O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
13 min para ler 406 Compartilhado 56 Comentários

LG G4 vs. LG G2 - vale a pena um upgrade?

O LG G2 representou o começo de uma nova era para a LG. Este smartphone não apenas integrou pela primeira vez os botões na parte traseira, mas também se converteu (ao menos para mim) no melhor smartphone de 2013 e alçou a LG ao Olimpo das grandes fabricantes. Sua razão borda/tela foi difícil ser otimizada para os seus sucessores, e sua relação custo/benefício também é imbatível. Será que vale a pena trocar esse veterano pelo mais recente lançamento da série, o LG G4? Descubra neste comparativo.

Depois do sucesso do G2, a LG repete a fórmula a cada ano, melhorando-a, mas também mantendo o essencial que este dispositivo trouxe ao mercado. Como se sai o G2 perante o novo LG G4? Tenho um G2 e sou um dos que planeja uma troca. Vejamos se o G4 nos convence.

g2 vs g4 pantalla curva
A curvatura do LG G4 apenas pode ser notada se comparada ao G2.  / © ANDROIDPIT

LG G4 vs. LG G2 - Design

Continuidade até certo ponto. É importante o aumento de tamanho do G4 com relação ao G2 (salto até as 5,5 polegadas dado pelo LG G3), tanto na tela como na carcaça em geral. O LG G2 continua sendo um smartphone mais compacto, enquanto o G4 se aproxima perigosamente da zona phablet, e não será apto para aqueles que buscam um smartphone mais portátil. O LG G4 é, além disso, um smartphone levemente curvo, mas isso pouco se percebe.

Ambos contam com botões traseiros, marca da fabricante, mas o LG G4 traz outra mudança de textura (como no caso do G3). Na minha opinião, neste G4 é mais difícil saber qual é o botão de energia apenas pelo toque, pois a textura dos três botões é muito parecida. No G2 é bem fácil notar que o botão metálico é o de energia, pois os outros são de plástico. Aviso: depois que você começar a usar os botões traseiros, vai esquecer como usar outros smartphones. Para mim esse design se converteu num estilo de vida.

lgg4 lgg2 buttons
Os botões traseiros do G4 se comparados com o G2 - sem textura. / © ANDROIDPIT

O design do LG G4 é mais anguloso e retangular do que o do LG G2, cujas formas são mais arredondadas. O LG G2 é mais ergonômico, mas o tamanho do G4 tampouco incomoda, e o dispositivo tem uma ótima pegada (minhas mãos são bem grandes). Apesar disso, a LG não conseguiu fazer otimizações quanto à relação tela/carcaça, uma vez que no G2 falamos de 75,9% de aproveitamento, e o G4 perdeu 4 pontos, com 72,5%. A isso deve-se acrescentar que o LG G4 é quase um milímetro mais grosso (veja a primeira foto). Tanto na relação tela/carcaça quanto na espessura, o G2 ganha. Além disso, o LG G2 é 15 gramas mais leve.

No quesito escolha de materiais, o LG G2 é feito de plástico com uma borda metálica que é inserida na carcaça. O novo G4 conta com uma moldura que parece metálica, mas também é plástico. Ou seja, ambos plástico.

lgg2 vs lgg4
O G4 tem um aproveitamento de tela pior do que o do G2.  / © ANDROIDPIT

A parte traseira merece uma menção especial. A do G2 é de plástico com uma espécie de relevo em que as digitais ficam bem marcadas. Apesar disso, gosto mais dela do que do couro! Confesso, esperava algo muito pior. Na mão o couro do G4 não é tão antiquado como aparentam as fotos, mas ainda assim… Quem se interessa por um smartphone de couro? Os nossos avós?

lgg4 back
Couro por cima, plástico por baixo. / © ANDROIDPIT

Vale destacar que quando tiramos a tampa do G4, debaixo do couro encontramos o plástico usual. E voltando ao couro, outro detalhe negativo: as marcas e arranhões. Tanto as suas chaves quanto as unhas podem deixar marcas no couro do G4 por toda a vida. Isso não acontece com o LG G2.

Eu ficaria com a versão de plástico do G4. Dentre suas variantes, a que me parece mais premium é a branca, que confere um aspecto de cerâmica. As demais se parecem com o G3, cuja parte traseira também não nos convenceu. O G2, G3 e agora o G4 não se destacam pela beleza dos seus materiais, uma preocupação cada vez maior dos seus competidores. Nem mesmo a chegada do couro nos convence, de maneira que neste quesito o G2 e o G4 ficam empatados.

lgg4 lgg2 altavoz

O alto-falante do G4 está na parte traseira, o do G2 está perto da entrada micro USB. / © ANDROIDPIT

O design sempre é um quesito subjetivo: para os amantes dos smartphones compactos e fáceis de se manejar, continuo recomendandoo LG G2. Para aqueles que gostam do visual de couro e não se importam com as marcas de uso: o LG G4. É mais uma questão de gosto.

LG G4 vs. LG G2 - Tela

Ambas as telas são espetaculares. O G3 não é rival para nenhuma delas, pelo pouco brilho principalmente, mesmo que seja QHD. A tela do LG G2 é uma LCD Full HD com resolução de 1.920 x 1.080 pixels (424 ppp). Seu brilho, nitidez, e o fato de que todo o smartphone seja tela já foram elogiados em muitas ocasiões. O LG G4 possui uma tela LCD de 2.560 x 1.440 pixels (534 ppp) que nos deixa boquiabertos, melhorando todos os pontos de crítica quanto ao display do G3.

lgg2 lgg2 pantalla sol
Ambos têm ótima visibilidade sob a luz solar. / © ANDROIDPIT

Sinceramente, nas mãos, sob o sol, no metrô, debaixo da mesa, em qualquer lugar: a tela do LG G4 é simplesmente espetacular. A LG é especialista em telas, e isso fica claro tanto com o G2 quanto com o G4. Veja abaixo os detalhes dos ícones, praticamente invisíveis a olho nu. Acima está o G2 e abaixo o G4. Tanto o texto quanto o ícone do AndroidPIT têm uma nitidez incrível no G4.

lg g2fullhd
LG G2, Full HD.  © ANDROIDPIT
lg g4qhd
LG G4, QHD / © ANDROIDPIT

Lamento pelo meu LG G2, mas a tela é um dos quesitos em que o G4 ganha. Apesar disso, o G2 continua possuindo um melhor aproveitamento de tela e um dos melhores displays já vistos.

LG G4 vs. LG G2 - Software

O LG G4 roda com o Android 5.1 Lollipop de série e a nova interface UX 4.0. Ela é mais limpa e também mais bonita do que esse inferno aparece de forma nativa no LG G2, talvez seu maior ponto fraco. O LG G2 veio com a Optimus UX e o Android 4.4.2.

Há muito tempo a LG confirmou a atualização do G2 para o Android Lollipop e também a chegada da nova interface do G3, mas continuamos esperando. No Brasil, o problema parece ser das operadoras. No momento, portanto, o G4 ganha este quesito, até que o G2 seja atualizado e possamos prolongar seu ciclo de vida.

lgg4interface
G4 (esquerda). Interface e Android Kitkat, os grandes pontos fracos do G2 (direita). / © ANDROIDPIT

LG G4 vs. LG G2 - Funções especiais

Ambos possuem dezenas de funções e aplicativos da LG: Quick Memo, Knock Code, Remote Call, LG Backup, … tantas que não quero enumerar. Apesar disso, o G4 traz menos bloatware e uma skin mais leve (ou ao menos é o que parece). Não existem grandes melhorias nesse aspecto. Talvez a única que mereça destaque seja a inclusão da LG Health que já hava sido incluída no G3. Nem o G2 nem o G4 possuem leitor de impressões digitais, nem monitor de frequência cardíaca. O G4, lançado dois anos depois do G2, poderia ter trazido novidades nesses aspectos.

As configurações também são intermináveis, bem como as possibilidades de personalizar os dois smartphones. Para mim, nenhuma das poucas funções novas do G4 justifica a troca, de modo que aqui os dispositivos estão empatados.

LG G4 vs. LG G2 - Performance

O LG G4 é uma máquina, e apesar de não ter adotado o Snapdragon 810 por seus problemas de superaquecimento, realiza um grande trabalhocom o Snapdragon 808 e seus 6 núcleos. O LG G2 traz o célebre Snapdragon 800 de quatro núcleos.

Enquanto não testamos demoradamente o G4, rodamos nele o teste de Benchmark AnTuTu e o dispositivo obteve 44.000 pontos, ficando abaixo do Galaxy S6 e de alguns phablets. O LG G2 tira em média 35.000 pontos (acabo de fazer no meu e obtive 37.000). De todo modo, ambos os smartphones se comportam de forma excepcional e não dão espaço para queixas neste quesito.

lgg4 lgg2 pantalla
Detalhes das bordas: G2 acima e G4 abaixo. / © ANDROIDPIT

LG G4 vs. LG G2 - Bateria

Ponto-chave. Ambos apresentam uma bateria de 3.000 mAh, mas existem três diferenças importantes:

1. A duração da bateria do LG G2 chega a até um dia e meio, umas 30 horas com um uso razoável do smartphone. Esta é uma das autonomias mais surpreendentes que já vimos (quem possui o aparelho sabe do que estou falando). A duração da bateria do LG G4 perde da do G2, chegando a 16-18 horas de uso normal (um pouco melhor do que a do G3, mas nada de excepcional). Você sempre terá que carregar seu dispositivo todas as noites. A tela QHD e seu sistema devoram muito mais energia do que no caso do G2. Ponto para o veterano.

2. A bateria removível. Você só irá encontrá-la no G4. Essa característica compensaria a autonomia menor com relação ao G2 (que possui a bateria fixa). Muitas pessoas fazem questão de bateria removível, e o G4 é um dos poucos carros-chefe atuais que ainda trazem a função.

3. Ambos oferecem suporte para carregamento sem fio com uma case à parte da LG. Esperávamos que o G4 trouxesse carregamento sem fio sem necessidade de capas. Em compensação, o atual carro-chefe da LG traz o carregamento rápido.

lgg2 lgg4 bateria extraible
Bateria removível no G4. / © ANDROIDPIT

Devido à sua autonomia excepcional, considero o ganhador deste quesito o LG G2.

LG G4 vs. LG G2 - Câmera

Chegamos ao ponto forte do LG G4. O novo smartphone da LG traz uma câmera de 16 megapixels, com estabilizador ótico, autofoco laser (já presente no G3), flash de LED e um novo sensor que oferece cores mais realistas. Essa câmera e todas as suas funções será objeto de um artigo à parte. O LG G2 conta com um sensor de 13 megapixels, estabilizador ótico de imagem e flash de LED que fazem um bom trabalho.

Quanto à câmera frontal, o G4 oferece um sensor de 8 megapixels ideal para selfies. O G2 tem apenas 2,1 MP. A diferença aqui é enorme.

lgg4 lgg2 back2
2 sensores a mais no G4 (autofoco laser e o sensor de cores). / © ANDROIDPIT

No quesito de vídeo, o G4 grava em 4K, que pode ser visto num smartphone a um máximo de 2K. Essa função é interessante se você possui uma TV que reproduza 4K. O G2 grava na resolução máxima de 1.920 x 1.080 (60 qps). Abaixo você pode ver algumas fotos de ambos os smartphones.

foto lg g2
Foto com o LG G2. / © ANDROIDPIT
foto lg g4
Foto com o LG G4. / © ANDROIDPIT

Ambas as câmeras fazem um trabalho excelente, mas obviamente o LG G4 oferece mais detalhes e cores mais vivas. As cores do G2 são, por vezes, um tanto apagadas. A diferença, contudo, não é abissal.

Quanto às fotos noturnas, ainda não tivemos a chance de testá-las, mas durante este fim-de-semana faremos algumas imagens e mostraremos os resultados. Já posso adianteas que o G4 ganha neste ponto: as fotos noturnas do G2 abusam do pós-processamento, perdendo muitos detalhes. Outra vantagem do novo dispositivo é a possibilidade de salvar as imagens em RAW, algo que não se pode fazer no G2.

Quando o assunto é a câmera frontal, a diferença é enorme. A representação de detalhes do G4 é muito maior, como você pode observar abaixo.

selfie lgg2
Selfie com o LG G2. © ANDROIDPIT
selfie lg g4
Selfie com o LG G4. / © ANDROIDPIT

LG G4 vs. LG G2 - Interface da câmera

Ambos os smartphones possuem o modo manual. O único que o perdeu foi o LG G3, e os usuários reclamaram tanto que a LG o reintegrou, tomando a decisão certa. Basta olhar as capturas de tela abaixo para se dar conta da melhora na interface. O LG G4 se assemelha mais ao que encontramos numa câmera real, e podemos modificar tudo sem ter que entrar em um menu como o do G2. Aqui ganha o novo LG G4. Este smartphone tem poucos competidores quando o assunto é fotografia.

lg g2 camara manual
Configurações manuais da câmera do LG G2, que tapa a tela.  / © ANDROIDPIT
camara lg g4
Configurações manuais da câmera do LG G4, uma maravilha de interface e opções. / © ANDROIDPIT

No que diz respeito aos modos, a LG fez bem em eliminar todos os modos absurdos que ninguém utilizava, ficando com os 3 básicos: foto dupla, panorama e automático. Esta foto do G2 foi tirada com o G4 e o menu “Modo” aberto em ambos. O G4 ganha este quesito em tudo: simplicidade, design e utilidade.

g4 camera
3 modos no G4 (esquerda), 9 no G2 (fundo).  / © ANDROIDPIT

LG G4 vs. LG G2 - Especificações técnicas

  LG G4 LG G2
Sistema Android 5.1 Lollipop, interface UX 4.0 Android 4.4.2, interface Optimus UI (Lollipop prometido)
Tela 5,5 polegadas, LCD, QHD 2560 x 1440 pixels (534ppi). Gorilla Glass 4. 5.2 polegadas, LCD, Full HD 1920 x 1080 pixels (424 ppi). Gorilla Glass 2. 
Processador Qualcomm Snapdragon 808, 6 núcleos, 1,8GHz 

Qualcomm Snapdragon 800, 4 núcleos, 2,26 GHz 

RAM 3 GB  2 GB
Memória interna 32GB ampliável a até 2TB 16 / 32 GB não ampliável
Bateria 3000 mAh 3000 mAh
Câmera 16 MP abertura f/1.8, OIS 2.0. foco a laser.  8MP frontal. 13 MP com OIS e abertura f/2.4. 2,1 MP frontal
Conectividade

HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.1

HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.0
Dimensões

148,9 x 76,7 x 9,8 mm

138,5 x 70,9 x 8,9 mm

Peso 155 gramas 140 gramas
Preço Não disponível

R$ 999,90

Preço e conclusão

Detalhe muito importante: o preço. O LG G2 custa no momento R$ 999,90. O preço do LG G4 no Brasil só será revelado na quinta-feira, mas espera-se algo acima de R$ 3.000,00. Serão no mínimo dois mil Reais de diferença, o que faz a relação custo/benefício do G2 ir às alturas.

O G2 é para quem gosta de dispositivos compactos e sua tela continua sendo espetacular. Não existe smartphone com melhor relação custo/benefício, mas nesta altura de 2015, a interface antiquada, a falta de memória expansível e seu software podem desagrar aos mais exigentes. Se o Android Lollipop finalmente chegar para o G2 (como a LG prometeu), ele ganhará uma vida nova, e essa comparação mudará muito. Se não chegar, providenciarei a troca pelo LG G4 ou pelo novo Nexus (também da LG).

Se quiser ter uma câmera melhor, uma tela que nunca vi num smartphone (com permissão do Galaxy S6) e uma memória sem limites, escolha o LG G4. Mesmo que o design de couro ou textura não o convença. Afinal, a quem importa uma parte traseira feia se a parte frontal é tão impressionante?

Você tem um LG G2? Trocaria por um G4?

406 Compartilhado

56 Comentários

Escreva um comentário:

  • Tenho um LG G2 desde novembro de 2013. Tirando a expansão de memória e o fato da bateria não ser removível é um puta celular até hoje. Digo da bateria porque a bateria do meu já era, aí como faço para trocar? Ou me meto a abrir tudo (já vi o vídeo e é beeem trabalhoso) ou deixo o celular na assistência coisa que fica mais de 15 dias... tudo por a bateria não ser removível.
    Colocando uma bateria nova, pretendo ficar com ele mais 1 ano.


  • Tenho um G2 tem um ano e não troco por nada. Meu marido pegou o G3 na mesma época e se arrependeu. A unica limitação incomoda é realmente com relação a expansão de memória.


  • Tenho um G2 ... E não tenho do que reclamar... Ele é um modelo coreano ... Tem 32 GB de memória interna ... Mais slot pra cartão de memória ate 64gb .... Bateria removível... E Android 5.0 =D 😁😁😁
    Comprei ele faz uns 3 meses ... E na moral... Não trocaria ele pelo g4 😊😊


  • Tenho um G2 a um ano... Aparelho simplesmente fantástico, a única ressalva é a memória limitada. Quanto a ROM original achei horrível, mas resolvi isso aplicando a cloudy G3. Aproveitei que fiz root e instalei o Viper4android para poder tirar melhor proveito de sua espetacular placa de som que é de 24 bits. Também apliquei um programinha chamado SND-SOC...TAIKO, que libera a capacidade total da placa de áudio,o som agora parece de uma mesa de som e pra tirar o máximo proveito uso fones da Sennheizer. Dessa forma não pretendo trocar de aparelho por mais um ano. Tirei todas as tranqueiras e liberei muito espaço na memória, mas vou comprar um adaptador Meenova pra resolver a limitação da memória.


  • Eu tenho um G2 e eu gosto mto!
    Eu não trocaria ele pelo Moto X pelo fato da bateria dele ser 2300mah a do G2 é 3000mah!
    Eu não trocaria pelo G3 pois não compensa!
    O G4 hj eu jah achei por R$ 1.999. Foi lançado por 3mil e jah tah 2 Mil a vista. Quando ele tiver uns 1500 aeee sim eu compro! Por volta do inicio do ano que vem!


  • LG g2 sem duvidas!!um dos melhores aparelhos que já usei em termos de tela e bateria !!e olha que já usei praticamente todos os aparelhos ate hoje!! ele peca um pouco em som e atualização do Android !! um dos melhores custo - benéfico do mercado junto com o moto x2!!


  • uma coisa q não abro mais mão no smartphone é o quickremote da Lg, outra coisa é a certificação a prova d'água, só trocaria meu g2 pelo g4 se esse viesse com certificação a prova d'água como foi especulado antes do lançamento, sem isso não vale a pena, pelo menos pra mim!


  • A LG bem que poderia disponibilizar esta nova interface aos seus outros aparelhos, gostei desta LG UX4.0


  • Eu tenho um. Nexus 5 a quase um ano, comprei um G2 ha uma semana, paguei 1000 reais, vale cada centavo, só falta o lolipop, com sua tela de 5.2, apesar de ser grande, o corpo em si é compacto, excelente.


  • 1 - O G2 sai em promoção com certa frequência por menos de 900;
    2 - Melhor que ele só sua versão Gold;
    3 - Esse G4 foi muita viagem da LG;
    4 - Único ponto negativo do G2 é a falta de entrada para sd.

    Podem ir de G2 sem medo. Aconselho até ele em relação ao G3, que tem em sua tela seu maior problema.


  • Só na esperança dessa nova interface do G4 pro G3!!


  • Em tempo, depois de experimentar a linha Xperia da Sony (S, SP) e ter gostado, mudei há um ano para o LG G2 e gosto muito, trouxe uma série de inovações hoje incorporadas por outros tops de linha e, sim, teria o LG G4 quando baixar desse preço de lançamento exorbitante em que chegará aqui, por comportar memória expansível, ter opção dual-chip e por essa câmera incrivelmente mais sensível às nuances de luz e essa tela excelente. E a capa quick view ou quick circle ou seja lá com que denominação nova terá agora...


  • Olá, estranhei a informação de que o LG G2 teria suporte a carregamento sem fio...o G3, sim, com certeza, mas o G2? Está certo disso? Acho que essa informação não procede, poderia conferir?
    Agradecendo sua atenção,
    Niso Vianna Neto.


  • Seu eu juntasse 1000 reais para comprar um G2 , juntava mais uns 300 e comprava logo um LG g3


  • O LG G2 o foi o smartphone que mostrou para a Samsung que ela não era a dona do Android como ela pensava.
    Tive um GALAXY S3, iria para o S4, mas não me arrependo de ter comprado um LG G2.
    Realmente sua tela é de encher os olhos, diferente da tela esverdeada e super saturada da Samsung.
    Também estou muito ansioso pela chegada do Lollipop 🍭.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi