O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
32 Compartilhado 364 Comentários

Review do LG G6: um novo capítulo

Atualizado: Lançamento no Brasil

O LG G6 é a virada de página da fabricante com relação ao fracasso de vendas que foi o G5 no ano passado. O projeto modular ficou no passado, e para este ano temos um investimento voltado a usabilidade. Será que a LG desenvolveu um produto que pode ser um concorrente digno do Galaxy S8? Testamos a versão americana do LG G6, que está em fase de produção final (pré-produção). Confira nossa análise detalhada a seguir.

Atualização: a LG do Brasil anunciou oficialmente o dispositivo no país. Saiba todos os detalhes sobre a disponibilidade e o preço acessando o tópico "Disponibilidade e preço", logo abaixo.

Destacar mudanças recentes

Prós

  • Software da câmera
  • Performance
  • Tela

Contras

  • Preço internacional

LG G6 – Data de lançamento e preço

Lançamento do LG G6 no Brasil: o G6 foi apresentado pela lG durante uma coletiva de imprensa no dia 25 de abril, em São Paulo. O modelo começa a ser vendido a partir do dia 26 de abril no varejo físico e online. O preço do modelo é R$ 3.999,00 e ele estará disponível nas cores: astro black (preto) e platinum (prata). O modelo vendido no país é o americano, que usamos neste review, com processador Snapdragon 821 e 4GB de memória RAM.

Promoção de lançamento: quem comprar o LG G6 contará ainda com o Game Collection, que são recompensas internas nos jogos Temple Run 2, Spider-Man Unlimited, Crossy Road, SimCity BuildIt, Cookie Jam e Genies & Gems, que na Google Play sairiam por mais de R$ 600. 

LG G6 – Desenho & Qualidade de Construção

O LG G5 já tinha um projeto visual bem diferente de seus predecessores. Agora, com o G6, a LG focou o projeto do modelo nas necessidades de seus usuários. O aparelho tem uma tela grande, que está fixada num chassi consideravelmente compacto. Aliás, o modelo é o primeiro da série a contar com a certificação IP68, contra danos líquidos.

O formato da tela do G6 é bastante atraente. O painel é ligeiramente mais longo e estreito do que a maioria dos modelos que temos no mercado. O corpo é construído em alumínio e conta com bordas arredondadas. Nas extremidades de suas bordas temos cantos arredondados para que a pegada do smartphone fique mais confortável na mão do usuário. A moldura, inclusive, lembra bastante o layout do Samsung Galaxy S6.

AndroidPIT LG G6 9299
Acabamento frontal do LG G6 / © AndroidPIT

Como disse acima, a LG abandonou o projeto modular, e concentrou seus esforços no projeto do aparelho em si. A moldura ao redor da tela é estreita, mais ainda que a do G4, e o painel ocupa uma espaço significativo da parte frontal do modelo. Abaixo da tela temos o logotipo da LG, enquanto na parte superior está o alto-falante, o sensor de proximidade e a câmera frontal.

AndroidPIT LG G6 9285
Detalhes da traseira do G6 / © AndroidPIT

A parte inferior se lembra bastante com o LG V20, especialmente as aberturas do alto-falante. Ao meio, encontramos o USB Type-C ao lado de um microfone. Na parte superior temos, felizmente, a entrada convencional de 3,5mm para fones de ouvido acompanhada por um microfone para cancelamento de ruídos.

Do lado esquerdo do G6 encontramos os botões de volume, e à direita está o slot para o cartão SIM e também para o microSD. O botão de energia se manteve na mesma posição e formato do LG G5, ao centro traseiro, integrado ao sensor biométrico. Logo acima, temos as câmeras e o flash de LED ao meio.

AndroidPIT LG G6 9296
Parte inferior e traseira do G6 / © AndroidPIT

A qualidade de construção do G6, de modo geral, é excelente. Infelizmente, a parte traseira feita em vidros atrai bastante impressões digitais, mas esse problema é comum em modelos que contam com esse tipo de revestimento. Os modelos em prata e branco deixam as marcas no vidro menos evidentes do que na versão preta.

LG G6 – Tela

A tela é um dos pontos mais inovadores do LG G6. O formato é incomum, jamais visto em outro smartphone. Se trata de um painel IPS com 5,7 polegadas e resolução de 2.880 x 1.440 pixels, conhecido como QHD+, uma variante com maior resolução do que o QHD convencional. A proporção de tela é de 18:9 (ou 2:1), ao invés do padrão 16:9.

AndroidPIT LG G6 9313
LG G6 e suas variações de cores / © AndroidPIT

Outra novidade presente no modelo são os cantos da tela arredondados. Essa característica está presente nos quatro cantos do painel, e sua finalidade, além do visual estético, é fazer com que a navegação por toque seja mais intuitiva de alguma forma. A intenção da LG é boa, mas a empresa não conseguiu fazer essas curvas perfeitamente, veja:

AndroidPIT LG G6 0227
A tela do G6 não tem curvas perfeitas  / © AndroidPIT

Para fins de demonstração, instalamos no dispositivo o aplicativo Cornefly, que gerencia cantos arredondados em qualquer tipo de tela. Para exemplificar melhor os detalhes da tela do G6 escolhemos um fundo de cor vermelha. Logo, os pixels avermelhados na imagem acima representam o desvio de linha do arredondamento da tela.

Em uso prático essa diferença é pouco perceptível, mas pode desagradar os mais atentos. Não sabemos ao certo se este é um erro de processamento de imagem ou da unidade que nos foi disponibilizada. 

Cornerfly Install on Google Play

Falando sobre o display, temos um painel LCD com tecnologia HDR. Os ângulos de visão são bons e as cores são agradáveis. O HDR, contudo, é um extra: bom para filmes ou imagens. Fora desses dois tipos de uso, a presença dessa tecnologia é um pouco imperceptível. Para usufruir melhor do HDR por completo, no entanto, é necessário que o vídeo reproduzido ofereça suporte para o mesmo, como temos no Netflix (a promessa) e em poucos vídeos no YouTube.

O modo conforto faz com que as cores do painel sejam alteradas, removendo o excesso de luz azulada do display. É possível programar o uso deste recurso para que o mesmo funcione automaticamente, e essa opção está acessível através da barra de atalhos rápidos. Quando não programado, a função pode ser ativada automaticamente durante o dia, o que pode não ser muito interessante.

LG G6 – Características Especiais

Painel com proporção de 18:9

O painel com proporção de 18:9 (ou 2:1) do LG é, obviamente, uma de suas características especiais. A resolução QHD+ também. Sob o nome de Univisium, essa proporção é bastante conhecida no ramo do cinema, e propagado por inúmeros diretores e especialistas como o futuro dos filmes. No presente, contudo, temos a oportunidade de testá-la no LG G6.

Resumidamente, a tela de 5,7 polegadas do G6 é mais esteira e alta em comparação com outras telas do mesmo tamanho e que contam com a proporção 16:9. Isso permitiu a LG colocá-lo em um chassi equivalente a de um modelo com 5,2 polegadas de tela. Na prática, o G6 é um pouco maior que um Nexus 5X. Isso resultou em um bom aproveitamento de tela, tamanho compacto e ainda sim não perdemos espaço para exibição de conteúdos.

LG G6 ratio BRA
Diferentes proporções de tela do G6 nas configurações / © AndroidPIT

Essa mudança faz diferença quando usamos um aplicativo de mensagens ou o navegador de internet. Nestes casos, temos mais linhas para serem exibidas num site ou então mais conteúdos no espaço de uma conversa. Durante nossos testes pudemos notar que essa proporção também trouxe benefícios a interface do usuário, permitindo o uso de fontes menores e melhor aproveitamento de elementos do sistema. 

Outro benefício dessa proporção está no formato utilizado para o recurso de multi-janela, onde os aplicativos são divididos exatamente ao meio da tela, formando assim dois quadrados de tamanhos iguais. Outros aplicativos da LG foram otimizados para exibir mais informações, como o app de câmera, por exemplo, que mostra na margem esquerda as últimas fotos capturadas.

AndroidPIT lg g6 display app skalierung
É possível ajustar a proporção de tela por aplicativo / © Screenshots: ANDROIDPIT

Entretanto, alguns aplicativos podem enfrentar problemas com a resolução e a proporção de tela incomum, principalmente reprodutores de vídeos e jogos. Embora não existam incompatibilidades na execução, a maioria dos jogos e vídeos irão exibir uma barra preta na parte superior e inferior da tela (ou nos cantos). Para contornar esse problema, a LG permite adaptar a escala do vídeo nas configurações de tela do G6 (Configurações> Tela> App-scaling). No caso dos jogos é feita uma adaptação para o formato 16,7:9, onde alguns pixels são cortados para compensar as barras pretas, que não são muito grandes.

O usuário pode optar pelo uso do padrão 16:9, mas terá que conviver com as barras pretas todo o tempo, ao contrário do que acontece com a proporção nativa do G6. Essas faixas escuras são campos sensíveis ao toque, ou seja, não se trata apenas de um campo inativo de pixels apagados.

AndroidPIT lg g6 display sky dancer
16:9 acima e 2:1 (18:9) abaixo / © Screenshots: ANDROIDPIT

Para o consumo de mídia, o LG G6 se mostrou muito eficiente. Reproduzimos vídeos do Netflix, com proporção 18:9, e que obviamente enfrentaram o problema das barras pretas. Contudo, é nítido o aproveitamento da tela na exibição de mais informações na imagem.

O aplicativo do Netflix foi capaz de rodar na resolução nativa, e também com o ajuste de escala em 16:9, sem quaisquer problemas. Já com o jogo Star Trek (acima) tivemos um resultado ruim, uma vez que o mesmo não se adaptou ao novo padrão da forma como gostaríamos, e infelizmente não existem muitas opções nas configurações que possam melhorar a otimização de alguns jogos com escalas inferiores.

LG G6 – Software

O LG G6 vem de fábrica rodando com Android 7.0 Nougat e a nova interface LG UX 6.0. Essa nova versão da skin da LG foi totalmente adaptada para o G6, visando otimizar ainda mais a função multitarefa com a tela de novo formato. O software está rodando liso e de forma suave. Também devemos dizer que essa versão está ainda mais minimalista.

Além da Play Store, outros aplicativos do Google estão presentes, como Google Docs, Google Drive, Google Play Music, o Google Play Movies, Google Duo, Android Pay e muito mais. A LG traz funções e apps básicos, como o rádio FM, o LG Switch Mobile Software (para copiar dados e aplicativos do telefone antigo), LG Smart Mundial (uma loja para mais temas, papéis de parede e aplicativos, em sua maioria gratuitos), e Limpeza inteligente (um aplicativo que otimiza memória RAM e bateria). Apps de terceiros temos: Evernote, Instagram e Facebook.    

lg g6 front colors
LG G6 sem o App Drawer  / © AndroidPIT

Observamos que 11GB do armazenamento é ocupado pelo sistema, aproximadamente 20GB estão acessíveis ao usuário. Felizmente, o armazenamento pode ser expandido com a ajuda de um cartão microSD, incorporando-o como parte do espaço interno. Apps no cartão demoram um pouco mais para serem lançados pelo sistema. 

Por padrão, a LG não disponibiliza a bandeja (ou gaveta) de aplicativos, mas é possível encontrar três configurações no sistema: início padrão (sem App Drawer), Easyhome (início simples) e Home + App Drawer.

AndroidPIT lg g6 software features
Opções para o armazenamento, hotspot e tela do G6  / © AndroidPIT

A navegação pelo sistema é feita através dos botões virtuais. O botão de home, quando pressionado por alguns segundos, ativa o Google Assistant. O software do G6 traz características interessantes, como compartilhamento da internet com outros smartphones pelo protocolo WLAN, o ajuste da escala de tela (como explicamos no tópico acima), uma função Always-On, além de um utilitário que desabilita aplicativos selecionados por até 24 horas para serem ativados rapidamente em outro momento.

LG G6 – Performance

O LG G6 é embalado pelo processador Qualcomm Snapdragon 821. Existe um rumor de que a Samsung tem algo a ver com essa decisão, como uma espécie de exclusividade de uso do Snapdragon 835 neste primeiro quadrimestre do ano. Contudo, a Qualcomm já desmentiu essa hipótese publicamente. Isso faz com que o G6 não seja o topo da marca em processamento, visto que temos o LG V20 com especificações semelhantes.

Por outro lado, temos que notar que a LG nem sempre embalou seus aparelhos com o processador mais potente do momento, como no caso do G4, que chegou ao mercado com o Snapdragon 808 em vez do Snapdragon 810, embora este tenha obtido resultados convincentes em desempenho.

A memória RAM do G6 é de 4GB, e considero o armazenamento pequeno para um modelo topo de linha, com 32GB de espaço (pelo menos temos o suporte para microSD). É uma pena que a LG tenha produzido uma versão com 64GB de armazenamento e não tenha optado em trazer para o mercado europeu. Esperamos, contudo, que ela chegue como alternativa ao Brasil.

Na teoria, o G6 é um smartphone com especificações técnicas “made in 2016”. Contudo, seu uso atenderá muito bem os usuários em 2017, principalmente pela capacidade da memória RAM e o espaço interno que pode ser ampliado além dos 32GB. É possível usá-lo para jogos diariamente sem quaisquer problemas. Ainda sobre o chipset, temos a vantagem do 821 ser mais otimizado que o Snapdragon 810, que esquentava bastante.

Usei o dispositivo por vários dias para enviar mensagens, fazer ligações e diversas outras tarefas, e não tive problemas com seu desempenho. Aplicativos iniciam rapidamente e o multitarefa não faz o G6 suar. Entretanto, notamos que as animações do sistema são um pouco lentas, e talvez isso seja proposital para que não existam gargalos no hardware, como tratamentos e início de apps mais rápidos. O G6 não oferece suporte ao Daydream, contudo, é possível rodar tranquilamente aplicativos de realidade virtual.

AndroidPIT LG G6 0233
Slot removível do LG G6 / © AndroidPIT

Não existem muitas observações para serem feitas a respeito de jogos: o G6 é capaz de rodar os mais exigentes disponíveis na Play Store. O ponto positivo é que a empresa oferece uma opção para ajustar a resolução de tela padrão para os jogos, otimizando assim a taxa de quadros por segundo.

Uma resolução mais baixa, como Full HD ou HD, por exemplo, pode ser mais vantajosa, visto que temos maiores taxas de frames por segundo dos que no padrão de tela QHD+. A qualidade da imagem, obviamente, é reduzida, mas isso é imperceptível dada a qualidade do painel. Para ajustar a resolução, é preciso ir até: Configurações> Bateria> Otimização de jogos.

Com relação aos benchmarks, o G6 está dentro da pontuação que se pode esperar de um dispositivo com Snapdragon 821. O LG G6 deveria vir equipado com o Snapdragon 835? Olhando para o desempenho do sistema, principalmente para jogos, acredito que sim. Existem inúmeros ganhos em usar o 835 para essas finalidades, visto que o novo processador traz consigo melhorias consideráveis e diversas novidades.

Temos um dispositivo que não faz uso da tecnologia Daydream, o que seria possível com o uso do novo chipset. Porém, não existam razões práticas que possam fazer do G6 um modelo com performance abaixo da média. Agora, se o dispositivo estará à altura do Galaxy S8 que virá com processador Snapdragon 835, teremos que esperar algumas semanas para saber.

LG G6 – Áudio

A versão coreana do G6, assim como o V20, vem equipada com um chip de áudio 32-bit, o Sabre 32 Quad DAC ES9018S, desenvolvido em parceria com a ESS Technology. Isso garante alta qualidade sonora e também oferece suporte a mais formatos sem perdas de áudio (FLAC, DSD, AIFF e ALAC). Infelizmente, este chip não é o mesmo presente na versão americana ou europeia do LG G6.

AndroidPIT LG G6 9336
Alto-falante e USB-C do LG G6  / © AndroidPIT

Contudo, tivemos uma experiência sonora acima da média com o modelo enviado para testes. O alto-falante é mono, mas oferece uma qualidade de áudio interessante. O volume, quando alto, não distorce o som e nem faz com que sua clareza seja inferior.

Talvez, o ponto negativo do alto-falante seja seu posicionamento na parte inferior do aparelho, onde é possível abafá-lo facilmente com as mãos. Isso acontece especialmente quando algum jogo ou vídeo é reproduzido em modo horizontal. Neste caso, quando o speaker é coberto, o som é completamente afetado, visto que o mesmo não conta com uma segunda saída auxiliar.

O som emitido pelo fone de ouvido que acompanha o G6 não decepciona. O volume máximo não é baixo. No aplicativo de música existe um equalizador com alguns perfis pré-definidos, mas é possível configurá-los manualmente.

AndroidPIT lg g6 audio
Equalizador de músicas do G6 / © AndroidPIT

LG G6 – Câmera

A câmera principal do LG G6 é dupla, assim como tivemos no V20 e no G5. Finalmente, temos dois sensores com a mesma resolução, de 13MP, que juntos chegam a um ângulo de 125 graus. A câmera frontal tem resolução de 5MP e grande angular de até 100 graus, perfeita para selfies em grupo. O software traz os seguintes recursos: modo auto panorama, panorama em 360 graus, time-lapse e um modo de embelezamento. Temos um comparativo da qualidade da câmera do smartphone com seus concorrentes:

No geral, o software do G6 faz um bom trabalho. Em nossos testes notamos que o processamento para redução de ruído não é agressivo. Isso faz com que as imagens - principalmente em condições de baixa luminosidade - apresentem um leve ruído, mas preservando detalhes. Notamos que a LG utiliza alguns filtros que servem para corrigir a cor das imagens.

AndroidPIT LG G6 Hands on MWC 2017 7089
Primeiro teste que fizemos com o G6 no MWC 2017 / © AndroidPIT

Com o ISO 800 notamos que o ruído é mais pronunciado, principalmente em ambientes fechados. Essa análise foi feita pelo Stefan Möllenhoff, editor e especialista em imagem do AndroidPIT. Com o ISO 400 os resultados são melhores, dentro do esperado.

O modo automático é bom e mais indicado aos usuários menos experientes. Esse modo garante que as imagens saiam melhor iluminadas, equilibrando melhor o balanço de branco. O HDR garante imagens com bom equilíbrio de cores e tons, e impressiona especialmente em cenas de alto contraste.

AndroidPIT LG G6 9330
LG G6 e sua câmera traseira / © AndroidPIT

É possível fazer imagens com diferentes distâncias focais. A câmera com lente grande angular amplia possibilidades, permitindo que mais objetos, pessoas e cenários sejam enquadrados num única foto.

LG G6 – Bateria

Durante muito tempo a LG apostou na bateria removível, e que foi deixada de lado oficialmente neste modelo. A capacidade aumentou para 3.300mAh, e somente nos Estados Unidos os usuários poderão contar com a opção de carregamento sem fio (até o momento). O LG G6 é carregado através de uma porta USB Type-C e oferece suporte para a tecnologia Quick Charge 3.0. A USB C da LG permite que o aparelho consiga carregar outros smartphones através de adaptadores, claro, USB C > micro USB.

Como dissemos no início do artigo, a unidade enviada para testes é um modelo americano, logo, pudemos experimentar o carregamento sem fio. De fato, essa tecnologia carrega o aparelho mais devagar, masisso nano chega a ser um inconveniente, visto que muitos usuários optam em carregar seus smartphones ao longo da noite.

USB-C: Das LG G6 lädt andere Smartphones
USB-C: o G6 oferece recarga rápida  / © AndroidPIT

Agora, com relação a duração da bateria, fizemos alguns testes no PCMark e também usando o smartphone com freqüência, salientando novamente que esta é uma versão de pré-produção do modelo americano. Tal como acontece com qualquer outro dispositivo embalado pelo Snapdragon 821, temos uma durabilidade mediana para jogos com frequência, fazendo com que a bateria do G6 não durasse o dia todo.

Agora, com relação aos aplicativos convencionais, como mensageiros, internet, redes sociais e ligações, temos a possibilidade de chegar ao final do dia com um pouco de carga. Em alguns momentos, dependo do tipo de uso, era possível chegar à noite com 50% de carga. Não é possível bater a marca de 24 horas completas, mas com algum esforço e contando o nosso período útil do dia, pode-se chegar ao dia seguinte com um pouco de

LG G6 – Especificações Técnicas

Dimensões: 148,9 x 71,9 x 7,9 mm
Peso: 163 g
Tamanho da bateria: 3300 mAh
Tamanho da tela: 5,7 polegadas
Tecnologia da tela: LCD
Tela: 2880 x 1440 pixels (564 ppi)
Câmera frontal 5 megapixels
Câmera traseira 13 megapixels
Flash: LED
Versão do Android: 7.0 - Nougat
Interface: LG UX
RAM: 4 GB
Memória interna: 32 GB
Memória removível: microSD
Chipset: Qualcomm Snapdragon 821
Número de núcleos: 4
Velocidade máx. 2,4 GHz
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Bluetooth

Veredito preliminar

Em nossos testes, o LG G6 mostrou seu valor. Tela, câmera e performance: em quase todos os quesitos nos surpreendemos com o dispositivo. As críticas ficam por conta da falta de cuidado com os cantos arredondados da tela e o uso de um processador não-atual. Também gostaria de destacar aqui que a versão com 32GB pode ser insuficiente, logo, se puder, escolha pelo modelo com 64GB.

Estamos convencidos de que o G6 é um bom aparelho, mas, infelizmente, fica a ressalva sobre suas variantes, que são ao menos três. O preço também é um pouco alto para o mercado europeu, incluindo para a versão modificada que será vendida por aqui.

O G6 é uma continuação do G5, mas se trata de um capítulo escrito do zero. O modelo anterior chegou ao mercado e foi recebido com grandes expectativas, graças ao seu projeto modular. O plano não deu muito certo, mas a LG deu a volta por cima e nos trouxe um conceito ainda mais bonito e sólido. 

É claro que, dependendo do mercado, outros cliente irão sentir falta de algumas características, que variam de acordo com a variante que a LG irá disponibilizar: algumas contam com o chip de áudio de alta qualidade e mais armazenamento. Se o preço, de 749 euros, baixar, a recomendação pelo G6 será inevitável nos próximos meses.

O que você achou do LG G6?


Nota: este review foi baseado num dispositivo de pré-produção e se trata da variante americana do LG G6, logo não iremos classificá-lo com estrelas como de costume. Quando tivermos com o produto final na redação (variante europeia) iremos adicionar novas impressões à esta análise e assim atribuir uma nota ao aparelho.

Este artigo foi escrito em conjunto com os editores do AndroidPIT, Hans-Georg Kluge, Luis Ortega e Stefan Möllenhoff.

32 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Andreu Vasconcelos há 6 meses

    O aparelho tem boas especificações, aliadas a um design agradável e se não possuir problemas de hardware como o antecessor será uma excelente opção. Pior que o G5 nem seria possível, já que ele foi o fundo do poço para a LG no setor mobile. Torço para que a fabricante se recupere em 2017.

  • brunohrstk há 5 meses

    respeite o cara mulek, cara sempre com comentários amigáveis e vem um pirralho igual vc provocar treta sem mais sem menos.

  • Vinicius Guerra há 5 meses

    Eu até falei aqui mesmo, se a LG for inteligente, colocaria um preço bem abaixo para brigar com o S8, pois seu hardware é inferior. Mas ledo engano, depois dessa, sugiro a LG que feche o seu setor mobile, pois não vai fazer falta para ninguém!

    A empresa perdeu uma boa oportunidade de fazer frente com a Samsung se colocasse um preço menor. Vai entender esses executivos de 5ª categoria, sem nenhum tipo de visão estratégica nem nada. LG vai continuar como uma empresa, mas sem visão empresarial, ruim para ela e para os seus clientes.

  • Thalles Henrique há 5 meses

    A LG fez justamente o que não devia: apesar de bom, o G6 é consideravelmente inferior ao Galaxy S8 (destaque para a continuidade do LCD IPS, quando o S8 já usa OLED). Tal preço só ressalta isso, se ela tivesse considerado minimizar o lucro por unidade em prol de fisgar aqueles usuários que querem um aparelho legal (próximo do S8) mas sem gastar 3K, teria muito mais sucesso. Porém com esse preço, a tendência é repetir o fiasco que foi o G5.

  • Deivis Schuman há 5 meses

    A LG aprendeu direitinho com o erro do passado. Dessa vez ela não fez pouco caso com o Brasil e trouxe a versão que é vendida em outros países! Teria sido perfeito se ela tivesse melhorado o preço.

364 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi