O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

69 Comentários

A linha Galaxy Mini está morta - Saiba por que isso é bom!

A Samsung já não oferece mais a linha Galaxy S Mini no Brasil. A nova série de dispositivos mid-range da fabricante passa a ser a família A. Na Europa, a companhia optou também por manter apenas as séries Galaxy J, A e S. E essa pode ser uma das grandes e boas novidades da Samsung neste final de ano. Entenda por que a fabricante está certa em tomar essa decisão.

A Samsung põe fim às críticas ao hardware da série Mini

A linha Galaxy Mini já não faz mais parte do portfólio atual da Samsung, embora ainda possa ser encontrada à venda nas lojas. Mas isso não irá durar por muito tempo. Desde o lançamento do Galaxy S3 Mini muitas foram as críticas em relação à linha "mini". A ideia inicial era trazer um smartphone com uma tela menor, mas um hardware com a mesma potência que o do modelo carro-chefe da empresa. Isso não aconteceu.

O A é o novo Mini
galaxy a series
A série Galaxy A vai trazer mais coerência ao portfólio da Samsung em 2016. / © Samsung

Assim, o Galaxy S3, S4 e S5 mini nunca foram, de fato, uma versão compacta das flagships da fabricante, o que sempre foi um motivo de crítica. Especialmente porque quando você chegava em uma loja e queria uma versão mais barata do carro-chefe da Samsung, o vendedor oferecia logo a variante "Mini" como alternativa de preço. E isso acabava depreciando a linha principal da companhia, visto que a experiência com o aparelho era muito inferior. Sem a família mini, temos agora a série A que, pelo menos, chega na categoria certa: a de mid-range.

A Samsung está construindo um portfólio mais coerente

Na Europa, a companhia optou por manter apenas as séries Galaxy J, A e S. Isso mesmo, o mercado europeu deixa de fora a linha Galaxy Note também. Isso acontece porque, de acordo com a equipe da Samsung na Alemanha, a S-Pen já não fazia muito sentido no país com o lançamento da variante Galaxy S6 Edge+. No Brasil, no entanto, tanto o Galaxy Note 5 quanto S6 Edge + estão à venda. Logo, ainda não está bem definido o rumo da estratégia de mercado no país, mas deveríamos seguir pelo mesmo caminho.

Samsung Galaxy A3 2016 g
O Galaxy A3 2016 é um mid-range que é a cara do Galaxy S6, mas não apela ao nome para se parecer com o carro-chefe. / © ANDROIDPIT

Olhando para a forma como a Samsung vem lidando com o seu portfólio em outras regiões, fica claro que a fabricante quer deixar de lado a fama que possui hoje, a de fabricante que todos meses lança novos smartphones. Afinal de contas, quem nunca disse em alto e bom som a frase "poxa, Samsung, mais um?" enquanto lia uma matéria de anúncio de smartphone da sul-coreana?

A Samsung demonstra coerência ao remover a linha Galaxy Mini do seu portfólio, e deve deixar de lado a fama de fabricante de smartphone com nome de "Mini", mas hardware de mid-range e preço de dispositivo high-end. Resta agora saber o que os proprietários de um Galaxy Mini devem fazer agora. Se fosse comigo, entraria em contato com a empresa e pediria a troca dos modelos, pois como a própria fabricante divulgou: "O A é o novo Mini!".

E aí, o que você achou desta decisão da Samsung?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Claudio R. 2/dez/2015

    A linha Galaxy Mini está morta - Saiba por que isso é bom!
    Eu sei....
    Porque são porcarias!

  • Fernando Henrique 2/dez/2015

    Não se pode matar o melhor..!
    A linha Note é incrível

  • Sandeives Lopes 2/dez/2015

    LEMBREI-ME DA NOTICIA QUE, SE NÃO ME ENGANO SAIU NO FINAL DO ANO PASSADO: SAMSUNG LANÇARA MENOS SMARTPHONE EM 2015...E DEU NO QUE DEU.

  • Diego Nascimento 3/dez/2015

    Finalmente! Essa linha "mini" sempre foi uma engação, só tinha o nome do top de linha e um hardware bem meia boca... Acho que a Samsung deveria manter só essas 4 linhas:

    Linha J = smartphones básicos
    Linha A = smartphones intermediários
    Linha S = smartphones top de linha
    Linha Note = phablets top de linha

  • Juliano C. 2/dez/2015

    "Afinal de contas, quem nunca disse em alto e bom som a frase "poxa, Samsung, mais um?" enquanto lia uma matéria de anúncio de smartphone da sul-coreana?" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

69 Comentários

Escreva um comentário:

  • É por isso e por mais motivos, que não compro mais Samsung, não quero nem me dando de graça!


  • Não acho que isto faça sentido. Só um trouxa se deixa enganar, e não creio que essa tivesse sido alguma vez a intenção da Samsung. É preciso ser-se ingénuo para se pensar que o hardware de uma versão mini seria igual à versão "normal". A designação "mini" tem de atingir a maioria dos aspectos do aparelho, mantendo essencialmente o design, senão não era possível ter a diferença de preço que tem. Um exemplo é que tenhoum A3, que é muito bom para o preço, mas vou trocar por um S5 mini, que é superior em quase tudo. E que venham o S6 mini e S7 mini. Serão muito bem vindos por quem entende bem a realidade destas versões.


    • Exato nobre falou tudo,Sempre fui fiel a linha mini desde o 3 e hj estou com s5 mini fui olha no mercado atual um novo para comprar não achei um que seria tão confiável na faixa 1.300, Muitas pessoas fala mal do que nunca tiveram.


  • Eu não troco meu S5 mini por um A3 nem pra um A5 quero o lollipop via OTA , pois não vou arriscar atualizando ele, e alem do mas a samsung simplesmente esqueceu a linha do S5 mini que é superior ao A3 e A5 sendo que já estão no 5.1 e com certeza vai chegar o 6.0 #indignado .


  • Excelente matéria!
    A linha Galaxy Mini era só mais um ""engana-trouxa"".
    O que me amedronta é o fato da Samsung se parecer muito com uma Hydra: a cada linha extinta, 3 novas são lançadas (na verdade, 3 novas são lançadas mesmo sem a extinção de linha alguma).


  • literalmente sou usuário da linha note da Samsung, literalmente apaixonado pelos phablets dessa linha, se ela abandonar a linha note serei obrigado a sair dela pois a linha S perde de lavada para a linha note, podem dizer que o sistema é o mesmo, hardware, RAM, mas quem já utilizou os dois sabem a diferença, eu não abro mão da linha note, conheço pessoas que possui note 3 e ele ainda recebe atualização enquanto o s4 já está morrendo e travando, linha note vc usa ela 3 ou 4 anos tranquilo e desfaz do aparelho com tristeza! tenho meu note 4 e estou ensaiando para comprar o 5 kkk que está bem salgado rs... mas a linha note é a mais top da Samsung


  • Parece que finalmente a Samsung vai começar a "enxugar" o portfólio enorme e desnecessário que tem...


  • Até concordo com a Samsung, pois com menos aparelho, quem sabe ela não atualiza o sistema mais rápido e em maior quantidade de aparelho, mais a linha note, em minha opinião, não devia ser retirada no mercado, pois é uma das melhores.


  • Apesar de não ser fã da Samsung, ainda acho a linha Note a melhor.


  • "Se fosse comigo, entraria em contato com a empresa e pediria a troca dos modelos, pois como a própria fabricante divulgou: "O A é o novo Mini!".

    so falta fazer isso msm.... se a samsung desse um galaxy A pra todos q tem um mini no brasil acho q ela se laskava...ou se pelo menos ela trocasse a pessoa pagava uns 300 ou 400 pelo o outro....


  • Finalmente! Essa linha "mini" sempre foi uma engação, só tinha o nome do top de linha e um hardware bem meia boca... Acho que a Samsung deveria manter só essas 4 linhas:

    Linha J = smartphones básicos
    Linha A = smartphones intermediários
    Linha S = smartphones top de linha
    Linha Note = phablets top de linha


  • Muito bom... Agora pra acabar de vez com o lixo, acabe com a linha Y, J, e afins...


  • Seria tão bom um S7 mini com 4.7' com resolução 2K (mas sen mudanças no hardware) e um S7 Flat de 4K.


  • Não vai fazer falta, pois a samsung nunca se importou e nem pensou em respeitar os clientes da linha mini, então é um favor que ela faz.
    Acho a linha A muito boa em vários aspectos, porém o preço final me faz esquece-lo, pois zenfone 2 e moto x play oferecem um preço mais próximo a realidade do brasileiro.


  • ótima notícia , já tive um s4 mini esperei tanto o lollipop mas desisti, comprei um Note 4 , a linha mini sempre desatualizada , ou atrasada nas atualização , sem falar nas pessoas que tem preconceito contra mini kkkk , qual seu celular ? Um s4 mini! , "nossa mini não presta" .


  • Já vai tarde!

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações