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Black Friday 3 min para ler 38 Comentários

Cuidado: essas foram as lojas com mais reclamações na última Black Friday

Sempre em época de Black Friday, o alerta que todos os sites especializados fazem é o mesmo: tenha cuidado com fraudes. O Procon divulga anualmente um balanço com as lojas que tiveram reclamações protocoladas na entidade, sendo que algumas delas são judicialmente notificadas e até mesmo retiradas do ar. Além disso, junto ao Procon, o site Reclame Aqui publica um relatório com as lojas que mais tiveram reclamações registradas durante a Black Friday.

Se você já fez seu orçamento para essa Black Friday, saiba que antes de fechar seu carrinho de compras é preciso ter alguns cuidados. Avaliar a reputação das lojas e se atentar aos protocolos de segurança e certificados digitais presentes em sites de pagamento são alguns cuidados básicos que você deve seguir. Uma dica extra aqui é: evite lojas que tenham histórico de reclamações.

Muita coisa acontece no pós-Black Friday, como problemas de entrega devido a alta demanda, atrasos, estoques em falta e por aí vai. As lojas abaixo foram as que tiveram mais reclamações registradas no Procon durante os dias 24/11 e 01/12 de 2016, ou seja, o período que corresponde a Black Friday:

  • Adidas - 482 reclamações
  • Grupo Pão de Açúcar / Extra / Pontofrio.com / Casasbahia.com / Casas Bahia / Ponto Frio - 235 reclamações
  • Grupo B2W / Americanas.com / Submarino / Shoptime / Sou Barato / Lojas Americanas - 193 reclamações
  • Kabum.com.br - 59 reclamações
  • Walmart.com.br - 53 reclamações
  • Magazine Luiza - 44 reclamações
  • Carrefour - 24 reclamações
  • Fastshop - 23 reclamações
  • Netshoes / Zattini - 22 reclamações
  • Belezanaweb.com.br - 20 reclamações

Como mencionei acima, existem muitos problemas que acontecem após a compra ou após a Black Friday. Prova disso é que as reclamações relacionadas ao cancelamento da compra sem justificativa representam 583 desse total de 1.638  queixas. Outros apontamentos foram:

  • Produto/Serviço anunciado indisponível - 194 reclamações
  • Mudança de preço ao finalizar a compra (carrinho) - 188 reclamações
  • Maquiagem do desconto (Preço do produto / Valor do frete) - 143 reclamações

No Reclame Aqui a quantidade de reclamações também foi grande, sendo o top 10 composto por quase as mesmas lojas que receberam queixas no Procon:

  • Kabum - 588 reclamações
  • Americanas.com (loja online) - 249 reclamações
  • Submarino - 149 reclamações
  • Netshoes - 117 reclamações
  • Magazine Luiza (loja online) - 100 reclamações
  • Extra.com.br - 89 reclamações
  • Walmart.com.br (loja online) - 83 reclamações
  • Fast Shop - 62 reclamações
  • Ponto Frio (loja online) - 58 reclamações
  • Casas Bahia (loja online) - 56 reclamações

Ambos os rankings levam em conta lojas físicas e online. É claro que a maior quantidade de queixas estão relacionadas a problemas causados em websites, como vocês podem observar em alguns dos motivos reportados pelos usuários. Os relatórios completos você acessa através dos links abaixo:

Você já teve problemas durante ou após a Black Friday?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Ramon Mota 23/11/2017

    Reclamar por produto errado ou danificado, até entendo. Mas reclamar pela demora na entrega... ai eu já acho q é falta de bom senso. Milhares de pessoas comprando de tudo ao mesmo tempo, é claro que vai ficar demorado a entrega né. Acho q n tem problema em esperar um tempo maior do que o normal, para receber um produto nessa data especial.

  •   48
    Conta desativada 23/11/2017

    100 reclamações num universo de mais de 1 milhão de vendas acho irrelevante, na grande maioria foi produto que acabou logo e a maravilhosa entrega de nossos correios.. Compro na maioria dessas lojas e nunca tive problemas...

  • Fernando Henrique 24/11/2017

    Nada a reclamar dessas empresas!!
    Até penso como deve ser essas pessoas que reclamaram desses sites!
    Querem comprar no final do ano, na Black Friday, e não tem paciência para esperar!!
    Comprem de Fevereiro á Outubro, e pronto!!
    Em relação aos preços, é tudo jogada de marketing das lojas, não precisa ser esperto para intender isso, compram na Black Friday quem quer!

  •   85
    Conta desativada 23/11/2017

    a maioria ali é confiavel o problema é q muita gente compra na BF achando q a entrega vai ser rapida , Galera precisa entender q em um evento como esse é obvio q ira demora primeiro pq o correios vai ter coisa o tempo inteiro pra entregar segundo que a loja demora ate separar tudo do estoque , ja vi produtos no kabum q com 1 minuto vendeu todas as 400 unidades imagina como deve ser pra separar tudo e tal ..

  • Rodrigo Dias 23/11/2017

    A melhor dica para quem vai comprar na Black Friday é: Não compre nada na época da Black Friday 😅😅😅

38 Comentários

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