O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
9 min para ler 28 Compartilhado 111 Comentários

LG G4 vs Moto Maxx: quem vence essa batalha de gigantes?

O LG G4 foi a aposta de 2015 para topo de linha em 2015, mas muita gente reclama da pouca evolução em relação ao G3. Já o Moto Maxx foi sem dúvida um dos melhores, se não o melhor, smartphone lançado em 2014. O Moto Maxx ganhou a batalha contra o LG G3, mas será que ele consegue encarar o G4?

Design e construção

A maior evolução do LG G4 em relação ao G3 foi em questão de design. Embora muitos pontos negativos ainda persistam, a LG modificou o acabamento de topo de linha que era a parte mais criticada pelos usuários ao compará-lo com os concorrentes. O LG G4 ganhou um melhor acabamento, embora continue sendo plástico, principalmente que agora há uma versão com tampa em couro legitimo.

LG G4 new teaser w782
 Versão em couro do LG G4. / © LG

Por outro lado, o LG G4 estranhamente ficou maior que o G3. As bordas laterais da tela estão mais largas, contrariando a tendência atual. Também ficou mais pesado. Mas isso não deixou o aparelho pior, ele ficou mais robusto e o plástico aparenta ser de melhor qualidade, principalmente a versão em traseira de plástico que ganhou uma textura em forma de diamante.

IMAG0038
Plástico de qualidade, mas continua send plástico. / © ANDROIDPIT

Em termos de design, o LG G4 leva vantagem por apresentar um desenho mais moderno, tela e corpo levemente curvados e a traseira de couro que vem sendo muito elogiada e realmente é muito bonita, sendo que considero o acabamento mais bonito atualmente.

maxx nylon
Traseira de Nylon, notem desfiando em volta da câmera. / © ANDROIDPIT

Porém, quer queira quer não, o G4 é de plástico. Enquanto a concorrência, usa metal, vidro, Kevlar e são ao menos resistentes a água e poeira, o G4 não tem nada disso. O Moto Maxx usa materiais nobres como Kevlar que é super resistente além da controversa traseira de Nylon, que com o tempo desfia. Sendo assim, em embora tenha evoluído, o G4 ainda é inferior ao Moto Maxx em construção.

Tela

Aqui temos duas telas de excelente qualidade. De um lado a do LG G4 que tem 5,5 polegadas com resolução Quad-HD e do outro a do Moto Maxx com 5,2 e a mesma resolução. A tela do G4 é algo diferente do que estamos acostumados, o aparelho usa o Quantum Display: um painel formado por nano cristais ao invés do tradicional LCD. Não vou entrar em detalhes, mas a tecnologia quântica utilizada no G4 garante mais brilho, contraste e nitidez que a tela de OLED do Moto Maxx. Além disso, tem menor consumo de energia. A propria LG falou no lançamento que o LG G4 tem 25% mais brilho, 50% mais contraste e fidelidade de cores 20% maior do que o G3.

moto maxx vs lg g4
Quem tem a melhor tela? / © ANDROIDPIT

Tecnologicamente falando, o LG G4 tem uma tela superior à do Moto Max, mas e na prática? É difícil descrever a diferença, mas toda essa porcentagem de melhora descrita acima em relação ao G3 se concretiza em relação ao Moto Maxx. No dia a dia dá para se notar bem a diferença. O branco é bem mais branco, assim como o preto e todas as outras cores. E as cores não são saturadas em excesso, é tudo muito real. Vejam a imagem abaixo, embora ambas estejam boas, as cores do Moto Maxx não estão reais igual a foto original, o contraste exagerado do OLED torna o vermelho alaranjado e o branco amarelado.

DSC 0018
Moto Maxx força no contraste. / © ANDROIDPIT

A única tela que chega perto do G4 atualmente é a Super AMOLED do S6, embora eu não goste do contraste da AMOLED. Ponto para o G4.

Software

De um lado temos a interface da LG que é totalmente customizada e do outro a do Moto Maxx que é um Android puro. Sempre ouço a mesma história de que Android puro é melhor, mais leve e etc. Concordo com a parte que é mais leve pois isso contribui em desempenho. Mas como estamos falando de 2 smartphones com hardware melhor que a maioria dos computadores atuais, isso é irrelevante. O que vale é a usabilidade de cada uma.

print g4
Interface do LG G4. / © ANDROIDPIT

O software da LG é competente. A empresa sempre traz inovações como o famoso Knock-code, que todo mundo gostaria de ter no seu smartphone, tanto que a Sony e a ASUS já imitaram. No G4 destacamos o smart notice, o widget que te dá dicas na home page, além do Smart Bulletin que é uma tela que reúne vários Widgets e funções da LG. Eu, particularmente, acho a interface bonita e funcional.

print moto maxx
Interface do Moto Maxx / © ANDROIDPIT

Do outro lado temos o Android puro do Moto Maxx, ou quase isso. Se fosse somente o Android puro eu daria vantagem fácil para o LG G4, porém tem mais envolvido. Em termos de software, creio que a Motorola é a empresa que mais está evoluindo desde o Moto X graças ao comados de voz dedicados. O reconhecimento de voz do Moto Maxx integrado com o Google Now é quase perfeito, está anos luz a frente dos concorrentes. Eu particularmente não uso, mas é inegável a evolução. Além disso, temos a questão de atualizações de software que a Motorola leva vantagem. Ponto para o Moto Maxx.

Desempenho

O LG G4 é um ano mais novo, ou seja, tem um hardware melhor na teoria. Com medo dos efeitos de superaquecimento do Snapdragon 810, a LG resolveu usar o processador Snapdragon 808 hexa-core com dois núcleos Cortex-A57 de 1,8 GHz (alto desempenho) e quatro Cortex-A53 de 1,44 GHz (baixo consumo de energia), lembrando que ele já é 64 bit. Já o Moto Maxx possui o Snapdragon 805 que é um quad-core de 2,7 GHz de 32 Bits. De fato o processador é melhor, mas não é segredo para ninguém que a nova geração de processadores de 64 bit (Snap 808 e 810) sofrem com respeito a aquecimento, forçando eles a diminuírem a frequência com o tempo (throttling), embora no 808 seja pouca coisa.

benchmark maxx g4
Moto Maxx se sai melhor no Antutu. / © ANDROIDPIT

Na prática, há pouca diferença de desempenho entre os 2 modelos, na verdade é quase imperceptível para o uso. Em testes de benchmark, quase não há diferença, inclusive houve um empate técnico no Antutu, como podem ver acima. Mas como o Snapdragon 808 já é 64 bit, a longo prazo ele se sairá melhor pois o Android vai usar isso cada vez mais para melhorar o desempenho e o consumo de energia. Ponto para o G4.

Câmera

Aqui vou direto ao ponto: O G4 tem a melhor câmera que eu já vi em um celular, é sério. Sei que os Lumias estão no mesmo patamar e que o S6 também, mas eu gostei demais do G4. Os comandos manuais são rápidos e eficazes e, para quem sabe usá-los, o G4 substitui qualquer câmera point-shoot hoje no mercado, afinal poucas possuem comandos manuais. Já o Moto Maxx também possui uma excelente câmera, quando a iluminação está boa as fotos do Maxx são equivalentes as do LG G4. Vejam abaixo.

cafe g4
Foto tirada com o LG G4 com boa iluminação. / © ANDROIDPIT
cafe maxx
Foto tirada com o Moto Maxx com boa iluminação. / © ANDROIDPIT

Mas quando a iluminação não está ajudando não tem para ninguém, a abertura f1/8 é sensacional para fotos noturnas ou para efeitos de profundidade. O foco por laser também ajuda muito deixando a câmera incrivelmente rápida.

Abaixo algumas fotos com iluminação ruim. Notem que tirei no modo automático. Mas na terceira usei parâmetros do modo manual, o que seria impossível no Moto Maxx.

gatos maxx
Foto tirada com o Moto Maxx em ambiente escuro, tem uma imagem ai. / © ANDROIDPIT
gato g4
Mesma foto tirada no modo automático pelo G4. / © ANDROIDPIT

Agora notem a mesma foto tirada usando o G4 no modo manual com melhores configurações de ISO e velocdade do obturador.

gato g4 manual
Mesma foto agora tirada com ajustes manuais do ISO e obturador. / © ANDROIDPIT

Juntando ao fato da câmera do G4 ter melhor resultados e, principalmente, pelos comandos manuais, ponto mais que merecido para o LG G4.

Bateria

Também serei direto aqui. Não adianta, o Moto Maxx é o melhor smartphone que existe atualmente no quesito bateria, seguido de perto pelo Xperia Z3. São 900 mAh de diferença entre ele e o LG G4: 3900 vs 3000 mAh.

O Moto Maxx aguenta facilmente 2 dias de uso, enquanto o G4 não passa de 1 e meio. Vale ressaltar que ambos possuem suporte a carregamento rápido. Mas ponto para o Moto Maxx.

Especificações tecnicas

LG G4 vs. Motorola Moto Maxx – Especificações Técnicas

  LG G4 Motorola Moto Maxx
Dimensões: 148,9 x 76,7 x 9,8 mm 143,5 x 73,3 x 11,2 mm
Peso: 155 g 176 g
Tamanho da bateria: 3000 mAh 3900 mAh
Tamanho da tela: 5,5 polegadas 5,2 polegadas
Tecnologia da tela: LCD AMOLED
Tela: 2560 x 1440 pixels (534 ppi) 2560 x 1440 pixels (696 ppi)
Câmera frontal 8 megapixels 2 megapixels
Câmera traseira 16 megapixels 21 megapixels
Flash: LED Dual-LED
Versão do Android: 5.1 - Lollipop 4.4.4 - KitKat
RAM: 3 GB 3 GB
Memória interna: 32 GB 64 GB
Memória removível: microSD Não disponível
Chipset: Qualcomm Snapdragon 808 Qualcomm Snapdragon 805
Número de núcleos: 6 4
Velocidade máx. 1,8 GHz 2,7 GHz
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.1 HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.1

Veredito final

O LG G4 é o melhor, mas apertado. Se o Moto Maxx baixar o preço com a chegada de uma nova versão, o Moto Maxx se torna a melhor opção de compra pois terá um melhor custo benefício. Atualmente o Moto Maxx está sendo vendido na faixa dos R$ 1.900 ou mais barato em descontos na compra à vista, contra R$ 2.270 no G4, uma diferença pequena. Vale lembrar que o Moto Maxx vem com 64GB de armazenamento interno contra 32 GB do LG G4, porém ele não tem entrada para cartão Micro SD igual ao G4.

Mas atualmente o LG G4 vence essa batalha, graças principalmente a sua câmera já que em performance no uso diário não há diferença. Além disso, o LG G4 está sendo vendido em versões Dual SIM por praticamente o mesmo preço.

Moto Maxx e LG G4 – Onde comprar

O LG G4 pode ser comprado nas versões de plástico nas cores branca, preta e dourada e outra versão, mais cara, com acabamento traseiro de couro. Além disso há versões dual SIM e Single Sim.

Só há um modelo a venda do Moto Maxx.

 

 

 

28 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Cristiano Do Sacramento 26/jul/2015

    Mesmo sendo considerado um aparelho robusto e retrô e por um preço considerado ainda elevado, ainda vou de Moto Maxx.
    Todos os aparelhos 2015, de empresas conhecidas, pecou em aspectos como controle de qualidade e deixou nós clientes praticamente cobaias. Um esquenta ao ponto de parar um vídeo. O outro descola. O outro pra parar de aquecer, foi reduzido a velocidade do processador.
    Com tantos problemas apresentados, eu vou de Moto Maxx e não me arrependo.

111 Comentários

Escreva um comentário:

  • Falando em custo/benefício e preço, o Moto Maxx ganha de qualquer aparelho. Mas se for levar em consideração : câmera e processador ele perde.
    Pela câmera pq a câmera LG é uma das melhores. E pelo processador pq o Moto Maxx utiliza processador 32bits e o G4 usa arquitetura 64bits.
    Eu tenho o Moto Maxx e não troco por nenhum outro aparelho. Mas dizer que ele é o Top das Galáxias, seria exagero da minha parte. Rsrs


  • Bom, somente quando lançarem um smartphone com bateria acima d 3.900 mah mudo meu conceito.


  • Só veio fãboy da motorola comentar akii kkkk. O G4 ganha em tds aspectos, so perde em bateria. Dizer q o moto maxx é superior é exagero, bom ele é, ii mt, mas n é melhor q o G4.


  • Kkkk nem tem comparation, esse lg só destaca sua camera frontal! Enquanto o moto maxx é o melhor smartphone do mundo! LOL


  • Meu G3 já tem um desempenho excelente com os mesmos processadores que o Moto Maxx...agora imagino o G4 com 6 processadores. Minha câmera do G3 é perfeita sem mencionar a qualidade da tela. A LG conseguiu transformar o G4 num aparelho fantástico, com uma câmera ainda mais poderosa e tela com melhor resolução, na prática certamente deve ter o mesmo desempenho que o Moto Maxx, pois pra mim o Moto Maxx hoje ganha somente na bateria.


  • kkk, a galera é fogo todos querem que os outros tenham a mesma opnião, vamos fazer o seguinte, quem gostou do g4 compra o g4 e depois fala o que NÃO gostou, e quem curte o MAXX faz a mesma coisa.
    eu tenho o maxx, não curto muito o peso dele, e a bateria está longe de duarar o que premoeteram, deixei cair e trincou o vidro e para trocar sai 900 reias aqui em floripa, camera só reclamo em locais com pouca luz, acho que é só isso, no mais se voltasse no tempo e pudesse comprar outro no lugar dele, não faria isso, acho muito bom, abs


  • Só uma observação: a câmera do Moto Maxx pode não ter todos os ajustes manuais, mas pelo menos TEM "controle manual de exposição" sim. A foto em um ambiente escuro só não fica mais clara que o quadro real, mas fica igual.


  • G4 é muito superior!!!


  • Bom eu vou de moto maxx simples mente por ele ser quase superior ao g4 na prática o desempenho dos dois são diferentes e se colocarmos que o moto maxx e do ano passado ele e bem melhor que o g4 . o g4 só ganha na Camera em si que tbm n a muita diferença e internos de inovação o g4 deveria ser bem melhor por ser dese ano mas n e tao afrente assim .agora quando chega o moto maxx 2015 aí sim o moto maxx ganha fácil .


    • Passou 2015 e não vi esse Moto Maxx 2015 que você falou. O G4 é melhor em processamento mas perde em armazenamento e bateria, cada um com os seus predicados. O que me impede de comprar o Maxx são os botões capacitivos. Mas com certeza os dois são excelente aparelhos. Estou vendendo hoje um G2 que é um aparelho maravilhoso e no futuro comprarei um G4 (quando baixar para 1500 reais ou menos).


  • Terrível ver o vermelho sendo transformado em laranja na tela do Moto Maxx...

    E galera, Vale a Pena Ver de Novo já chamou mais uma vez, a mesma novela: quantidade de mpx não significa qualidade, tampouco superioridade.


  • Tantos requisitos para se avaliar e as pessoas exigem da câmera, que é só mais um dos vários pontos onde o Moto Maxx é superior.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi