Cuidado: essas foram as lojas com mais reclamações na última Black Friday
Sempre em época de Black Friday, o alerta que todos os sites especializados fazem é o mesmo: tenha cuidado com fraudes. O Procon divulga anualmente um balanço com as lojas que tiveram reclamações protocoladas na entidade, sendo que algumas delas são judicialmente notificadas e até mesmo retiradas do ar. Além disso, junto ao Procon, o site Reclame Aqui publica um relatório com as lojas que mais tiveram reclamações registradas durante a Black Friday.
Se você já fez seu orçamento para essa Black Friday, saiba que antes de fechar seu carrinho de compras é preciso ter alguns cuidados. Avaliar a reputação das lojas e se atentar aos protocolos de segurança e certificados digitais presentes em sites de pagamento são alguns cuidados básicos que você deve seguir. Uma dica extra aqui é: evite lojas que tenham histórico de reclamações.
Muita coisa acontece no pós-Black Friday, como problemas de entrega devido a alta demanda, atrasos, estoques em falta e por aí vai. As lojas abaixo foram as que tiveram mais reclamações registradas no Procon durante os dias 24/11 e 01/12 de 2016, ou seja, o período que corresponde a Black Friday:
- Adidas - 482 reclamações
- Grupo Pão de Açúcar / Extra / Pontofrio.com / Casasbahia.com / Casas Bahia / Ponto Frio - 235 reclamações
- Grupo B2W / Americanas.com / Submarino / Shoptime / Sou Barato / Lojas Americanas - 193 reclamações
- Kabum.com.br - 59 reclamações
- Walmart.com.br - 53 reclamações
- Magazine Luiza - 44 reclamações
- Carrefour - 24 reclamações
- Fastshop - 23 reclamações
- Netshoes / Zattini - 22 reclamações
- Belezanaweb.com.br - 20 reclamações
Como mencionei acima, existem muitos problemas que acontecem após a compra ou após a Black Friday. Prova disso é que as reclamações relacionadas ao cancelamento da compra sem justificativa representam 583 desse total de 1.638 queixas. Outros apontamentos foram:
- Produto/Serviço anunciado indisponível - 194 reclamações
- Mudança de preço ao finalizar a compra (carrinho) - 188 reclamações
- Maquiagem do desconto (Preço do produto / Valor do frete) - 143 reclamações
No Reclame Aqui a quantidade de reclamações também foi grande, sendo o top 10 composto por quase as mesmas lojas que receberam queixas no Procon:
- Kabum - 588 reclamações
- Americanas.com (loja online) - 249 reclamações
- Submarino - 149 reclamações
- Netshoes - 117 reclamações
- Magazine Luiza (loja online) - 100 reclamações
- Extra.com.br - 89 reclamações
- Walmart.com.br (loja online) - 83 reclamações
- Fast Shop - 62 reclamações
- Ponto Frio (loja online) - 58 reclamações
- Casas Bahia (loja online) - 56 reclamações
Ambos os rankings levam em conta lojas físicas e online. É claro que a maior quantidade de queixas estão relacionadas a problemas causados em websites, como vocês podem observar em alguns dos motivos reportados pelos usuários. Os relatórios completos você acessa através dos links abaixo:
- Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (balanço anual)
- Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (balanço Black Friday 2016)
- Reclame Aqui (balanço Black Friday 2016)
Você já teve problemas durante ou após a Black Friday?
"Maquiagem do desconto", parece muito que as pessoas não aprenderam que o preço a vista tem desconto. E parcelado não.
Compro americanas.com nunca tive problemas.
Acho bem normal reclamações nessa época do ano, até Pq muitas pessoas as vezes reclamam simplesmente por não conseguir comprar um produto devido a alta demanda. Nunca tive problema com a americanas por exemplo, sempre que precisei fui muito bem atendido pelo call-center deles e até troca por insatisfação eu consegui fazer....
É só comprar com o Zoom garante ativado...
Acredito que o buscapé funcione da mesma forma....
Se as lojas vendem milhões por mês, é normal ter reclamações, desde problemas com os Correios (esse sim tá uma porcaria graças ao povo que saqueou a empresa) até gente que comprou errado e depois fica enchendo o saco. Sempre comprei nessas lojas e não tive problemas. A Fast até trocou duas vezes meu computador no mesmo dia porque estava com defeito (salve a Lenovo).
Não creio, Sidney está de volta. Que bom vê-lo de volta amigo Sidney, você fez falta aqui. Seja bem-vindo.
Obrigado David e Vinicius. O povo não me deu sossego no Facebook. kkkk até em blog que eu participava pediam minha volta para o AP. Não estou reclamando, muito pelo contrário. É sempre bom ver que fez muitos amigos.
Você merece esse incômodo Sidney, quem mandou fazer tantos amigos em pouco tempo! rs...
Bom vê-lo de volta Sidney!
Eu também nunca tive problemas com compras online aqui no Brasil, principalmente americanas. Eles sempre foram atenciosos e rápidos para trocar produtos, até mesmo por insatisfação....
Nunca tive problemas com as Lojas Americanas. Entretanto, o número de reclamações é quase irrelevante perto das centenas de dezenas de vendas. Ainda bem que á CissaMagazine nem apareceu na lista, é uma excelente loja
Verdade, quando comprava smartphones aqui no Brasil, a cissa era uma das minhas favoritas...
Esse Black Friday está um fiasco está quase todos os produtos nas lojas o mesmo preço.
Não tem como mudar muito isso, afinal, todas compraram da mesma fornecedora ao "mesmo preço".
Nada a reclamar dessas empresas!!
Até penso como deve ser essas pessoas que reclamaram desses sites!
Querem comprar no final do ano, na Black Friday, e não tem paciência para esperar!!
Comprem de Fevereiro á Outubro, e pronto!!
Em relação aos preços, é tudo jogada de marketing das lojas, não precisa ser esperto para intender isso, compram na Black Friday quem quer!
Grupo Pão de Açúcar / Extra / Pontofrio.com / Casasbahia.com / Casas Bahia / Ponto Frio - 235 reclamações
Grupo B2W / Americanas.com / Submarino / Shoptime / Sou Barato / Lojas Americanas - 193 reclamações
Só me diga uma coisa, como não ter essa avalanche de reclamações se 2 grupos detém as maiores lojas? Depois que o grupo pão de açúcar comprou as Casas Bahia a loja nunca mais foi a mesma: preços baixos. Isso é concorrência? Não isso é monopólio! Essa black friday, como já disseram aqui, é Black Fraude. Estou fora!!!
é bom saber disso...
A mais picareta de todas é a americanas.com Colocam o mesmo produto com vários preços diferentes. Vendem e não entregam. Experiência própria. Recomendo extra, ponto frio, casas Bahia e Shoptime. Nunca tive problema com essas lojas.
Já percebeu que a americanas também é um sítio de vendas para lojas parceiras? Por isso tem mais de 1 anúncio para alguns produtos...
A melhor dica para quem vai comprar na Black Friday é: Não compre nada na época da Black Friday 😅😅😅
Hahaha....
Muito boa a dica!
Infelizmente.
Kkkkkkkkkkkk boa dica 😂
100 reclamações num universo de mais de 1 milhão de vendas acho irrelevante, na grande maioria foi produto que acabou logo e a maravilhosa entrega de nossos correios.. Compro na maioria dessas lojas e nunca tive problemas...
Felizmente, o que tinha de comprar, já o fiz, para não correr risco da aquisição virar uma grande dor de cabeça.
Já comprei em algumas dessas lojas, e nunca tive maiores problemas, no máximo passei raiva com o péssimo serviço prestado pelos correios, é óbvio que em situações assim de alta demanda as ocorrências sejam quase inevitáveis.
De todas essas lojas que foram apresentadas, grande maioria é confiável. O problema da Kabum é o pessoal que não consegue comprar as coisas e abre reclamação.
Já comprei bastante na Kabum, entrega super rápida.
Isso que eu ia comentar, povo não tem internet boa e perde as promos e vai chorar reclamando que é enganação... pow, se não tem internet boa, não tem como comprar, fim de papo. Eu mesmo nunca consegui comprar nada, mas a internet demora uns 5s pra atualizar, tem item que termina em 1s... não tem nem o que reclamar, a venda está sendo feita. Quem é lerdo não compra, simples assim
Não só no kabum, maioria das reclamações é de gente mimimi que fica enchendo a Internet com chatice Pq não comprou o que queria....
Reclamar por produto errado ou danificado, até entendo. Mas reclamar pela demora na entrega... ai eu já acho q é falta de bom senso. Milhares de pessoas comprando de tudo ao mesmo tempo, é claro que vai ficar demorado a entrega né. Acho q n tem problema em esperar um tempo maior do que o normal, para receber um produto nessa data especial.
Até porque hoje (terça) é o segundo dia util pós-BF ne rs
a maioria ali é confiavel o problema é q muita gente compra na BF achando q a entrega vai ser rapida , Galera precisa entender q em um evento como esse é obvio q ira demora primeiro pq o correios vai ter coisa o tempo inteiro pra entregar segundo que a loja demora ate separar tudo do estoque , ja vi produtos no kabum q com 1 minuto vendeu todas as 400 unidades imagina como deve ser pra separar tudo e tal ..
Nesse caso nem é os correios pois essas lojas tem transportadoras terceirizada que fazem as entregas, não é por correio
depende da encomenda
todas. eh óbvio...ninguém tem preparo pra tanta demanda....
Todas kkkkkkkkkkkkkkkkk