O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

461 Compartilhado 62 Comentários

Review do LG V10: o tela-dupla completo da LG

O LG V10, com suas 5,7 polegadas, é a resposta da LG ao smartphones de maior tamanho do ano, o Note 5, o Galaxy S6 Edge+, o Moto X Style e o Nexus 6P. Estamos diante do primeiro phablet top de linha da LG, já que anteriormente sua série Stylus havia permanecido na gama intermediária. O LG V10 representa a estreia da companhia sul-coreana nesse nicho de mercado, e é o terceiro smartphone topo de linha da LG em 2015, depois do G Flex 2 e do G4. O aparelho animou a gama alta no fim de um ano que já parecia fadado ao tédio na categoria. Veja o nosso teste completo do dispositivo e descubra como o primeiro phablet premium da LG se saiu.

Avaliação

Prós

  • Otimização corpo/tela
  • Tela dupla
  • Micro SD e bateria removível
  • Design único, mas não para todos os gostos
  • Câmera excepcional e sua interface
  • Modos manuais de foto e vídeo
  • Carga rápida em 1 hora

Contras

  • Escâner de digitais pouco útil
  • Duração da bateria
  • Preço
  • Peso

LG V10 – Data de lançamento e preço

O LG V10 já está disponível nos Estados Unidos vinculado a operadoras e em pré-venda em alguns países europeus. Também foi confirmada a sua chegada para países da América Latina, mas a LG divulgou que ainda não tem planos para trazê-lo ao Brasil.

Seu preço de pré-venda na Europa é de 889 Euros (Amazon Alemanha), e deve cair para os 800 Euros quando o aparelho chegar ao varejo. Suas cores são preta espacial, bege, azul oceano, azul opala e branco.

lg v10 back
A tampa traseira e sua textura rugosa. / © ANDROIDPIT

LG V10 – Desenho & Qualidade de Construção

O design do LG V10 não deixa ninguém indiferente. Estamos diante de um dispositivo grande, com medidas de 160mm x 79mm x 8,6mm (1 mm a mais do que o G4), e um tanto pesado, com 192 gramas.

Sua parte frontal é ocupada pela tela de 5,7 polegadas e as bordas de aço inoxidável nas laterais. O restante é feito de policarbonato. As laterais superior e inferior são de plástico opaco, com partículas brilhantes praticamente imperceptíveis. A parte traseira também é de policarbonato com um acabamento rugoso e esportivo, que lembra um pouco o Moto Maxx. Testamos o modelo na cor preta, bastante sóbrio.

lg v10 side 2
As bordas metálicas só nas laterais. / © ANDROIDPIT

Na parte de cima do painel encontramos também a tela secundária, e à sua esquerda as duas câmeras frontais para selfies (mais abaixo contarei a diferença entre ambas). Na parte superior encontramos o alto-falante para as chamadas e o sensor de movimento e o LED de notificação. A borda superior acima da tela dupla é realmente mínima, menor que no G2, G3 ou G4. Na borda inferior encontramos o símbolo da LG, que abandona os brilhos e agora é opaco e gravado em policarbonato.

lg v10 sensor
Parte superior completa do LG V10. / © ANDROIDPIT
lg v10 side 1
As bordas em alumínio do LG V10. / © ANDROIDPIT

Sua razão tela/carcaça é de 70,8%. Esta distibuição talvez se deva ao fato de ter sido excluída a tela secundária, ou porque as bordas de aço inoxidável contam como corpo. De toda forma, a sensação é de bordas mínimas. A LG fez um trabalho excelente nesse aspecto. Eu não tinha visto bordas tão pequenas em seus dispositivos desde o LG G3.

lg v10 display
Bordas finas do LG V10.  / © ANDROIDPIT

O LG V10 é totalmente plano, tanto na parte frontal quanto na parte traseira - será que a companhia se arrependeu de fazer o G4 ligeiramente curvado? Tanto o G3 como o G4 eram bastante curvos em sua parte traseira, estilo que a LG abandona no novo aparelho. A parte traseira é totalmente plana, e nela encontramos os típicos botões da LG que voltam a ser redondos em sua totalidade, como no G3.

lg v10 camera
Textura traseira, Smart Button, LED e sensor do LG V10.  / © ANDROIDPIT

Na parte traseira também encontramos a câmera levemente protuberante e rodeada por um círculo metálico (bem diferente daquela integrada ao S6 Edge Plus). À sua esquerda se encontra o flash de LED duplo e à sua direita o foco laser muito elogiado da LG. Mais abaixo encontraremos o nome do dispositivo gravado em policarbonato.

lg v10 brand 2
Logo do LG V10 gravado em sua textura de policarbonato.  / © ANDROIDPIT

Na parte inferior encontramos a entrada para microUSB, o alto-falante mono e a entrada para fones de ouvido. Na parte superior se encontram o emissor de infravermelho e o alto-falante de chamadas.

Em geral, o V10 é um smartphone grande, mas com proporções bem cuidadas e um aspecto premium mas esportivo. Não chega à elegância do Nexus 6P ou do S6 Edge Plus, mas a LG nunca foi conhecida pela elegância, e sim praticidade. Pelo tamanho, contudo, além do peso, o uso com uma mão fica um tanto prejudicado.

LG V10 – Tela

Tela principal

A tela do LG V10 é de 5,7 polegadas QHD com uma resolução de 2.560 x 1.440 pixels e uma densidade de pixels de 515 ppp. Se a LG pode se gabar de uma coisa, são as suas telas. A companhia vem entregando displays excepcionais em seus carros-chefe ao longo dos anos, e o V10 não é uma exceção. Estamos diante de um painel IPS LCD brilhante, com boa visibilidade em ângulos inclinados e ótimo brilho. Apesar disso, o G4 tem um pouco mais de brilho.

lg g4 vs lg v10 screen
LG V10 (direita) LG G4 (esquerda). / © ANDROIDPIT

Tela secundária

A LG nos apresenta uma inovação curiosa e bastante útil. Trata-se de uma tela secundária na parte superior, à direita das duas câmeras frontais. Essa tela contém atalhos distintos, e com eles não precisamos ligar com tanta frequência a tela principal. Por sua localização, é indispensável o uso de duas mãos para acessá-la. Se estivesse na parte inferior, poderíamos acessar os atalhos com uma só mão (apesar de que isso poderia ter tonado o design mais pesado). A seguir você fica sabendo mais sobre essa tela.

lg v10 sensor
A tela secundária do LG V10.  / © ANDROIDPIT

LG V10 – Características Especiais

Tela secundária

A tela secundária é uma tela para atalhos, com diferentes funções dependendo do fato de a tela principal estar acesa ou apagada. Quando está apagada, essa tela secundária pode ficar ativada de forma permanente, e aí receberemos todas as notificações do telefone. Podemos ver a data e a hora, a porcentagem da bateria, acessar a câmera, ativar ou desativar o Wi-Fi, acender a lanterna ou usar os controles para a reprodução de música. Se quisermos, ela fica acesa todo o tempo com baixo brilho.

ANDROIDPIT LG V10 HERO
A tela secundária do LG V10 oferece um multitarefa útil. / © ANDROIDPIT

Se a tela principal estiver ligada, as opções se multiplicam. A segunda tela pode ser considerada então um QSlide melhorado e que realmente é uma ferramenta de multitarefas. A tela secundária nos apresenta os aplicativos recentemente abertos, algo bem pensado, uma vez que no fim sempre nos movemos entre 10 e 15 aplicativos, e é fácil tê-los à mão sem recorrer à multitarefa.

second screen v10
Ajustes da tela secundária do LG V10.  / © ANDROIDPIT

Nesta tela, você também pode trazer os contatos mais freqüentes da agenda, de modo que você pode fazer chamadas a partir desses atalhos. Além disso, esta tela serve como um menu da câmera onde é possível alterar entre os modos manual, automático e simples.

Sensor biométrico

A LG implementou no V10 um sensor de impressões digitais, a segunda inclusão da marca após sua estréia no Nexus 5X. No entanto, sua funcionalidade é um pouco problemática, visto que é preciso apertar o botão de energia do dispositivo e mantê-lo pressionado até que tela seja desbloqueada. O sensor da LG não parece ser muito prático como o utilizado pela Samsung, por exemplo, visto que basta deslizar o dedo sobre o botão home dos últimos Galaxy para que o sensor responda e desbloqueie a tela.

Podemos dizer que o sensor da LG é mais um capricho do que uma utilidade, principalmente pelo fato da empresa oferecer o Knock Code e o Knock On, opções mais confortáveis e úteis para um smartphone com essas dimensões.

lg v10 micro sd sim
Sensor biométrico do LG V10 no botão de energia não é muito funcional.  / © ANDROIDPIT

Uma vez configurado - através de um processo bem tedioso - o scanner funciona bem. Por outro lado, suas funções são bem limitadas. Basicamente, o sensor serve para desbloquear a tela ou bloquear o aplicativo de notas QuickMemo. Uma funcionalidade extra para o scanner não teria sido ruim, principalmente pelo fato da empresa oferecer alternativas mais convidativas para o desbloqueio da tela.

O sensor biométrico está se tornando um grande diferencial na gama alta mas, na prática, a novidade é um tanto inútil. Serve mais para a guerrilha de egos e especificações entre marcas e usuários.

Resistência antichoque no padrão 810G

O LG V10 oferece um padrão antichoque de resistência, o 810G. Suas bordas em alumínio também reforçam a resistência do dispositivo em conjunto com a traseira em policarbonato. Esqueça a resistência à água, a LG quer tornar seus dispositivos mais resistentes e não submersíveis - alô Sony.

LG clássica

A LG não quer abrir mão de tecnologias já consagradas nos últimos anos, como NFC, infravermelho acompanhado por um aplicativo de controle remoto, Knock On, Knock Code e redimensionamento do teclado, entre outros recursos e funções clássicas. O dispositivo é compatível com o Android Pay e também oferece 100 GB de espaço no Google Drive.

LG V10 – Software

O LG V10 roda com o Android Lollipop 5.1 de fábrica, com promessa de atualização para o Android 6.0 Marshmallow antes do final do ano pela LG. A empresa está diminuindo a quantidade de aplicativos pré-instalados em sua interface do usuário, a LG UX 4.0. A skin da LG não é a mais bonita do mundo, embora seja útil e funcional na maioria do tempo.

lg g4 vs lg v10 brand 2
Interface do LG V10 (acima) e do LG G4 (abaixo). / © ANDROIDPIT

LG V10 – Performance

O LG V10 traz um Snapdragon 808 a uma frequência máxima de 1,82 GHz. Sua GPU é a Adreno 418. Tudo isso aliado a 4 GB de memória RAM (o primeiro smartphone da LG a contar com essa memória de trabalho). Estamos diante de especificações semelhantes ao seu irmão LG G4, mas com 1 GB a mais de RAM. Com efeito, durante algum tempo - a fase de rumores - V10 foi conhecido como G4 Pro.

Não tenho nada a reclamar do seu rendimento, mas nos nossos testes ele não ultrapassa seus competidores mais avançados como o Moto X Style. Também não tivemos nenhum problema de aquecimento, nem mesmo ao usar o vídeo 4K ou jogar games pesados.

performancelgv10
Resultado do AnTuTu do LG V10. / © ANDROIDPIT

Tanto no Vellamo como no AnTuTu e Geekbench 3, ele fica uma pouco acima do LG G4, mas ainda distante de competidores como o Nexus 6P. O usuário não terá queixas ou reclamações na hora de executar tarefas pesadas, mas não se trata do smartphone mais potente da sua geração.

LG V10 – Áudio

O LG V10 retoma a posição do alto-falante na parte inferior, ao contrário do LG G4, que o trazia na parte traseira. Não existem muitas diferenças entre o alto-falante do G4 e do V10, com exceção da sua posição. Talvez o V10 sofra algo mais com os graves e produza mais ruído. Também notamos um maior volume no V10, algo que contribui para gerar ruído, mas em geral, a qualidade é boa.

lg v10 usb speaker
Alto-falante do LG V10 posicionado na parte inferior direita do dispositivo.  / © ANDROIDPIT

O alto-falante na parte inferior, contudo, é pouco prático para a reprodução de multimídia, pois na hora de ver um vídeo vamos tapá-lo com a mão, como ocorre constantemente com o G2.

O V10 reproduz música em formato de 32 bits e alta definição, claro que apenas com os fones de ouvido. Uma vantagem a se ter em conta sobretudo numa época em que podemos escutar essa qualidade através do Spotify ou Google Play Music, e claro no formato MP3. Com bons fones de ouvido, a diferença pode ser notada. O V10 não inclui fones, ao contrário de seus últimos smartphones top de linha.

LG V10 – Câmera

A câmera do LG V10 mereceria um review à parte. Estamos diante de uma câmera impressionante, e com uma interface de câmera exemplar.

Câmera principal

O sensor principal é o mesmo do G4, com uma abertura de f/1.8, considerado por muitos simplesmente a melhor câmera de 2015. Ele traz um estabilizador ótico e seu foco a laser, marca da casa, além de um modo manual com todas as opções que vimos no G4 (agora, contudo, o menu principal aparece na tela secundária). Podemos modificar o ISO, o tempo de obturação, o equilíbrio de branco, foco manual, abertura focal… enfim, tudo. Também é possível salvar arquivos em formato RAW, se quiser trabalhar a foto depois.

manualcamerav10
Modo manual da câmera do LG V10./ © ANDROIDPIT

As fotos são excelentes, apesar de sofrerem um pouco em condições de baixa luminosidade, mas para isso temos o modo manual. Imagens nítidas, com muito detalhe, mas continuo pensando que a LG exibe cores um tanto apagadas.

cameralgv10
Função de foco seletivo funcionando. / © ANDROIDPIT
cameralgv102
Resultados similares ao do G4. / © ANDROIDPIT
cameralgv103
Imagem em condição de pouca luz (nublado). / © ANDROIDPIT

Câmera secundária

A LG não traz uma câmera frontal, mas duas. Trata-se de sensores de 5 megapixels que produzem selfies com diferentes amplitudes de campo, um para selfies de grupo e outro para selfies individuais. A primeira tem uma amplitude de campo de 120 graus e a segunda, de 80. Pessoalmente, teria ficado com apenas o sensor mais amplo, mas vale como um extra curioso.

selfie80 v10
Câmera frontal do LG V10.  / © ANDROIDPIT
selfie120 v10
A câmera frontal do LG V10 não possui um modo de pouca luz ou de embelezamento.  / © ANDROIDPIT

Vídeo, áudio e seu controle manual

Loucura. Chega um momento com a câmera do V10 que podemos nos perder, se não fosse pela ajuda da interface. A LG nos traz um controle manual em vídeo, e claro, também grava em 4K e até 60 fotogramas por segundo, ou 24 para os cinéfilos.

Entre as variantes que você pode modificar no vídeo estão o ISO e diferentes valores da imagem. Mas uma das coisas mais surpreendentes é que se pode ajustar a entrada de áudio cancelando o ruído da frente ou potencializando o microfone frontal, ou cancelar o ruído do vento. Essas opções são modificáveis no modo manual, e de uso restrito se você não for um profissional ou aficcionado por filmes.

manualcamaravideolgv10
Interface manual da câmera do LG V10. / © ANDROIDPIT

Também é curioso que, nesse quesito, as opções de Manual, Automático ou Simples não apareçam nesta captura, pois estão na tela secundária. Um ponto positivo para essa inovação.

LG V10 – Bateria

Chegamos ao calcanhar de Aquiles do V10. É uma pena que a LG não tenha conseguido aumentar os 3.000 mAh num dispositivo de 5,7 polegadas. É certo que o dispositivo é mais fino que o G4, mas todos os seus carros-chefe desde 2013 trazem a mesma capacidade. Ao menos não a reduziram como no caso de outros tops de linha.

Se fizermos um uso normal do V10, chegaremos ao final do dia sem problemas. No teste de bateria do AnTuTu o dispositivo atingiu os 6366 pontos, quase o mesmo que a pontuação do Galaxy S6 Edge Plus, que chega a 6659.

Se há algo positivo nesse aspecto é a sua carga, e o fato de que o V10 é capaz de se recarregar a 100% em 1 hora, e a 50% em 30 minutos. Não é mentira. Sua bateria é removível, tratando-se do único que manteve essa vantagem entre todos os competidores.

lg v10 battery
Bateria removível do LG V10. / © ANDROIDPIT

LG V10 – Especificações Técnicas

Dimensões: 159,6 x 79,3 x 8,6 mm
Peso: 192 g
Tamanho da bateria: 3000 mAh
Tamanho da tela: 5,7 polegadas
Tecnologia da tela: LCD
Tela: 2560 x 1440 pixels (515 ppi)
Câmera frontal 5 megapixels
Câmera traseira 16 megapixels
Flash: LED
Versão do Android: 5.1.1 - Lollipop
Interface: Optimus UI
RAM: 4 GB
Memória interna: 64 GB
Memória removível: microSD
Chipset: Qualcomm Snapdragon 808
Número de núcleos: 6
Velocidade máx. 1,8 GHz
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.1

Veredito preliminar

O LG V10 tem tudo, mesmo que não usemos tudo o que oferece. Não se pode criticar-lhe a falta de algo. O dispositivo conta com tudo o que a indústria oferece (escâner, tela impressionante, câmera excepcional), mas também o que pedem os usuários (microSD, bateria removível). Além disso, ele traz alguns extras que ninguém esperava e que o tornam único: sua tela dupla e sua câmera frontal.

Sua bateria podia ser melhor, seu rendimento não é o melhor do mercado, e seu preço não é nada convidativo, mas ainda assim representa uma bela adição ao universo de smartphones Android top de linha. Ficamos realmente satisfeitos com a experiência que ele proporciona.

O LG V10 é um smartphone ousado. Em pleno 2015, a LG segue fiel a seu estilo e não renuncia à carcaça de policarbonato. E quantas fabricantes grandes se arriscam com tantas inovações? Estamos diante de um smartphone completo, que não renuncia a nada, e pelo V10 a LG merece um grande aplauso.

461 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

62 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações