para ler 45 Compartilhado 56 Comentários

LG G3 vs. Galaxy Note 3: duelo dos titãs das multitarefas

Esta semana, escolhemos um competidor veterano para o LG G3: o Samsung Galaxy Note 3. O Note 3 é um dispositivo quase perfeito, mas o G3 também é. Claro, o Note 3 tem o stylus e tecnicamente é um phablet, mas o G3, com a sua tela enorme e suas ferramentas multitarefas chama o high end da Samsung para a briga. Qual vai ser o melhor?

g3 vs note3
O Samsung Galaxy Note 3 (esquerda) e o LG G3 (direita). / © AndroidPIT

Design e acabamento

O Galaxy Note 3 abriu mão da tampa de bateria em plástico brilhante, comum à maioria dos aparelhos da Samsung, e substituiu-a por uma imitação de couro com um visual questionável. Você pode até se acostumar com ela depois de algum tempo, mas não se pode negar que seja um tanto estranha à primeira vista. Por outro lado, a LG fez o oposto e apostou no plástico imitando metal que parece mais “natural” do que o plástico imitando couro do Note 3. Ambos, contudo, fizeram um bom trabalho para evitar as desagradáveis impressões digitais na parte traseira. Ambas as tampas são removíveis, protegendo entradas para cartão microSD.

g3 note3 side
O LG G3 (no alto) e o Galaxy Note 3 (embaixo). / © AndroidPIT

O Note 3 é notadamente maior do que o G3, e a sua tela é 0,2 polegadas maior, além de um moldura mais larga e um botão físico. O G3 moveu seus botões físicos para a parte traseira, abaixo da câmera principal. A traseira do Note 3 é plana, ao passo que o G3 tem uma agradável curvatura, que confere a impressão de leveza. Quanto ao acabamento, devemos dar um empate aos aparelhos, que não apresentam defeitos ou espaços exagerados entre suas partes. No que diz respeito ao visual, apesar de o Note 3 não ser tão feio quando o Galaxy S5, devo dizer que o G3 é um aparelho mais bonito.

Tela

Agora é que as coisas se complicam. Claro que a resolução QHD do LG G3 ultrapassa a Full HD do Note 3, mas a Samsung é famosa (com razão) por suas telas brilhantes e cores saturadas. Adicione a isso o fato de que não se pode ver sempre a qualidade da tela do G3 (pois muitos apps ainda não suportam a resolução 2K). Assim, por enquanto o G3 parece ser um desperdício de pixels. Pessoalmente acho o nível de saturação da Samsung e seu alto contraste um tanto exagerados. Gosto mais dos tons naturais do G3, as essa é uma questão de gosto pessoal.

g3 note3 screen
O Galaxy Note 3 é maior do que o LG G3, mas sua tela é apenas 0.2 maior. / © AndroidPIT

O Note 3 oferece mais espaço em seu display Super AMOLED, e o preto na tela é fantástico, pois os pixels não estão “ligados”. O G3 tem uma tela IPS+ LCD que oferece menos espaço, mas seu aproveitamento de tela é maior. A densidade de pixels do G3 é de 534 ppi, ao passo que o Note 3 tem 386 ppi. A principal questão aqui é mesmo de gosto: se gosta de brilho e cores fortes, o Note 3 é o ideal. Para maior nitidez e naturalidade de cores, fique com o G3.

lgnote1
A gaveta de apps no LG G3 com Optimus UI (esquerda) e no Galaxy Note 3 com TouchWiz (direita). / © AndroidPIT

Software e UI

O Note 3 vem com a TouchWiz do ano passado e foi atualizado para Android 4.4.2. O G3 chegou com Android 4.4.2 e a Optimus UI retrabalhada. A Samsung faz uso de uma interface notadamente mais escura, para tirar proveito da tela AMOLED. A LG aposta numa palheta mais discreta, com cores que a empresa chama de mais “maduras”. A TouchWiz apresenta alguns atrasos, como ocorre na maioria dos dispositivos da Samsung, ao passo que o update da Optimus UI a tornou bem mais rápida do que antes. Acho que a interface da LG é mais limpa e bem acabada, mas aqui também falamos de gosto pessoal.

lgnote2
As notificações no LG G3 (esquerda) e no Galaxy Note 3 (direita). / © AndroidPIT
lgnote3
O gerenciamento da Home screen no LG G3 (esquerda) e no Galaxy Note 3 (direita). / © AndroidPIT

A Samsung integrou suas típicas (e por vezes fantásticas) funções inteligentes ao Note 3: Air View, Smart Screen e Air Gesture, que permitem controles sem toque. O G3 conta com as excelentes funções de segurança Knock On e Knock Code, que oferecem 86.000 combinações diferentes para acessar o dispositivo completamente (ou o Guest Mode com aplicativos e acesso limitados). O G3 também tem alguns controles sem toque, coisas simples como levantar o aparelho para responder a uma chamada ou virá-lo para silenciar uma chamada recebida. Essas funções são mais simples, mas se mostram sempre úteis, o que nem sempre é o caso para a Samsung.

Link para o vídeo

As funções de mais destaque do Note 3 estão naturalmente relacionadas ao stylus S Pen. Ao retirá-lo do aparelho, o Air Command é ativado, no qual você pode selecionar entre uma variedade de ótimas funções multitarefas, como a Action Memo para tomar notas com ações relacionadas (como salvar números nos seus contatos ou endereços aos mapas), o Scrapbooker (captura de tela), o Screen Write (ferramenta de notas) e a Pen Window para multijanelas flutuantes com tamanho configurável. Todas elas são extremamente bem feitas, e conferem ao Note 3 sua merecida fama.

Link para o vídeo

O G3, por outro lado, oferece muitas funções similares, como o QMemo+ para tomar notas, o QSlide para mini-apps flutuantes e a Dual Window para a partilha de tela. O G3 permite que você apague alguns apps bloatware, o que se mostra uma grande vantagem perante a pesada presença de bloatware da Samsung no Note 3. Ainda assim, é inegável que a integração e precisão das funcionalidades da S Pen ainda não foram ultrapassadas por nenhum outro dispositivo multitarefas. Menção honrosa aqui para a LG que integrou funções similares ao G3.

g3 note3 battery
Ambos o Galaxy Note 3 e o LG G3 têm baterias removíveis e memória expansível por microSD. / © AndroidPIT

Hardware e bateria

O G3 leva a vantagem aqui, pelo simples fato de ser um ano e meio mais jovem. Mesmo assim, podemos dizer que o Note 3 ainda é um monstro de performance, e se sai muito bem na comparação direta. O alto-falante do G3 tem um som um pouco mais claro, mas o do Note 3 se concentra nos baixos, o que nos leva a dizer que ambos os sistemas de som têm suas vantagens. As baterias dos dois também são removíveis: o Note 3 vem com 3.200 mAh e o G3 com 3.000 mAh. A tela de 2K do G3 realmente não afeta a bateria também quanto seria esperado, graças às otimizações da LG. Por fim, ambos contam com memória expansível e possibilidade de carregamento sem fio Qi (nativo no LG G3, com uma capa de bateria especial para o Note 3).

Especificações técnicas

  LG G3 Samsung Galaxy Note 3
Sistema Android 4.4.2 KitKat, Optimus UI Android 4.3 Jelly Bean de fábrica (atualizado para KitKat), TouchWiz
Tela 5,5 polegadas, IPS, QHD (2.560 x 1.440 pixels) 5,7 polegadas, Full HD, 1.920 x 1.080 Pixels
Processador Qualcomm Snapdragon 801, 2,5 GHz, Quad-Core

Qualcomm Snapdragon 800 (N9005), 2,3 GHz

Samsung Exynos 5 Octa (N9000), 1,9 GHz

RAM 2 GB / 3 GB 3 GB
Memória interna 16 GB / 32 GB (+ microSDXC de até 2 TB) 32, 64 GB + microSD
Conectividade GSM/HSDPA/LTE, WiFi 802.11 a/b/g/n, Bluetooth 4.0, NFC, USB 2.0 HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.0
Câmera 2,1 MP (frontal), 13 MP (traseira) 2 MP (frontal), 13 MP (traseira) 
Bateria 3.000 mAh (removível) 3.200 mAh (removível)
Dimensões 146,3 x 74,6 x 8,9 mm 151,2 x 79,2 x 8,3 mm
Peso 149 g 168 g
g3 note3 camera
Ambos os dispositivos têm câmeras de 13 MP, mas o G3 (direita) tem OIS+ e autofoco de laser, ao passo que o Galaxy Note 3 tem mais configurações e modos. / © AndroidPIT

Câmera

Ambos os aparelhos têm uma câmera principal de 13 MP. O G3 vem ainda com um autofoco de laser para maior velocidade e precisão, além de estabilizador ótico de imagem. O Note 3 tem estabilização digital de imagem e um sistema de foco normal baseado no contraste. Em compensação, o aparelho da Samsung vem com mais modos pré-configurados, opções e configurações avançadas. Seu uso pode não ser tão intuitivo como no caso do app de câmera mais simples do G3, mas suas possibilidades são maiores. Veja o nosso teste abaixo:

Observando os resultados das câmeras, vemos algumas coisas interessantes. A câmera “datada” do Note 3 ainda realiza um ótimo trabalho à luz do dia, mesmo o G3 sendo mais rápido. Como de costume, a câmera da Sammy tem um contraste maior, mas o G3 tende a lidar melhor com as cores. No modo automático, ambos fazem boas fotos e o modo HDR é igualmente satisfatório. Em condições de pouca luminosidade o Note 3 tem um performance surpreendentemente boa, com o longo processamento de fotos da LG, produzindo uma espécie de visual “manchado” em áreas planas. O Galaxy Note 3 mostra naturalmente mais ruído e granulação, mas alguns detalhes parecem até mesmo mais nítidos do que no LG G3. Na verdade, prefiro o resultado regular do Note 3 em pouca luz se comparado à inconstância dos cantos nítidos e planos manchados do G3.

g3 note3 back
A S Pen é melhor do que o laser? No campo de multitarefas, acho que sim. / © AndroidPIT

Conclusão

Em termos de hardware o G3 ganha do Note 3 em algumas áreas como processador e tecnologia de câmera, mas o Note 3 tem uma performance melhor em alguns aspectos. Outras características de hardware são questão de gosto, bem como a interface de usuário. A funcionalidade multitarefas do Note 3 é imbatível por razões óbvias, mas se você não gosta de usar um stylus, o G3 não irá decepcioná-lo. Se gostar de um aparelho menor, mais bonito e com uma resolução maior, além de mais rápido no aspecto geral, escolha o G3. Se preferir uma tela maior e o que de melhor a multitarefa tem a oferecer, com precisão e eficiência, escolha o Note 3. Acho que as funções de software do Note 3 são mais bem-acabadas (sem fazer pouco do incrível Knock Code), mesmo preferindo o G3 como smartphone. Também me surpreendi com a boa performance da câmera do Note 3, mas acho que ele finalmente encontrou no G3 uma boa alternativa, até mesmo para as multitarefas.

E você? Com qual dispositivo ficaria?

45 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

56 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi