Nós usamos cookies em nossos sites. Informações sobre cookies e sobre como você pode se opor ao uso de cookies a qualquer momento, ou encerrar seu uso, podem ser encontradas em Política de Privacidade.

Cuidado: essas foram as lojas com mais reclamações na última Black Friday

Cuidado: essas foram as lojas com mais reclamações na última Black Friday

Sempre em época de Black Friday, o alerta que todos os sites especializados fazem é o mesmo: tenha cuidado com fraudes. O Procon divulga anualmente um balanço com as lojas que tiveram reclamações protocoladas na entidade, sendo que algumas delas são judicialmente notificadas e até mesmo retiradas do ar. Além disso, junto ao Procon, o site Reclame Aqui publica um relatório com as lojas que mais tiveram reclamações registradas durante a Black Friday.

Se você já fez seu orçamento para essa Black Friday, saiba que antes de fechar seu carrinho de compras é preciso ter alguns cuidados. Avaliar a reputação das lojas e se atentar aos protocolos de segurança e certificados digitais presentes em sites de pagamento são alguns cuidados básicos que você deve seguir. Uma dica extra aqui é: evite lojas que tenham histórico de reclamações.

Muita coisa acontece no pós-Black Friday, como problemas de entrega devido a alta demanda, atrasos, estoques em falta e por aí vai. As lojas abaixo foram as que tiveram mais reclamações registradas no Procon durante os dias 24/11 e 01/12 de 2016, ou seja, o período que corresponde a Black Friday:

  • Adidas - 482 reclamações
  • Grupo Pão de Açúcar / Extra / Pontofrio.com / Casasbahia.com / Casas Bahia / Ponto Frio - 235 reclamações
  • Grupo B2W / Americanas.com / Submarino / Shoptime / Sou Barato / Lojas Americanas - 193 reclamações
  • Kabum.com.br - 59 reclamações
  • Walmart.com.br - 53 reclamações
  • Magazine Luiza - 44 reclamações
  • Carrefour - 24 reclamações
  • Fastshop - 23 reclamações
  • Netshoes / Zattini - 22 reclamações
  • Belezanaweb.com.br - 20 reclamações

Como mencionei acima, existem muitos problemas que acontecem após a compra ou após a Black Friday. Prova disso é que as reclamações relacionadas ao cancelamento da compra sem justificativa representam 583 desse total de 1.638  queixas. Outros apontamentos foram:

  • Produto/Serviço anunciado indisponível - 194 reclamações
  • Mudança de preço ao finalizar a compra (carrinho) - 188 reclamações
  • Maquiagem do desconto (Preço do produto / Valor do frete) - 143 reclamações

No Reclame Aqui a quantidade de reclamações também foi grande, sendo o top 10 composto por quase as mesmas lojas que receberam queixas no Procon:

  • Kabum - 588 reclamações
  • Americanas.com (loja online) - 249 reclamações
  • Submarino - 149 reclamações
  • Netshoes - 117 reclamações
  • Magazine Luiza (loja online) - 100 reclamações
  • Extra.com.br - 89 reclamações
  • Walmart.com.br (loja online) - 83 reclamações
  • Fast Shop - 62 reclamações
  • Ponto Frio (loja online) - 58 reclamações
  • Casas Bahia (loja online) - 56 reclamações

Ambos os rankings levam em conta lojas físicas e online. É claro que a maior quantidade de queixas estão relacionadas a problemas causados em websites, como vocês podem observar em alguns dos motivos reportados pelos usuários. Os relatórios completos você acessa através dos links abaixo:

Você já teve problemas durante ou após a Black Friday?

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

  • Ramon Mota 23/11/2017

    Reclamar por produto errado ou danificado, até entendo. Mas reclamar pela demora na entrega... ai eu já acho q é falta de bom senso. Milhares de pessoas comprando de tudo ao mesmo tempo, é claro que vai ficar demorado a entrega né. Acho q n tem problema em esperar um tempo maior do que o normal, para receber um produto nessa data especial.

  •   48
    Conta desativada 23/11/2017

    100 reclamações num universo de mais de 1 milhão de vendas acho irrelevante, na grande maioria foi produto que acabou logo e a maravilhosa entrega de nossos correios.. Compro na maioria dessas lojas e nunca tive problemas...

  • Fernando Henrique 24/11/2017

    Nada a reclamar dessas empresas!!
    Até penso como deve ser essas pessoas que reclamaram desses sites!
    Querem comprar no final do ano, na Black Friday, e não tem paciência para esperar!!
    Comprem de Fevereiro á Outubro, e pronto!!
    Em relação aos preços, é tudo jogada de marketing das lojas, não precisa ser esperto para intender isso, compram na Black Friday quem quer!

  •   84
    Conta desativada 23/11/2017

    a maioria ali é confiavel o problema é q muita gente compra na BF achando q a entrega vai ser rapida , Galera precisa entender q em um evento como esse é obvio q ira demora primeiro pq o correios vai ter coisa o tempo inteiro pra entregar segundo que a loja demora ate separar tudo do estoque , ja vi produtos no kabum q com 1 minuto vendeu todas as 400 unidades imagina como deve ser pra separar tudo e tal ..

  • Rodrigo Dias 23/11/2017

    A melhor dica para quem vai comprar na Black Friday é: Não compre nada na época da Black Friday 😅😅😅

38 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • "Maquiagem do desconto", parece muito que as pessoas não aprenderam que o preço a vista tem desconto. E parcelado não.


  • Compro americanas.com nunca tive problemas.


  •   85
    Conta desativada 25/11/2017 Link para o comentário

    Acho bem normal reclamações nessa época do ano, até Pq muitas pessoas as vezes reclamam simplesmente por não conseguir comprar um produto devido a alta demanda. Nunca tive problema com a americanas por exemplo, sempre que precisei fui muito bem atendido pelo call-center deles e até troca por insatisfação eu consegui fazer....

    Conta desativada


  • É só comprar com o Zoom garante ativado...


    •   85
      Conta desativada 25/11/2017 Link para o comentário

      Acredito que o buscapé funcione da mesma forma....

      Conta desativada


  • Se as lojas vendem milhões por mês, é normal ter reclamações, desde problemas com os Correios (esse sim tá uma porcaria graças ao povo que saqueou a empresa) até gente que comprou errado e depois fica enchendo o saco. Sempre comprei nessas lojas e não tive problemas. A Fast até trocou duas vezes meu computador no mesmo dia porque estava com defeito (salve a Lenovo).

    DanielConta desativadaDavid CDConta desativada


    • Não creio, Sidney está de volta. Que bom vê-lo de volta amigo Sidney, você fez falta aqui. Seja bem-vindo.


      • Obrigado David e Vinicius. O povo não me deu sossego no Facebook. kkkk até em blog que eu participava pediam minha volta para o AP. Não estou reclamando, muito pelo contrário. É sempre bom ver que fez muitos amigos.

        DanielConta desativadaConta desativada


      •   94
        Conta desativada 24/11/2017 Link para o comentário

        Você merece esse incômodo Sidney, quem mandou fazer tantos amigos em pouco tempo! rs...


    •   62
      Conta desativada 24/11/2017 Link para o comentário

      Bom vê-lo de volta Sidney!


    •   85
      Conta desativada 25/11/2017 Link para o comentário

      Eu também nunca tive problemas com compras online aqui no Brasil, principalmente americanas. Eles sempre foram atenciosos e rápidos para trocar produtos, até mesmo por insatisfação....

      Conta desativada


  • Nunca tive problemas com as Lojas Americanas. Entretanto, o número de reclamações é quase irrelevante perto das centenas de dezenas de vendas. Ainda bem que á CissaMagazine nem apareceu na lista, é uma excelente loja


    •   85
      Conta desativada 25/11/2017 Link para o comentário

      Verdade, quando comprava smartphones aqui no Brasil, a cissa era uma das minhas favoritas...

      Conta desativada


  • Esse Black Friday está um fiasco está quase todos os produtos nas lojas o mesmo preço.


  • Nada a reclamar dessas empresas!!
    Até penso como deve ser essas pessoas que reclamaram desses sites!
    Querem comprar no final do ano, na Black Friday, e não tem paciência para esperar!!
    Comprem de Fevereiro á Outubro, e pronto!!
    Em relação aos preços, é tudo jogada de marketing das lojas, não precisa ser esperto para intender isso, compram na Black Friday quem quer!

    Conta desativadaConta desativadaConta desativadaConta desativadaConta desativadaDanielConta desativadaConta desativada


  •   54
    Conta desativada 24/11/2017 Link para o comentário

    Grupo Pão de Açúcar / Extra / Pontofrio.com / Casasbahia.com / Casas Bahia / Ponto Frio - 235 reclamações
    Grupo B2W / Americanas.com / Submarino / Shoptime / Sou Barato / Lojas Americanas - 193 reclamações

    Só me diga uma coisa, como não ter essa avalanche de reclamações se 2 grupos detém as maiores lojas? Depois que o grupo pão de açúcar comprou as Casas Bahia a loja nunca mais foi a mesma: preços baixos. Isso é concorrência? Não isso é monopólio! Essa black friday, como já disseram aqui, é Black Fraude. Estou fora!!!


  • é bom saber disso...


  • A mais picareta de todas é a americanas.com Colocam o mesmo produto com vários preços diferentes. Vendem e não entregam. Experiência própria. Recomendo extra, ponto frio, casas Bahia e Shoptime. Nunca tive problema com essas lojas.


    •   85
      Conta desativada 25/11/2017 Link para o comentário

      Já percebeu que a americanas também é um sítio de vendas para lojas parceiras? Por isso tem mais de 1 anúncio para alguns produtos...

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.