Melhores e piores distribuições do Linux

linux deal
© Eduonix Technologies

Na semana passada trouxemos uma lista com as melhores e piores versões do Windows já lançadas até hoje. Nela, a grande maioria dos leitores concordaram que o Windows Milenium foi a pior versão do sistema operacional da Microsoft já lançado. Já sobre a melhor versão do SO, os leitores ficaram divididos entre Windows 7 e XP.

Para esse final de semana elaboramos uma lista com as melhores e piores distros do Linux. É claro que não poderíamos deixar de fazer uma lista do Linux, afinal o nosso querido Android é programado em Kernel Linux, onde O seu código fonte está disponível gratuitamente para que qualquer pessoa possa utilizar e criar o sistema que quiser. Sendo assim seria injusto não ter uma lista com as melhores e piores distros já lançadas, confira a seguir.

Melhores

Linux Mint

Abrindo nossa lista temos o famoso Linux Mint que possui duas versões, uma baseada em Ubuntu e a outra em Debian, onde o utiliza o Cinnamon como interface do usuário. Essa distro completou na semana passada 12 anos de existência, foi criada em 27 de setembro de 2006 por desenvolvedores irlandeses e continua firme e forte até a data presente, onde recebe atualizações frequentemente.

O Linux Mint é considerado por muitos a melhor distribuição de todos os tempos, tanto em funcionalidades como em visual, eu particularmente acho a distro muito bonita. Outro grande destaque do Mint é que o sistema já conta com drivers e codecs embutidos, facilitando assim a vida do usuário que não precisará ter dor de cabeça em ficar instalando um monte de drivers.

linux minte
Linux Mint / © linuxmint.com

Ubuntu

O Ubuntu foi lançado em 20 de outubro de 2004 sendo considerado a distro mais fácil de usar entre todas. A distribuição é baseada no Debian e ganhou reconhecimento em parte do controverso (e agora descontinuado) gerenciador de desktop Unity da Canonical e das tentativas da empresa de impor um pouco mais de disciplina a um universo de desenvolvimento Linux muitas vezes instável.

A distro é a mais conhecida dentre todas, onde muita gente teve o primeiro contato com o universo Linux através do Ubuntu. Quando fui testar o Linux pela primeira vez, foi exatamente o Ubuntu que me proporcionou a primeira experiencia com esse sistema, recomendo a todos que tem curiosidade de conhecer o Linux e não sabe por onde começar.

ubuntu
Ubuntu / © ubuntu.com

Debian

O Debian é uma das distribuições do Linux mais antigas, onde existe desde 16 de agosto de 1993. São 25 anos de desenvolvimento, sendo que a versão atual é a Debian 9.5 que pode ser baixada gratuitamente. Embora o Debian seja uma distribuição independente, também é a base para muitas outras distribuições. Nese ano de 2018, 135 das 306 distribuições registradas no DistroWatch.org baseiam-se no Debian.

O Debian tem como ponto forte seu cronograma de lançamento lento e constante. Sua filosofia é esperar até que o software esteja estável e livre de bugs antes de ser disponibilizado para o público. Essa medida conservadora é apreciada por pessoas que preferem executar um desktop estável que não requer patches ou reinicializações frequentes.

debian
Debian / © debian.org

Piores

Damn Vulnerable Linux

Esse nome acho que faz jus ao que essa distro é, pois sem sombras de duvidas é uma das piores distribuições já feitas. O Linux tem como ponto forte estabilidade, quase nada de bugs, fluidez e organização. Entretanto, o Damn Vulnerable Linux nada disso oferece, fato esse que o coloca como um dos piores.

Segundo os seus desenvolvedores, a ideia da distribuição é mesmo ser um sistema inacabado e cheio problemas, para que assim desenvolvedores e estudantes possam ir melhorando e achando soluções para esse terrível sistema. O Damn Vulnerable Linux é tão ruim, que até mesmo computadores mais potentes sofrem para rodá-lo de uma forma satisfatória. Se não quiser se estressar, fique longe dessa distro.

Damn Vulnerable Linux
Damn Vulnerable Linux / © distrowatch.com

Zorin

Essa sem dúvidas foi a pior distro Linux que já utilizei, tive muita dor de cabeça até mesmo para instala. Depois de instalada em meu PC, tive problemas com drivers, onde não consegui fazer meu computador conectar-se na internet de forma alguma. O meu mouse atual também não funcionou, tive que utilizar um reserva que tenho aqui.

Seu suporte técnico para resolução de problemas é quase inexistente, onde praticamente não me ajudou a solucionar nada. Ao pesquisar mais a fundo sobre essa distro, pude perceber que de fato se trata de uma das piores distribuições, onde se encontra muita reclamação nos fóruns sobre Linux.

zorion
Zorion OS / © zorinos.com

Metamorphose

Metamorphose Linux é uma distribuição criada por desenvolvedores brasileiros que prometiam ser uma ótima alternativa para os órfãos do Kurumin Linux (melhor distro Linux brasileira) que foi descontinuado. Mas na prática não era bem assim não, pois o sistema era cheio de problemas. 

Os truques mais legais do Android que você pode fazer sem root

A Metamorphose foi considerada por muitos uma distro bem mau-caráter, pois os seus desenvolvedores eram acusados em alguns fóruns sobre Linux, de esconderem o código fonte para que ninguém pudesse ajudar no desenvolvimento, além de roubarem aplicativos de terceiros. Nos dias atuais, uma nova versão se encontra disponível, entretanto ainda existem relatos de a distro continuar com problemas.

full01
Metamorphose / © metamorphoselinux.net

O Linux é considerado por muitos um sistema muito melhor que o Windows da Microsoft, eu particularmente não me adaptei muito com nenhuma distribuição que pude utilizar. Entretanto, só pelo fato dele ser um sistema livre e estar em constante desenvolvimento, já é um ponto positivo. Isso sem contar sua estabilidade e segurança que o torna muito atrativo.

E você, qual das distros Linux acha a melhor e a pior?

Artigo seguinte
52 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Leo Lima 2
    Leo Lima 01/11/2018 Link para o comentário

    Gostei muito de vocês iniciando a falar sobre Distros com Kernel Linux. Entre as melhores estão: Manjaro, Deepin, Mint, Ubuntu, Fedora, OpenSuse... Entre as piores eu concordo com Elementary, Metamorphose

    araiTiago Hastenteufel


  • Leandro Ramos 2
    Leandro Ramos 17/10/2018 Link para o comentário

    Eu incluiria o Fedora nas melhores, mas pode ser que exija um pouco (bem pouco) mais de esforço para usar. Em onze anos, usei de tudo um pouco, mas as que mais gosto são Debian, Fedora, Arch e Lubuntu (sim, com o L).

    Acho que o ElementaryOS falha miseravelmente no quesito "novos usuários", pois vem faltando muita coisa para que alguém que nunca mexeu numa distro consiga usar de forma confortável (só é lindo, mais nada). Para mim é muito bom, mas para novatos, tenho minhas dúvidas.

    Para novos usuários eu sempre recomendo Mint e Manjaro.

    arai


  • 3
    Conta desativada 12/10/2018 Link para o comentário

    As melhores:

    Linux Mint é de fato uma das distros mais populares, talvez a segunda maior depois do Ubuntu. Há diversas interfaces gráficas disponíveis, sendo a principal o Cinnamon (mais pesada), MATE (baseada no GNOME2 clássico) e Xfce (modular, altamente customizável e leve). Existia a versão com KDE, mas foi descontinuada, porém nada impede de você instalar a interface gráfica que queira, mas eu aconselho usar as oficiais.

    Debian e Ubuntu são distros bem fortes, sendo a primeira uma das mais estáveis. A segunda possui versões LTS que também faz dela uma distro estável. Mas bem que vocês poderiam ter colocado uma imagem mais atual do Mint, Ubuntu e Debian, não é?

    Há também o Manjaro, que é uma excelente alternativa rolling ao Linux Min e Ubuntu. E não deixa de ser user-friendly.

    As piores:

    Damn Vulnerable Linux, é óbvio que essa distro não serve pra ser usada como distro doméstica, tal qual é o Kali e tantas outras que as pessoas insistem em querer usar como se fosse um Windows ou Linux Mint! A proposta é interessante, procurar e corrigir erros. Mas só pelo nome "Vulnerable" eu já cairia fora de tentar usá-la.

    Zorin é uma das distros mais fáceis para quem tá iniciando. Não acho que seja uma das piores, muito pelo contrário, é baseada no Ubuntu 16.04 e existem diversas versções, vou citar apenas as versões grátis. Sendo a mais popular a Core que usa um Gnome modificado para ser user-friendly e a versão Lite baseada no Xfce para máquina menos poderosas, ou seja, é uma versão leve. Basicamente 90% dos tutoriais pra Ubuntu se aplicarão ao Zorin. Zorin lembra o Windows 10 e não é atoa... É um modo de chamar o usuário para o Linux.

    Do Metamorphose eu não posso falar nada pois nunca utilizei, mas geralmente evito de utilizar distros brasileiras pois geralmente "morrem cedo". Não querendo ser pessimista, mas foi o que ocorreu com a distro Kaiana. Sumiu do mapa, como tantas outras "refisefuquis" (desculpem o termo).

    arai


  • Rodrigo Dias 37
    Rodrigo Dias 09/10/2018 Link para o comentário

    Na lista dos piores, podia incluir o Elementary OS. Apesar de ter o visual igual ao do Mac OS, o sistema é muito limitado. Não dá para colocar ícones na área de trabalho, vem com zero de recursos em comparação com as outras distros, tendo que usar o terminal para fazer a instalação desses recursos, e além disso, quando instalei direto na máquina para fazer dual boot, na hora de usar não conectava a internet.

    É bonitinho, mas é ordinário

    araiHermes P.


    • 3
      Conta desativada 12/10/2018 Link para o comentário

      Verdade, essa distro diz-se como user-friendly mas de friendly não tem nada.
      Configurações limitadas, a loja é bugada e não mostra todos os pacotes, não há suporte nativo a ppas, quase tudo tem que ser feito pelo terminal pois a distro em si é bem crua em apps. Não vem nem uma suíte office instalada. Bem, os minimalistas irão adorar.

      araiLeandro Ramos


  • 12
    Henrique Arantes 09/10/2018 Link para o comentário

    As mais bonitas são as piores kkkkkkk

    araiHermes P.Rodrigo Dias


    • 2
      Pistos 22/05/2019 Link para o comentário

      Ta maluco.... Deepin, Mint são duas distro lindas e muito boas...

      arai


  • 8
    Conta desativada 09/10/2018 Link para o comentário

    O Linux salvou o meu PCzinho de 2gb de RAM após o Windows, devido às especificações, não disponibilizar mais atualizações, tanto de segurança como upgrade de sistema.

    araiTiago HastenteufelJaiir_Reis


  • 11
    Conta desativada 09/10/2018 Link para o comentário

    Matéria feita por quem não conhece distros linux, só elogiou Debian e criticou distros "desconhecidas"
    Linux mint com interface bonita? A interface do mint é muito antiquada! E o pior é que ainda é difícil de personalizar(mais complicada do que se fosse um cinnamon ou xfce puro).Faltou citar distros não Debian como o Manjaro ou Solus, ou distros debian mesmo porém melhores, como o Elementary ou Deepin
    E colocar o Damn Vulnerable Linux como pior? Para o que ela se propôs era a melhor! Não era uma distro para leigos, era para quem queria melhorar seu conhecimento (no geral desenvolvedores e estudantes),uma das piores era o Antergos, bugada, instável e complicada(o objetivo dela era ser o "Mint" do arch linux, estável e simples, essa sim falhava miseravelmente)
    Enfim, matéria escrita por quem não entende do assunto, com conteudo 100% google
    Mais uma matéria com o selo Deivis "enche linguiça" Schuman de qualidade

    Carlos AlbertoSergio Santos


    • Sergio Santos 2
      Sergio Santos 09/10/2018 Link para o comentário

      Realmente, a matéria se limita ao Debian. Eu uso o Mageia 6, minha predileta, fácil e poderosa. Deriva do Red Hat e não do Debian. As distros mais conhecidas derivadas do Red Hat são, além do Mageia, o OpenMandriva, Fedora, OpenSuse e Rosa. Mas existem distros derivadas de outros pacotes muito bons, como: Arch - Manjaro, por exemplo -; Slackware - como Slackel e Salix -; Gentoo - como o Sabayon -; e outras independentes, além daquelas criadas do zero, chamadas de "From Scratch", para usuários experientes.
      Enfim, o Linux possui muitas distribuições, algumas ótimas, outras nem tanto. Mas a ideal será a que melhor se adaptar à sua máquina. Não adianta você ter uma indicação de distribuição que não reconheça, por exemplo, sua placa de rede sem fio, ou que exija um processador Core i5 para cima se o seu processador é um Celeron. O Mageia é a distribuição que testei que nunca apresentou problema com drives e o pacote ".RPM" permite que o programa seja instalado com um clique, como no Windows. Eu prefiro o ambiente KDE, mas isso é questão de gosto.


    • 3
      Conta desativada 12/10/2018 Link para o comentário

      Faltou citar o Manjaro, Solus, Deepin, Neon com uma das melhores. Mas não considero o Zorin como a pior distro, na verdade é bem de boa, utilizei ela por vários meses só mudei mesmo porque queria algo novo. Mas pra um leigo é uma boa alternativa ao Mint/Ubuntu.
      Acredito que o Cinnamon seja uma das interfaces mais bem customizáveis do Linux Mint, talvez batendo de frente com o Xfce (que é modular). Não acho o Cinnamon antiquado, acho ele clássico e elegante. Lembra o Windows 7 na aparência. Mas quanto ao tem pode ser mudado facilmente.


    • Monks 1
      Monks 02/05/2019 Link para o comentário

      "Linux mint com interface bonita? A interface do mint é muito antiquada! E o pior é que ainda é difícil de personalizar(mais complicada do que se fosse um cinnamon ou xfce puro)."
      Não sei, cara... Eu nunca tinha usado Linux na vida, instalei o Mint Cinnamon e não tive nenhuma dificuldade em personalizá-lo, ou usá-lo.


  • Magno Sousa 21
    Magno Sousa 08/10/2018 Link para o comentário

    O Linux Mint pra me o melhor dos distros


  • 10
    Daniel Rios 08/10/2018 Link para o comentário

    Tem umas distros que são tão boas, que chega a ser melhores que o próprio Windows, tipo o Linux Mint, KDE Neon, Deepin... O ruim é que precisa de marketing e parcerias pra terem sucesso né, o Android é a distro Linux de maior sucesso, pelo fato de ter marketing da Google, falta isso pras distros de desktop... Mas é isso ai Deivis, continue usando o Linux no desktop assim como usa no smartphone, conta mais da sua experiência pra galera, recomendo testar o KDE Neon também.

    arai


  • Junior Fornazi 45
    Junior Fornazi 08/10/2018 Link para o comentário

    Engraçado que as melhores distribuições são todas baseadas em Debian como o Ubuntu e o mint que você é baseado em Ubuntu também tem no sangue um pouco do Debian


  • Joseilton Malafaia 21
    Joseilton Malafaia 08/10/2018 Link para o comentário

    Linux Deepin não só deveria estar na lista dos melhores, como é o melhor da atualidade!

    Conta desativadaPaulo Ricardo


  • Hugo Suniga 2
    Hugo Suniga 08/10/2018 Link para o comentário

    A matéria é muito boa, mas o redator precisa se atentar a repetição exagerada de palavras (a palavra "onde" foi usada exageradamente) e a alguns erros de concordância. Nada que uma boa revisão não resolva.

    araiJaiir_Reis


  • 17
    iago felipe 08/10/2018 Link para o comentário

    Ótima matéria, mas eu tenho o deepin instalado num PC aqui em casa, só n saio de vez do Windows por conta que utilizo mais o Notebook, e nenhuma distro apresentou uma autonomia próxima ao Windows nele.


  • 6
    Ricardo Mota 08/10/2018 Link para o comentário

    Tenho restrições com o Linux Mint porque não gosto da interface Cinnamon. Me remete ao passado. Acho que tem cara de velho. Ainda gostava quando tinha o KDE. Agora que não dão mais suporte, parei de usar. Não entendo porque não falaram do KDE Neon. A base é Ubuntu, muito estável e sempre tem as novidades do time do KDE. Leve e funcional, além de ser muito bonito!

    Daniel Rios


    • 10
      Daniel Rios 08/10/2018 Link para o comentário

      Concordo com você, o Cinnamon é ótimo, estável pra caramba, mas tem umas coisinhas nele que remetem época do Windows XP. Eu gosto muito do Mint, usava ele com Cinnamon até semana passada, ai coloquei o KDE Plasma e to curtindo, não é porque não vem pronto que vc não pode instalar...


    • 3
      Conta desativada 12/10/2018 Link para o comentário

      Bom, também não sei porque, acho que faltou citar distros de renome aqui na matéria. Quando ao Linux Mint KDE ter sido deixado de lado, há alternativas interessantes, como:
      1. Kubuntu
      2. KDE Neon
      3. Manjaro KDE
      4. openSUSE KDE
      5. Nitrux


  • Jaiir_Reis 20
    Jaiir_Reis 08/10/2018 Link para o comentário

    Comprei um Notebook Asus que veio com W10 bugado,no primeiro dia já tive que formatar, depois de um tempo as teclas não funcionavam mais, dai resolvi instalar Linux, comecei com Ubuntu e depois o Mint e arranquei de vez o Windows da minha vida.

    Tiago HastenteufelDaniel RiosJoseilton MalafaiaAndre LuisDavid Guimaraes


    • Joseilton Malafaia 21
      Joseilton Malafaia 08/10/2018 Link para o comentário

      Meu último PC/notebook com Windows foi em 2013

      Jaiir_Reis


  • 14
    Fernando 08/10/2018 Link para o comentário

    boa matéria! Eu colocaria o Linux Deepin como primeira opção e o Mint em seguida. Ja usou o Deepin Deivis? E um lindo sistema, sem bugs, e muito fácil de instalar programas pela Deepin store. É uma distro chinesa bem conhecida. Meu computador principal tem triple boot, Windows 10, linux mint 64bits(unbunto) e Linux Deepin. Minha favorita era o Mint, claro, ate descobrir o Deepin. É um sistema um pouco mais pesado que os outros, e em um hardware muito antigo não é ideal. Para hardware antigo recomendo o Mind xfce 64 ou 32 bits(32 se for muito, mas muito velho), ou, o Lubuntu.

    Joseilton Malafaiaiago felipe


    • 3
      Conta desativada 12/10/2018 Link para o comentário

      Os maiores problema do Deepin ao meu ver são:
      1. Falta configurações mais complexas
      2. Problemas com as notificações, que ficam a irritar depois de um tempo.
      3. Sem muita opção de customização na barra ou dock
      4. Problemas com mirrors lentos
      5. Alguns pacotes podem ser bastante antigos


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 08/10/2018 Link para o comentário

    Android, MacOS X, iOS... Podem ser consideradas distros Linux?


    • 21
      viktor santos 08/10/2018 Link para o comentário

      MacOS e ios não são baseados em linux e sim em FreeBSD

      iago felipe


    • 17
      iago felipe 08/10/2018 Link para o comentário

      Só o Android, já que os sistemas da Apple são base bsd


    • 10
      Daniel Rios 08/10/2018 Link para o comentário

      MacOS, iOS, OrbisOS (PS4) e sistema do Nintendo Switch (não sie o nome), são sistemas baseados no BSD e não no Linux. BSD é meio que um irmão do Linux, são muito parecidos, mas não são a mesma coisa, cada sistema BSD tem um kernel próprio (FreeBSD, OpenBSD, etc), já no caso do Linux, o kernel é justamente o Linux, vários sistemas usam ele (como o Android), modificando de acordo com as necessidades, mas no final das contas é sempre o mesmo kernel Linux.


    • 3
      Conta desativada 12/10/2018 Link para o comentário

      Android tem base no kernel Linux, sim, pode ser considerado como Linux (uma distribuição móvel). macOS é unix-like tal qual o BSD. Ao meu ver o macOS é apenas um BSD caro. iOS não sei.


  • 1
    Luan Monteiro 08/10/2018 Link para o comentário

    Esqueceram do Fedora... =(


    • 3
      Conta desativada 12/10/2018 Link para o comentário

      É porque fede.


  • 1
    Kaimian De 08/10/2018 Link para o comentário

    Só queria dizer que Arch Linux é uma das melhores distros.


    • 3
      Conta desativada 12/10/2018 Link para o comentário

      Pra quem preza pela estabilidade, talvez vá discordar contigo.


  • 1
    Ruan Elivelton 08/10/2018 Link para o comentário

    Ubuntu e mint sempre foram as melhores para o usuário final.... Já nas piores faltou o arch linux pois e bem próximo do windows 10 e suas atualizações kkkkkkkkkkkk


    • 10
      Daniel Rios 08/10/2018 Link para o comentário

      Na verdade o Windows 10 que é "igual" o Arch Linux no quesito atualizações, a Microsoft parece que tá usando o modelo rolling release...


  • Paulo zOiO zuLLu 17
    Paulo zOiO zuLLu 08/10/2018 Link para o comentário

    Uso o KDE Neon. Distro oficial do KDE. Perfeito para mim

    Conta desativada


    • 3
      Conta desativada 12/10/2018 Link para o comentário

      Distro bem leve, minimalista.


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 08/10/2018 Link para o comentário

    Era um bom sistema, pena que não teve tanto incentivo e acabou no esquecimento.


    • 21
      viktor santos 08/10/2018 Link para o comentário

      Ta usando crack ? Linux é usaso em tudo, o único nicho que ele perde é em desktops

      Daniel Rios


    • 10
      Daniel Rios 08/10/2018 Link para o comentário

      Linux não é um sistema, mas blz, vamos falar como se fosse. Linux simplesmente o produto de maior sucesso da história, até concorrentes usam ele porque ele é simplesmente fantástico. O único lugar onde ele não domina é no desktop, só isso, o resto é tudo Linux, tudo mesmo, inclusive o Android. Nada seria possível hoje em dia sem o Linux, o desktop é só um extra por enquanto, não vai se popularizar sem marketing, falta uma empresa grande de verdade pra investir no marketing de uma distro boa de verdade como o Linux Mint ou o KDE Neon, já que a Canonical tá nem ai pro Ubuntu no desktop mais, o negócio deles é IoT e servidores...


  • Guilherme 26
    Guilherme 08/10/2018 Link para o comentário

    Ao meu caro Deivis;: prática leva à perfeição! É normal estranhamos novos escritores no blog. Apenas se atende à possíveis erros e reclamações que podem ser evitadas, e sucesso!

    Deivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 08/10/2018 Link para o comentário

      Obrigado pela crítica positiva caro Guilherme. Estarei me esforçando ao máximo para melhorar.

      Joseilton Malafaia


  • Carlos Felipe Araújo 41
    Carlos Felipe Araújo 08/10/2018 Link para o comentário

    Linux Mint não traz mais codecs pré-instalados, mas é super fácil instalá-los. Além do texto confuso, a imagem do Ubuntu não condiz com a atual interface (GNOME 3).
    Não entendi porque você teve problemas com ZORIN porque ele, assim como o Linux Mint, também é baseado no Ubuntu..

    Conta desativadaJairo rios


    • 73
      Jairo rios 08/10/2018 Link para o comentário

      O Zorin apresenta excelente usabilidade.


      • 3
        Conta desativada 12/10/2018 Link para o comentário

        Ainda mais agora que a última versão é baseada no Ubuntu 18.04.5
        Em breve vão lançar uma versão baseada no Ubuntu 18.04, talvez em novembro.


  • Guilherme 26
    Guilherme 08/10/2018 Link para o comentário

    Bem bacana! Mas ainda sou fiel ao Windows.


  • Marcelo Cacimiro 3
    Marcelo Cacimiro 08/10/2018 Link para o comentário

    E sobre o conteúdo... Alguma observação?


  • Dalbert Benjamim 13
    Dalbert Benjamim 08/10/2018 Link para o comentário

    Felizão com meu Lubuntu 16.04 time que está ganhando, não se mexe.


  • Edinho K. 31
    Edinho K. 07/10/2018 Link para o comentário

    Peço desculpas, mas tenho algumas observações a fazer quanto ao texto, a principal delas quanto ao uso errado do advérbio "onde".
    "Onde" é um advérbio de lugar, portanto, seu uso é adequado quando queremos nos referir a um lugar, identificado no texto ou não.
    Por exemplo:
    "o celular está onde o deixei"; "onde posso encontrar uma farmácia?"

    Usá-lo indiscriminadamente para referir qualquer outra coisa que não seja algum lugar é um vício de fala/escrita bastante irritante, especialmente em referência a objetos. E é algo relativamente comum entre os sulistas.

    Olha estes exemplos tirados do texto:

    "Essa distro completou na semana passada 12 anos de existência, foi criada em 27 de setembro de 2006 por desenvolvedores irlandeses e continua firme e forte até a data presente, ONDE recebe atualizações frequentemente."
    Dá a entender que a distro do Linux só recebe atualizações na Irlanda... por que, então, não escrever simplesmente "... recebendo atualizações frequentemente."?

    Mais um caso:
    "Essa sem dúvidas foi a pior distro Linux que já utilizei, tive muita dor de cabeça até mesmo para instala. Depois de instalada em meu PC, tive problemas com drivers, ONDE não consegui fazer meu computador conectar-se na internet de forma alguma."
    O "onde", na situação acima, está totalmente perdido. Não há sequer um lugar anterior mencionado no texto para situar seu uso. A escrita correta exigiria o uso de um pronome relativo, remetendo o complemento da frase aos "problemas com o drivers".
    Assim:
    "Depois de instalada em meu PC, tive problemas com drivers, COM OS QUAIS não consegui fazer meu computador conectar-se na internet de forma alguma."

    E sem querer ser chato, mas já sendo, há outros erros evidentes...
    Mais uma vez peço desculpas àqueles que possam se incomodar com as minhas observações. Mas, dessa vez, não deu pra deixar passar batido...

    Bernardo ResendePedro HenriqueHelton VieiraDênison Fábio


    • Dênison Fábio 2
      Dênison Fábio 08/10/2018 Link para o comentário

      Concordo com você, Edinho. O texto da matéria está muito ruim. Ensino fundamental fez falta na hora de redigir...

      Helton Vieira


    • 3
      Conta desativada 12/10/2018 Link para o comentário

      Certo, o importante é que deu pra entender, não podemos ser grammar nazis.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.