O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 455 Compartilhado 142 Comentários

Ministro afirma que limite de dados da banda larga fixa será adotado em 2017

Atualizado: Anatel nega declaração de ministro

Em entrevista ao canal Poder 360, o atual ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, afirmou que, até o fim de 2017, o governo vai tornar não obrigatórios os planos de banda larga fixa com internet ilimitada. Isso, de acordo com o senhor ministro é pensar no usuário, "que será beneficiado com melhores serviços". Atualizado: Em menos de 24 horas, Anatel nega declaração de ministro.

Destacar mudanças recentes

Se você assina internet em casa, deve saber que hoje, os planos oferecem acesso ilimitado para download e upload de dados, independentemente de quanto dado você utiliza. O ministro Kassab defende que o mercado atue de maneira "elástica" para que seja possível atender diferentes tipos de consumidor. De acordo com ele, haverá algum "ponto de equilíbrio" entre as demandas dos contratantes e das fornecedoras. Em outras palavras, haverá opções e cada assinante contratará uma franquia de dados do tamanho que desejar.

Assim, não teremos a extinção dos planos ilimitados, mas este será transformado em um pacote extra, o qual as operadoras poderão cobrar um valor diferenciado. Logo, isso significa que se você não estiver disposto a pagar por um plano sem limites, corre o risco de ter o acesso interrompido ou a velocidade reduzida, caso não respeite o limite contratado.

Durante a entrevista, Kassab afirmou que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) definirá como será implementada essa mudança. Vale lembra que no ano passado, quando este debate começou, o órgão regulador baixou uma medida proibindo a imposição dos limites.

Olhando para o que aconteceu com a internet móvel, podemos imaginar o futuro da banda larga fixa. Os argumentos usados pelas operadoras são até bem parecidos: não temos rede para todo mundo, internet ilimitada é um erro, vamos adotar o modelo utilizado em outros países. Isso tudo, claro, sempre com respaldo da Anatel.

Opinion by Camila Rinaldi
Com o apoio de mais setores do governo, não parece que teremos outra opção senão pagar mais para ter internet ilimitada.
O que você acha?
50
50
385 participantes

Na época, a justiça suspendeu o bloqueio por algumas vezes. Porém, a medida que os contratos antigos foram atualizados, a internet móvel ilimitada foi acabando ou a velocidade foi reduzida a níveis inutilizáveis. Agora, com o apoio de mais setores do governo, não parece que teremos outra opção senão pagar mais para ter internet ilimitada.

Confira aqui a entrevista na íntegra.

Decisão que proibiu operadoras de cortar sinal após uso de franquia segue valendo, diz presidente da Anatel

Depois do ministro das Comunicações falar que iria autorizar as empresas de internet a cobrar franquia de banda larga até o final deste ano, voltou atrás e disse que foi um "equívoco" em menos de 24 horas.

De acordo com o site G1, o presidente da Anatel, Juarez Quadros, disse que decisão que proibiu operadoras de cortar sinal após uso de franquia segue valendo:

“Não há por parte do Ministério e também da Anatel nenhuma intenção de reabrir a questão".

O presidente da Anatel disse ainda que Kassab afirmou a ele ter cometido um "equívoco" na declaração feita ao site. Confira este equívoco novamente assistindo ao vídeo acima. Onde vamos parar?

Fonte: Poder 360

455 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Vinícius
    • Mod
    há 9 meses

    #NãoAOLimiteDeInternet

    Hospital sem maca
    Escola sem merenda
    Atendimento de má qualidade
    País em retrocesso
    Mas o importante é limitar a net!

  •   8
    Edcarlos Campos há 9 meses

    Independente do seguimento de negócios, eis aqui alguns os fatos sobre empresas;
    - Empresa não se importa com funcionário: funcionário é número.
    - Empresa não se importa com consumidor: consumidor é estatística.
    - Empresa se importa com ACIONISTA: mais dinheiro...
    Defende empresa quem ganha por isso, porque de graça é estupidez.
    Remanejar estrutura, para gerir serviços de qualidade, é claro que não. Explorar um sistema sobrecarregado e ineficiente, as custas do consumidor, é mais lucrativo. É simples: empresa ganha e consumidor perde.
    Lei de oferta e procura, em um mercado competitivo e competente, ou apenas exploração lucrativa: isso quem decide é o consumidor.

  • AC&MM há 9 meses

    Ei! E cadê os 20 bilhões (ou seriam 200?) que as operadoras devem pro governo e o governo queria perdoar? Eles disseram que investiriam na melhoria dos meios de comunicação aqui no Brasil, mas, pelo jeito, foi pro bolso deles. Principalmente do ministro. Aí quem paga a dívida é o povo. Fala sério!!!

  •   44
    ALCIDES há 9 meses

    "Os argumentos usados pelas operadoras são até bem parecidos: não temos rede para todo mundo, internet ilimitada é um erro, vamos adotar o modelo utilizado em outros países."

    Eu queria que adotassem o modelo de governo de outros países tb, como Finlândia e Noruega por exemplo.

  • Dr. Oliveira OAB há 9 meses

    Com devida venia os cambaus.. quem que você ta pensado que é? Vivemos em um PAÍS que pelo menos em papel a onde se tem por escrito CONSTITUIÇÃO FEDERAL é que o PAÍS com uma DEMOCRÁCIA, aí você vem aqui falar que "com todo respeito" e desrespeitando à muitos aqui só porque expressaram suas ideias, tamanha defesa só deve ser fãn ou empregado de um desses ministros.
    Mais respeito FELIPE DE CARVALHO, mais respeito.

142 Comentários

Escreva um comentário:

  • O Fim da Era da Internet...Adeus! kkk Brasil em vez de ir pra frente, está voltando a era das cavernas.


  • Esse ministro é mais um idiota que está em Brasília, no lugar de pensar em melhorar os serviços vão torna-los ainda mais caros e os brasileiros precisam acordar e tomar muito cuidado ao votar para não colocar pessoas que não pensam no povo só pensam em si só, só o salário que ele ganha ele pode contratar extras que não vão nem fazer cócegas em seu bolso diferentemente dá maioria dá população que cada dia é mais sugada e escravizada por esse governo e congresso. O Brasil é um país dá palhaçada onde esses políticos roubam descaradamente, empresas multinacionais milionarias sonegam, corrompem, degradam a natureza e fica por isso mesmo sem nenhuma punição.


  • A internet no Brasil é tão precária que se levarem adiante esse plano, vai ficar inviável.


  • Você percebe que o Kassab não tem preparo nenhum para presidir um ministério sobre tecnologia só pelas palavras em que falou. Primeiro que ele nem é formado em ciência e tecnologia, então já se vê por ai, onde o cargo deveria ser de uma pessoa renomada nesta área, e não um político. Segundo que se as operadoras cometeram um erro em nos dar internet ilimitada, o erro é delas e não meu, não quero pagar por o erro delas.

    Outra coisa, se as operadoras estão no limite, parem de vender planos de internet até ter condições de atenderem a todos, pois já pagamos um preço alto por isso. (Vide ANS que suspendeu operadoras a vender planos de saúde por não atender seus clientes como deveria). A mesma coisa deveria acontecer com as operadoras de telecomunicações, até que seu serviço seja de qualidade.

    Se querem um ponto de equilíbrio entre o usuário e a operadora, isso deve partir mais da operadora do que do usuário. O Usuário já faz a sua parte, ele paga, e paga caro. As operadoras já deveriam ter investido grandemente em infraestrutura para poder oferecer um bom serviço. Aqui no Brasil, não tem condições de se adotar limite de banda larga. Na atual conjuntura, isso só pioraria o serviço para população. Querem adotar a mesma coisa que é feita em outros países, porém não estamos no mesmo nível de outros países para que esse sistema funcione aqui. Há de ser feito um trabalho, primeiramente, por parte das operadoras e com o auxílio do ministério, pois quem precisa de ajuda são as operadoras e não o usuário. As operadoras estão desesperadas sem saber o que fazer devido a tanto roubo e gastos desnecessários, e mais uma vez nós, povo espremido igual laranja ao dar dinheiro para esses espremedores, temos que pagar.


  • já arregou ahsuahau


  • Lá onde o ministro vive (Nárnia) certamente essa ação de querer limitar o acesso dos consumidores a um serviço que mal e porcamente funciona deve ser positivo, sim.

    Agora falando sério, é uma piada uma equipe de governo que mal sabe usar computadores, vide a publicação das senhas do Planalto (vazamento é outra coisa, as senhas simplesmente foram publicadas), querer impor aos consumidores - e principais interessados - limitações de acesso e regulamentações. #consultapúblicajá


  • Pra quem quiser, pode acessar este repositório do GitHub que tem uma lista dos provedores que não aplicam o limite na banda larga fixa.

    https : // github . com / InternetSemLimites / InternetSemLimites


  • Após todo esse pouco que foi conquistado pelo consumidor, mediante trancos e barrancos, agora quer o governo destruir toda essa pouca conquista. Jesus, Maria, José...
    Só muita oração mesmo....


  •   8

    Grato pelos comentários. Há muito que pode ser feito a respeito:
    * Ampliação da oferta de serviços, visando concorrência e preço justo;
    * Estrutura adequada, e em constante adequação, para uma prestação de serviço competente;
    * Investimento em prestadores de serviço qualificados e justamente remunerados;
    Como se consegue isso: com consciência e exigência.
    Mas, como é sabido que "na guerra comercial, a primeira baixa é a ética..."
    Mas agora, falando de brasil...
    * Que a pouco tempo, tendo por dirigente alguém que não conseguia organizar os próprios pensamentos, quanto mais um país, mesmo durante um simples discurso...;
    * Onde presidiário ganha eleição;
    * Ex-presidente, com pelo menos cinco inquéritos correntes, já se prepara para o futuro mandato presidencial;
    * E se tem por música POP, algo que mais parece ruído de conjunto habitacional em construção...
    Temo que estamos evoluindo para idade da média ( pois regredir não me soa justo...).
    Um sugestão construtiva quanto ao tópico: quem sabe adestrar pombos correio, ou especialização em sinais de fumaça...


  • Absurdo, provavelmente ele não tem o menor conhecimento sobre o uso da internet, e sequer liga para os usuários que serão afetados com essa mudança. Aliás, praticamente político nenhum se importa com a maneira que seus projetos irão afetar as pessoas.


  • Parece ter carosso nesse angu. Eles se prepararão às escondidas para dar o bote em uma votação de meia noite e nos pegar desprevenidos! Será?


  •   75

    Todas essas tentativas vêm por causa da existência do Netflix e agora da AmazonTV que estão tirando público da TV paga. Existe um lobby tremendo para acabar com essa "farra" do povo que não pode ter serviços mais baratos, tem que pagar caro por um serviço péssimo e ficar calado.


  • Idiota!


  • Gilberto Kassab Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Brasil...
    "Na faculdade de engenharia ninguém falsificava com tanto talento quanto ele assinaturas nas listas de presença. Bastava ver uma vez só a original para repeti-la à perfeição."
    Este senhor já era corrupto desde novo.
    Falsificar assinatura é crime.

    Fonte:
    https://www.google.com.br/amp/veja.abril.com.br/politica/gilberto-kassab-a-politica-pela-politica/amp/?client=ms-android-samsung


  • Com o devido respeito, mas achei a matéria sensacionalista e até mesmo desonesta com o público.

    Houve um equívoco por parte do Kassab, em menos de 24 horas o presidente da Anatel o desmentiu, e o próprio político assumiu seu engano. Não há necessidade de ressuscitar tal polêmica de forma tão agressiva, se já está tudo resolvido. Três parágrafos eram suficientes, não precisava reacender esse debate.

    Se querem noticiar sobre o ocorrido, deveriam trazer logo no início que houve uma retração pública, não deixar como última informação, depois de já causar a irritação do leitor.

    O que vocês fizeram foi puramente mecher com os "sentimentos" negativos dos desavisados para ganhar mais acessos. Criar polêmica sobre algo resolvido, para ter mais acessos.

    Tem até uns (desculpe o termo), uns ignorantes aqui sugerindo uma guerra civil e assassinatos de pessoas ligadas a política.

    Pelo amor de Deus Camila e equipe do AndroidPit. Aqui é Brasil, com população ignorante e manipulável, vocês tem que ter mais responsabilidade e seriedade nas matérias, é o mínimo que se espera.


    • Com devida venia os cambaus.. quem que você ta pensado que é? Vivemos em um PAÍS que pelo menos em papel a onde se tem por escrito CONSTITUIÇÃO FEDERAL é que o PAÍS com uma DEMOCRÁCIA, aí você vem aqui falar que "com todo respeito" e desrespeitando à muitos aqui só porque expressaram suas ideias, tamanha defesa só deve ser fãn ou empregado de um desses ministros.
      Mais respeito FELIPE DE CARVALHO, mais respeito.


      • Acalme-se "Dr". Seu evidente descontrole emocional o impediu de compreender o que escrevi, e notavelmente está suprimindo sua capacidade de se expressar de forma coerente. Afinal, que raios os levam a crer que trabalho com algum ministro?

        Sou completamente contra qualquer alteração negativa no serviço de internet. Também acredito que impor limitações à algo tão essencial em nossa sociedade contemporânea é um retrocesso inaceitável.

        Minhas críticas foram dirigidas unicamente a estrutura do texto da matéria, que por sinal foi alterado nas últimas horas.

        Coincidência ou não, após minha crítica, passou a constar logo no início a retratação da Anatel, algo que antes, apenas constava no final destacado como a atualização.

        Sensacionalismo barato, ainda que sutil, "perto de mim não se cria", lamento que você, assim como a grande maioria, não conseguiu notar.


    •   75

      Existem dois tipos de brasileiros: aqueles que estão envolvidos na política e ganham muito com isso e os outros que são sempre ferrados pelos primeiros. Não preciso citar nomes para o pessoal saber quem faz parte do primeiro grupo e quem faz parte do segundo.


  • Incrível como só o que f*de o povo brasileiro é que vai pra frente em termos de leis...


  •   31

    Que absurdo. Ainda bem que voltaram atrás.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi